Facebook entregou mensagens privadas dos utilizadores a 150 empresas

34 Comentários

Os utilizadores parecem ter pouco valor enquanto pessoas e organizações com direito à sua privacidade. São apenas um número para o Facebook fazer dinheiro.

Segundo informações avançadas pelo New York Times, a empresa de Mark Zuckerberg entregou dados e mensagens privadas dos utilizadores a empresas como a Amazon, Microsoft, Netflix, entre outras. Foram mais de 150 empresas que receberam informações dos utilizadores sem que estes dessem a autorização ou que tivessem sequer conhecimento.

Facebook entregou mensagens privadas dos utilizadores a 150 empresas. Mark Zuckerberg do Facebook, entregou mensagens privadas à Amazon


Mensagens privadas? Não, as do Facebook nada tem de privado

Um artigo do New York Times vem, mais uma vez, mostrar como as medidas que se pensam ser necessárias aplicar ao Facebook são mais urgentes que nunca.

As informações do The New York Times descrevem acordos secretos com várias empresas tecnológicas com o objetivo de permitir acesso intrusivo aos dados pessoais dos utilizadores, incluindo as suas mensagens privadas.

Para fazer isso, o Facebook ignorou as suas próprias regras de privacidade e regras de transparência, como está refletido nos documentos internos da própria empresa, citados pelo The New York Times.

 

150 empresas leram mensagens privadas dos utilizadores

Na lista das empresas que receberam os dados dos utilizadores e as mensagens privadas que foram trocadas, estão, por exemplo, Amazon, Microsoft, Netflix, num total de mais de 150 outras empresas. Todas elas receberam os dados dos utilizadores sem que estes dessem a devida autorização.

O regulador tem assim mais um caso urgente para avaliar até que ponto a rede social está a proteger dados sensíveis tal como é obrigado. O jornal avança mesmo com uma posição de que as entidades por todo o mundo devem obrigar Mark Zuckerberg a tomar medidas sérias contra estes ataques aos dados privados dos seus utilizadores.

Segundo o mesmo relatório, os acordos com as empresas foram feitos sob pedido. A Microsoft recebeu permissão para ver o nome dos contactos no seu mecanismo de pesquisa no Bing, enquanto a Amazon recebeu informações de contacto. A Yahoo! teve acesso às publicações dos utilizadores, enquanto o Netflix e Spotify tiveram acesso a mensagens privadas.

 

O Facebook defende-se…

O Facebook já se pronunciou em relação a mais esta acusação. A empresa referiu que não encontrou evidências de abuso por parte dos seus parceiros. Alguns deles, incluindo Amazon, Microsoft e Yahoo, disseram que usaram os dados adequadamente, mas recusaram-se a discutir os acordos e as contrapartidas em detalhes.

A rede social afirmou que administrou mal algumas das suas associações, permitindo que o acesso de certas empresas continuasse por muito tempo após as funções que exigiam o cancelamento de acesso aos dados.

Sabemos que temos trabalho a fazer para recuperar a confiança das pessoas. Proteger as informações das pessoas requer equipas mais fortes, melhores tecnologias e políticas mais claras, e foi aí que estivemos focados na maior parte de 2018.

Referiu Steve Satterfield, diretor de privacidade e políticas públicas do Facebook.

 

2018 foi terrível para o Facebook com quebras graves de privacidade

O mundo não esqueceu que 2018 foi um ano terrível para o Facebook. As violações graves do direito dos seus utilizadores levaram a empresa muitas vezes às manchetes da informação.

O escândalo Cambridge Analytica, pela qual a empresa de consultoria teve acesso não autorizado aos dados e informações privadas de cerca de 87 milhões de utilizadores. Depois os graves problemas de segurança que levaram a que milhões de utilizadores vissem dados seus (conteúdo privado) expostos descontroladamente.

Outro dos casos soou seriamente afetou a privacidade quando a rede social transformou a segurança em negócios, vendendo os números de telefone 2FA fornecidos pelos utilizadores, a fim de melhorar a segurança do acesso aos serviços da Internet, para enviar anúncios personalizados.

 

Que medidas podem ser tomadas contra o Facebook?

Temos visto várias alterações um pouco por todo o mundo, na Europa as entidades reguladores lançaram vários mecanismos, como o RGPD, na tentativa de travar as violações sob a pena de sanções pesadíssimas.

A Irish Data Protection Commission, que supervisiona a conformidade do Facebook com a legislação europeia, a sede europeia da empresa está em Dublin, lançou uma investigação sobre a empresa por falhar na proteção da privacidade do utilizador.

Sob o novo regulamento de proteção de dados RGPD, poderá ser imposta uma multa que poderá chegar a 4% da faturação do Facebook, ou seja, 1600 milhões de dólares, segundo dados de faturação do Facebook de 2017.

A Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU) apresentou recentemente uma classe ação judicial contra o Facebook na qual reivindica uma remuneração global de 5.200 milhões de euros para os utilizadores espanhóis de rede social, pelo uso indevido de dados pessoais.

O processo judicial foi apresentado conjuntamente pelo grupo euroconsumers, a OCU em Espanha e outras associações na Bélgica (teste-atachts), Itália (Altroconsumo) e Portugal (Deco-Proteste), e pode ser importante se o Tribunal de Comércio de Madrid (ou outro onde o Facebook é processado) estimar o uso indevido dos dados.

DECO quer que Facebook dê até 2 mil euros a cada utilizador português

 

#DeleteFacebook começa a ganhar força

DeleteFacebook foi um movimento que surgiu nos Estados Unidos depois que o caso da Cambridge Analytica foi revelado. O movimento aconselhou deixar a rede social e tornou-se numa tendência em todo o mundo. Várias empresas, como, por exemplo, a Tesla e a SpaceX (entra várias outras empresas e pessoas de forma individual).

Em causa não só está a falta de privacidade que se tem visto existir, como são os abusos da empresa a vender dados sem que o utilizador tenha conhecimento. Havendo uma clara manipulação dos direitos de quem lê e concorda com as regras que, afinal, nada têm a ver com a realidade.

 

O Netflix referiu ao Pplware o seguinte:

(“Ao longo dos anos, procurámos diversas formas de tornar a Netflix mais social. Um exemplo disto foi uma funcionalidade que lançámos em 2014, que permitia aos subscritores recomendar séries e filmes aos seus amigos do Facebook através do Messenger ou da Netflix. Nunca foi muito popular pelo que descontinuámos essa funcionalidade em 2015. Em nenhum momento acedemos às mensagens privadas das pessoas no Facebook, nem pedimos permissão para tal.”)

 

Como excluir permanentemente a sua conta do Facebook

Guia do Facebook: Como eliminar a minha conta?

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MACnista
    MACnista

    … pois e por isso ficas bem atrás do microfone mas à frente do juiz, ou seja lixaste-te com “F”!!!!!!

  2. Avatar de User Pplware
    User Pplware

    Quem quer privacidade fala em privado pessoalmente, na Internet não há privacidade.

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Ainda assim…

    2. Avatar de macid
      macid

      nao fasso compras nem boto foto na internet pois ja sei que nao a privacidade nenhuma a jente que bota sua vida touda no facbook ai mae filhos netos cao gato nao veen o perigo que e fazer isso

      1. Avatar de Vera Lucia
        Vera Lucia

        É isso aí, eu só boto bota no pé.

  3. Avatar de André Teske
    André Teske

    Isso aí.

  4. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    “4% da faturação do Facebook, ou seja, 1600 milhões de dólares”

    Xassus

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      40 mil milhões de dólares…

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Só para 2017, o ano de 2018 acho que ainda foi melhor

  5. Avatar de Simão Leite
    Simão Leite

    tenho uns grupos no face que até devem ter ficado parolos com os olhos

  6. Avatar de Migueldias
    Migueldias

    Ainda não fecharam o circo?
    Se fosse uma empresa russa já estava tudo de cana na América.

  7. Avatar de Afonso Monteiro
  8. Avatar de André
    André

    Pior do que essa empresa fornecer os dados, são as outras 150 a pedir, nomeadamente Amazon e Microsoft, que também deveriam ter a moral de não solicitar algo privado, já que estes falam tanto em preservar a privacidade dos utilizadores…

    1. Avatar de MAD
      MAD

      Correcção… eles não pediram, eles adquiriram. Tu não entras numa casa para comprar uma coisa que sabes desde o principio que não está a venda. Neste caso fizeram um negocio em que ambas as partes acordaram um preço e nos grandes negócios a ética vem depois dos cifrões.

  9. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    As pessoas gostam de se exporem no facebook, logo pensam que sao melhores que os outros, carrega facebook, és uma boa porcaria, mas te completas com o whatsapp, ainda bem nao tenho nada disso.

  10. Avatar de censo
    censo

    E eles a darem na privacidade ! Qual privacidade ? Tá na net, não é privado. Seja onde for, na net nada fica escondido atrás da suposta cortina da privacidade. Até porque isso é completamente estúpido para não dizer ignorante: então eu publico ou comunico algo que quero privado por via de uma rede que é gerida por sabe-se lá quem, que eu não conheço e nunca vi em lado nenhum ? A isto chama-se “pôr-se a jeito”.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Olha, 1 dia se o banco expor todos os teus dados não reclames, ou conheces o dono do banco?

      1. Avatar de censo
        censo

        Só não percebeste porque não queres, ou não percebeste mesmo? Sabes o que é um banco, ou é o paizinho que trata dessas “coisas”?

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Não, não é o paizinho.

          Sei o que é um banco, e o Facebook assim como 1 banco promete dados ou alguns dos dados estejam confidenciais, explica lá a diferença entre o banco e o Facebook neste ponto, se não houver nenhuma então nenhuma entedidade vai julgar o Facebook

        2. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          É o que da escrever à pressa..

          Se o Facebook não tiver nenhuma entidade com capacidade o julgar então é diferente de um banco nesse ponto, a ver vamos se não vai ser penalizado

        3. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Eu só estou a responder ao que tu dizes que anda no Facebook põe-se a jeito, até aí nada contra, mas tudo o que tu fazes que esteja numa rede, também é pôr-se a jeito, quem promete não vender dados não o deve fazer, pelo menos sem o consentimento das pessoas

          1. Avatar de censo
            censo

            Pronto, não sabes o que é um banco, não tens noção do que é privacidade e para ti a rede é tudo na vida.

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            O banco foi o sentido mais extremo, tú é que estás a confundir.

            Um banco, uma operadora de telecomunicações, uma conta no Pingo Doce, podia tar o dia todo nisto, todos dizem que os dados estão seguros, e que partilham apenas alguns desses dados mas sem identificar o utilizador.

            Portanto se a tua operadora partilhar as tuas mensagens não reclames.

            Tu é que não sabes o que é privacidade, aqui neste post do Pplware o mais imoprtante a reter é que o Facebook partilhou as mensagens privadas, PRIVADAS, seja qualquer empresa ou instituição que se diz proteger esta informação, não deve quebrar essa promessa.

            Já agora, já que sabes tanto de bancos, pensas que a informação não é partilhada? Lê bem os termos!

          3. Avatar de censo
            censo

            Não te canses. Não vale a pena, até porque quanto mais escreves…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Nos posts concordo ao colocarem tudo põem-se a jeito. Se foram mensagens está completamente errado.
      E se formos por essa lógica de ideias, sempre que envias um e-mail, guardas ficheiros na cloud ou fazes chamadas telefónicas estás a por-te a jeito, pois é tudo efetuado em redes geridas por terceiros

      1. Avatar de censo
        censo

        E então? Parece que percebeste, ou não?

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Tu desprezas isto só porque foi o facebook ninguém pode reclamar, realmente a tua noção de privacidade é interessante, haja censo

  11. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    O problema é não existir uma alternativa ao Facebook, WhatsApp e ao Instagram (que pertencem à mesma empresa), e que sejam realmente intuitivas, que respeitem a privacidade, fáceis de utilizar… sendo o principal o WhatsApp e o Instagram que são os mais utilizados em especial o WhatsApp.
    Mas as empresas têm de fazer dinheiro para pagar as contas, por isso ou os utilizadores pagam directamente ou é pouco provável que a privacidade não seja comprometida de alguma forma… e mesmo pagando não há garantias.

  12. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Eu por acaso só tenho pena do Pplware não ter os grupos que tem no Facebook noutras redes sociais porque o Facebook para o melhor ou para o pior continua a ser a rede social por excelência para muita gente. Até porque o fórum do Pplware parece uma cidade fantasma…

  13. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    “150 empresas leram mensagens privadas dos utilizadores”

    “Na lista das empresas que receberam os dados dos utilizadores e as mensagens privadas que foram trocadas,estão, por exemplo,Amazon,Microsoft,Netflix,num total de mais de 150 outras empresas.Todas elas receberam os dados dos utilizadores sem que estes dessem a devida autorização.” Só de ler isto já me apetece sair do Facebook.Que nojo !! Já ando a ficar passado com tudo o que o Facebook faz pelas costas dos utilizadores.É indigno estar-nos a fazer isto.As maiores empresas tecnológicas do mundo,incluindo o Facebook,sabem tudo o que nós fazemos !! E ainda nos dizem para usar proxies,VPN’s,Tor’s e afins para quê ?? Eles contornam tudo.Qualquer informação de qualquer utilizador no mundo,se estiver a usar redes sociais,está sujeito a isso,infelizmente.Não há nada que nos valha.

  14. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Continuem a dar “Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU)” ao FB…

  15. Avatar de Maria
    Maria

    Seguro onde?eu não sei nada de tecnologia !consegui ter o face do meu marido e o menssger dele usando apenas o numero do telefone dele faz mim rir face

  16. Avatar de Maria
    Maria

    Seguro onde?eu não sei nada de tecnologia !consegui ter o face do meu marido e o menssger dele usando apenas o numero do telefone dele faz mim rir face