Portugal: Por cada 100 carros vendidos 5 já são elétricos

27 Comentários

Realizou-se ontem na cidade da Guarda um conjunto de conferências cujo tema central foi “Mobilidade Urbana Sustentável”. O evento contou com a presença de José Gomes Mendes, secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, que revelou que existe um crescimento “exponencial”, este ano em Portugal, com a venda de carros elétricos.

Segundo o governante, “já se venderam, até setembro, bem mais veículos elétricos este ano do que em todo o ano passado”.


Mobilidade Urbana Sustentável” foi o tema central das Conferências da Guarda que decorreram ontem à tarde, dia 21 de novembro, nos Paços do Concelho, cuja sessão de abertura esteve a cargo do Presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, e do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes Mendes.

Divididas em três painéis, as conferências tiveram como oradores convidados Paula Teles, CEO da empresa Mobilidade e Planeamento do Território, Ariana Simplício, Consultora Sénior TIS – Consultores, Susana Castelo, Administradora TIS. João Marujo, arquiteto e Pedro Ribeiro da Silva, Coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência.

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado assumiu que os números das vendas de veículos elétricos em Portugal “são muito satisfatórios”. “A taxa de penetração dos veículos elétricos e híbridos plug-in, quando comparada com o total de veículos vendidos, até setembro deste ano, já vai em 5,4%, portanto, está mais do que a duplicar a cada ano.

Segundo o governante, “por cada 100 carros vendidos, mais de cinco já são elétricos”, “um crescimento que começa a ser exponencial”.

Para José Gomes Mendes, “o português comum já percebe que há vantagens em utilizar veículos de emissões zero, portanto, descarbonizados”. O Governo tem uma meta de, em 2040, todos os novos veículos vendidos em Portugal serem veículos de zero emissões ou [de] muito baixas emissões. Com o andamento da adesão das pessoas à mobilidade descarbonizada, eu acredito que este objetivo vai ser conseguido bem antes de 2040”. O Governo também está a investir na rede nacional de carregadores rápidos e semi-rápidos.

Segundo o Vice Presidente da Câmara da Guarda, Dr. Carlos Monteiro, a discussão dos temas acerca da Mobilidade Sustentável nas cidades é de extrema importância, pois em seu entender…

As pessoas são o foco principal da nossa ação… Um planeamento da cidade, das suas estruturas, vias e espaços públicos direcionado para as pessoas, que inclua todos sem exceção e que assente na eliminação de barreiras, sejam elas físicas ou de outra natureza, é um escopo fundamental que urge prosseguir.

Apostamos igualmente na promoção de meios de transporte amigos do ambiente e socialmente sustentáveis de forma a melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos e daqueles que nos visitam.

Incentivos em Portugal

Como o Pplware revelou há alguns dias, o Governo vai aumentar apoios para a compra.  O secretário de Estado referiu que, em além de serem mantidos os apoios estes serão “até aumentados”. Em 2019 há a previsão que “pela primeira vez, exista um incentivo à aquisição de bicicletas elétricas”.

Fotos: FB do Municípioo da Guarda

Leia também…

Veículos elétricos – Governo vai aumentar apoios para a compra

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Vala
    Tiago Vala

    Elétricos ou híbridos ???

    Sabem as diferenças certo ?

    1. Avatar de Dani
      Dani

      Híbridos plug-in não são o mesmo que simplesmente híbridos. Têm uma bateria maior, que pode ser carregada separadamente, o que os permite fazer alguns quilómetros em modo totalmente eléctrico (entre 30km a 80km consoante o modelo)

  2. Avatar de miguel
    miguel

    É o futuro para quem faz menos de 100Km dia, neste momento já compensa ter um carro destes, temos um pais com bastante sol que pode ser usado para gerar a sua própria energia.

    Mas do que isto ainda não é solução, mas acredito que mais de 70% dos utilizadores que tem carro na gaagem não fazem mais de 100km dia.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      *Mais do que isto ainda não é solução (100km dia)!

      1. Avatar de Dani
        Dani

        Já há bastantes carros eléctricos que têm uma autonomia de mundo real superior a 300km.

        São o futuro, é inegável.

    2. Avatar de celso
      celso

      Sim, no meu caso, faço 30 km por dia (ida e volta) para o trabalho e a minha mulher faz cerca de +ou- 100km.
      Para mim, mesmo que tenha que comprar baterias ao fim de 10 anos, só o que a minha mulher gasta de gasóleo por mês (+ ou – 220€), compensa e bem. Menos manutenções, menos barulho, fumos. Sem esquecer o estacionamento gratuito.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    E apostarem no hidrogénio? e em meios de produção dele? Para baixar o preço… Isso sim…

    1. Avatar de Nuno Manuel Nogueira Afonso
      Nuno Manuel Nogueira Afonso

      Concordo 100%, para além do custo ambiental da reciclagem das baterias.

    2. Avatar de Telmo M.
      Telmo M.

      O hidrogénio tem tudo para ser mais caro que os carros 100% a bateria. Para além disso, os carros a hidrogénio também têm uma bateria (relativamente) grande.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Mas são uma solução viável e solucionam problemas de armazenamento de energia, pode reduzir a quantidade de carvão necessária só para carregar os carros electricos.

        1. Avatar de Dani
          Dani

          Tens a noção que o hidrogénio não aparece “do ar”, não tens?

          A quantidade de electricidade necessária para gerar hidrogénio de forma limpa (hidrólise) é suficiente para fazer um carro a bateria andar o triplo da distância. Ou seja, carros a hidrogénio são 3x menos eficientes energicamente do que carros com bateria.

          Com carros a hidrogénio o problema da “quantidade de carvão” para gerar electricidade só aumenta ainda mais.
          A não ser que uses o hidrogénio que há no mercado, derivado dos combustíveis, e por isso longe de “zero emissões”.

    3. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Basta procurar no google por estudos feitos…. o hidrogénio é menos eficiente do que a eléctrico! Começa logo na produção, passando pelo transporte e armazenamento, etc. onde a eficiência do hidrogénio é mesmo muito má… face à produção de electricidade e seu transporte pela rede já existente, que tem percas muito menores. Em termos patrióticos, claro o hidrogénio funcionaria +/- como a gasolina/diesel, é chegar ao posto de abastecimento e seguir viagem.
      Esta é a razão pela qual o carro a hidrogénio não vingou no mercado… e houve vários carros vendidos em regime de ALD na Califórnia…. no entanto o que é que eles têm cada vez mais por lá? Pois… eléctricos!

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      O hidrogénio não é uma solução lógica. Vamos complicar o que já é simples.
      Veículo eléctrico: Utiliza a electricidade para carregar a bateria que depois serve para alimentar o motor.
      Veículo a hidrogénio: É necessário primeiro utilizar electricidade (ou gás natural) para gerar hidrogénio, que depois tem de ser transportado, armazenado e colocado no veículo. Depois é utilizado para gerar electricidade, que é armazenada na bateria, para finalmente alimentar o motor.
      Ou seja:
      Veículo eléctrico: Carregador > Bateria > Controlador > Motor
      Veículo hidrogénio: Depósito > Celula de combustível > Carregador > Bateria > Controlador > Motor
      Mais o desconforto psicológico de saberes que estás a conduzir uma verdadeira Bomba!

    5. Avatar de Joao
      Joao

      Espera… deixa a malta toda comprar carros electricos, descobrir que os electricos são malignos para o planeta e aí então obrigam as pessoas a mudarem de tecnologia. Seja o hidrogenio o qualquer outra. Tal como aconteceu com o diesel.

      1. Avatar de int3
        int3

        mais um acéfalo.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          pois…porque não aconteceu com os diesel, é isso?

      2. Avatar de Dani Silva
        Dani Silva

        Os elétricos não poluem, não têm tudo de escape. O diesel sempre foi sujo, o fumo é preto desde sempre!

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pelos preços que custam, vou para gasolina ou diesel, novamente. Fui ver algumas ofertas, mas pediam sempre 35.000 para cima com motorizações mais fracas.

    1. Avatar de anon
      anon

      Talvez daqui a alguns anos arranjas carros elétricos por menos de 10 mil caso contrario ou banem os carros a combustão ou nos países mais pobres nunca vão vingar em massa.

      1. Avatar de daniel
        daniel

        Quando os carros electricos tiverem impacto nas contas do governo vão aprecer taxas e impostos novos para compensar a quebra de retorno dos impostos relativos aos veiculos poluentes.

        1. Avatar de anon
          anon

          Ou seja nunca vão ser económicos na realidade. Combustíveis também já foram mais baratos 30 anos trás.

  5. Avatar de Nuno Manuel Nogueira Afonso
    Nuno Manuel Nogueira Afonso

    Concordo 100%, para além do custo ambiental da reciclagem das baterias.

  6. Avatar de Oretoh
    Oretoh

    E ainda seriam mais se não fossem tão caros ou tão feios…a maioria deles.

  7. Avatar de marcio dias
    marcio dias

    a alimentar lobbies industriais…
    “Um grande navio de cruzeiros emite tanto CO2 como 83.678 carros; tantos óxidos de azoto como 421.153 automóveis; tantas partículas como um milhão de veículos; e tanto dióxido de enxofre como 376 milhões de carros!” agora imaginem milhares de navios!!!
    não estaremos a olhar para o lado quando se fala de emissões de gases?
    se tudo virasse eletrico não haveria electricidade suficente para tudo! e o custo (em Co2) para produzir essa electricidade? seja carvão ou fosseis? (exceção das renovaveis que o impacto é pequeno) litio… impactos ambientais exploração (mineração) e custo em Co2? transporte? transformação?
    pois é… lobbies das industrias!

    1. Avatar de MIGUEL
      MIGUEL

      O gasóleo e a gasolina não nascem nas bombas amigos. Impacto ambiental conta quantos derramanentos de petróleo ja aconteceram acidentalmente fora os outros. O elétrico é bem mais eficiente

    2. Avatar de int3
      int3

      deves viver em 1950 ou deves ter sofrido uma lavagem cerebral ou simplesmente és acéfalo.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        O teu poder de argumentação é avassalador. Mas tu nem deves saber o significado dessa palavra.