Android Oreo já é a 2ª versão mais usada do sistema operativo móvel da Google

21 Comentários

Na sua diversidade, as muitas versões de Android presentes nos nossos dispositivos mostram que dificilmente vai haver uma união no que toca ao sistema operativo móvel da Google.

Esta realidade tem sido comum nos últimos anos e o mês de outubro volta a mostrar isso mesmo. Agora, o Android Oreo é já a 2ª versão mais usada, sem que o Pie tenha ainda qualquer expressão.

Android Oreo Nougat Google

Como é normal, a Google recolheu nos últimos dias de outubro as estatísticas de utilização do Android, ficando-se nas versões usadas e a sua disseminação no seu ecossistema. Este mês assinala mais um salto do Android Oreo, que se prepara para assumir em breve o topo.

Esta versão assume-se já com 21,5%, tendo crescido 6,9 pontos face ao mês passado. Ainda assim, a versão que está no topo é o Android Nougat, com 28,2%, tendo perdido 2,6 pontos face a setembro.

Android Oreo Nougat Google

A atual terceira versão mais usada na lista é agora o Android Marshmallow, que tem 22,7% do total de utilização, tendo também perdido mercado neste mês, com uma quebra de 1,4 pontos.

Todas as restantes versões, mesmo as mais antigas, acabaram por perder o seu espaço no mundo Android, dando finalmente espaço para o Android Oreo crescer.

Versão Nome de Código API Setembro Outubro Mudança
2.3.3 – 2.3.7 Gingerbread 10 0,3% 0,2% -0,1
4.0.3 – 4.0.4 Ice Cream Sandwich 15 0,3% 0,3%
4.1.x Jelly Bean 16 1,2% 1,1% -0,1
4.2.x 17 1,8% 1,5% -0,3
4.3.x 18 0,5% 0,4% -0,1
4.4 KitKat 19 8,6% 7,6% -1,0
5.0 Lollipop 21 3,8% 3,5% -0,3
5.1 22 15,4% 14,4% -1,0
6.0 Marshmallow 23 22,7% 21,3% -1,4
7.0 Nougat 24 20,3% 18,1% -2,2
7.1 25 10,5% 10,1% -0,4
8.0 Oreo 26 11,4% 14,0% 2,6
8.1 27 3,2% 7,5% 4,3

Esperava-se, no entanto, que o Android Pie começasse a ganhar presença nos dados da Google, o que revela que ainda não conseguiu chegar aos 0,1% dos equipamentos que correm  o sistema operativo da Google.

Esperava-se que a mais recente versão do Android tivesse uma expressão maior, mas a posição que o Android Oreo está a tomar é o padrão que se tem visto nas últimas versões. Apenas ao fm de mais de 1 ano é que se começam a preparar para assumir o lugar de topo.

|Fonte

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Eu uso LineageOS 15.1 Oreo.
    Eu sei que existem versões, infelizmente NÃO-OFICIAIS com Pie. Mas prefiro me manter no Oreo até que o Pie torne-se OFICIAL.
    Quando isso acontecer, é provavel que o Android Q já esteja em beta.

  2. Avatar de DrFranken
    DrFranken

    A correr o Pie no meu OnePlus6…sem qqer problema

  3. Avatar de João Terra
    João Terra

    O grande problema que o Android enfrenta e que qualquer pessoa que tem um Smartphone Android já se confrontou muitas vezes. As fabricantes não atualizam os seus dispositivos para a versão mais recente, tendo que o utilizador comprar um smartphone novo, ou de gama alta para ter a ultima versão do android a correr nele. Eu ainda tenho um Sony e4 que ficou retido na KITKAT e nem passou dai, como ele já tem 3 anos, tive de comprar outro, mas desta vez comprei um a pensar em atualizações futuras e como o programa Android One me cativou, fiz essa opção de compra. O problema vai continuar a ser o mesmo, mesmo que o programa Android One seja uma pareceria entre a google e a fabricante, voltamos ao mesmo em que a fabricante é que atualiza na mesma os seus smartphones

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Android One é garantido, boa escolha 😉

  4. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    um espectáculo de fragmentação.. daqui a uns meses anunciam Android Q.. aguentem os cavalos

  5. Avatar de pic
    pic

    android P onde andas tu? XD

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu cá estou no nougat, e estou bem assim.

  7. Avatar de Rick
    Rick

    Voces analisam muito mal um grafico! O oreo a chegar ao top?? Ainda so esta em 4, ate ta atras do Lollipop, enfim..

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Demasiada arrogância para tamanha ignorância meu caro.
      Ora analisa lá bem…

  8. Avatar de Daniel
    Daniel

    Tá horrível? Sim. Mas já tá melhor que há alguns anos. Acredito que possa melhorar muito ainda.

  9. Avatar de Eliezer
    Eliezer

    Quem te disse que está em quarto não viu bem quando fala do oreo fala da 8.0 é 8.1 e estas duas tem 21% sendo 14% 8.0 é 7,5% 8.1

  10. Avatar de Junior
    Junior

    Depois que atualizei para o Oreo 8.1 não utilizei mais nenhuma Launcher….muito bom…

  11. Avatar de Tester
    Tester

    ***********************
    Nexus 6P (Android Pie)
    ***********************
    Última Custom ROM actualmente disponível publicamente: statix_angler-20181014-1210-9-v2.0-OFFICIAL
    Última Custom ROM actualmente disponível (Devs e Testers): statix_angler-20181028-1015-9-v2.0-UNOFFICIAL

    Quem estiver interessado passe na thread no XDA

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Já estou usando o Android 10 Quesadilla em alpha.

    1. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      Em que smartphone,pode-me informar,se fizer o favor ??

  13. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Já alguns disseram, Concordo. Basta dizer isto da minha parte já tinha o Pie só que está Barrado.

  14. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu daqui a uns dias já vou ter o P. A nokia já disponiblizou a atualização em varios paises, agora é uma questão de dias!! 😀

  15. Avatar de Lindo
    Lindo

    Esse Android One é uma porcaria, obriga-te a usar o Chrome para que o Gmail funcione.

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Nunca fui obrigado a tal coisa, nunca usei o chrome para nada e sim utilizo o Opera. Normal que o Android tenha o chrome, faz parte da google, assim como o Edge vem com o Windows, porque faz parte da Microsoft.
      Agora nao sei a que te referes em exclusivo..

      1. Avatar de Lindo
        Lindo

        Por isso quero um android sem google

        1. Avatar de Tester
          Tester

          Então é uma questão de abrires os olhos e fazeres por isso…caso não saibas é possível descartar os “Gapps” e ter um Android “Google Free” mas não te vou fazer a papinha, vai procurar que faz-te bem