Estará a HTC prestes a desaparecer para sempre do mundo dos smartphones?

14 Comentários

Apesar de ser um mercado que está aparentemente a abrandar, os smartphones continuam a representar uma parte importante no mundo das tecnologias e a ser uma fonte de rendimento para muitos dos fabricantes que ai estão presentes.

Mas, no meio de toda esta onda positiva, há uma empresa que continua a perder força e a não conseguir acompanhar o mercado. A HTC é hoje uma sombra do que conseguiu ser e poderá estar prestes a desaparecer para sempre do mundo dos smartphones?

HTC smartphones desaparecer fim

Os último anos têm sido negros para a HTC. A empresa não tem conseguido colocar no mercado novos equipamentos e isso tem sido um travão para conseguir cativar o público.

Depois de ter sido uma das mais inovativas e revolucionárias empresas do setor dos smartphones, a empresa sediada em Taiwan acabou por perder, ao longo dos anos, o seu fulgor e a sua força.

O pior ano do declínio da HTC

Os resultados financeiros dos últimos anos têm sido dececionantes e o deste ano não foi diferença. Face ao ano passado, a HTC perdeu 62% da sua receita. Este valor representa também o mais baixo valor desde que a empresa tornou os seu resultados públicos, em 2002.

HTC smartphones desaparecer fim

O valor da receita é tal forma baixo que não chega aos 770 milhões. 2018 foi o primeiro ano em que a HTC esteve com receitas abaixo dos mil milhões de dólares.

Quais as razões para o fim da HTC?

É complicado para a maioria dos analistas entender este fim, uma vez que a empresa vendeu em 2018 parte da sua divisão móvel à Google, por 1,1 mil milhões de dólares. A HTC fez também vários cortes nas suas equipas, com vários despedimentos.

Por outro lado, a empresa também não tem estado presente no mercado como era esperado. A empresa limitou-se a apresentar o U12+, um smartphone que terá começado a abrir a porta para uma filosofia blockchain.

HTC smartphones desaparecer fim

O que reserva o futuro para a HTC

A HTC tem estado a investir noutras áreas, na linha da realidade virtual, mas ainda é cedo para que se possa ver alguma novidade e algo que possa ser trazido para o grande público e ser massificado.

2019 não deverá ser um ano melhor e provavelmente será mesmo o do declínio da HTC. Existe a possibilidade da empresa ser comprada e revitalizada, algo que a Google já iniciou, mas que acabou não concretizar de forma total.

Depois de ter estado no topo a HTC acaba de sofrer da mesma forma que algumas das suas antigas rivais. Ao não se adaptarem ao que o mercado procura, acabam por definhar e morrer, de forma lenta e sem qualquer possibilidade de recuperar.

Analistas alertam que Apple poderá estar a preparar-se para ser a próxima Nokia

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Está a desaparecer por culpa de quem? Do CEO e da própria administração. Já tive um HTC e não queria outra coisa, é um dos melhores a nível de ROMs existia tantas.

    Não queria cá Samsungs nem Apple. O HTC na altura para mim era dos melhores que havia (na altura vendiam nas lojas das operadoras agora nem isso!)

    A HTC não apostou forte em Portugal, nem no mundo inteiro tinha terreno e tempo para isso. Decidiu baixar os braços, não investiu, não apostou em novos smaetphones…

    Já tive um e sem dúvida uma das melhores câmaras que tive num smartphone agora é óbvio que já não é tão boa existem melhores, mas na altura dava enrabadelas ao Samsung entre outros.

    Gosto da HTC, mas a falta de investimento tardio da nisto, uma marca não pode apostar forte apenas em um mercado tem de escolher vários. Perderam terreno, clientes e fiéis a marca.

    Já esperava algo como isto e quem era fiel a marca sabia que isto podia eventualmente acontecer.

    Oxalá que este CEO, seja posto na rua. Desde de 2016 que não vejo nada sobre a HTC, e falo em Portugal. Poucas inovações, poucos investimentos.

    Todos tiveram culpa. Mas a maioria foi de não investirem mais no tempo certo, tinham mais que terreno para isso na altura. Deixaram se andar (tal como aconteceu a Nokia)

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Ahhh outro ponto… E os preços eram muito excessivos, ou seja lançavam um novo smartphone já com hardware meio desactualizado em relação a concorrência e o seu preço era excessivo demais, até a concorrência oferecia mais por menos (infelizmente uma realidade)

      Mas se pagava por ele mesmo com um hardware um pouco inferior? Sim. A. Comunidade é a nível de ROMs era espetacular dos melhores.

      O alto preço, a falta de investimento, a perda de tempo, a introdução de novos smaetphones, a escassa falta de smartphones médium and low cost levaram a HTC a ruina.

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Nunca tive um e parece que nunca vou ter 😉

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Equipamentos muito bons, o 1º smartphoen que tive foi um HTC Diamond

  3. Avatar de Napoleon Bonaparte
    Napoleon Bonaparte

    Isto da matemática não me parece muito claro: afinal qual foi a receita? 700 milhões, isto é abaixo de 1 bilião?! É importante reler…
    E “inovativas” quer dizer o quê, exatamente? Não consta do meu dicionário…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      https://www.lexico.pt/inovativo/ E se reparares o antonimo aplica-se a ti.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Depois da péssima assistência que prestaram num telemóvel que drenava a bateria por problema na board (confirmado por uma loja de reparações local) não tenho pena nenhuma.

  5. Avatar de Gigbola
    Gigbola

    A cerca de 2 dias a China apresentou ao mundo o seu mais recente TGV( não sei qual a denominação chinesa), tecnologia “legalmente” usurpada a França através de armadilhas existentes em concursos internacionais. Atualmente a rede ferroviária de alta velocidade na China é superior a toda a rede mundial somada.
    Recomendo a visualização de um documentário Francês com o nome ” As 50 cabeças do dragão”.
    A China espia todo o mundo, de todas as maneiras possíveis, e faculta essa informação a empresas financiadas em parte por si.
    Desde uma simples empresa de alumínios (empresa portuguesa que operava em Angola, até o nome copiaram) até aos melhores aviões da Airbus (já vai em 2 modelos).
    Quando o meu redmi4x avariar, dentro das minhas possibilidades vou evitar tecnologia “roubada”

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Não compres Apple, pelos vistos tem tecnologia roubada da Qualcomm lol

      Não sei qual o comboio que falas, mas o comboio mais rápido deles é feito por uma empresa alemã (mas a própria Alemanha não o usa…). A China há 1 década só fazia lixo mas como era barato as empresas desenvolvidas mudaram a produção para lá. Agora as empresas chinesas vão tão ou mais à frente que a maioria e “inspiram -se ” via internet ou via produção deslocalizada lá.

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      O que tem a China a ver com este post?

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Isto não é sobre o TGV é HTC.

      1. Avatar de Napoléon Bonaparte
        Napoléon Bonaparte

        Antes pelo contrário, Johny…

  6. Avatar de Gusmão
    Gusmão

    hTC para mim é igual a bons equipamentos mas péssimo no relacionamento com os cliente…
    Tive 3 hTCs, sendo que o primeiro foi o Magic, de seguida o one S e depois o X e em todos a relação com o cliente (hTC center algures em UK) foi muito sofrível, a tal ponto que risquei de todo essa marca…