NASA: Agora já sabemos como se parece a atmosfera do Sol

49 Comentários

A NASA está cada vez mais munida de dados sobre o Sol. Depois de ter enviado a Parker Solar Probe, que tem como missão estudar o astro-rei, muitas imagens têm chegado à Terra que mostram a nossa estrela maior como nunca a vimos.

A sonda da agência espacial norte-americana está agora mais perto do que nunca e enviou a primeira foto da atmosfera do Sol.


Da Terra ao Sol – 4 meses e 132 milhões de quilómetros depois…

É incrível como em 4 meses a sonda espacial Parker Solar Probe viajou da Terra, que está a cerca de 149 milhões de quilómetros do Sol, para uns “escassos” 17 milhões de quilómetros da superfície da nossa estrela maior.

Foi no final do passado mês de outubro que a sonda espacial Parker Solar Probe superou o recorde de aproximação do Sol. De acordo com a NASA, a sonda lançada a 12 de agosto estava nessa data a apenas 42,73 milhões de quilómetros do astro-rei, batendo o recorde de abril de 1976 conseguido pela sonda americano-alemã Helios-2.

No passado dia 6 de novembro, a agência espacial norte-americana dava a conhecer que a sonda já se encontrava a 24 milhões de quilómetros da superfície da estrela e no dia 8 captava esta imagem que mostra uma “fita coronal”.

Esta imagem do instrumento WISPR (Wide-field Imager for Solar Probe) da Parker Solar Probe mostra uma fita coronal, vista no limite leste do Sol no dia 8 de novembro de 2018.

Estas flâmulas coronais são estruturas de material solar dentro da atmosfera do Sol, a coroa, que geralmente se sobrepõe a regiões de atividade solar aumentada. A estrutura fina da flâmula (pequena chama) é muito clara, com pelo menos dois raios visíveis.

A Parker Solar Probe estava a cerca de 16,9 milhões de quilómetros da superfície do Sol quando esta imagem foi tirada. O objeto brilhante próximo ao centro da imagem é Mercúrio, e as manchas escuras são resultado da correção de fundo.

 

Por onde tem andado a Parker Solar Probe?

Na sua viagem, a sonda tem enviado muito material aos astrónomos da NASA. A sua viagem tem sido uma aventura como o homem nunca presenciou, dada a velocidade que esta nave atingiu.

Até o dia 7 de dezembro, a sonda estava no lado oposto da nossa estrela em relação à Terra e, por isso, não transmitiu as suas observações até então. A seguir, a sonda dirigiu-se para uma região mais favorável para as comunicações, e a equipa da NASA recebeu a fotografia que mostra a coroa solar bem de perto, sendo a coroa a fina atmosfera solar externa.

Nos próximos 7 anos em que a sua missão se centra em muitos estudos da estrela, a sonda deve completar 24 órbitas ao redor do Sol, aproximando-se até cerca de 3,8 milhões de quilómetros da sua superfície.

A agência espacial dos EUA espera ajudar a resolver alguns mistérios sobre a atmosfera da estrela, perceber alguns fenómenos. Um deles, por exemplo, é o da sua atmosfera exterior aquecer cerca de 300 vezes mais do que a sua superfície e a razão do vento solar atingir velocidades tão elevadas.

 

Sonda Parker Solar Probe bate recordes de aproximação ao Sol e velocidade

Sonda Parker Solar Probe bate recordes de aproximação ao Sol e velocidade

Imagens: NASA

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LUIZ CARLOS DE BARROS COELHO
    LUIZ CARLOS DE BARROS COELHO

    Deve ser por isso que está tão quente neste final de ano: chegaram perto demais do !

    1. Avatar de Rui Carlos
      Rui Carlos

      #flatearthbrazil

      1. Avatar de Alceurd
        Alceurd

        Com certeza !!!
        Luminar.

    2. Avatar de Eberson lima
      Eberson lima

      Todo conhecimento é válido;

    3. Avatar de Eberson lima
      Eberson lima

      Todo conhecimento é válido;

  2. Avatar de Miguel Luis
    Miguel Luis

    E uma bola amarela, ja sabia ha anos e nunca precisei de enviar uma sonda

    1. Avatar de Dav
      Dav

      Na realidade não é amarela. Vista do espaço é branca. A atmosfera é que altera a luz fazendo parecer amarela.

      1. Avatar de José
      2. Avatar de Bruto
        Bruto

        De o sol e branco e a luz só fica amarela por causa da atmosfera. Então porque esta na foto a luz amarela? Sempre que a NASA divulga fotos do sol. Tiradas do espaço . o s e amarelo

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Mas qual é o objectivo disto tudo? Porque se gasta tanto dinheiro, tanta energia, tantos recursos para estudar o sol, quando o nosso planeta precisa de tanta coisa, nomeadamente conhecimento e consciencialização!!! Não consigo entender!

    1. Avatar de Dr Roger
      Dr Roger

      Porque assim caminha a consciencia, um apos outro passo

    2. Avatar de almague
      almague

      Concordo plenamente.
      Os problemas e graves do nosso planeta Terra já estão todos esclarecidos e resolvidos pela investigação?
      Então porque se hão-de meter em espaços que não têm relação direta com os problemas da Terra?

      1. Avatar de Feseca
        Feseca

        já Camões falou nos Velhos do Restelo, que por medo do conhecimento, não f#$%iam, nem deixavam f#$%&r

      2. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Porque com este tipo de sondas conseguesse recolher mais informações acerca do sol e que no futuro podem vir ajudar a prever tempestades solares que podem destruir as redes eletricas, componentes eletronicos e satélites em orbita, mas parece que para gente desinformada isto foi só gastar milhões para aquecer um bocado de metal.

    3. Avatar de Mário
      Mário

      +1…..+1000!

    4. Avatar de Feseca
      Feseca

      parece que você tem uma concepção muito sui generis da procura de conhecimento!!

    5. Avatar de Alfie
      Alfie

      Se não fosse por essa razão como é que poderíamos ter direito ao teu sábio comentário?

    6. Avatar de Antonio
      Antonio

      Quando era criança questionva-me: Para quê saber: ler, fazer contas, saber história. Só queria brincar e comer! Agora reconheço que com o saber a humanidade está a “2 passos” de não necessitar de trabalhar para viver “bem”.

  4. Avatar de FábioH
    FábioH

    Estudamos o sol pela mesma razão que vamos à escola, quando podíamos ficar a cavar batatas. Também é necessário cavar batatas, mas ir à escola poderá fazer com que mais tarde possamos cavar batatas de forma muito mais eficiente e produtiva para todos. É um investimento que fazemos para o futuro.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      A metáfora é boa, mas que não foi à escola dirá precisamente: “se fossem cavar batatas é que faziam bem…” :D, logo não serve para explicação, visto estas “batatas” não estarem interessados em compreender.

  5. Avatar de Zé

    Engracado se existe algo capaz de transmitir imagens de tao longe sem qualquer torre de transmissao com energia do sol,,porque nao colocam um robo dessis pra transmitir sinal de celular e internet pra todos nos kkkkkkkkk puta enganação isso, quero ver alguem delis explicar a refracao tao perto dos raios solares que a gente vee sendo q o sol esta tao longee?????

    1. Avatar de Rui Carlos
      Rui Carlos

      #terraplana

      1. Avatar de Alceurd
        Alceurd

        Com certeza !!!
        Nem os astronautas da ISS ( sic ) conseguiram tirar uma foto ou vídeo da Terra com suas câmeras.

    2. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Se quiser andar com uma antena assim no bolso para receber o sinal de celular, força nisso.

      https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS06TgnXU8T7asfXwqqXoYVjOoWH5k-ZbpcD87zM3j-yca0Z1rc3Q

  6. Avatar de Jair
    Jair

    Concordo com Luis , afinal de contas de que vai adiantar o conhecimento do Astro Rei , se nós ,( homens ) estamos cada vez mais matando quem nos nos dá suporte de vida ,( Mãe Terra ) , estão querendo construir uma casa comessando pelo telhado , isso até pode ser possível dentro de uma redoma sem atmosfera.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Graças a pessoas que não ficaram de braços cruzados no passado temos hoje tecnologia que nos permite continuar essa exploração para além de nos dar imensos frutos a cada dia que passa.
      Teria sido bastante mais fácil essas pessoas terem pensado “de que adianta estar a perder tempo a estudar determinado assunto?”, e se terem deitado na palhoça a contemplar as estrelas, pois TODOS morreram e TODOS vamos morrer.

  7. Avatar de Zé

    Engracado se existe algo capaz de transmitir imagens de tao longe sem qualquer torre de transmissao com energia do sol,,porque nao colocam um robo dessis pra transmitir sinal de celular e internet pra todos nos kkkkkkkkk puta enganação isso, quero ver alguem delis explicar a refracao tao perto dos raios solares que a gente vee sendo q o sol esta tao longee?????

  8. Avatar de Str
    Str

    Muito, mas muito interessante. Esta missão até agora tem me despertado mais interesse do que as sondas que estão em Marte. Penso que devíamos ter uma sonda a orbitar o sol em permanência e por muitos anos

  9. Avatar de Rui Carlos
    Rui Carlos

    ESPERO NÃO DECEPCIONAR NINGUÉM, POIS O SOL NÃO ESTÁ TÃO DISTANTE ASSIM… É SÓ PESQUISAR A FARCSA DA NASA. #FLATEARTHBRAZIL #NUNCAFOMOSALUA

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Deus também existe e foi o criador do Mundo certo? gente ##rra……

  10. Avatar de PAULO LIMA
    PAULO LIMA

    É quando a sonda estava no lado oposto de nossa estrela eles conseguiram encontrar o verdadeiro objetivo da missão?? O objeto que está em uma órbita elíptica??

  11. Avatar de JAR
    JAR

    Eu acho que para evitar o calor excessivo, eles deveriam programar a sonda para chegar lá à noite.

  12. Avatar de Antonio
    Antonio

    O “homem” está a “2passos” de ter como único “trabalho” a criatividade/imaginaçao, o concreto ficará para a robótica. E então comentará: No tempo do meu avô tinham que trabalhar para comer!

  13. Avatar de Joao
    Joao

    Temos como pessoas que melhorar de dentro pra fora, este e o principio de tudo que, assim mesmo tem que acontecer com a CIENCIA. Vamos primeiro melhorar nosso planeta Terra, e tudo se revelara, inclusive ate uma possivel revelacao de IRMAOS extraterrestre se existirem mesmo.
    Temos que deixar nosso lar tao atrativo que ate os de fora vao querer nos visitar.
    Sei la amigos fica uma dica.

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Os comentários no Pplware cada dia são piores, uma decréscimo na qualidade aterrador e preocupante.
    Uma invasao de pensadores ”livres” da terra plana vacinas causam autismo e outros tantos que dá pena ver o que já foi, uma comunidade que comentava de forma crítica e ajudava, a esta locura de ”qualquer teoria é válida”

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Está na altura de fazer a triagem de comentários tão ignorantes sob pena de transformar o Pplware mim Facebook ainda mais rasca que o original.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Se fosse possível curtar o acesso aos br isto ficava um pouco melhor 😛 joking! XD

  15. Avatar de José Renato Andrade
    José Renato Andrade

    Esse pessoal da NASA são burros. Tinha que mandar a sonda à noite porque é mais fresquinho.

  16. Avatar de Moises
    Moises

    Não sei cm tem pessoas que acreditam nisso e muito fácil enganar essa massa .

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      As consequências de tal crença são praticamente irrelevantes para as massas.
      A menos que tenhas uma boa teoria, dizer que isto é manipulado é pura especulação.

  17. Avatar de Max Campos
    Max Campos

    Aos defensores do uso do dinheiro dessa missão para “melhorar as nossas condições aqui na Terra”:
    A Parker é uma missão que está sendo preparada há 20 anos e custou US$1,5 bi. Com uma população de 7,5 bilhões de habitantes, sua proposta seria, deixa ver…, distribuir um cheque de 20 centavos de dólar para cada ser humano vivo? Mesmo sem descontar o custo para realizar essa sandice, acho que você e todos os seus continuariam desassistidos, e dessa vez nem seria culpa dos malvados cientistas.

  18. Avatar de Antonio Pereira da Silva
    Antonio Pereira da Silva

    O mais fascinante deste projeto é o Escudo refletor. Unido a outras duas tecnologias podemos começar a desenvolver o Próton Sintético.

  19. Avatar de Luis
    Luis

    Meu nome está lá na sonda,

    Só assim pra eu visitar o Sol com segurança.

  20. Avatar de Alceurd
    Alceurd

    Apoiado.
    Comprovado !!!

    Para quem ainda acredita no suposto globo, existe um prêmio de U$10.000,00 dez mil dólares a quem apresentar 1, só uma, prova IRREFUTÁVEL de que nossa Terra não é plana.

    Vejam em

    https: //niallsound.com/flat-earth

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Mas há provas que a terra não é um globo.

      Então vejamos, os quatro cantos do mundo, PLANeta terra e não Redondeta Terra.

      Realmente a terra é plana e quem diz o contrário é só um ser normal com um pensamento normal.

      1. Avatar de Feseca
        Feseca

        ainda bem que admite que você e o seus comparsas da terra plana e outras idiotices do género não passam de perfeitos anormais!
        não é que isso já não se soubesse, mas com a sua admissão fica bem mais claro!

        1. Avatar de Alceurd
          Alceurd

          Prezado Fonseca…. Boa tarde !

          Palavras não dizem nada.

          Ações mostrando a Verdade, sim.

          Fica aqui então, o desafio de

          nos mostrar UMA, UMA SÓ, PROVA IRREFUTÁVEL de que nossa Terra seja supostamente um globo,

          dentro do MÉTODO CIENTÍFICO , indicando DADOS DA EXPERIMENTAÇÃO – TEORIA E LEI.

          No aguardo, agradeço a atenção.

          Alceurd

  21. Avatar de Felipe
    Felipe

    A propria Nasa afirma que o Sol é branco, que o tom amarelo é devido a nossa atmosfera. Entao porque os videos e fotoa ditos como reais, o sol esta amarelado?