Chegou o elementaryOS 5! Uma alternativa Linux ao Windows 10 e macOS

48 Comentários

O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Esta distribuição tem um fantástico look and feel, garante um bom desempenho e é bastante estável.

Recentemente foi lançado o elementaryOS 5! Vamos conhecer as novidades.


O elementaryOS 5.0 (Juno) é uma fantástica distribuição Linux que vem com o fantástico ambiente gráfico de trabalho Pantheon. Esta nova versão traz várias melhorias ao nível do Desktop, gestor de ficheiros e software center.

De referir também que a versão anterior do elementaryOS era a 0.4 (Loki). No entanto, com o lançamento desta nova versão, os responsáveis passaram a adoptar uma nova nomenclatura para a versão. Esta nova versão é baseada no o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).

Principais novidades no Chegou o elementaryOS 5

  • Night Light
  • Redesenhado a interface de som
  • Melhorias na loja de aplicações
  • Melhorias ao nível do Look and Feel
  • Novo instalador
  • Novo sistema de pagamentos na app store
  • Novas opções para o rato e touchpad
  • Alterações de ícones

Em breve iremos apresentar um tutorial com os passos para instalação desta fabulosa distribuição. Se procura uma distribuição elegante, estável e com bom suporte, experimente esta nova versão do elementaryOS e dêem-nos o vosso feedback.

Trocaria o seu Windows 10 ou macOS por esta distribuição Linux?

Via

elementaryOS 5

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gui
    gui

    Não troco meu MINT 19 por nenhuma outra distribuição das que conheço atualmente. Também não aconselho quem está com Windows 10 a trocar pelo Elementary.

    1. Avatar de DrFrankenDerpen
      DrFrankenDerpen

      Exatamente o que ia dizer. Também não trocaria windows 10 por qualqer linux… a não ser numa máquina muito velhinha que tenho por aí

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Uso o elementaryOS há uns anos. Desde há um tempo, em paralelo com o Windows 10.
      Nada a apontar..

    3. Avatar de Clodoaldo Santos
      Clodoaldo Santos

      Também prefiro o LinuxMint.

    4. Avatar de Lindo
      Lindo

      Também acho uma porcaria esse elementary

  2. Avatar de José
    José

    Gosto bastante do elementary, visualmente é uma das distribuições que mais gosto.
    Não uso como sistema principal devido as aplicações que utilizo diariamente.

    Mas é boa distro.

  3. Avatar de Bob
    Bob

    Uso quase de tudo 🙂
    Mas, primariamente, Windows.

    Tudo tem as suas vantagens e desvantagens. E o seu lugar no mercado.

    Só é bom, ter por onde escolher 🙂

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Trocaria o seu Windows 10 por esta distribuição Linux? Não obrigado, não quero passar de cavalo para burro!

    1. Avatar de William
      William

      Na verdade burro é quem não experimenta o novo e permanece no mesmo até a morte.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Eu por acaso já experimentei este linux e uso outras distribuições a nivel profissional, mas para um posto de trabalho, continuo a preferir o Windows 10 ou até mesmo o Mac OS.
        Infelizmente a manutenção anual de um Redhat dá para pagar 5 windows server, mas ninguem no seu perfeito juizo coloca o negocio a sua empresa em cima de sistemas operativos sem contrato de manutenção.

        1. Avatar de William
          William

          Como se o Linux não tivesse suporte

    2. Avatar de Clodoaldo Santos
      Clodoaldo Santos

      Deixei de usar Windows em 2015. Até momento não senti falta do mesmo. Mas cada usuário sabe que melhor atende suas necessidades.

  5. Avatar de Artur Gordinho
    Artur Gordinho

    Mas é pago!!!! Para isso uso tantas outras!!!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não é pago, embora pareça que é obrigatório pagar (o botão dizer Compre também não ajuda..). Escrevendo o valor 0 (zero) na caixa Personalizado permite descarregar e usar gratuitamente. Na minha opinião parece-me uma má estratégia da elementary quase obrigar a fazer donativos (sobretudo _antes_ do utilizador experimentar…)

      1. Avatar de Artur Gordinho
        Artur Gordinho

        Boa! Não experimentei deu logo raia e que desisti logo, também pensei logo nisso, vou pagar sem experimentar?????
        Obrigado!!!

      2. Avatar de João Carvalhinho
        João Carvalhinho

        O problema está em que depois de instalares, deixas de ter contacto directo com os developers, e usas só a a appstore. ou seja é mesmo a “única” altura em que te podem pedir dinheiro associado ao download do Sistema operativo (isto sem meterem notificações e cenas manhosas no prorpio Sistema Operativo).
        É uma estratégia que deu muito celeuma quando foi aplicada em 2015. Não é novo para o elementary.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Sim, eu conheço bem o problema do Open Source. Se pedes dinheiro toda a gente reclama que afinal não é gratuito, se não pedes poucos se lembram de fazer um donativo mais tarde. Mas como se pode ver, o pedido de donativo antes de fazer o download leva a que alguns nem experimentem a distro…É mais aceitável na página depois (ou durante) o download, como faz a TDF com o LibreOffice.

        2. Avatar de William
          William

          Alguns apps na loja do eOS também cobram-se alguns dolares, porém é possível de adicionar 0 em todos e baixá-los de graça.
          Isso é apenas uma forma de ajudar e contribuir pro desenvolvedor.
          Afinal, não existe almoço grátis.
          Talvez a única distro que criou vergonha na cara e adicionou isso na loja.
          Muitos acham que por ser de código aberto, open source tem que ser de “graça” no preço, #SóQueNão

      3. Avatar de William
        William

        Acontece a mesma coisa no Zorin, aparenta ser pago, mas se colocar 0 pode baixar de graça.

  6. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Prefiro o Linux Deepin 15.7

    1. Avatar de gui
      gui

      O Deepin também é muito bom, mas é muito chinês pro meu gosto. Entre Deepin e Manjaro, eu prefiro o Manjaro.

    2. Avatar de William
      William

      Só tem uma lojinha bonita e um design diferente, de resto mais nada.
      Há também o infame problemas com os mirrors lerdos e de sempre quebrar de uma atualização para outra.
      Uso Manjaro que é baseado no Arch que tem a fama de quebrar o tempo todo. Uso faz 2 anos e sem quebras. No entanto, de uma versão pra outra do Deepin, costuma-se ter quebras, quando não é em toda interface, em parte delas.
      É engraçado pensar que é baseado em uma das distros cuja a estabilidade está no nome, o Debian. Mesmo sendo o Testing ainda assim deveria ser bastante estável perto de distros totalmente rolling releases.

      1. Avatar de antonop
        antonop

        o deepin e baseado no debian unstable

        1. Avatar de William
          William

          Mesma coisa.

        2. Avatar de William
          William

          E isso explica porque é tão bugado. É baseado no Unstable, mas tem pacotes mais velhos que o Stable na lojinha, kakakaka

  7. Avatar de Kussuk
    Kussuk

    Já testei o Elementary, Ubuntu,Mint, Zorin e Debian.

    Há cerca um ano uso Solus OS Buggie dark mode.
    Tenho um Imac, e Elitebook com W10,mas dou comigo a utilizar o Solus numa pen 32 gb.
    Depende daquilo que se pretende fazer.
    Uso o Blender no Solus , os sistemas operativos já estão tão avançados que agora é apenas uma questão de gosto pessoal.

    1. Avatar de William
      William

      Só não uso o Solus porque o eopkg deixa a desejar…
      Inclusive é muito limitado em pacotes.

  8. Avatar de embb
    embb

    ???? Até parece que quem usa Linux é pq não tem dinheiro para um Mac… Haja paciência…

  9. Avatar de embb
    embb

    Parece simpática esta nova versão, mas a meu ver continuo “agarrado” ao manjaro e antergos. Deixei de usar windows 10 nos laptops à mais de 18 meses sem qq arrependimento…

  10. Avatar de Yur-pt
    Yur-pt

    Como é que “cromos” destes conseguem utilizar um Mac?

    1. Avatar de Durban
      Durban

      Porque querem que alguém lhes dê atenção/conversa, dai este tipo de comentários meio ….. enfim

      Pessoalmente não trocava MacOS por linux, até porque acho o design do século passado, no entanto acredito no seu valor e que devem existir alternativas para quem quer.

  11. Avatar de Guzz
    Guzz

    Uso o Elementary desde que o Pear OS foi descontinuado!

  12. Avatar de Mario Alface
    Mario Alface

    Linux e bom para nerds com demasiado tempo livre..quem trabalha e tem vida social usa windows ou mac. Instalar linux e nem sequer poder usar photoshop ou office, ta bem..

    1. Avatar de Michael g.
      Michael g.

      Que ridículo seu comentário. Quem usa Windows sim que gosta de perder tempo com atualizações infindáveis quando liga ou desliga, com problemas com antivírus e processos gastando CPU e memória e deixando todo o sistema um lixo em desempenho. Qualquer um que migrou de Windows para Linux sabe muito bem o que digo.
      Claro que Linux não é para todos, se não tens capacidade de aprender uns cliques diferentes, continue perdendo tempo no teu Windows cheio de bugs.
      Realmente tenho certeza que Linux não é pra todos, assim como nem todos sabem dirigir ou escrever.

      1. Avatar de kussuk
        kussuk

        Exato, esse foi o motivo pelo qual em 2010 decidi usar o Ubuntu 10.04 na altura tinha um Toshiba Satelite P300 com o pior dos Windows… o Vista, mas depois de experimentar linux, nem o W7 nem o W10 me deram tanto gozo como o linux.

        Em termos de software o MS Office é sem dúvida o melhor, uso no emprego e apenas sinto a falta das macros no Excel e Acess e a utilização do visual basic, no ONLYOFICCE ou Libroffice.

        De resto, aplicativos para vídeo tenho KDENLIVE, para musica o MUSIQUE https://flavio.tordini.org/musique
        Brasero, para imagem Gimp, Blender,

        É como digo, depende do gosto pessoal, mas subretudo do espirito de curiosidade de cada um, e saber ainda não ocupa lugar.

        1. Avatar de kussuk
      2. Avatar de embb
        embb

        Nem mais… Deixa ver: Tenho zero tempo livre a nível profissional e uma boa vida social e só uso Linux nos laptops…. Agora que o LInux não é para gente limitada lá isso não é !!!
        Uso Manjaro e antergos à mais de 18 meses pq simplesmente me fartei da tirania dos windows updates.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          e que tal instalar um corretor ortográfico? Não há no Linux?

    2. Avatar de ademirt
      ademirt

      Provavelmente andas bem desocupado para comentar na seção linux.

    3. Avatar de Synkendo
      Synkendo

      Podes utilizar o office da MS online, usando linux

      1. Avatar de kussuk
        kussuk

        Sim eu sei, mas com Wine ou o Office 360 penso que não é a mesma coisa.

        1. Avatar de embb
          embb

          Quando tenho alguns problemas de compatabilidade no Libre Office tenho usado este e até agora nunca apanhei um caso que não fosse compatível: https://www.wps.com/download/
          Mas por norma prefiro usa o LO

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Quando o microsoft office der para instalarno linux sem recurso ao wine ou aplicativos do genero troco o windows por linux.

    Das 70 distros que analisei o elementary e o deepin estão bem classificados, no entanto prefiro distros baseadas no red hat, tipo centos

  14. Avatar de Nelson
    Nelson

    Eu sempre utilizei Windows e desde que experimentei uma distribuição Linux fiquei sempre com o bichinho. Na altura foi com a caixa mágica, quando os modems eram USB e não conseguia ligar à Internet. O que era fundamental para conseguir ajuda e instalar software. Só quando arranjei um modem que funcionanava por ethernet é que consegui ingressar mais no Linux.
    Depois tornei-me fundamentalista anti Microsoft. Agora sou mais prático uso o que me resolve os problemas. Já utilizei o Windows 10 e gostei. Depois fiquei farto e troquei para o manjaro para experimentar. Muito bom, sem problemas desde o inicio do ano, altura em que troquei para o Linux. Eu não uso nenhum software específico ou hardware isótico por isso todo corre bem, mas de vez em quando… Há algo que corre mal e é necessário perder tempo com ele para conseguir resolver problemas. Mas normalmente consegue-se dar a volta com a ajuda da comunidade.
    Desde há uns anos tenho um servidor em casa ( calma um pequeno computador do género do raspberry pi, mas muito mais antigo) que só corre Linux e nunca me deixou ficar mal e corre Debian.
    Uma distribuição Linux não é para todos, no entanto não é nenhum bicho papão. Para a maioria das pessoas que usam o básico do PC, como por exemplo navegar na Internet, ver email, ver uns vídeos e fotos uma distribuição Linux é mais que suficiente.
    Mas isto é a minha opinião vale o que vale.
    Relativamente à distribuição referida parece bonita, mas nunca utilizei.

  15. Avatar de RJCA
    RJCA

    De todas as distros que já tive a oportunidade de experimentar (para mim) só mesmo Linux Mint xFce. A versão 19 está o máximo…

  16. Avatar de Flávio
    Flávio

    OS ótimo… pena que não dá para criar ícones no desktop! E nem me venham com plugins para adicionar aos ícones… são péssimos!

  17. Avatar de dio
    dio

    Como é que é em termos de requisitos? Dá para dar vida a PC antigos??

    Bom Natal!

  18. Avatar de Osmar Júnior Campos
    Osmar Júnior Campos

    Estou usando o Elementary OS ultimamente.

    É uma excelente Distro.

    Porém, você precisa ser um usuário um pouco avançado no Linux pra instalar coisas necessárias que não vem nele por padrão.

    Más é um excelente sistema.

    Rápido, estável e muito bonito.