Hattrick Football Manager: O dinossauro dos Online Football Manager

31 Comentários

Se é fã da saga Football Manager, se não se sente propriamente atraído por gráficos exuberantes, se não se revê na lógica das opções in-game “pay-2-win” e se prefere um ritmo de jogo slow-paced de gestão a longo prazo que não consuma muito do seu tempo, então o Hattrick Football Manager é o jogo indicado para si.



21 ANOS DE HISTÓRIA

O apogeu dos text-based browser games há muito que teve lugar e no que toca ao segmento de gestão desportiva têm sido inúmeros os casos de projetos que desapareceram ou viram o seu desenvolvimento interrompido por tempo indeterminado.

Criado em 1997 na Suécia, o Hattrick conta com mais de 220 000 utilizadores – 7 000 deles portugueses – e mantém-se como um dos jogos mais apreciados pelos fãs do género.

Para além das constantes correções e aperfeiçoamentos, foi recentemente lançada uma nova e melhorada aplicação Hattrick Mobile (disponível para iOS e Android). Do mesmo modo todo o site, num processo que incluiu um concurso aberto a designers do todo o mundo, está a ser otimizado de modo a tornar-se ainda mais user friendly.

De referir ainda que estão presentes no jogo praticamente todos os países falantes de língua portuguesa, a saber: Angola, Brasil, Cabo-Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, sendo deste modo uma das comunidades mais representadas no universo hattrickiano.

Ao se registar terá direito a uma equipa. É possível controlar uma segunda e até terceira equipa, inclusive noutros países que não o de origem do utilizador, mas apenas para os chamados “Sócios-HT”, ou seja, utilizadores pagantes. No entanto, estes utilizadores não possuem qualquer tipo de vantagem competitiva sobre os utilizadores não pagantes.

Cada temporada tem a duração de 16 semanas reais, num modelo competitivo assente numa estrutura piramidal, composto por séries de 8 equipas cada que por sua vez estão inseridas em divisões, 6 no caso de Portugal.

Na sua essência o Hattrick não diverge muito dos seus competidores ao permitir ao utilizador, no papel de treinador, gerir o clube nos mais variados domínios: plantel, tática, treino, um mercado de transferências muito dinâmico, estádio, Academia de Jovens, participação em competições oficiais (e não só) nacionais/internacionais de clubes, selecções Sub-21 e AA, entre muitas outras coisas.

Se há aspeto no qual o Hattrick sempre se destacou foi pela sua comunidade, vasta, extremamente diversificada (estão presentes no jogo 128 países) e muito dinâmica.

Os fóruns do jogo, mesmo que não sejam tão ativos como dantes, continuam a ser espaços de conversa e debate sobre os mais variados assuntos, relacionados ou não com o jogo. Esta vitalidade leva a que existam diversos addons e programas de apoio não oficiais – mas certificados pela Administração do Jogo – torneios e competições não oficiais e inclusive eventos IRL entre utilizadores.

Está então à espera do quê? Registe-se e junte-se a esta comunidade global de treinadores de bancada. Prove a si mesmo que é capaz de levar o seu clube até à conquista da Super Liga portuguesa e quiçá derrotar os melhores clubes do mundo na prova mundial de clubes, o Hattrick Masters ou até mesmo chegar a selecionador nacional.

A nova temporada arranca no próximo sábado e por isso esta é a altura ideal para dar inicio à sua longa caminhada de sucesso no mundo do Hattrick!

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D!
    D!

    Deixo aqui outro “famoso” na altura para quem gosta de Counter-Strike

    http://www.cs-manager.com

  2. Avatar de Spoky
    Spoky

    Osm bem melhor que isto e mais não digo

    1. Avatar de Rason
      Rason

      para rir. OSM é puro lixo, ainda por cima pay to win

  3. Avatar de André Nunes
    André Nunes

    Olá, eu sou o Quase. Já jogo este jogo desde há 50 kilos atrás. 🙂

    Um grande abraço

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Olha o quase por aqui! Daqui é o joguirian…

  4. Avatar de Sandra
    Sandra

    Este jogo é uma porcaria. As equipas cristalizam e é quase impossivel passar de divisão. Porque quando isso acontece as equipas da divisão superior possuem um nivel muito mais elevado e não é possivel competir com elas, sendo a descida mais do que garantida. Que ninguem perca tempo com esta porcaria…. ah, e existe batota aos molhos….

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      A isso chama-se entre muitas outras coisas falta de planeamento, gestão, paciência e talvez inteligência?

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    Já estou a quase 10 anos jogando

  6. Avatar de Luis Gomes
    Luis Gomes

    Desde 2005 jogo hattrick, só agora cheguei a segunda divisão do Brasil.
    Bom jogo que precisa de planejamento ao longo prazo.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    O melhor do género e tb dinaussauro é o managerzone que tem user que jogam a 15 anos ou quase 10 como eu

  8. Avatar de Luís Marques
    Luís Marques

    Este jogo é fantástico e a sua longevidade (mais de 20 anos online) prova isso mesmo. Mas não é um jogo de criancinhas.

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Fui dos primeiros a jogar Hattrick online, eu e um grupo de amigos com os quais faziamos os amigáveis 🙂 Já lá vão alguns 12 anos ou mais..
    Isto e Barafranca 🙂 alguém aqui jogou Barafranca?

  10. Avatar de Francisco
  11. Avatar de Oxodor
    Oxodor

    Desde Março de 2006! Acho que tanto tempo a jogar explica muito. Até já tive o prazer de passar pela Super Liga.

  12. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    Em primeiro lugar obrigado ao Pplware pela abertura que tiveram em publicar este artigo. Foi sem dúvida alguma uma excelente forma de dar a conhecer a uns, e relembrar a outros, o verdadeiro fenómeno que este jogo foi, é e continuará a ser.

    Não se esqueçam de partilhar o artigo junto dos vossos amigos e através das vossas redes sociais. Afinal de contas a verdadeira magia do Hattrick está na sua comunidade 🙂

    Um abraço!

    1. Avatar de Cláudio 'sTeVe-' Soares
      Cláudio ‘sTeVe-‘ Soares

      É verdade Ricardo, obrigado por me relembrares deste jogo que durante tantos anos me divertiu, mas que por alguma razão profissional ou pessoal me fez deixar de jogar, voltei assim hoje ao fim de quase 4 anos a reactivar a minha conta, isto devido ao teu artigo.

      Será contudo um novo desafio uma vez que ao fim de tanto tempo volto à estaca zero, inicio esta nova jornada com uma esperança de prosperidade desde magnifico jogo.

      Um sentido abraço deste velho jogador!

      1. Avatar de Ricardo Ribeiro
        Ricardo Ribeiro

        É bom ver antigos utilizadores de regresso. Fico feliz por saber isso.

        Já sabes que podes contar com a comunidade para te ajudar no que for preciso.

        Bom regresso 😉

  13. Avatar de zezinho
    zezinho

    nem sei como é que podem gostar desta porcaria! um manager de faz de conta…

  14. Avatar de Ricardo Filipe
    Ricardo Filipe

    Muito bom. Na minha conta actual (epilif80) são 8 anos mas joguei entre 2000 e 2006 sensivelmente. Não consegui reactivar equipa porque email deixou de existir…(era da simplesnet).

    1. Avatar de Ricardo Filipe
      Ricardo Filipe

      E agora estás na minha serie ahaha

  15. Avatar de Dobarta Aurel
    Dobarta Aurel

    Almost 11 years and counting! Hattrick org really is THE BEST!

  16. Avatar de Sebas
    Sebas

    Parabéns pela iniciativa.
    Excelente artigo.
    A jogar desde 01-12-2011

  17. Avatar de Filipe Varela
    Filipe Varela

    Excelente artigo! Aos anos que não jogo hattrick… Há uns bons anos atrás era um dos meus maiores vícios.

    http://footballmanager.pt

  18. Avatar de Hugo
    Hugo

    Aqui NaMoush 🙂

    Joguei cerca de 13 anos mas perdi a equipa recentemente por falta de logins. Foram muitos anos mas infelizmente o jogo “parou” no tempo.

    Grande abraço

  19. Avatar de 21Grams
    21Grams

    O que diferencia este jogo dos restantes, e que me fez despertar a atenção, é que não é preciso pagar nem estar constantemente online para ter sucesso (é possível ter sucesso só com um login por semana).

    Mas este sucesso demora o seu tempo. É necessária muita paciência (muita mesmo), e um planeamento estratégico a longo prazo (quem quiser atingir o topo terá de esperar no mínimo 2 anos reais). Por isso quem quer um jogo onde possa ter sucesso num estalar de dedos esqueça, não é por acaso que a faixa etária dos utilizadores é alta.

    Sou utilizador há 11 anos e continua a ser o meu jogo favorito.

    Visualmente pode não ser muito apelativo, mas isso é irrelevante, quase se está num jogo onde não basta querer, é necessário uma estratégia de longo prazo, e uma análise estatística mais cuidada.

    É verdade que o número de utilizadores desceu substancialmente, atingindo o pico em 2006 com cerca de 900 000 utilizadores em todo o mundo. Há quem diga que algumas figuras públicas também já jogaram (Vilas Boas?). Mas neste momento são menos mas continua a ser é uma comunidade bem adulta e no geral porreira.

    Aconselho a toda a gente e não se sintam assustados no início, primeiro estranha-se depois entranha-se. Façam uma visita aos fóruns, pois apesar de não ser como no passado ainda há muita atividade.

    Boa sorte!

    ps: para os que iniciam, leiam o manual que ajuda muito no ínicio.

    1. Avatar de Raposeiras FC
      Raposeiras FC

      Nem mais!! 🙂

  20. Avatar de Cremildo Octávio
    Cremildo Octávio

    Esse jogo é incrível, mas requer plano a longo prazo para lograr sucessos. É preciso muita calma, pois ninguém escala uma montanha aos saltos.
    Eu jogo, sou Moçambicano um dos poucos user online em Moçambique, quer me desafiar procura por Dragão Azul F.C.

  21. Avatar de Ricardo R
    Ricardo R

    Começou agora a pré-temporada e como tal é a melhor altura para quem quer regressar/ingressar no jogo 🙂

  22. Avatar de Chico_Almeida
    Chico_Almeida

    Jogo HT há 15 anos e só deixarei de jogar quando as forças,mentais e físicas, me faltarem. Tenho 56 anos de idade e não é por acaso que o nome da minha equipa se chama “H@ttrick4ever”.
    Em 2010 fui diagnosticado com um cancro maligno e incurável. “Mieloma Múltiplo”. Foi no hattrick que me refugiei, no jogo em si e nos fóruns, para puder ultrapassar a fase inicial da doença e a mais difícil. É no hattrick que ainda me refugio. Posso dizer que sou um viciado em HT.
    É de todos os jogos online, o melhor.