Novos problemas na atualização de outubro do Windows 10, agora com drivers Intel

29 Comentários

A atualização de outubro do Windows 10 tem sido uma constante dor de cabeça para os utilizadores e principalmente para a Microsoft. Esperava-se que trouxesse um conjunto alargado de novidades, mas na verdade apenas trouxe problemas.

As falhas têm-se acumulado e a mais recente está novamente a bloquear o acesso a alguns utilizadores, e a culpa parece ser um simples driver da Intel.

Windows 10 atualização de outubro Microsoft Intel driver

Depois de ter estado publicada e disponível, a build 1809, conhecida como atualização de outubro do Windows 10, acabou por ser retirada aos utilizadores. A razão era uma única e estava a causa a eliminação dos dados pessoais dos utilizadores.

Para resolver o problema foi retirada e corrigida, acabando por voltar ao Windows, esperando-se que tudo estivesse passado. A verdade é que os problemas voltaram e têm-se revelado, para prejuízo dos utilizadores.

A mais recente falha vem de drivers da Intel, nas versões 24.20.100.6344 e 24.20.100.6345, que levam a que os computadores ligados a ecrãs ou televisores, via HDMI, USB-C ou DisplayPort, fiquem sem áudio.

Windows 10 atualização de outubro Microsoft Intel driver

Curiosamente, este problema parece não ter sido trazido para o Windows 10 pela Microsoft, mas sim pela própria Intel, antes da chegada a atualização de outubro, que ativou algumas funcionalidades que não são ainda suportadas pelo Windows 10.

Sabe-se que a Microsoft está já a tratar de resolver o problema, mas para o limitar, acabou por bloquear a instalação da atualização do Windows 10 nas máquinas que têm estes drivers instalados. Não existe ainda uma data para o lançamento de uma correção para este problema.

Este é apenas mais um problema de uma longa lista de falhas que têm atingido a atualização de outubro do Windows 10. A Microsoft tinha apostado muito nestas novidades, mas a verdade é que o foco tem estado nos problemas que constantemente estão a surgir nesta nova build.

As novidades da atualização de outubro do Windows 10

Conheça as 5 principais novidades da atualização de outubro do Windows 10

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JCFB
    JCFB

    Shintel Inside™

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Aqui está um dos linuxaólicos… Geralmente é malta que usa amd porque as outras marcas não se dão ao trabalho de fazer drivers que trabalhem a 100% apenas para “meia dúzia” de pessoas.

      1. Avatar de celso
        celso

        Calado eras um poeta!
        Quem usa Linux, assim como eu, desde sempre soube que os processadores e gráficas que sempre tiveram boa compatibilidade com o Linux eram as da Intel, com exceção de uma ou outra série, que se bem me recordo eram as GMA 500 e 600, penso eu. Só de há uns anos para cá, é que a AMD começou a apostar mais no open source.
        E mesmo que ele use Linux, não tem razões para dizer aquilo. Nem tu!
        Informa-te primeiro.

        1. Avatar de SoulReaver
          SoulReaver

          Má nada 😉 Não percebo todo o hate contra os utilizadores linux… Eu utilizei durante algum tempo dualboot, mas os problemas que têm surgido em cada atualização que a Mircrosoft disponibiliza fez com que abandonasse o windows e desde esta última barracada com o windows que só utilizo Linux…mas não chamo nomes a ninguém por não gostarem de Linux…ninguém obriga ninguém a utilizar seja o que for…A liberdade de escolha é muito importante ppl, pensem nisso antes de criticarem seja quem for..são preferências…respeitem isso…

      2. Avatar de Mateus
        Mateus

        1) se as marcas vendem e fazem milhões com o hardware para essa “meia dúzia” de pessoas (nos quais estão grandes centros de investigação, empresas, etc) também podem fazer controladores para eles. O hardware Intel, Nvidia, etc não é exclusivo para Windows. Nota que eu uso Windows e não penso usar a curto prazo Linux.

        2) que eu gaste umas centenas de euros no CPU Intel, centenas na gráfica Nvidia, centena na impressora HP e pague indiretamente para ter Windows e as coisas não funcionem… é inaceitável. Se para ti é e se gostas de passar o dia em fóruns das marcas ou tens muito tempo…para muitos milhões não, e por isso buscam alternativas por exemplo na Apple.

        Após o update de outubro e ainda pior, após o update de há 1-2 semanas, em 4 PC:
        – não imprime, não digitaliza e mesmo imprimir para pdf da erro
        – um portátil com duas gráficas dá ecrãs azuis e o suporte da Microsoft diz para reinstalar tudo de novo ou falar com a Asus(?!?!) Então o update que lixou tudo foi da Microsoft e eu devo falar com a marca?
        – às vezes o cpu fica no máximo sem razão aparente. Antes do update zero, depois tudo isto. Não uso craques, tudo oficial e com antivírus.

        B..ta de Microsoft, cada vez pior…

      3. Avatar de Luis
        Luis

        Confesso que tenho alguma dificuldade em compreender uma discussão técnica reduzida a uma discussão clubística. Ora é intel vs amd, win vs GNU/Linux vs MacOS, android vs ios, etc. …. Infelizmente e cada vez mais as pessoas acantonam-se e não querem fazer um esforço de tentar perceber o outro lado. Tudo se reduz a “meu é melhor do que o teu” sem qualquer argumentação válida.
        Em relação aos “linuxaólicos” (acho que queria dizer Linux acólitos), que os há, digo-lhe que sempre usei Windows no trabalho, mas por diversão e hobbie uso Linux em casa, embora também tenha no mesmo PC o windows. Devo-lhe dizer que entendo perfeitamente quem é fã do Linux. A liberdade e o gozo que dá explorar este SO é absolutamente fantástico. E felizmente que hoje em dia há imensos cursos gratuitos online, ex. Edx, netcad (CISCO), Coursera etc. Embora para quem queira fazer um uso normal, não tenha que fazer nenhum curso, tem um ambiente gráfico (e.c Ubuntu) tal e qual como o Windows e um repositório de software onde pode pesquisar pelo software que quer instalar. Não precisa de usar a linha de comandos. Experimente, o conhecimento nunca fez mal a ninguém e assim pode comparar entre win e Linux de uma forma sincera e sem ser faccioso. E se no fim gostar mais do Windows perfeito. Outros irão, por outros motivos, preferir outros SO. No fundo é tudo software e cada um deve usar o que lhe for mais útil! O que importa é ter conhecimento para discutir e escolher com clareza e objetividade. Nada como ter uma discussão técnica à séria! Aprender não custa! 😉

      4. Avatar de JCFB
        JCFB

        lol uso o windows 10. tenho cpu amd e gpu nvidia. Mas sim, por acaso vou comprar uma da amd.

  2. Avatar de MACnista
    MACnista

    tá bonito tá!!!!, nunca mais acertam, afinal à terceira não é de vez!!!

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      Eu para digitalizar e imprimir em casa esta semana tive que recorrer ao S9 Plus, nos PC com Windows dá um erro ao imprimir (seja para a impressora ou pdf…)

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        … realmente, é só triste isso!!! enfim!!!!

  3. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    O problema dos drivers também é transversal ao Windows 7. Portas USB e leitores de cartões internos estão a activar o write-protect como se fosse por hardware e a única forma é reverter os 4 controladores que foram instalados pela actualização de Novembro. Ao mesmo tempo é preciso bloquear a sua actualização, pois ao ligar à net, o update tenta-os instalar…

    1. Avatar de Blue Screen of Death
      Blue Screen of Death

      É fundamental desativar sempre, mas sempre, a instalação automática de Updates…

  4. Avatar de Blue Screen of Death
    Blue Screen of Death

    Uma vergonha, um autêntico LIXO esse Windows 10!

    A Microsoft já não é o que era, e isso percebe-se perfeitamente quando se regressa a um SO desenvolvido há uma década (Windows 7) e esse regresso representa um verdadeiro e real Upgrade.

    Para aqueles que irracional e irrefletidamente se precipitam sempre a abraçar o suposto último “grito da tecnologia” e agora andam aos “berros”:

    “Não há almoços grátis…” ; “ A cavalo dado não se olha o dente…”
    “O que nasce torto nunca se endireita…” ; “O pior cego é aquele que não quer ver…”

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      “O que nasce torto nunca se endireita…” –– Acho que para isso há solução, chama-se Viagra!!!!!

  5. Avatar de José
    José

    Há outro problema que detetei ontem. Se tiver uma política de utilizadores aplicada (por exemplo: não deixar um user abrir o painel de controlo etc) ele limpa essa política na atualização…

  6. Avatar de S. Lucas
    S. Lucas

    Pra mim foi uma solução simples e prática para o problema.
    Configuração de áudio – propriedade – escolher com o botão direito o dispositivo conectado como dispositivo de áudio padrão.
    Corrigido.

  7. Avatar de Rason
    Rason

    esta microsoft não sabe fazer nada

  8. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Ouçam lá, se “a culpa parece ser um simples driver da Intel” (para quem não leu o artigo, esta é a 2ª linha do 2º parágrafo!) a que propósito é que descarregam em cima da Microsoft?
    Que tal pensarem (e lerem!) antes de escreverem que a culpa é da Microsoft?
    A Microsoft é responsável pelo drivers dos outros fabricantes? Não me parece!
    Imaginem a Michelin a lançar um pneu para um determinado carro mas depois esse carro tem problemas com os pneus, a culpa é da marca do carro ou da Michelin?
    Haja paciência!

    1. Avatar de Vítor M.

      Sabes a política de utilização da Microsoft em relação aos drivers que usa de terceiros? Era interessante perceberes isso 😉

      1. Avatar de Paulo Morgado
        Paulo Morgado

        Vítor e tu? Sabes?

        Esclarece lá os que não sabem!

        1. Avatar de Vítor M.

          Podemos um dia até fazer um artigo a desenvolver este tema, para já procura por Windows Driver Kit (WDK) 😉 e vais ver que descobres mais sobre o assunto.

          1. Avatar de Paulo Morgado
            Paulo Morgado

            Eu não tenho que procurar porque eu sei

            E neste caso não será bem o WDK que será necessário entender, mas sim o WDDM…..

  9. Avatar de Francisco
    Francisco

    Considero-me um privilegiado. Desde que uso Windows 10 nunca tive problema algum com qualquer atualização, o processo sempre foi fluido e bastante rápido. Devo ser um tipo muito porreiro ou então é mesmo sorte!

    Ah, e migrei de MacOS, a minha ultima experiencia em Windows foi na versão 8.1. Terrível e completamente inutilizável, em contraste está, para mim, o Windows 10 que até agora tem estado impecável em todos os aspetos.

    1. Avatar de Israel
      Israel

      Já somos dois, nunca tive qualquer problema com o Windows 10, sejam antigas ou novas.

      E já foram dezenas de dezenas de instalações e népia de problemas, não consigo perceber este pessoal que só se sabe queixar e falar mal, …bem…acho que o problema é mesmo das pessoas!

      Este Windows é maravilhoso, o melhor sistema sem dúvida e não me venham falar de Linux que é um sistema completamente diferente.

      1. Avatar de Israel
        Israel

        *sejam antigas ou novas ( instalações ).

        1. Avatar de pedro matos
          pedro matos

          Por acaso também me considero um privilegiado,desde que desliguei à brute força as actualizações em Setembro nunca mais tive problemas.

  10. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Pertenço ao programa da Microsoft,o Windows Insider,sobre o sistema operativo Windows 10.Por um acaso,ou sorte não sei,estava para formatar o meu computador em meados do passado mês de Outubro.Como na altura foi o que foi deixei andar.Agora com tantos bugs e problemas de actualizações só irei formatar o computador na próxima grande actualização que será,penso eu, lá para Abril do próximo ano.Até lá nem mexo no PC !! É que nem lhe toco !!

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Depois admiram-se que o windows7 ainda esteja na ribalta…