YouTube removeu 7,8 milhões de vídeos e mais de 224 milhões de comentários

39 Comentários

O YouTube está a mudar, porque é importante que esta plataforma tenha regras e faça cumprir essas regras. A empresa está a afinar os seus relatórios para se tornar mais transparente, quer para os utilizadores, quer mesmo para as entidades que têm exercido uma enorme pressão nestes meios.

Como há muitos utilizadores que confundem liberdade de expressão com libertinagem de opinião, o YouTube removeu 7,8 milhões de vídeos e mais de 224 milhões de comentários da plataforma entre julho e setembro.

Imagem logo YouTube descontente


Enquanto parte do compromisso de transparência da empresa Google, o YouTube anuncia a extensão do âmbito do seu Relatório de Transparência e passa também a incluir informação adicional como canais removidos, n.º de comentários removidos e o motivo pelo qual um vídeo ou canal foi removido.

Assim, a empresa faz saber que entre julho e setembro 2018 removeu 7,8 milhões de vídeos, 81% destes vídeos foram detetados primeiros por máquinas. Dos que foram detetados por máquinas, 74,5% não tinham ainda recebido uma única visualização. Além disso, removeu mais de 224 milhões de comentários que infringiam as regras da comunidade.

 

Remoções mais rápidas de vídeos

Parece haver um esforço para não permitir que o online se torne numa feudo sem lei e, estas plataformas que lideram o mercado, têm subjacente a obrigação de fabricar mecanismos, combinar o automático com o manual de forma a proteger a maioria dos seus visitantes, que têm comportamentos socialmente aceites. Muitas vezes, estas plataformas, permitem que os utilizadores confundam (deliberadamente) a liberdade de expressão com libertinagem de opinião.

Quando detetamos que um vídeo viola as nossas regras removemos o vídeo e aplicamos uma penalização ao canal. Eliminamos canais inteiros caso os mesmos se dediquem a disponibilizar conteúdo proibido pelas regras da comunidade ou contenham uma única violação flagrante como a exploração sexual infantil.

A vasta maioria das tentativas de abusos vem dos chamados maus atores que tentam carregar spam ou conteúdos para adultos: mais de 90% dos canais e mais de 80% dos vídeos que removemos em setembro de 2018 foram removidos por violações das nossas políticas referentes a spam ou conteúdos para adultos e tiveram pouco mais de 10 visualizações.

A empresa refere que a cada trimestre há uma flutuação nestes números, especialmente quando as suas equipas reforçam as políticas ou reforçam especificamente uma determinada categoria.

A exemplo disso, no último ano, o YouTube reformou a categoria de segurança infantil, com consultas regulares com especialistas da área para garantir que as políticas capturam de forma abrangente conteúdos que podem ser prejudiciais às crianças, como, por exemplo menores a lutar ou crianças envolvidas em situações potencialmente perigosas.

Dessa forma, verificaram que 10,2% das remoções de vídeo foram por segurança infantil, enquanto que o chamado material de abuso sexual infantil (CSAM) representa uma pequena fração dentro de 1% do conteúdo que removemos.

 

Tornar os comentários mais seguros

Tal como acontece nos vídeos, o YouTube usa uma combinação entre tecnologia de deteção inteligente e revisão humana para sinalizar, rever e remover spam, discursos de ódio e outros abusos nos comentários.

Foram desenvolvidas ferramentas que permitem aos criadores moderar comentários nos seus vídeos. Por exemplo, criadores podem reter todos os comentários para revisão ou reter automaticamente comentários que contenham hiperligações, ou possam conter conteúdos ofensivos.

Mais de um milhão de criadores podem agora utilizar estas ferramentas para moderar os comentários nos seus canais.

Por haver abusos, finalmente parece que alguém está a tentar ter mão num problema que, no fundo, é transversal a toda a Internet:

Entre julho e setembro de 2018, as nossas equipas removeram mais de 224 milhões de comentários que infringiam as regras da nossa comunidade.

A maioria das remoções era spam e o número total de remoções representam uma fração dos milhares de milhões de comentários que são feitos no YouTube a cada trimestre.

 

 

Mas gerir comentários provoca diminuição da participação?

Segundo o YouTube, que é uma opinião já partilhada por vários players, gerir comentários, remover spam e agressões escritas permite sim fazer crescer o ecossistema. No YouTube, por exemplo, os utilizadores diários estão hoje 11% mais propensos a fazer comentários do que no ano passado.

As plataformas têm hoje uma responsabilidade acrescida determinada pelo muito que no passado não se fez e pelo mal que a inoperância faz à sociedade. O YouTube está a mudar e a fazer com que as regras sejam cumpridas.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Já está a começar,muito bem !! Outras decisões se seguirão.A Google não brinca em serviço,era só o que faltava !!

    1. Avatar de Jito
      Jito

      Muito bem? Tens que mudar o nick para Lápis Azul em vez de Falcão Azul..

      1. Avatar de Pjs
        Pjs

        Confundes liberdade com libertinagem. Não preocupes não és o único.

        1. Avatar de Falcão Azul
          Falcão Azul

          Confundi o quê ?? Não confundi nada,estou só a dar a minha opinião,calma aí.Ou uma pessoa não pode ter a sua própria opinião e expressar-se ?? Que eu saiba não vivemos em ditadura,graças a Deus.Segundo li a Google está a referir-se pelas regras,simplesmente.Ela não é a dona do canal YouTube ?? Não pode fazer o que quiser com ele ?? Quem não estiver bem que se mude.Que criem outra plataforma de partilha de conteúdos,ou então que aproveitem as que existem.Ora,ora…

          1. Avatar de Falcão Azul
            Falcão Azul

            “a referir-se” não,está a “reger-se pelas regras”,queria eu dizer.Peço desculpa.

          2. Avatar de maxim
            maxim

            Falcão acho que quem estava a confundir coisas nao eras tu, era o Jito

          3. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Podes ter a tua opinião e expressá-la. Mas curiosamente essa tua vontade vai diretamente contra a tua própria opinião de que o Googl eestá a fazer muito bem em controlar as expressões de opiniões.

  2. Avatar de Zeca
    Zeca

    Aí vem a nova censura, tudo o que não faz parte da narrativa é para silenciar. Talvez ainda não descobriram que muito provavelmente irá ter o efeito contrário do pretendido.

  3. Avatar de miguel
    miguel

    O artigo 13º já a fazer estragos a liberdade de expressão será?

    1. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      Não sei se terá a ver com isso,mas… Não meto a minha mão no fogo. 🙂

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Tem pois. Foi quando os artigos entraram em vigor.

    2. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      vai ler sobre o que o artigo 13 diz em antes de dizeres asneiras ta?

  4. Avatar de Jito
    Jito

    Já estou a ver que vamos ter uma ditadura cibernética

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Estás a confundir liberdade com abusos. A liberdade não é infinita, tem limites e acaba onde começa a do outro.
      Aqui fala-se em bloquear os abusos de liberdade, como ofensas, spam, agressões, etc.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        E, apesar de concordar com o que disseste, é ingenuidade achar que isto não conduz exatamente ao que o Jito disse em primeiro lugar.

  5. Avatar de Tiago Soares
    Tiago Soares

    Isto foi o argumento que arranjaram para começar a ditadura e a escravatura do século 21. Bem-vindos.

  6. Avatar de RJ45
    RJ45

    Estavam mesmo a necessitar de mais espaço nos discos dos servidores…

  7. Avatar de thievery
    thievery

    “O YouTube está a mudar, porque é importante que esta plataforma tenha regras e faça cumprir essas regras.” , que jeito que dá dizer isto, sim sei que estão do lado do lápis azul não era preciso ser tão ….. flagrante. Liberdade o que é isso afinal??!!! Será este $, este £ ou este €. epá tenham vergonha…..

    1. Avatar de Vítor M.

      Confundes tudo, aliás, achas lícito o racismo, o insulto e a falta de caráter? Certamente não estás a ver bem o que foi dito quando ao que toca à limpeza, mas tu se achas que ser xenófobo, racista, mal educado e outras “virtudes desse calibre” são comportamentos lícitos, então a vergonha de facto é alheia. Essa vergonha que falas é estranha, porque sim, somos a favor desse lixo ser limpo e junto com ele o lixo de pessoas que usam e suportam tais comportamentos.

      1. Avatar de thievery
        thievery

        Sabes bem do que estamos a falar, se puseres lentes verdes é normal que só vejas verde, agora usa quem quer……

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois essa de usares óculos às cores não é o caso aqui, até porque está perfeitamente explicado pelo próprio YouTube “Tal como acontece nos vídeos, o YouTube usa uma combinação entre tecnologia de deteção inteligente e revisão humana para sinalizar, rever e remover spam, discursos de ódio e outros abusos nos comentários.”

          Embora possas estar a falar de algo mais que isto, na realidade o que aqui está dito é sobre isso e por exemplo, material de abuso sexual infantil.

          Concordamos a 100% com um tratamento duro sobre isso. Acho que tu, se parares para pensar e eventual mente “tirares lá esses óculos que falas” vais também concordar.

          Abraço.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Bloquearam-me os comentários, a sério? Pelos vistos estão como o youtube, banem tudo mesmo o que não seja discurso de ódio, apenas porque não lhes convém.
            E sim, é a esquerda que está a empurrar a sexualização das crianças, galerias de “arte” desviantes com participação de crianças, e a normalização lenta da pedofilia …

  8. Avatar de Lucas Santos
    Lucas Santos

    “Tens tu a liberdade de opinião, mas esta liberdade aquí. Se não for essa é libertinagem!”

  9. Avatar de orgasmo
    orgasmo

    concordo plenamente que comece a haver controlo, há pessoal que vai só para destabilizar e não para participar ou interagir, basta ver aqui pelos comentários em cada topico da PPLWare, mesmo com moderação, volta e meia isto é uma rebaldaria… youtube , facebook, twiter, etc então nem se fala…

    1. Avatar de Vítor M.

      Aqui não há rebaldaria, não há insultos perpetuados, mas não é fácil moderar centenas e centenas de comentários por dia, muitas pessoas (a grande maioria felizmente) são de boa índole, traz informação para partilhar, mas há malta que não tem valores, faltou em casa educação e acham que podem dizer o que lhes apetece… mas não, não podem.

  10. Avatar de informado
    informado

    Os vídeos de música tem uma qualidade horrível. Mudei para o SoundCloud 🙂 Qualidade maravilhosa 🙂

  11. Avatar de Eu
    Eu

    Nunca pensei em ouvir isto por aquí… “Como há muitos utilizadores que confundem liberdade de expressão com libertinagem de opinião, o YouTube removeu 7,8 milhões de vídeos”, cada vez fica mais claro que existe uma inversão enorme de valores e muita hipocrisia nisto tudo. Bastava dizer que o pessoal que não pensa como eles para estarem calados ou deixarem de usar os serviços que eles prestam. Agora levantar uma bandeira de falsa moralidade para justificar estes atos fica meio dificil de engolir, até porque são o libertinos que estão a reclamar da “libertinagem” de expressão…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não percebo essa defesa aos conteúdos xenófobos, racista, entre outros com conteúdo pornografico em áreas infantis. Acho estranho.

      O Google explicou claramente que conteúdos considera spam, xenófobo, de caráter inapropriado típico de libertinagem que vai contra as suas regras. Vês mal nisso? Acho estranho serem a favor destes conteúdos, ou então não leram o texto.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Não defendo nenhum tipo de conteúdo xenófobo, racista, fascista e tantos outros “istas” que estão muito na moda agora utilizar, e lá está como “bandeira” para justificar essa sensura velada que querem fazer. O problema aqui está no que eles consideram ser como tu disseste “spam, xenófobo, de caráter inapropriado típico de libertinagem que vai contra as suas regras”… O que fica claro é que os poderosos perceberam que perderam o controle que tinham sobre as massas porque não tinham como controlar o que era noticiado pelas redes socias e isso sim está a ser uma dor de cabeça para eles.

  12. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Será que é transversal, ou vão continuar a seguir o “left bias” que tem marcado o youtube nos ultimos dois anos ?

    1. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      o youtube ‘e publico mas tem regras. Se uma pessoa nao gostar das regras tem simples solucao..cria o seu proprio youtube e poe la o conteudo que quer.

      1. Avatar de Kabindas
        Kabindas

        Pois mas essas regras não se aplicam a todos, a perseguição a conservadores e conteudos de direita tem sido cada vez mais explicita nos ultimos tempos enquanto organizações como antifa são deixadas de lado. O mesmo se aplica a facebook e twitter. Se não sabes do que falas mais vale estares calado e ires te informar melhor.

        1. Avatar de Rodrigo Da Silva
          Rodrigo Da Silva

          deves ser mais um daqueles que se faz de vitima e de coitado em tudo na vida.

          1. Avatar de Kabindas
            Kabindas

            Se esses são os teus argumentos mais vale continuares calado

  13. Avatar de nobrega
    nobrega

    A Google vai ficar igual a Apple

  14. Avatar de Miguel Gracio
    Miguel Gracio

    Kabindas nao podia concordar mais contigo

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    IDE PARA O CRLH