Se trocar de número, tenha cuidado com a sua conta de WhatsApp!

15 Comentários

Aquela que é indubitavelmente uma das melhores plataformas de comunicação da atualidade está, ainda assim, sujeita a deparar-se com alguns bugs. Pequenos erros que podem ter consequências catastróficas para a credibilidade do WhatsApp.

Este serviço utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo orgulha-se da sua encriptação de ponta a ponta, mas agora pode haver uma nova ameaça.

Se trocar de número, tenha cuidado com a sua conta de WhatsApp!


Há um novo bug a assolar o WhatsApp?

Em causa está o recente relato da publicação Piunkaweb, que se sustenta numa série de publicações no Twitter (tweets) extremamente preocupantes.

A sua autora, Abby Fuller (@abbyfuller), é uma colaboradora da Amazon e recentemente utilizou o seu número para entrar no WhatsApp. Até aqui nada de novo ou extraordinário.

Importa ainda frisar que, segundo os relatos da própria, o seu smartphone era novo, bem como o cartão SIM. Sendo que o número já lhe tinha sido atribuído há mais de 45 dias – um dado importante.

Ora, quando Abby inseriu o seu cartão SIM no novo smartphone e entrou no WhatsApp, abriu-se toda uma caixa de Pandora. Abby deparou-se com as conversas (chat) do antigo dono daquele número de telefone associado ao SIM.

https://twitter.com/abbyfuller/status/1083560674884694017

Por outras palavras, Abby teve acesso ao histórico de conversação. A toda a troca de mensagens do anterior número que lhe fora, entretanto, atribuído pela operadora.

O WhatsApp já acautela esta situação

Cumpre ainda mencionar que, segundo a política de privacidade do WhatsApp, os dados de um antigo utilizador do número são eliminados passados 45 dias. Veja-se aqui a FAQ em questão.

Nesse sentido, é relembrado aos utilizadores a necessidade de apagar a sua conta ao desfazerem-se de um número ou smartphone. Todavia, caso se tenha esquecido de fazer isso e já não tenha acesso ao smartphone ou ao número, o WhatsApp também precavê essa situação.

Nesse sentido pode ler-se:

Se o novo dono do seu antigo número ativar o WhatsApp num novo smartphone passados 45 dias, todas as suas informações associadas ao número de telefone em questão serão eliminadas.

Contudo, a utilizadora garante que o número de telefone já lhe pertence há mais de 45 dias. Veja-se a sua publicação no Twitter:

https://twitter.com/abbyfuller/status/1083626857008787456

Em suma, esta utilizadora não percebe como é que pode ter acesso às conversações do antigo dono do, agora seu, número. Note-se ainda que o acesso não compreende contactos ou chats em grupo, mas sim as conversas pessoais.

A empresa do WhatsApp ainda não se pronunciou sobre o caso

Do WhatsApp ainda não houve nenhuma declaração, mas reconhecesse o gravíssimo lapso de segurança que isto constitui. Aguardamos agora por novos desenvolvimentos e por uma declaração oficial do WhatsApp.

Entretanto, esta utilizadora afirma já ter apagado todas as mensagens e conversações do antigo dono. Algo que não colmata o facto, já exposto à equipa do WhatsApp, da falha de segurança latente.

Trata-se de um caso com contornos um pouco difusos. Contudo, caso já tenha passado por uma situação similar deixe-nos o seu feedback nos comentários.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Martinho Carvalho
    Martinho Carvalho

    Mais ainda, se tem um smartphone com um determinado número é tirar o cartão SIM é colocar outro com um número diferente, mesmo tendo o wapp associado ao segundo número, vai continuar a usar o wapp do número que retirou.

    1. Avatar de Pedr
      Pedr

      O handshaking é feito quando a app é instalada, não consequentemente.

  2. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    O segundo tweet está mal, queriam mencionar outro.

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      Obrigado pela dica, corrigido =)

  3. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Pior, se alguém clonar qualquer número… acontecerá o mesmo.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Se o controlo de acesso não for feito por password… não há segurança nenhuma!

  4. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Não percebo quem usa WhatsApp se o messenger do facebook é uma app quase obrigatória e faz o mesmo….

    1. Avatar de alex
      alex

      Nem toda a gente usa Facebook, e o WhatsApp é muito mais leve que o messenger do facebook.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pois eu não percebo quem usa o messenger do facebook se o WhatsApp é uma app obrigatória e faz o mesmo.

    3. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      O Messenger (e tudo o resto) do Facebook é um cancro

    4. Avatar de pedro
      pedro

      uso facebook no smartphone exclusivamente pelo browser, e jamais, repito, jamais, irei instalar varias aplicações da mesma empresa só porque lhes apetece cortar as mensagens numa delas.. ou seja separam as aplicações, uma é para murais, outra para conversar, qq dia outra para clicar gosto e outra para emoções.. já não chega o espaço colossal que ocupa a porcaria do google e das aplicações pré-instaladas que ninguém usa que obrigam a topos de gama se se quiser ter meia duzia de programas?!

  5. Avatar de Colasso
    Colasso

    O telegram tem 2fa por isto mesmo.

  6. Avatar de pedro
    pedro

    Algo não bate certo. nunca ouvi falar de copias de conversas restauradas com base exclusivamente no numero.. se não houver uma conta google associada para ele faz a cópia de segurança, vai restaurar o quê e de onde? a mim cheira-me que os contactos do antigo dono mandaram mensagens, e simplesmente o dono não as recebeu, e quando ela registou o novo numero recebeu-as todas de rajada, como novas, não como passadas.
    Outra questão a colocar é que raio de procedimentos são estes? 45 dias para alguem usar o meu numero? está tudo doido? há assim tão limitado espectro de numeros? aumentem digitos!

  7. Avatar de o gajo ali do lado
    o gajo ali do lado

    deixem de usar essas tretas e pronto! a maior parte do pessoal tem tarifário fixo que já inclui centenas ou milhares de sms, pra quê inventar? precisam de enviar fotos ou vídeos usem o email!