Apple exigiu mil milhões de dólares à Qualcomm para fabricar o modem do iPhone

13 Comentários

A batalha da Apple e da Qualcomm tem seguido o seu ritmo, escalando de agressividade nas últimas semanas. As vitórias recentes acumulam-se e uma nova informação importante surgiu agora.

O CEO da Qualcomm veio a tribunal e revelou que a Apple exigiu o pagamento de mil milhões de dólares para a empresa se tornar fabricante do modem do iPhone.

Apple Qualcomm modem iPhone negócio

Nas últimas semanas, a Qualcomm tem conseguido vitórias importantes na contenda judicial contra a Apple. As proibições de venda do iPhone de maneira idêntica na China e na Alemanha trazem algumas certezas neste processo. Provam também que a balança pode pender para o lado da construtora de chips.

 

Novas informações no caso da Apple contra a Qualcomm

Na passada sexta-feira o CEO da Qualcomm testemunhou num tribunal federal de San Jose, California, e apresentou dados sobre a união das 2 empresas. A mais importante foi mesmo a revelação do valor exigido pela Apple para a Qualcomm se tornar fabricante do modem do iPhone.

O CEO da empresa revelou que foram mil milhões de dólares e que se destinariam a compensar desse modo a Apple. A ideia seria primeiramente suportar os custos de alterar o modem do iPhone. Este valor cobriria também as compensações ao seu fornecedor da altura, a Infineon Technologies.

Apple Qualcomm modem iPhone negócio

Um valor (a)normal que a Apple cobrou à Qualcomm

Do que o Steve Mollenkopf revelou, este pagamento é normal na indústria, como compensação. O que não é normal é mesmo o valor pedido, que está muito acima do que é normal ser exigido.

Este pagamento tornaria a Qualcomm como a fornecedora do modem do iPhone, não havendo, no entanto, qualquer garantia das encomendas feitas. Apenas a Apple poderia controlar enquanto este contrato existisse ao longo dos anos.

Negociada a produção exclusiva do modem do iPhone

Com esta situação a apresentar-se, a fabricante de chips viu-se obrigada a negociar também a exclusividade desta produção. Para isso, no entanto, recorreu aos descontos do valor final deste componente, sem que o valor seja conhecido.

Apple Qualcomm modem iPhone negócio

A Qualcomm ficou a perder com o negócio da Apple

Segundo os termos deste negócio a Apple poderia comprar a outros fabricantes. Caso o fizesse, a empresa perderia os descontos dos modems, tornado estes mais caros que os da concorrência.

Este negócio, que foi conhecido pelo regulador, revelou, em conclusão, uma posição de domínio monopolista da Qualcomm sobre a concorrência. Permitia também que a fabricante conseguisse bloquear a sua concorrência direta, como a Intel.

Os dados que surgem agora mostram uma realidade diferente do que seria esperado e mostram que os negócios feitos entre a Apple e a Qualcomm não foram claros. Revela também, eventualmente, que as empresas aproveitaram a sua posição para tentar obter proveito próprio e posições dominantes.

|Fonte

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Ou seja, a Qualcomm teria que produzir o modem e … ainda teria que pagar à Apple?! LOLOL

    Se há capitalismo puro e duro basta olhar para a Apple

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Não , apesar do artigo estar confuso não é isso.

      Abc

    2. Avatar de antonio
      antonio

      Não pagou – fez um desconto 🙂

    3. Avatar de sakura
      sakura

      A MS faz isso com o office pq está condenada por 1 tribunal.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Penso que a Qualcomm pagou, ou pagaria, para ficar com a produção dos Modems e depois ganharia por cada unidade vendida.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Pagaria para ficar com o exclusivo.
      O resto é BAU

      Abc

      1. Avatar de AqueleGajo
        AqueleGajo

        Obrigado, não estava a perceber nada.

  3. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Deveras confuso

  4. Avatar de João
    João

    Matéria bastante confusa. Português europeu é bem estranho quando se trata de números. “Mil milhões”? Não seria bem mais simples dizer “bilhão”?

    1. Avatar de Vítor M.

      São escalas diferentes. Não se usa bilhão, nesse caso, na escala longa, usa-se mil milhões. A seguir, o que na escala curta é designado por trilhão, corresponde a bilião na escala usada na Europa (á exceção do RU).

      Cump.

  5. Avatar de Fusion
    Fusion

    Pplware, por favor, agora respirem fundo, tenham calma, e voltem a escrever o artigo, mas agora com coerência e sem esta confusão que para aqui escreveram.
    Tive que ir a outro lado ler porque daqui não percebi nada.

    1. Avatar de Nuno Oliveira