Não gosta do ambiente gráfico do Ubuntu? Instale o Pantheon

22 Comentários

Depois de abandonar a interface unity, o Ubuntu passou a vir com o ambiente gráfico Gnome. Este ambiente gráfico é bastante estável e funcional, mas no mundo Linux existem outros ambientes mais bonitos.

Para quem gosta do ambiente gráfico do Elemantary OS, o Pantheon, hoje vamos ensinar como o podem ter instalado no Ubuntu.

Ubuntu


O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Esta distribuição tem um fantástico look and feel, garante um bom desempenho e é bastante estável.

Relativamente ao look and feel, o segredo está no ambiente gráfico Pantheon (que, na prática é uma shell GNOME modificada) que dá uma certa elegância ao sistema. Hoje vamos ensinar como podem instalar este ambiente gráfico na distribuição da Canonical.

Como instalar o Pantheon no Ubuntu?

Para instalar o ambiente gráfico Pantheon no Ubuntu devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Instalar o repositório do elementaryOS no Ubuntu

sudo apt-add-repository ppa:elementary-os/stable

Ubuntu

Em seguida vamos criar o ficheiro elementary.list…

sudo touch /etc/apt/sources.list.d/elementary.list

…e adicionar a seguinte informação:

deb http://ppa.launchpad.net/elementary-os/stable/ubuntu bionic main
deb-src http://ppa.launchpad.net/elementary-os/stable/ubuntu bionic main

Ubuntu

O próximo passo é importar as chaves para o repositório. Para isso basta que usem o seguinte comando:

sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 6C8769CEDC20F5E66C3B7D37BF36996C4E1F8A59

Para finalizar esta parte, basta que mandem atualizar a lista de repositórios.

sudo apt update

Instalação do Pantheon

Depois da instalação do repositório é hora de instalar o ambiente gráfico Pantheon. Para isso executem o seguinte comando:

sudo apt install elementary-desktop

No nosso caso escolhemos o lighdm como gestor de janelas.

Ubuntu

Depois de instalado, fazer logout à sessão atual e voltar a entrar no Ubuntu com o ambiente Pantheon.

Ubuntu

Ao contrário do Windows ou do macOS, no Linux é muito simples instalar outro ambiente gráfico que se adapte às nossas preferências. Além do Pantheon, existem outros ambientes gráficos interessantes como é o caso do Cinnamon.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zedaslixas
    zedaslixas

    é bom, mas eu gosto mais do Pantheon, bastante mais personalizavel e me faz lembrar a democracia, as suas esculturas e acima de tudo o Partenos, afinal ainda todos vivemos em 447 AC e adoramos Fidias o mago dos desktops!

  2. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    É desse tipo de matéria que tenho sentido falta no pplware. Obrigado.

    1. Avatar de William
      William

      Hehehe, eu também, adoro matérias sobre linux, o problemas são os comentários…

  3. Avatar de Willy Wonka
    Willy Wonka

    Acho melhor usar o Pantheon na distro de origem, ou seja, no elementaryOS.
    Esse negócio de ficar instalando uma interface por cima da outra só vai fazer o sistema ter maiores chances de quebrar.
    Ainda mais se for interfaces com toolkits totalmente diferentes, tipo gnome e kde juntos. Não dá…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Até concordo! E o elementaryOS é qualquer coisa 😀

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Mostrem as interfaces gráficas mais feias, horrendas do Linux. Tipo iceWM, Moksha, Ratpoison, Trinity…

    1. Avatar de Pedro Pinto
    2. Avatar de Barbosa
      Barbosa

      O ratpoison foi “descontinuado” por assim dizer, e o foco de quem desenvolveu ficou virado para o StumpWM.
      Porque é que é feio um ambiente sem adornos, só com as janelas do que está a correr abertas?

  5. Avatar de Mikael Korinski
    Mikael Korinski

    Pantheon e dos meus favoritos mas prefiro leblanc ou morgana para mid

    1. Avatar de Jaco
      Jaco

      100% certo. Melhor a Morgana, Lux ou Soraka.

  6. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Eu troquei o Gnome pelo XFCE…. O ganho foi incrível na minha maquina

  7. Avatar de Usuário
    Usuário

    O que significa “look and feel”?

    Não consegui entender a matéria por causa disso.

  8. Avatar de anderson
    anderson

    como removo essa coisa agora?

    1. Avatar de ademirt
      ademirt

      Isto deve remover toda interface e se houver algumas dependências.

      sudo apt remove –purge elementary-desktop -y && sudo apt autoremove -y

      1. Avatar de ademirt
        ademirt

        sudo apt remove –purge elementary-desktop -y && sudo apt autoremove -y

  9. Avatar de Marcos Vinicius Dunguel Nunes
    Marcos Vinicius Dunguel Nunes

    Boa noite.
    Já foi tarde Unity.
    Para mim o pior ambiente gráfico para o ubuntu.

  10. Avatar de Marcos Vinicius Dunguel Nunes
    Marcos Vinicius Dunguel Nunes

    Boa noite.
    Apenas para citar, uma outra coisa que precisa ser abandonado é o particionador do centos 7. Outra porcaria. Muito amarrado. O do centos 6 é muito melhor e bem mais flexível.

  11. Avatar de Tomás Quintal
    Tomás Quintal

    Elementary OS *

  12. Avatar de Tony
    Tony

    Muito Obrigado! Não! O que eu penso do Elementary OS? Aí Vai! Alguma coisa que eu não sei o que é em cima da base do Ubuntu 18.04. Pantheon DE é simples e sofre de falta de eficiência; Gestor de atualizações embutido em de instalar e remover programas. Quanto se é estável e confiável, não sei. Carreguei o sistema por um pen drive num notebook meu e: passe mais adiante e não venha com Pantheon e outras coisinhas mais. Bonitinho, mas ordinário. Também não confio em um SO. com dois gestores de janelas. Fico com o Ubuntu, Mint e Debian. Abraços.

    1. Avatar de Clodoaldo Santos
      Clodoaldo Santos

      Concordo plenamente.

  13. Avatar de Artur da Silva
    Artur da Silva

    Eu uso o Cinnamon >.-.> :v na minha opinião é bom…

    Simples, direto ao ponto e pratico kkkk ^.-.^ 😛