Dash Cam DDPAI Mini, a câmara que vai equipar o seu automóvel

18 Comentários

O segmento das câmaras de trânsito está a crescer em Portugal. A sua utilização não é ilegal, mas terá que ter em consideração a lei existente relativa à captação, tratamento e divulgação de imagens, como de qualquer outra câmara.

Gravar as suas viagens, manter o seu carro em segurança quando estacionado ou até servir de prova a algum eventual incidente na estrada, são algumas das funcionalidades associadas às Dash Cams e hoje sugerimos-lhe mais um modelo, a DDPAI Mini.

Dash Cam DDPAI Mini, a câmara que vai equipar o seu automóvel


A DDPAI Mini é uma Dash Cam, ou seja, uma câmara de trânsito com capacidade de gravação contínua. Foi projetada para ser acoplada ao seu carro para ir filmando todas as suas viagens.

Vem equipada com um processador Hislicon Hi3516 e o seu sensor é de 2 MP com um ângulo de 140º e uma abertura f/1.8, capaz de gravar vídeo a 1080p a 30 fps, nos formatos AVI e MJPEG. As fotografias, também possíveis de captar, são gravadas em JPEG. No que respeita ainda à gravação, a câmara dispõe de HDR e pode gravar em loop, ou seja, ter sempre um disponível um determinado número de horas mais recente, mesmo que a memória encha.

A gravação das imagens será feita num cartão de memória, microSD com capacidade até 128 GB.

Há uma app disponível para Android e iOS que permite fazer todo o controlo da câmara. Esta ligação entre a câmara e o smartphone será feita via Wi-Fi, permitindo mesmo ao utilizador editar e fazer o download dos vídeos captados durante a viagem remotamente.

É de referir que atualmente, não existe lei específica para as “dash cams” em Portugal. A lei existente, que abrange todos os tipos de câmaras e está relacionada com proteção de dados e quebra de privacidade.

Esta lei diz respeito à captação, tratamento e divulgação de imagens que identifiquem claramente indivíduos, sem o seu consentimento, que de alguma forma sejam destacados. Cada um será responsável pelo uso que faz dessas imagens, com qualquer tipo de câmara (incluindo de um smartphone). No que diz respeito a evidências para seguradoras ou outros crimes, informação a mais não será problema, e cada entidade decide se faz uso, ou não, das hipotéticas provas.

A Dash Cam DDPAI Mini está disponível por cerca de 40€. Durante o checkout, deve utilizar a opção “Adicionar Seguro para Impostos e Taxas” (Add duty & tax insurance), para que possa ser reembolsado de taxas de alfândega, se necessário.

Dash Cam DDPAI Mini

Sugestão Pplware

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    para seguradoras se descartarem não terá problema nenhum, para obrigar a seguradora a assumir o risco e ter de levar a seguradora a tribunal as imagens têm valor 0 pois não foram autorizadas previamente para serem obtidas para fins de prova.

    1. Avatar de Tx2
      Tx2

      E então? se te baterem no carro e fugirem ou assistires a algo similar, são pistas para as autoridades descobrirem mais facilmente quem foi

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        podem levar a pessoa mas não podem ser usadas em tribunal, apanhas um bom advogado e vês que a imagem não serve de nada, casos destes não faltam, e muitos publicamente falados como escutas não autorizadas etc… Estás em portugal onde o sistema é debilitado.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ainda te arriscam a ser processado por usares imagens indevidamente sem autorização.

        Isso em Portugal vale 0, e ainda podes arranjar chatices…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso não faz sentido nenhum! Se existe um vídeo a mostrar o que aconteceu, porquê não aceitar?

  2. Avatar de Rui
    Rui

    De uma forma muito clara, todas as imagens que apanham tudo para lá da viatura, é ilegal, ponto. Já as imagens que por exemplo apanhem um ladrão a assaltar o carro, podem ser utilizadas em tribunal, porque foram obtidas de um espaço privado e não precisam de consentimento (o mesmo passa-se dentro das nossas casas).
    Agora vídeos sem consentimento, não servem para nada e apenas podem ajudar no caso de um crime a tentar apanhar os criminosos, mas mesmo assim não servem de prova.
    O ideal para os carros, seria uma cãmara tipo Nokia home WBP02 a transmitir as imagens com movimento ou som para a internet. Dessa forma mesmo que roubem o carro, o vídeo está a salvo (se tiver internet disponível).

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tiras fotos na rua?

  3. Avatar de joão borges
    joão borges

    Não. Todas as imagens captadas que filmem um crime são aceites em tribunal.

  4. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Não sei pq motivo então as empresas investem em sistemas de videovigilância! Ou o ladrão rouba no supermercado, vai a tribunal e dps diz que não pode ser condenado pq não autorizou a gravação de imagens? ahahah E o mesmo se passa num roubo na rua! não faltam ai cameras a captar imagens sem o “teu” consentimento! é o big brother em acção!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Caso tu não saibas as câmaras que tu vês no supermercado ou em algumas ruas tem licença, essas imagens podem ser usadas em tribunal tudo o resto mesmo que seja de um crime não é aceite como prova.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tenho carro inglês com dash cam a frente e atrás. Tenho 10% de desconto no seguro e se tiver um acidente em Portugal posso garantir que o video será aceite pela minha seguradora sendo o acidente ou incidente acontecesse em qualquer país da Europa. Em Portugal ainda estão atrasados pois tem pessoas inocentes em acidentes que pelo relatório da policia se tornam culpados.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Qual o modelo das dashcam? São das que “trabalham as duas em conjunto” (frente + trás) ou sao isoladas?

  6. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Alguém sabe de dash cams que não sejam made in xina?

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Penso que não existem… A não ser que sejam made in Taiwan…

  7. Avatar de João
    João

    Neste momento é ilegal.

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Ilegal? Desde quando?

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Vou meter um excerto do link:
      “A lei nacional proíbe expressamente a captação de imagens na via pública para fins de proteção de pessoas e bens…”

      E passo a explicar que eu uso as minhas com fins lúdicos e de entretenimento apenas.

      Pronto, já esta! Já estou a cumprir a lei.