Rússia perdeu o controlo do seu único telescópio espacial

3 Comentários

A Rússia perdeu o controlo do seu único telescópio espacial, o Spektr-R. O satélite científico russo era usado para investigação sobre a estrutura e a dinâmica de fontes de rádio dentro e fora da nossa galáxia.

As autoridades russas estão a tentar recuperar o controlo do telescópio perdido na quinta-feira, segundo a Agência “Interfax”.

Imagem do satélite da Rússia


Segundo informações veiculadas pelo diretor do Centro Aeroespacial do Instituto Físico da Academia de Ciências, Nikolai Kardashev, a Rússia perdeu o controlo sobre o seu único telescópio espacial, o Spektr-R.

 

Rússia – Satélite continua operacional, mas por conta própia

Em causa está uma falha nos sistemas de comunicação. O telescópio não conseguiu reconhecer as instruções enviadas a partir do centro de controlo. Contudo, o equipamento espacial continua a enviar dados científicos para a Terra, explicou a agência russa “Ria Novosti”.

Apesar deste percalço, as autoridades russas continuam a tentar recuperar o controlo do telescópio perdido na quinta-feira.

Há tentativas para solucionar o problema. Há vários sistemas de comunicação. Alguns operam e outros não. Este tipo de erro já ocorreu anteriormente. Tudo poderá funcionar de novo. É Isso que esperamos.

Afirmou Kardashev.

Assim, é sabido que já foram feitas várias tentativas para recuperar o controlo do aparelho. Contundo, todas fracassaram até ao momento.

Uma fonte da indústria espacial disse à agência russa que o problema pode dever-se a um erro no último sistema de comunicação de reserva do telescópio.

A mesma fonte explicou que há mais de um ano o veículo espacial opera com o único sistema de reserva que restava após uma falha do sistema principal.

Apesar da vida útil do Spektr-R ter expirado em 2016, a Rússia prolongou o seu uso até 31 de dezembro de 2019.

Desta forma, o fim da vida deste satélite russo poderá estar antecipado, havendo assim mais um equipamento a gravitar no formato de lixo espacial.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Edilson Miguel
    Edilson Miguel

    Aconteceu o mesmo com o Angola te. Estão a se tornar bom nisso

  2. Avatar de MadMakz
    MadMakz

    Simples… é só contratem o serviço de reboques à Space X.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu gostava de ter aquele Lixo Espacial para mim, de certeza que tem muito valor comercial cá em baixo, ainda não deve é justificar o custo de lá ir buscar algum, mas um dia destes quando for viável alguém vai ter muito lucro com isso