Lenovo Z5 Pro GT: O primeiro smartphone com 12 GB de RAM

40 Comentários

Acha que 8 GB de RAM é desajustado para um smartphone? Tal como aconteceu em outras áreas da computação, tudo evolui e a Lenovo já tem um smartphone com 12 GB de RAM.

O anúncio foi feito num evento na China, onde a empresa apresentou o poderoso Lenovo Z5 Pro GT com SoC Qualcomm Snapdragon 855 e 12 GB de RAM.


Chama-se Lenovo Z5 Pro GT e é o primeiro smartphone a chegar ao mercado com o SoC Qualcomm Snapdragon 855 e 12 GB de RAM. Este smartphone destaca-se também por vir com um  ecrã de 6,39″ com resolução FHD+ e tecnologia AMOLED. A GPU é uma Adreno 640.

Segundo o que foi revelado, este smartphone tem uma bateria de 3350 mAh com suporte para carregamento rápido e virá com o Android 9.0 Pie com a interface ZUI 10. O equipamento vem com uma câmara traseira dupla de 24 MP + 16 MP e uma câmara frontal dupla de 16 MP + 8 MP.

Ao nível do design, este smarthone vem com um painel traseiro em vidro com um padrão que imita o carbono. Há também alguns detalhes interessantes na borda superior, onde se encontram os sensores da câmara principal.

As primeiras unidades do novo Lenovo Z5 Pro GT chegarão às lojas com apenas 6 GB ou 8 GB de memória RAM. Não se sabe ainda quando chegará a versão com 12 GB de RAM. Os preços são os seguintes:

  • 6 GB/128 GB  – 2.698 Yuan (~ 344 euros)
  • 8 GB/ 128 GB – 2.998 Yuan (~ 382 euros)
  • 8 GB/ 256 GB – 3.998 Yuan (~ 509 euros)
  • 8 GB / + 512 GB  – 4.398 Yuan (~ 560 euros)

A Lenovo revelou ainda que a pré-venda dos equipamentos começará já no próximo dia 15 de janeiro de 2019. A chegada ao mercado apenas acontecerá a 24 de janeiro.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NN
    NN

    Bem, … começo a pensar, que já nao faltam muito para em ver de termos Torres PC ou Portateis. Temos umas DockStation mini’s …ligas o monitor…e ta feito.
    Para empresas, comprar Telemoveis Workstation em vez de Portateis/Torres pode vir a ser mais benefico.
    So falta Windows com Office e mais umas coisitas.
    Basicamente todo o colaborador tem direito a um telemovel que é posto de trabalho aos mesmo tempo.

    1. Avatar de Yosef
      Yosef

      Por que Colaborador e nao Empregado ??

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Porque o normal nos “comentadores” é observar e colaborar…o empregado é “apenas” para depois realizar!

      2. Avatar de KodiakShadows
        KodiakShadows

        Realmente o termo “colaborador” é muito demodê, cheira a mofo, cheira prec, termo acumulado.

      3. Avatar de iSheepNot
        iSheepNot

        Vejam o que é importante na mensagem dele. Os desktops foram substituídos por portáteis em pelo menos 80% dos casos. E podem muito bem ser substituídos por smartphones com dosckstations. Isto em ambiente profissional ou doméstico.

        E para que conste. Todos os colaboradores são empregados porque alguém os emprega. Por sua vez, todos os empregados são colaboradores porque todos colaboram para que se cumpram os objectivos de uma empresa.

    2. Avatar de k
      k

      O problema é que ainda não estamos, nem de perto, numa altura em que o software de um telemovel pode ser útil como um desktop, não realmente. Já houve tentativas (remix, samsung dex, etc) mas ainda ninguém fez isso direito. E como não estamos aí, não faz sentido tanta ram, o sistema não a usa. O meu Oneplus 6 com 6Gb de ram usa em média 3.5Gb. Podiamos pensar que pode vir a dar jeito numa atualização mas a verdade é que se alguma vez telemóveis a tornarem-se um desktop vier a acontecer, vai ser de certeza noutro telemovel novo, não neste. E para isso acontecer, o mais certo é ser a apple a lançar um produto a preços ridículos mas que faça isso direito para depois o resto lançar algo semelhante que é melhorado posteriormente. A esta data, nada o faz prever.

      1. Avatar de Miguel Silva
        Miguel Silva

        Pode não ter sido prepositado mas o teu comentário fez a referência do costume que é a Apple a lançar algo exclusivo e as restantes marcas a copiarem, sendo a Apple umas das marcas que mais “copia” e segue as tendências de outros para se manter na moda, e temos isso comprovado com a polémica do notch pois a maioria das pessoas dizem q todas as marcas copiaram a Apple com o iPhone X mas o q a maioria das pessoas não sabem é q o notch já tinha sido empregue no essencial phone e a Apple foi a PRIMEIRA a copiar esse detalhe e a aplicá-lo num smartphone. Eu por opção própria nunca tive qualquer equipamento Apple nem pretendo ter, só gostava que as pessoas “abrissem” os olhos e percebessem que em pleno 2018 já existe uma ampla gama de marcas a pionar e a fabricar equipamentos com tanta ou mais qualidade que a Apple a preços mais comodativoa e vemos isso no Huawei, Xiaomi entre outras…

  2. Avatar de Nildo
    Nildo

    Se vier com esses preços eu troco de telemóvel sem pensar muito.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Cá, será preciso acondicionar as margens + o IVA.

      1. Avatar de Nildo
        Nildo

        Compro sempre pelos sites tradicionais gearbest, banggood, geekbuying etc…
        Não há iva nem taxas alfandegárias.

        1. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Duvido que mesmo nesse s sites fique ao preço que aqui está apresentado. Mas sim dessa forma é provável que fique a um preço interessante.
          No entanto comprar equipamentos de “500” euros nesses sites é um grande risco. Prezo muito os 2 anos de garantia nesses valores.

          1. Avatar de Nildo
            Nildo

            Acontece que cá em Portugal pra comprar um telemóvel com as mesmas especificações gasta se o dobro e as vezes o triplo do valor, isso mais que justifica comprar lá fora, pelo preço por exemplo do S9+ no lançamento com dois anos de garantia, compra-se Mi8 ou OnePlus 6 e sobra dinheiro pra comprar o Mi9 ou o OnePlus 7 entende.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            +1
            Em sites destes, Pagar mais que 100€ por qualquer coisa é muito arriscado.
            Valores desses só mesmo em loja física.

            Comprar equipamentos no lançamento é o pior negócio que se faz. Mais vale esperar por uma promoção.
            No Black Friday o S9 estava a 420£ o One Plus 6t a 530£ o one plus 6 a 350£. Isto em loja física ou Amazon.
            Para comprar em lojas dessas prefiro comprar no ebay

          3. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Nilton não se gasta o dobro ou o triplo isso é so se comparares com wortens e fnacs mas há muita outra loja em Portugal.
            Comprei o meu s9+ em Portugal em agosto por 620€ quando nas fnacs wortens m. Markets estava +- a 900… e fiquei com 2 anos de garantia. Imprescindível para mim nestes valores.
            Nas gearbest e afins já comprei várias coisas até 150€ e quando uma delas deixou de funcionar o máximo que consegui foi um reembolso de 1 terço do valor…

  3. Avatar de Special One
    Special One

    A One Plus lançou um com 10Gb na semana passada. Esse é bem real e já se pode comprar.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Só compro quando tiver um i9 e 32 GB RAM.

  4. Avatar de Yosef
    Yosef

    vem com fonte de Alimentacao de 700W ?? e drive de Blu-ray ?
    que grande porcaria ! ja nao sabem mais o que forçar num telefone

  5. Avatar de Yosef
    Yosef

    quando lançarem um com 16gb e tela de 15” e windows 10 vou pensar em comprar um desde que tenha conector para headphone para eu poder falar com meu headset gamer !

  6. Avatar de Lucas
    Lucas

    Pasmem,

    Melhor que muito PC atual.

    1. Avatar de k
      k

      É relativo. São máquinas diferentes com propósitos diferentes. É como comparar maças com laranjas, são ambas fruta mas completamente distintas uma da outra.
      Ter bastante ram como um pc a esta altura é mais manobra de marketing que outra coisa, o sistema não a usa. E se não usa, entao até podia ter 32Gb que era igual. Por outro lado, o processador tem uma arquitectura diferente de um processador de computador “normal”. Sim, estão cada vez melhores fazem algumas coisas em comum mas não são algo realisticamente comparável. Saiu um windows RT para processadores ARM, morreu pouco depois porque nenhuma das aplicações típicas do windows corriam lá (https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_RT).

      O pc actual é mais útil, faz mais coisas. Mas por outro lado, se o objectivo são só uns sites, uns facebooks, youtube e tal, pode ser que seja suficiente.

  7. Avatar de cabecinha pensadora
    cabecinha pensadora

    não confio muito na marca Lenovo e tenho as minhas razões

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Lenovo só é bom nos Laptops Thinkpad de topo e da ultima geração

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Tenho um lenovo thinkpad de topo adquirido á um mês. Quase 2000 paus e não acho nada de jeito. Som fraco écran medíocre…

        1. Avatar de Nildo
          Nildo

          Sobre o outro post seu:
          No meu caso garantia pra mim de dois anos é indiferente, pq sou rico? Não, é pq sou relaxado, meus telemóveis sempre caem e partem se todo muito antes da garantia. Kkkkk
          Há poucos que esperam como você uma boa oportunidade pra comprar, geral compra é logo no lançamento, ou então eles mentem, pq repare as notícias, novo sangsuga S9 bate recorde de vendas, novo aifone é o mais vendido se sempre etc…
          Não há risco algum em comprar nesses sites citados desde que seja pelo paypal e saber escolher o método de envio pra evitar alfândegas, infelizmente ainda hoje pouca gente sabe que pelo valor pago nesses gama média aqui compra se gama alta lá fora, principalmente pra gente como eu que não liga nada a marcas mas no produto em si.

    2. Avatar de k
      k

      Concordo, os rootkits “de origem” aqui à uns tempos estouraram a marca para mim. Nada o justifica e, se possível, não lhes compro nada em nenhum setor. Não faltam marcas a vender o mesmo que eles.

  8. Avatar de Daniela
    Daniela

    Já quero, excelente para emulação!

  9. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Eu tenho usado nos últimos 10 anos Dell, nunca tive nenhum Thinkpad mas profs na Uni e na área da Eng. só têm Think Pad e ninguém se queixa.

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Geral com smartphone de 2gb de ram morrendo de inveja e achando inútil,

    Mas se ganhassem um smartphone assim usariam sem pensar

  11. Avatar de JS
    JS

    Tanta RAM desperdiçada e depois o preço das RAMs para os desktops está ao preço que está …

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Porquê colocar neste artigo um comentário com um link para ele próprio?!

  12. Avatar de Fabio Serafim
    Fabio Serafim

    Achei bacana esse Lenovo Z5 Pro, resta saber é quanto vai custar aqui no Brasil

  13. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Sem notch? Ou a foto sera fake?

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Sem notch, a front camera é de pop up.

      1. Avatar de iDespairing
        iDespairing

        óptimo nesse caso o mesmo conceito do Honor Magic 2.

  14. Avatar de ze
    ze

    368480 antutu passa iphone xs e o mate 20!

  15. Avatar de Joao luiz
    Joao luiz

    Adoraria ter um desse! Sera que Brasil recebe?

  16. Avatar de Ismael Oliveira
    Ismael Oliveira

    Acho que as pessoas (como eu) ainda não sabem qual o efeito prático de tanta memória ram. Gostaria de saber um pouco mais

  17. Avatar de Jorge
    Jorge

    Para que tudo isso num smartphone sem necessidade