Quem ainda se lembra de Unreal Tournament 99?

162 Comentários

Aqui há dias, num dos meus canais do mIrc, combinou-se um jogo do primeiro Unreal Tournament, o do ano de 1999.

Iniciou-se o Jogo, escolheu-se o mapa, personalizou-se o jogador, e  entrou-se em rede. (Re)Voltar a jogar o UT99 foi como se tivesse voltado à minha adolescência, onde ter um computador era ainda pouco comum, e a Internet era quase que como um bem precioso onde todos os minutinhos lá passados tinham que ser bem aproveitados. Onde os jogos, com muito menos qualidade de gráficos e menos funcionalidades, cativavam com a simplicidade e adrenalina.

UT

A primeira versão do jogo Unreal Tournament foi desenvolvida pela Epic Games e pela Digital Extremes, sendo publicada no ano de 1999 pela GT Interactive Software.

O Unreal Classic ou UT99 como também é conhecido, é um jogo do género FPS, First Person Shooter, que se caracteriza por ser jogado na perspectiva do jogador, utilizando-se armas e o combate. Assim, o jogador é o protagonista que vivencia a acção e experiencia todos os acontecimentos durante o jogo.

O Unreal Tournament é conhecido por se passar em arena e também por ser possível jogar em modo single player e multiplayer. Quando jogado em single player, são colocados bots em jogo para fazerem de adversários, ou jogadores da nossa equipa, dependendo do tipo de jogo.

Os bots do Unreal Tournament são bastante admirados, pois são concebidos sob Inteligência Artificial, pelo programador Steve Polve, o mesmo autor do Bot Reaper para o, também FPS, jogo Quake.

O Unreal Tournament disponibiliza cinco tipos de jogos ao utilizador:

  • Deathmatch/Team Deathmatch: é o típico jogo onde é cada um por si, e ganha quem atingir mais rapidamente o número de frags (mortes) predefinidos no jogo. Este tipo também pode ser jogado em grupo, onde cada equipa tenta matar o maior número de vezes, a outra.
  • Domination: Aqui o  objectivo é o mesmo do Team Deathmatch, mas cada equipa deve também concentrar-se em deter maior poder sob o mapa da arena.
  • Capture the Flag: Os jogadores devem capturar a bandeira da equipa adversária e levá-la até à sua base. No entanto também devem defender a sua base para a sua bandeira não ser capturada.
  • Assault: No assault, o jogo é dividido por duas equipas e dois objectivos. O primeiro é conseguir alcançar a base da equipa adversária, e depois defender a nossa própria base. Tudo até se esgotar o tempo de jogo.
  • Last Man Standing: A dinâmica deste tipo de jogo é idêntica do Deathmatch, com a diferença que o objectivo é ser-se a último a ser morto pelos demais. O jogador tem a vantagem de começar com todas as armas, e um determinado número de vidas.

Veja aqui o seguinte vídeo do Unreal Tournament, no modo de jogo Deathmatch:

O UT 99 está disponível para as plataformas Dreamcast, Linux, MacOS, MacOSX, Playstation 2 e Windows, sendo que o seu lançamento foi primeiramente para o PC a 30 de Novembro de 1999, seguidamente para a Playstation 2 a 23 de Outubro de 2000 e depois para a Dreamcast a 14 de Março de 2001.

Relativamente às outras versões do Unreal Tournament, este é, para mim o melhor. O mais simples, com menos especificidades e esse aspecto é, por vezes, o mais cativante nos jogos. Não se perde tempo a personalizar o jogo e o jogador, mas sim a realmente jogar.

Os mapas não são bonitinhos, mas conseguem promover a adrenalina necessária durante o torneio; os jogadores não têm muita resolução, mas correm, saltam como lhes é pedido; as armas não são as mais sofisticadas, mas são precisas.

O Unreal Tournament de 1999 teve jogos semelhantes no mercado como o Doom e Quake.

E vocês? Ainda se lembram, ainda jogaram ou ainda jogam o UT99?

Partilhar:
Tags:

Comentários

162

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Fonseca
    Tiago Fonseca

    UT GOTY ftw

    1. Avatar de Ikari-Pt
      Ikari-Pt

      Continua a ser o jogo favorito da malta durante as lan partys que organizo, esse e o Solders of Fortune 2

      1. Avatar de RCS
        RCS

        SOF2 é um grande jogo! Muitos dias passei eu a jogar isso até ás tantas.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Ainda jogo UT99 todos os dias

      não há jogo melhor (e gratis)

      1. Avatar de yes
        yes

        O jogo não é grátis.

        1. Avatar de UT99player
          UT99player

          é grátis sim senhor, há vários sites que o disponibilizam!

  2. Avatar de henrique
    henrique

    Eu lembro, bons tempos em que jogava com o meu super Pentium 2 300 mhz!. Dava uma coça ao pessoal da residência da unif em rede 🙂

    O melhor era dar coça aos campers 😉

    bons tempos

    1. Avatar de OiOi
      OiOi

      Para quem quiser ver um jogo a serio entre dois jogadores TOP portugueses de UT99.

      Isto sim é adrenalina, contra os bots não tem muita piada

      http://www.youtube.com/watch?v=YFw8wmd7s7I

      1. Avatar de n0c
        n0c

        O Hypno é só o melhor jogador da actualidade em qualquer versão do Unreal Tournament. Ganhou tudo o que tinha para ganhar.

        Há também uma boa entrevista dele na SIC com o LastNight que já passou por uma das minhas organizações.

        Aqui fica o link:
        http://youtu.be/s8dR7oZ_wcw

  3. Avatar de Henrique Crachat
    Henrique Crachat

    Uiiiiiiiii tantas horas sem dormir a jogar isto com os amigos…jogo em rede do género não havia melhor na altura, na minha opinião.
    E sim de vez em quando ainda vou lá mandar uns tirinhos só pó “recuerdo” ;)…mas sozinho 🙁 …agora o pessoal tá todo casado e com filhos acabaram-se os amigos para jogar LOL.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Pois.. Senão sempre podes entrar numa sala com pessoal a jogar, é como faço por vezes, eheh.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Altas lan partys se fizeram na minha garagem a jogar UT. Pois como se diz aki e e bem verdade agora ta tudo casado e com filhos lol. Mas pra mim foi e sera um dos melhores jogos de todos os tempos com muitas muitas horas de tiroteio, muitas saudades e boas recordacoes…

    3. Avatar de Cláudio Esperança
      Cláudio Esperança

      @crachat É pah, então temos de ver isso… Já não jogo à uns tempos, mas acho que ainda dava uns tirinhos no morpheus com a gravidade no mínimo… Bons tempos 😛

  4. Avatar de Luís
    Luís

    Ora…belos tempos…na sala de aula…sem que o prof desse por isso lá estavamos nós a jogar em rede… belos tempos sim senhor…

    1. Avatar de António
      António

      Maravilhosas aulas de TLP.

      1. Avatar de Hugo

        Coitados nos profs de TLP.. É que por aqui, a aula preferida para jogar UT, nao este mas o 2003, era a de TLP… heheheh

        1. Avatar de Davis
          Davis

          Grandes tempos na M&P….
          Aulas em rede era sempre a partir… OGE, TLP, etc…

          1. Avatar de Mike
            Mike

            OGE, TLP… cheira-me a curso profissional de informatica/gestão 😀

            ok, venha de lá essa “pá de ouro” por ter desenterrado um topico de 2011 xD

  5. Avatar de Simao R
    Simao R

    Gostei bastante do post! Especialmente quando falas da Internet como um bem precioso em que todo o tempo que se pudesse ser gasto nela tinha que ser muitíssimo bem aproveitado.

    Comigo aconteceu o mesmo, pois tinha Net de telefone e era cara como tudo. Como os tempos mudam.. até faz impressão! :S Saudades de ser criança! 🙂

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Realmente… a minha era também pelo telefone, e ir à Internet era um privilégio, não um dever, como muitos hoje pensam. Os jovens, e mesmo crianças, devem ter a noção que a Internet não é algo que todos têm que ter, não faz parte da casa, mas sim, um serviço que se paga, tem muitas vantagens e quando não se tem, até pode ter vantagens pois aprende-se a valorizar a Internet quando a ela se acede, e não a usá-la em excesso muitas vezes de modo supérfluo.

  6. Avatar de jpng81
    jpng81

    hehehehe, tb joguei muito o UT. muito fixe. Em linux existe um muito semelhante e chama-se ‘warsaw’, pelo menos o motor gráfico creio q seja o mesmo se nao for é o do quake, em que a jogabilidade e as armas são muito semelhantes, e os framerates e velocidade do jogo é estonteante mesmo em máquinas fraquinhas. Tal como foi dito os graficos bonitos nem sempre fazem um bom jogo, a jogabilidade é muito importante tambem… reparem no jogo Teeworlds é em 2D multiplayer e multiplataforma e uma jogabilidade que é viciante em modo multiplayer, aliás só se joga em multiplayer.

  7. Avatar de JC
    JC

    Dos melhores jogos!
    Viva à Cabovisão a 256kb!!!
    Fazia toda a diferença quando o jogo saiu! HEHE!
    MOOOOOOOONSSSSTEEEERRRRRR KIIILLL KIILLL KILL….

  8. Avatar de David M
    David M

    Jogar isto com TV Cabo a 640kbs enquanto o resto do pessoal estava a 56kbs deu-me a sensação que eu jogava melhor do que realmente era verdade…lol

  9. Avatar de Ribeiro
    Ribeiro

    Quake é que era!

  10. Avatar de André
    André

    Velhos tempos de jogar CTF no Face até às tantas..
    Ainda me lembro dos Haemorrhage e dos Phalanx, dos melhores clans portugueses da altura.

    Excelente post, Marisa

    1. Avatar de faggatyjoe
      faggatyjoe

      Nao esquecendo os IFA , os Alliance, os PUKE, RATS… muitos destes clans conseguiram ganhar competiçoes internacionais na Clanbase… bons tempos.. bons tempos…

      1. Avatar de zylor
        zylor

        E eu que andei pelos RATS xD

      2. Avatar de Hugo Rocha
        Hugo Rocha

        E não esquecendo os H.. e já agora o clã onde me manti sempre fiel… ZYK xD

  11. Avatar de kekes
    kekes

    E so tive acesso ao jogo um ano depois de ter saido no meus tenros 10 anitos 😀
    Era altamente perdi horas a fio a jogar isso, bons tempos de facto 😀

  12. Avatar de X-Pippes
    X-Pippes

    Jogava de vez em quando o UT, mas o que me viciou mesmo foi o Action Quake 2… ai ai, bons tempos 😀

    1. Avatar de |ETA|Corvo
      |ETA|Corvo

      aahahahahahha….Sem dúvida, qd este jogo saiu o que bombava era o quake 2 action…. e mai nd…. =) apesar de este tbm ser mto bom…

      JAH AGR X-PIPPES, prazer em voltar a ver t =) nao sei s t lembras de mim mas joguei ctg no mm clan durante algum tp =)

      1. Avatar de Marisa Pinto

        eheh, afinal o pplware também é ponto de encontro 🙂

      2. Avatar de X-Pippes
        X-Pippes

        Claro corvo 😉

        |ETA|, ganhamos tudo com esse clan!
        4on4 ninguem nos parava! eheheh

        abraço man 😉

        P.S. Marisa sim, isto agora o henrique mendes ressuscitou e gere o pplware como ponto de encontro.. eheheh

  13. Avatar de Hélder
    Hélder

    Eu claro , e ainda o jogo (;

    é este e o fifa99 ^^

  14. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Ainda hoje faço redes disso 😀

  15. Avatar de Paulo Teixeira
    Paulo Teixeira

    Será que este post é um género de convite aqui ao pessoal??
    Grande vicio sim senhor, ainda hoje jogo para matar o bichinho.

    Abraço

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Eheh, até nem era mal pensado.

      1. Avatar de Paulo Teixeira
        Paulo Teixeira

        Ate parece que não foi a pensar nisso que criaste o tópico 😀
        Bora pensar nisso, pela quantidade de pessoal que respondeu algo me diz que não e por falta de jogadores que não se faz.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          eheh, não foi essa a ideia inicial, mas foi uma boa sugestão a tua!
          É uma questão de se criar uma salinha do pplware e, sempre que se queira, ir lá “conviver” ehehe.

          1. Avatar de R3volution
            R3volution

            jogadores não faltam, é só organizar o convívio que a malta aparece 😉

  16. Avatar de RaCcOn

    Excelente, esse jogo é daqueles que mais recordações me trás!

    Unreal tournament,
    Red Alert,
    Red Alert 2 etc etc etc…

    Tantas noites passadas a jogar isso em rede em casa lol tantos dias que fizemos os nossos pais não dormir por nossa causa lol

  17. Avatar de ViajantE
    ViajantE

    Não sei como o cd ainda funciona lolllll mas foi dos jogos que mais joguei.
    Por lembrarem acho que vou instalar novamente…

  18. Avatar de mcunha

    por acaso foi num momento nostálgico do unreal que no outro dia encontrei o quake live! aconselho a dar uma vista de olhos! =)
    jogo completamente online, contra outras pessoas ou bots…
    http://www.quakelive.com

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Muito bom! Já está nos fav 🙂

      1. Avatar de mcunha

        fixe! adiciona-me nos amigos! o nick é:
        noobest
        eheh

        1. Avatar de Rik
          Rik

          joguei UT GOTY em lans bons tempos com o pessoal. agora jogo tambem esse quakelive

  19. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Jogo desde que saiu =).
    Ainda hoje o tenho instalado, a par do UT2004.

    Sem duvida UT99 UT2004 foram os melhores títulos.

    Podem passar anos que desde que haja servidores jogo! =)

    1. Avatar de Black25
      Black25

      Eu tb tenho o UT 2004 instalado, há alguns 6 ou 7 anos que não sai do meu PC! É isso e Warcraft 3, são jogos indispensaveis!

  20. Avatar de Marco
    Marco

    Bons tempos 😀

    Ainda me lembro de ter visto num fórum um tipo a pedir ajuda porque o jogo dava “demasiado rápido” no pc dele x)

    Adorava matar malta de translocator na altura xD

  21. Avatar de naoentrar
    naoentrar

    Nunca joguei muito UT mas agora recordei-me dos tempos de Medal of Honor AA e Spearhead..sem dúvida jogos cativantes. Ainda me lembro de quando comecei a jogar online. Cabovisao 128k fazia-me as delícias!

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Foi o primeiro jogo de PC que joguei a sério, quando tive a primeira máquina em 2004 (sou um menino, eu sei xD). Adorei e ainda adoro o single player; infelizmente não experimentei o multi porque não tinha net na altura (era um modemzinho de 56Kbps que me saía do pêlo ao fim do mês :S)

  22. Avatar de racpxt
    racpxt

    O verdadeiro. Ainda tenho um dos ratos com que jogava este jogo no sótão, nota-se pela falta de tinta no botão esquerdo.

    Ainda hoje não compreendo como aquele mediano e aborrecido do Counter Strike abafou este excelente jogo multiplayer.

    Mas há que dizer que esta saga também perdeu muito por culpa das porcarias de sequelas que lançaram.

  23. Avatar de Cota
    Cota

    Eich, que exagero! Em 1999 os computadores eram mais do que comuns.

    Não podemos nos esquecer que quem gostasse de jogos, naquela época não tinha uma consola. As consolas eram fraquinhas e os computadores um grande veículo dos “GAMERS”. Unreal Tournament já era um jogo bastante avançado. já era um jogo fruto de quase 10 anos de jogos do mesmo género. É nostálgico só por causa do tempo e não por ser um jogo, digamos, atrasado..

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Os computadores eram comuns… nas lojas.
      Poderia haver mais jogos assim, mas esses não obtiveram o mesmo sucesso.
      Não se falou que o jogo era atrasado, mas sim que não tem as características que os jogos, nos dias de hoje, têm.
      E é bom recordar, não concorda?
      Que género de jogos jogava?

  24. Avatar de Zé

    Ainda hoje dou uns tiros de vez em quando e é sem dúvida um dos jogos que mais joguei até hoje, mas esse género hoje é dominado pelo quakelive. 🙂

  25. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Que saudades…
    Ainda dá p organizar ai mais uns jogos, era menino para o instalar!

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      btw, sugiro apenas a correcção na primeira linha, onde esta mirc, mas deveria ler-se irc.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        IRC é o protocolo, mas Mirc é o programa, um, dos muitos cliente para IRC. O mais utilizado.
        https://pplware.sitedev.pt/windows/software/ainda-te-lembras-do-irc/

        1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
          Rui “ALL” Sousa

          O teu artigo anterior o qual é aqui referido é q veio reforçar a minha “advertência” uma vez q os “teus” canais não estão no mirc (software) mas sim no irc (rede).

          Mas é só um pormenor…

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Sim, tens razão.
            Mas a verdade é que a muitas pessoas conseguem perceber melhor do que se trata se ali estiver mIRC e não IRC.
            Cumps.

          2. Avatar de kekes
            kekes

            No padrões actuais quem sabe o que é o mIrc sabe o que é o IRC é que actualmente, lamentavelmente, quem o usa é um grupo “restrito”

          3. Avatar de BMC
            BMC

            Nos padrões actuais, ninguém sabe o que é IRC ou Mirc.

            Sabem sim o que é Facebook e Skype

            eheheheh

  26. Avatar de Miguel Rodrigues

    A tanto tempo +.+ Grande jogo mesmo, ainda há uns 2 anos se não me engano encontrei-o aqui por casa, instalei e passei umas boas semanas novamente viciado nesse jogo 😀

  27. Avatar de João
  28. Avatar de Numa
    Numa

    k saudades desse jogo UT! Quando tinha uma clan e um canal do IRC e depois jogavamos todos uma insta-gib….

    1. Avatar de Eu Mesmo
      Eu Mesmo

      Eu praticamente só jogava com insta-gib

  29. Avatar de Joao
    Joao

    Joguei e ainda jogo muitas vezes,por vezes junto o pessoal da ha 10 anos atras aqui em casa e jogamos em multiplayer ate de manha,foi sem duvida o jogo da minha adolescencia! GODLIKEE!

  30. Avatar de David
    David

    Parece mentira, mas eu ainda jogo isso com amigos só para o gozo. Grande jogo e eu sou o maior nele!

    1. Avatar de .
      .

      Na verdade não me parece nada mentira, os servidores ainda estão à pinha de gente a jogar, eu ainda jogo regularmente, e ainda este fim de semana recrutei um amigo meu, que não conhecia o jogo, largou logo o COD 🙂

  31. Avatar de Shikai
    Shikai

    Unreal Tournament foi considerado o melhor jogo de 1999 e tanto este como os que se seguiram foram exemplos de jogos muito bem programados.

    Chegei a ter o UT2k4 a correr com uma S3 Virge e todo o resto a correr em processador.

    Quantos jogos em 2004 é que ainda corriam com placas com 10 anos?

    O primeiro Ut foi realmente o meu preferido em comparação com outros Ut’s e com outros fp’s

  32. Avatar de mush
    mush

    eu jogava com os Haemorrhage e era porreiro. mas eu sempre preferi o quake 1. Agora há o quakelive, conceito interessante. é gratuito, esperimentem.

  33. Avatar de Márcio Pinto
    Márcio Pinto

    Muita hora passada no UT, ainda jogo para não me esquecer das tecnicas

    e o Redeamer?

    quem não se lembra do multi…ultra kill! o prog nem conseguia chegar ao fim com a palavra multikill!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Ainda demorei para perceber como atirar no Redeemer, matava os outro e morria eu também.

  34. Avatar de BM
    BM

    5 anos a jogar, onde 3 deles foi nos Serial Numbers 😀

    Se alguem se lembrar deles.

    1. Avatar de Hugo Ventura
      Hugo Ventura

      Boas! Quem és? Fui lider dos .serial’Numbers. -> sou o .sN’Hikaru. (não sei qual era o nick que conhecias), sou o pRaNkSteR ou lá como escrevia! ahah Identifica-te!

  35. Avatar de LuisF
    LuisF

    ui! grande post… que saudades…
    mesmo bons velhos tempos… era este, quake e medal of honor allied assault (como ja li ali pra cima)… boas horas de vicio… belos jogos… simples, mas cativantes… o medal of honor allied assault ainda hoje nao escapa… e o unreal tournament de vez em quando, tambem nao 🙂

  36. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    eich, o UT, a primeira vez que joguei isto foi na primeira Minho Campus Party. Ate la so jogava CS, e a partir dai passei a jogar os dois! Aahhh, os “Godlikes”!! Muito bom!

  37. Avatar de Miguel Vilela
    Miguel Vilela

    Tenho e ainda jogo, tenho guardado mapas, texturas, sons, musicas e afins devido a formatações e de uma instalação de 600Mb consigo passar para 8,7Gb. Foi e é dos jogos mais divertidos para mim.

  38. Avatar de Nuno
    Nuno

    Grande epoca quando se jogava UT na grande comunidade que foi crescendo ao longo dos anos…enquanto durou! 🙂
    Velhos tempos!

  39. Avatar de Shiryu

    Bons e grandes tempos! Era entre este Unreal Tournament, os mods do Half-Life (Team Fortress Classic e Day of Defeat) e claro, Quake III Arena.

  40. Avatar de Diogo Martins
    Diogo Martins

    Grande jogo…belas horas de pura diversão tanto ..

  41. Avatar de Tiago
    Tiago

    Grande jogo!!!! Ainda hoje é o dia em que faço faz uma partidazinha de UT de tempos a tempos

  42. Avatar de Filipe Afonso
    Filipe Afonso

    Que nostalgia ao ler este tópico…por momentos relembrei os tempos do secundário, onde passava as noites a jogar isto na net , era torneios da clanbase, torneios nacionais…
    Tempos da war-zone em alta…
    Melhores clãs nacionais : [H] e |P| 😀

    Abraços

    1. Avatar de |P|MFilipe
      |P|MFilipe

      Sem dúvida, melhor clã nacional: |P|

      1. Avatar de mihai
        mihai

        Eix.. as lan party’s de ut que se fizeram na escola…

  43. Avatar de Gustavo Santos
    Gustavo Santos

    Killing Spree!

  44. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    I own -=jAm=- hehehe

    UT rulez!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Jem joke !

      Só falta aqui o Aleli aos saltinhos

      1. Avatar de BMC
        BMC

        10 depois ainda falam no Aleli LOL

        Coitado do ‘chavaleco’, nunca vai ‘morrer’ o gozo.

  45. Avatar de Taliban_0T
    Taliban_0T

    Muito eu joguei disto, e ainda há coisa de um ano o instalei no pc e voltei a jogar.

    É realmente daqueles jogos que marca, apesar de toda a simplicidade é fenomenal para se passar o tempo.

  46. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    “I am sorry, did I blow your head apart?”

    1. Avatar de zylor
  47. Avatar de Rogério
    Rogério

    Isto sim é que eram jogos…
    Perguntem agora aos mais novos se conhecem o UT, para muitos destes é um jogo desconhecido, o que é uma pena.

    Lembro-me de ter comprado uma placa gráfica de 128Mb da ATI e vir um CD com este jogo. 🙂

    Para alem deste existe outros clássicos, mas sem dúvida este foi o que mais revolucionou os jogos do género First Shoot.

    Grandes tempos a bombar este jogo num P3 nos longos serões do Verão com os amigos.

    Excelente tópico.

  48. Avatar de eu
    eu

    bons velhos tempos a jogar esse ut99. quem me dera ainda o ter

  49. Avatar de Daniel Almeida
    Daniel Almeida

    Muito eu joguei isto!! Ainda tenho o jogo original. Será que já dá para vender como uma relíquia no ebay ou ainda é cedo? 🙂
    A irc era também o meu ponto de encontro para grandes jogatanas nisso. Ainda matei as saudades com o III na ps3 por uns tempos mas não era a mesma coisa. Classic é o classic!

    1. Avatar de David
      David

      Acho que agora isso há em todo o lado.. sem ser original claro. Os originais antigos é para os puristas, por isso acho que é possível fazer bom dinheiro com isso, dado que normalmente esse pessoal não regula bem ou então é muito rico ou então as duas coisas juntas 😛

  50. Avatar de Rudew
    Rudew

    O PPLWARE é que podia criar um server para a malta jogar xD

    1. Avatar de Vasco

      Hehehe, eu estou no Brasil, mas eu jogo.. saudades de jogar UT.

  51. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Head Shot … Grande post
    Hehehe

    Tanta hora “investida” neste mega jogo hehe.

    Ainda hoje tem sempre espaço reservado no disco e dou uso sempre que me lembro.

    Mas tou a ficar velho, agora ao fim de meia hora tou cansado hehehe

  52. Avatar de Megaknight
    Megaknight

    Que jogo fenomenal! Comecei a jogar em meados de 2001 e ainda agora volta e meia o arranco para uns tiros à moda antiga! Moda antiga, mas BEM MAIS divertida! Realmente, o pplware podia organizar um servidorzito de UT99 volta e meia, de certeza que se fosse anunciado no blog com antecedência não faltariam jogadores!

  53. Avatar de Freaka
    Freaka

    Eu escolhia o cybercafé do M. Bica, em Almada…grandes tempos da margem sul!

    Eheheh, eu ainda não tou casado…nem tenho filhos :p

    Peace yah!

  54. Avatar de Margarida

    Adoro! E tenho jogado há umas semanas mas só com bots, ainda não arranjei companhia para jogar ;_;
    Já estava cheia de saudades, ut99 rula! em instagib xD

    1. Avatar de Kenzo
      Kenzo

      Instagib… Primeiro ano da universidade, o dia só acabava às 4h da manhã

    2. Avatar de R.k2
      R.k2

      Se queres companhia passa-me o UT99!
      Porque desde q comecei a jogar este jogo sempre foi um vencedor!

  55. Avatar de DaniR
    DaniR

    Um jogo que saiu há mais de 10 anos e ainda hoje é jogado por muita gente. Uma jogabilidade fantástica e uns gráficos perfeitos para a altura em que o jogo saiu. Ainda hoje, de tempos a tempos, ligo o jogo e dou uns tiros e penso: “FDX que gráficos!”.
    Claro que houve outros que marcaram a nossa geração de ouro dos videojogos como o quake e o CS 1.5 e 1.6. Bons tempos em que se metia 5 euros numa Lan e o tempo parecia que voava. Agora se meter 1 euro canso-me de jogar ao fim de 15 minutos.. Ou fui eu que cresci ou são os jogos que hoje em dia são enjoativos e só para jogar é preciso tirar um curso senão nem o primeiro nível passamos!

  56. Avatar de Andre Dias
    Andre Dias

    ROFL

    acabei de jogar uma partida em LAN, venho ao sapo e vejo esta noticia.

    xD

  57. Avatar de António
    António

    Bom artigo. Não sou apreciador, dado que não gosto de FPS, mas este jogo estava bem evoluído para a altura que foi lançado. Um clássico.

  58. Avatar de Varader0zs
    Varader0zs

    Isto sim era um vicio que nem sei…muitas horas de madrugada com os phones nos ouvidos para não acordar os pais e poder jogar à vontade.
    Imensas saudades deste belo jogo…
    Pelo que vejo ainda há gente que gosta de o jogar…gostava que esta “malta” se juntá-se para podermos dar uns belos tiros…que acham?

    1. Avatar de AMB ZS
      AMB ZS

      Levavas sempre gandes coças do Porfs pah….

      1. Avatar de Varader0zs
        Varader0zs

        Mas que grande mentira…pro final já era ela por ela…muito treino durante a noite 🙂

  59. Avatar de ProDrifter
    ProDrifter

    Cheguei a jogar por Portugal em jogos para a CB.
    Instagib sempre em altas.

    E para quem achava q os gibbers jogavam bem, havia gajos q jogavam em classic , q parecia inteligencia artificial tipo -> Badalhas ( ex de um portugues ).

    Tambem me lembro de fazer muitos jogos para a CB , no mapa w00t , 2×2, que loucura 🙂

    Isto e um jogo daqueles, q nem os graficos nem a tua maquina importa, e’ mesmo a jogabilidade , adrenalina e companhia !

  60. Avatar de Cláudio Esperança
    Cláudio Esperança

    Este foi para mim uns dos melhores jogos que já joguei, não só pelo jogo em si, mas pelos momentos fantásticos que partilhei com vários amigos nas muitas horas que passei a trocar tiros “amigáveis”. Para mim este jogo imortalizou-se nos muitos mapas que foram aparecendo ao longo destes anos que permitiram que o jogo ainda hoje seja bastante interessante. Apesar das versões posteriores terem melhorado graficamente e introduzido novos modos de jogo, nunca tiveram a mesma magia do título original.

    Ah, saudades…

  61. Avatar de Cláudio Esperança
    Cláudio Esperança

    Este foi para mim uns dos melhores jogos que já joguei, não só pelo jogo em si, mas pelos momentos fantásticos que partilhei com vários amigos nas muitas horas que passei a trocar tiros “amigáveis”. Para mim este jogo imortalizou-se nos muitos mapas que foram aparecendo ao longo destes anos que permitiram que o jogo ainda hoje seja bastante interessante. Apesar das versões posteriores terem melhorado graficamente e introduzido novos modos de jogo, nunca tiveram a mesma magia do título original.

    Ah, saudades do “monster kill”!!!

  62. Avatar de tff
    tff

    O UT é sem duvida dos melhores jogos fps de sempre

  63. Avatar de troll
    troll

    Dá para jogar a 4 na velha dreamcast?

  64. Avatar de Filipe Vilaça
    Filipe Vilaça

    Passei bons momentos a jogar UT, arrisco dizer milhares de horas 🙂
    Este post foi uma boa surpresa para mim, fiquei com vontade de jogar outra vez… lá terei eu que voltar a instalar o jogo! 😉

  65. Avatar de Igor

    quando entrei para a universidade em 2006, entre passar o jogo aos meus colegas e descobrirmos como jogar em rede com a eduroam ainda demorou uns dias… semanas depois ainda continuávamos a jogar <3

    depois havia couter-strike, UT2004, trackmania… mas UT ficará para sempre nas nossas memórias ^^

  66. Avatar de Manel
    Manel

    Eu ainda devo ter por aqui mas sem dúvida que foi dias “aproveitados” XD a jogar UT num PC topo de gama Celeron 400 MHz com uma Trio S3 4 MB a aconpanhar uns belos 96 MB Ram…… este jogo é mesmo da OLD SCHOOL

  67. Avatar de Mike
    Mike

    Perfect!
    Tantas horinhas que eu passei agarrado ao UT… Ainda à pouco tempo o agarrei outra vez. Isto sim eram jogos…

  68. Avatar de www . musicaemstock . com

    Mas alguem que o jogou alguma vez o poderá esquecer! Um dos melhores jogos de sempre, e ao ler este teu texto fez-me voltar a lembrar todas aquelas horas a jogar, tanto sozinho como em redes caseiras!
    Faz-me querer voltar aqueles tempos 🙂

    ABÇo!
    Nuno Santos

  69. Avatar de zylor
    zylor

    Ambos (hypno e phoenix dos phalanx) são meus amigos pessoais! E conheci-os no UT e a amizade ainda hoje se mantém 😀
    Excelente!
    Tive à volta de 10 clãs muitos dos quais venciamos Wars na Clanbase (para quem não se lembra: http://www.clanbase.com).
    Fiz excelentes amigos no jogo, fui administrador de clãns, sempre joguei como freelancer!
    Directas a jogar, o pessoal a avacalhar no Teamspeak! Excelente!
    Vítor excelente post este! Obrigado pelas óptimas recordações!

    1. Avatar de zylor
      zylor

      Comprei o UT99 original e ainda hoje o tenho assim que saiu! GOTY! Game Of The Year Edition!
      “Die bitch!”

    2. Avatar de BMC
      BMC

      Zylor, o pato dos Fragile

      eehehehheeh

  70. Avatar de Ricardo Rodrigues

    UT99 ainda é O FPS !! Não há gráficos nem armas nem inovações que superem este nível de jogabilidade!

  71. Avatar de Legion
    Legion

    Eu lembro-me … e bem! LAN’s na UNIV até às tantas da manhã…
    Muitos estragos feitos com aquela menina da imagem! XD

    eheheh

  72. Avatar de thylux
    thylux

    Nada como encontrar uma segunda pistola para ser o verdadeiro cowboy. Unstoppable!

  73. Avatar de Miguel
    Miguel

    Canal no mIrc? Pqp ..

  74. Avatar de Black25
    Black25

    Este foi bom para a época. Mas assim que saiu o UT 2004 nunca mais lhe toquei.
    O UT 2004 tinha a excelente jogabilidade do 99, mas com mais modos de jogo, muitas mais opções, e claro, grafismos totalmente espectaculares, que corriam bem em maquinas relativamente pobres.

    Jogabilidade, gráficos, e versatibilidade é o que fazem o UT 2004 o melhor jogo de sempre!

    Quando saiu comprei-o e instalei-o no meu PC, e nunca o desinstalei, salvo quando tinha que formatar o computador, mas voltava logo a instalar.

    Na minha escola chegávamos a ser aos 16 a jogar aquilo numa unica rede! Maravilha!

  75. Avatar de Mestre
    Mestre

    grande jogo…jogava nas aulas, uma turma de 20 pessoas prai, a jogar isto eheheh. bons tempos

  76. Avatar de Rui Campos
    Rui Campos

    Eu é mais Quake Live e Counter-Strike 1.6 ^^

  77. Avatar de mush
    mush

    http://www.ptarena.net/haemorrhage/awards.shtml

    a nossa lista de premios =) alguns campeonatos europeus, arrisco dizer que foi o cla portugues com mais sucesso fora de portas de todos os fps até hoje.

  78. Avatar de mush
    mush

    HÆMORRHAGE!

  79. Avatar de |T|Soldier
    |T|Soldier

    Foi o unico jogo que me fez perder horas e horas, grandes noitadas…

    Lembro de grandes jogos na ClanBase… War-Zone

    |T|Tribe Clan – Life Sucks Then You Die!!!

  80. Avatar de Luis
    Luis

    Muita hora de almoço (e não só) gastei eu a jogar este UT =)

  81. Avatar de Carlos Pombo
    Carlos Pombo

    O melhor jogo de sempre a meu ver. Jogo desde 1999, quando ainda nem sequer tinha net e quando finalmente obtive a minha primeira ligação à Internet só sabia fazer 1vs1 sniper arena no Morbias com um amigo. Mais tarde lá comecei a ter noção da vasta comunidade que o jogo envolvia e o que não faltaram foram clans onde fiz boas amizades que ainda hoje perduram e onde se passaram bons momentos. Marisa parabéns pelo post, gostava de só dizer que para além dos modos que indicastes que são, claramente, os mais conhecidos também existem: o BunnyTrack, JailBreak e MonsterHunt que apesar de menos conhecidos também são bastante porreiros. O meu preferido é o BunnyTrack pois é uma espécie de super mario do ut, aconselho a experimentarem.

    bryan – sh!no – lexiuS here if someone remembers ;d

  82. Avatar de night
    night

    foi o 1º FPS que joguei, e onde comecei o vicio 😀

  83. Avatar de Rui Lima
    Rui Lima

    Já agora alguém pode dar dicas de como correr este jogo no Ubuntu 10.10? Obrigado 🙂

  84. Avatar de nuno-mc

    Ainda tive a jogar UT99 dia 7 deste mês com um amigo meu
    Já não jogava à muito tempo. 🙂

  85. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Bons tempos, sim senhor. E muitas LAN’s que se faziam com os amigos, nem que fossem meia dúzia de PC’s na mesa na sala (para desgosto dos pais de muitos de nós lol).
    Apesar de ter começado com o Wolfenstein, Doom (e até Duke Nuk’em) e de me ter oficializado como viciado em Quake quando eu e uns amigos formámos um clã, este UT99 foi um marco histórico. Para a altura aquilo era perfeição, e ainda hoje tem a sua mística e o seu encanto por causa da simplicidade já aqui referida. É uma receita que não falha 😉

  86. Avatar de barao
    barao

    Este é a continuaçao de Ut99 , 2k3 mas parece que ninguem se lembra dele

  87. Avatar de Marco Lopes

    O meu jogo preferido de sempre. Enough said!

  88. Avatar de Fabio Pinho
    Fabio Pinho

    CENTENAS DE HORAS A JOGAR ISTO!!

    Ainda tenho o cd deste UT.
    Vou jogar 😀

  89. Avatar de Lethrblaka
    Lethrblaka

    Xii, que saudades!! Ainda me lembro quando andava na primária e o meu padrinho me ensinou a jogar isto.
    Fiquei logo viciado. E ainda hoje, muitos anos depois vou dando uns tiros de vez em quando.
    Pena que perdi o cd, tenho que sacar lol
    Grande post 😉

  90. Avatar de (\../)~Sugador
    (\../)~Sugador

    Ainda estou de boca aberta, nem acredito o que fui encontrar na net… este belissimo tópico!!

    UT99, sem dúvida o melhor jogo de sempre. ùnico jogo que me fez tomar refeições em frente ao computador, falar super alto atráves dos headphones, conhecer excelentes pessoas em jogos online, etc etc…

    Quando deixei de jogar UT99, deixei de jogar jogos de computador 🙂

    Foi um prazer na altura representar dos melhores clans de instagib composto por excelentes pessoas e foi um prazer representar diversas vezes a selecção de Portugal!

    Um abraço a todos!

  91. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    Claro que me lembro… Eu tenho o jogo original xD

    Muitas horas à frente do PC a jogar isto em LAN 😛

  92. Avatar de z0rke
    z0rke

    Tive 5 anos de UT maravilhosos. Saudades das meus clãs, iNsiders e [N]eurosis

  93. Avatar de UT99player
    UT99player

    Tive o prazer de jogar Doom, Wolfeinstein, Duke Nukem3d e Quake III arena, mas o UT99 foi sem dúvida aquele que mais me viciou, um jogo muito avançado tecnologicamente para a altura, e talvez por isso ainda hoje sobrevive. Tenho o jogo desde que saiu mas só iniciei-me online em 2005…
    Hoje a comunidade portuguesa é muito reduzida, mas ainda sobrevive!

    abc

  94. Avatar de JF
    JF

    Tantos dias perdidos a jogar isto! xD KKKK

  95. Avatar de Tomás
    Tomás

    GODLIKE!

    organizem aí uma noitada de Unreal Tournament GOTY pplware 😀

  96. Avatar de ut99player
    ut99player

    Para quem quiser dar uns tirinhos sigam as instruções:

    DL UT here: http://tinyurl.com/ut-chicken – Updated with newest renderers/fixes/addons. UnRAR, Change controls and go!

    HF 😉

  97. Avatar de Pl4za
    Pl4za

    Por aqui ainda se joga em lan nas residências da ubi!

  98. Avatar de kEnOBi
    kEnOBi

    Era este e o quake 3 arena… Era até a vista não aguentar mais e parar era um castigo… Grande jogão!

  99. Avatar de Pedro Lopes
    Pedro Lopes

    O jogo era/é muito bom, mas o que era excelente mesmo era a banda sonora: http://www.youtube.com/watch?v=tDHxiDA1Y6s

  100. Avatar de Carlos Gabriel Lopes
    Carlos Gabriel Lopes

    Muito joguei isso… Ainda há pouco tempo o tinha instalado no pc velho…

  101. Avatar de Pedro
    Pedro

    Belas recordações. É uma pena que a grande parte dos clãs da altura já não existam. iEC, T, SID, LI, IM, IFA, RATS, BATS, UP…

    Há por ai vídeos dos clãs de instagib desses tempos?

    No Youtube encontrei estes:

    instagib Metal: https://www.youtube.com/watch?v=bOVhZALMN30
    ALL (?)/LI: https://www.youtube.com/watch?v=1Ecvvo1Qm0Q
    MB: https://www.youtube.com/watch?v=wsy7bf2zEok
    instagib Elite: https://www.youtube.com/watch?v=qeko8dxd8U4

    Alguém conhece mais?

  102. Avatar de Bruno
    Bruno

    tb joguei isto muitos anos.. nos iM e dps nos FyA.. chamavam-me na altura spawn x)

  103. Avatar de CPauloF
    CPauloF

    Estamos em2020. Eu ainda jogo UT99

  104. Avatar de João Grilo
    João Grilo

    Excelente artigo e grande jogo! Boas recordações!

  105. Avatar de João Grilo
    João Grilo

    E jogar em mapas de BunnyTrack? Bons tempos!
    Relembrar o jogo através da Soundtrack no youtube também é sempre bom, especialmente a trabalhar no PC!

  106. Avatar de poupinha de sagu
    poupinha de sagu

    E pior é velho d+,