O poder do motor elétrico injeta vida num Mercury 1949

31 Comentários

O Mercury Eight foi o primeiro automóvel da gama familiar produzido pela Mercury em 1939 até 1951. O primeiro Mercury do pós-guerra foi introduzido no ano modelo de 1949. O motor era um V8 com assinatura Ford. Era um clássico musculado ao estilo americano da época.

Atualmente, com o novo paradigma do carros elétricos a conquistar o mundo, o mercado da recuperação de clássicos parece ter descoberto uma nova forma de criar novidade com o velho e de gerar entusiasmo com o restauro futurista. Esta é uma proposta incrível, um Mercury 1949 com um motor elétrico de 298-kW a gerar cerca de 400 cv.

Imagem carro elétrico mercury 1949


De aspeto rude, enferrujado, o carro de gangsters de 1940, como era apelidado, recebe uma reformulação elétrica.

Cada vez iremos ver várias propostas de veículos icónicos eletrificados e com uma vida nova no mundo dos carros de raça. Uma das empresas que tem mostrado várias propostas é a Zelectric Motors. Esta empresa vai buscar os carros de outrora que eram os “desejados do asfalto” e transforma-os em algo verdadeiramente fabuloso. Mas neste campo há várias, como demos a conhecer aqui este incrível Mustang Sixties.

 

Icon apresenta Mercury 1949 com baterias Tesla

Nesta proposta que mostramos hoje foi algo diferente. A empresa de Los Angeles, a Icon, tem uma visão mais arrojada, menos polida e mais selvagem, com pormenores que fazem sentido mostrar a intervenção do tempo nos materiais.

Neste clássico americano dos anos 40, o Mercury 1949, a empresa colocou motores elétricos de última geração, mas deixou o aspeto envelhecido, mal tratado pelos elementos, de forma a aumentar mais ainda o desejo pela diferença.

Assim, no que toca ao motor, foi colocado um elemento de duplo motor elétrico de 298-kW e 400 cv com um conjunto de baterias capazes de fornecer uma autonomia de 322 km.

Nesta combinação de tecnologias, a empresa de soluções de veículos elétricos Stealth EV trouxe a maior modificação à transformação, isto é, trouxe o motor elétrico. Há assim um fabrico a “duas mãos”, entre a Stealth EV e a Zelectric. As duas empresas seguiram com um layout de motor duplo, livre de transmissão, que desenvolve até 400 cavalos e 637 Nm de binário.

Em termos de velocidade máxima, este fantástico carro chega aos 193 km/h. Vem equipado com um módulo de bateria de 85 kWh da Tesla que fornece um alcance entre 241 e 322 km.

Os módulos de bateria foram divididos ao redor do veículo para uma melhor distribuição do peso. O carro inclui uma ficha de carga rápida CHAdeMO 125A abaixo do suporte da placa frontal. Traz ainda um adaptador Supercharger da Tesla atrás da porta de combustível para o carregamento mais rápido usando as estruturas da Tesla.

Os motores elétricos encaixam totalmente na área de transmissão, deixando o compartimento do motor aberto para um toque extra de estilo. Foram colocados apontamentos em alumínio, bem ao estilo V8, ao redor dos controlos de bateria e dos módulos Tesla.

Foram adicionados outros motivos para que o veículo não perdesse os aspeto “vintage” mesmo recebendo tecnologia moderna com laivos de futurismo.

Cada vez veremos mais transformações, provavelmente será o negócio mais lucrativo do segmento automóvel nos próximos anos e certamente teremos a hipótese de apreciar trabalhos como este, onde o clássico se mistura com a tecnologia moderna com resultados fantásticos.

 

Leia também:

Honda S2000 elétrico, com o motor de um Tesla Model S P100D e duas baterias do Volt

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Foi para isto que os carros eléctricos foram inventados!!!

  2. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Muito interessante. Começam a aparecer kits no mercado que permitem transformações bem interessantes.

  3. Avatar de Antonio
    Antonio

    Bué da fixe!!!

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Esse poderá ser o futuro dos clássicos do passado, que são sempre os “desejados do asfalto”, após a proibição dos motores a combustão. Mas é uma pena que perdem a originalidade, e provavelmente o seu valor.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      O pessoal quer carros barulhentos e fumegantes para impressionar as donzelas , é por estas por outras que este planeta esta como esta.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Até parece que um carro a deitar fumo é mais poluente que um carro a bateria…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Para mim nao existe nada melhor que uma bela esplanada no centro da cidade em hora de ponta. Quanto mais fumo e barulho melhor.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Porque uma esplanada cheia de fumo de uma central termo-electrica, numa localidade rural, longe de sí, é bem melhor…

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Por isso é que só passo férias em Sines ali mesmo entre a refinaria e a central termo-electrica. Nao existe nada melhor.

            Podia ir para a serra onde teem aquelas ventoinhas gigantes ou alentejo que possem uns paineis ao sol, mas nao é a mesma coisa

        2. Avatar de Sofredor do Sporting
          Sofredor do Sporting

          Está provado que o carro elétrico uma vez construido e pronto a andar não é poluente….. Mas para o fabricar ultrapassa qualquer diesel durante toda a vida .. É um engano…….. CONCORDO consigo… e há estudos a comprovar essa realidade.

      2. Avatar de MarioM
        MarioM

        Os Ocupantes estão bem dentro do campo magnético, deve dar saúde ?
        digo eu.

        1. Avatar de Simplório
          Simplório

          “Radiações eletromagnéticas dos veículos elétricos são perigosas?”
          https://empresashoje.pt/informacao/portugueses-avaliam-radiacoes-nos-veiculos-eletricos/

      3. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        tinham que aparecer dois trolls .

        1. Avatar de Pedro Ribeiro
          Pedro Ribeiro

          Quer dizer que se safa alguém?!!!

          1. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            Não sou caçador nem quero ser .

      4. Avatar de Realista2
        Realista2

        Tinha de vir um esperto… Secalhar o pessoal gosta de ouvir os motores e não de ouvir um secador de cabelo… E se houvesse interesse já existe combustíveis renováveis para motores de combustão que tornava as emissões quase nulas… Mas não interessa o que interessa e impingir carros e motos a pilhas…

        1. Avatar de Velder Haz
          Velder Haz

          Temos que ser realistas, o elétrico já existe há anos!!! Muitos dos transportes públicos são movidos a energia elétrica à décadas, a falta de barulho é um problema, a eletricidade também pode resolver esse problema….

          https://youtu.be/Qo7XE_lsiOc

  5. Avatar de Miguel Duque
    Miguel Duque

    Sou a favor e contra ao mesmo tempo, mas mais contra, pois quem tenha algo clássico não vai andar todos os dias, vai passar provavelmente muitos dias parados e apenas se dá umas voltas, e não vão ser essas voltas que vão piorar ainda mais o planeta. No dia à dia sim sou a favor do elétrico.

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      Em primeiro lugar, isto não é um clássico. E o que é que te diz que não é para andar todos os dias?

  6. Avatar de Polo
    Polo

    Vi esse carro num video do rich rebuilds, top

  7. Avatar de ARS
    ARS

    Os carros nunca deveriam ter deixado de ser elétricos, como o início promissor, no qual La Jamais Contente batia todos as marcas de velocidade. A vitória de Pirro dos carros fedorentos agora tem seu fim anunciado.

  8. Avatar de MarioM
    MarioM

    Este maquinão todo recuperado com um motor a serio uma cor a serio vidros eléctricos jantes a condizer ficava a maneira.
    Agora temos os trols dos carros a pilhas.

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      Este carro, todo recuperado, teria um V8, com pouco mais de 100cv, a gastar combustível como se não houvesse amanhã. Conta os 400cv disponibilidade de binário do elétrico, sei bem o que escolhia!

  9. Avatar de GMR
    GMR

    1 CV = 735,5 kW
    “motor elétrico de 298-kW a gerar 400 cavalos”
    CV (cavalos) ou kW é apenas uma conversão.

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      0,735. Faz toda a diferença. E que interessa que seja uma conversão. Também as tens para motores térmicos. Aliás, todos são medidos em KW. São simplesmente convertidos na unidade mais popular (CV, PS, ou BHP, conforme o mercado).

      1. Avatar de GMR
        GMR

        1 CV = 735,5 kW. Como é óbvio, o lapso está em “motor elétrico …de kW a gerar … CV”. Do meu ponto de vista é um lapso. Por exemplo, eu não diria um microcontrolador de 8 bits com …. 1 byte. Já agora, não é KW, mas kW.

  10. Avatar de Jonathan Vilela
    Jonathan Vilela

    Como já estamos todos habituados, no nosso país burocrático. O mais certo é não dar para homologar por falta de um papel ridículo passado pelo fabricante do veículo a autorizar a modificação como no caso das jantes ou até mesmo na largura do pneu mesmo que este seja mais largo (logo mais seguro) para a jante que já possuis de origem.

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Peço desculpa aos mais entusiastas mas eu proprio adoro carros e acho isto para mim… uma estupidez… e digo isto porque carros destes, desta epoca… tem que ser a gasolina… a electrico e mesmo mantendo a mistica antiga por fora… as coisas nunca são as mesmas… ainda esta semana vi um Shelby convertido a electrico…sim, ok, é o futuro…mas nao nestes carros…por favor… estão a estragar a mística!

  12. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Peço desculpa aos mais entusiastas mas eu proprio adoro carros e acho isto para mim… uma estupidez… e digo isto porque carros destes, desta epoca… tem que ser a gasolina… a electrico e mesmo mantendo a mistica antiga por fora… as coisas nunca são as mesmas… ainda esta semana vi um Shelby convertido a electrico…sim, ok, é o futuro…mas nao nestes carros…por favor… estão a estragar a mística!

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Peço desculpa pelo post repetido… peço ao pplware para apagar sff 🙂

  13. Avatar de Simon
    Simon

    Eu gostava era desse carro com um V8 .
    Aquele som que é música para os meus ouvidos ☺.

    Carros elétricos já ando desde pequeno .

    Ok agora numa mais “verde” pois o planeta agradece; podem fazer os eléctricos, mas em modelos do momento e não estragar a mística destes clássicos.
    Gosto deste carro desde os anos 80 quando vi o Stallone com um no filme Stallone Cobra