Honda S2000 elétrico, com o motor de um Tesla Model S P100D e duas baterias do Volt

38 Comentários

Estamos numa altura em que os carros movidos a energia elétrica estão a dar os primeiros passos comerciais, mas ainda com chancela das grandes marcas. Isto mudará quando o grande negócio passar a ser a conversão de combustão para elétrico.

O mercado não está distraído e começam a aparecer empresas que se estão a especializar na transformação dos carros convencionais para elétricos. Um exemplo é este Honda S2000 elétrico, com o motor de um Tesla Model S P100D e duas baterias do Volt.

Imagem Honda S2000 com motor de um Tesla Model S P100D


Se o negócio dos elétricos será o futuro próximo das marcas de automóveis, o maior trunfo aqui poderá estar nas empresas, grandes e pequenas, que consigam modificar e transformar os carros convencionais para elétricos. Para que íamos investir milhares num novo elétrico se podemos transformar o nosso a um custo inferior?

Este novo mundo tem apenas como limitação o orçamento e a legislação, de resto… é dar asas à imaginação. Para termos uma ideia, este exemplo é taxativo: um proprietário de um Honda S2000 de 2006, meteu lá dentro um motor de um Tesla Model S P100D.

 

Novo Honda-Tesla S2000

Um canadiano teve a ideia de transformar o seu Honda S2000 num veículo que, além de silencioso, pudesse respeitar o meio ambiente e ser muito… mesmo muito rápido. Para isso, Sylvain Bélanger, tem andado a trabalhar numa ideia muito interessante.

Primeiro, Bélanger removeu o potente motor a gasolina, de 178 kW (243 cv) e instalou o motor de um Tesla Model S P100D. O resultado é quase o triplo da potência, 483 kW (659 hp), que permite literalmente colar o condutor ao banco nas acelerações por uns bons segundos.

https://twitter.com/SylDrax/status/1048719240306610177

Depois, a bateria foi pensada para se ajustar, mas tentando não perder performance. Para isso usou dois módulos do Chevrolet Volt totalizando 32 kWh. Uma escolha bastante comum neste tipo de conversões. Isto explica-se pelo ótimo desempenho e baixo custo na aquisição.

O resultado é um Honda S2000 elétrico capaz de fazer cerca que 400 metros em apenas 10,2 segundos e ir do zero aos cem em 2,4 segundos. Um pouco mais rápido que o próprio Modelo S P100D, quando testados lado a lado. Na verdade, este Honda só tem um dos dois motores Tesla, mas, em contrapartida reduz o seu peso, ficando nos 1375 Kg que é muito menor que o Tesla que pesa 2108 Kg.

Aqui está um vídeo deste S200 lado a lado com um Tesla Model S P90D Ludicrous:

https://www.facebook.com/AlainB7/videos/10156506653981063/

 

Exemplo que será grande negócio de futuro

A verdade é que o exemplo mostra como no futuro as pessoas irão poder transformar o seu veículo a combustão num carro elétrico por muito menos dinheiro que gastariam ao adquirir um elétrico novo.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    “Estamos numa altura em que os carros movidos a energia estão….” faltou aqui qq coisa. Todos os carros são movidos a energia.

  2. Avatar de Carlos Gonçalves
    Carlos Gonçalves

    ‘Q’a ganda’ burro…

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Para o que parece que queria, de burro não teve nada…
      Nem preciso de ver nenhum video do S2000 a arrancar, e chegar aos 100.

    2. Avatar de Carlos Vale
      Carlos Vale

      Quem é o burro, ele? certamente que não!
      Baseia a sua afirmação para dar continuidade ao diálogo…

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    “transformar o seu veículo a combustão num carro elétrico por muito menos dinheiro que gastariam ao adquirir um elétrico novo”
    Tendo em conta que nem na estrada pode circular…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Em Portugal! Quase que os parafusos têm que ser averbados no livrete….

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Duvido que se trocares o sistema de propulsão de um veículo que algum país considere isso dentro da legalidade 🙂
        Mais uma não-notícia.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Nem todos os paises sao uma ditadura como portugal!
          Nos EU nao deve ser dificil conduzir um carro desses legalmente, basta ver alguns programas das coisas ‘malucas’ que eles fazem!

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Nisso só tenho a concordar…um gajo nem as suspensões pode trocar que leva logo com inspeção B 🙁

          2. Avatar de me and me
            me and me

            não é bem assim,.
            la tens de homologar todas as alterações, e existem estados em que as alterações são proibidas ou com restrições muito apertadas.
            a diferença é que eles têm dinheiro para homologar, e o processo é mais simples que aqui.

            nos programas vemos coisas malucas, mas tem de ser homologado para poder circular, ou então fica na garagem como colecção. não acreditem em tudo que os reality shows mostram. não cabe na cabeça de ninguém alterar um carro e depois não haver fiscalização se o carro pode circular em segurança…

          3. Avatar de jpp
            jpp

            Single Vehicle Approval

        2. Avatar de Nuno Rafael Monteiro
          Nuno Rafael Monteiro

          América deixa 😉

        3. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          Tu podes passar um carro tanto a gasolina como a diesel para GPL, embora o último ninguém o faça porque não compensa. Segundo a lei em Portugal nada te impede de passares um carro de combustão para eléctrico, e já há quem o tenha feito.

          https://observador.pt/2018/05/23/a-forma-mais-barata-de-ter-um-carro-electrico-esta-aqui/

        4. Avatar de Louro
          Louro

          UK da mesma forma como podes pegar no teu Clio 1.0 e meter lá o motor de um M5 (Legalmente), também o podes transformar em eletrico ou qualquer outra coisa.

          Portugal é uma vergonha no que a isso diz respeito.

        5. Avatar de Sérgio Sousa
          Sérgio Sousa

          Nunca deves ter sido de Portugal lol

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Em Portugal nao pode circular, porque Portugal é uma vergonha no que a modicacoes automovel diz respeito.

      Por exemplo, no UK (e nao só) já existem várias empresas a fazer isso, os carros saem de lá 100% legais sem grandes burocracias e com road tax actualizada como qualquer carro eletrico.

    3. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Não é combustão o s2000 , é expulsão ( gasolina expulsão , gasóleo combustão )

  4. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Vitor, na tua frase “Para que íamos investir milhares num novo elétrico se pudemos transformar o nosso a um custo inferior?”
    O correcto seria “podemos” e não “pudemos”

    “As palavras podemos e pudemos existem na língua portuguesa e estão corretas. São formas conjugadas do verbo poder. Embora ambas se refiram à 1.ª pessoa do plural (nós), estão conjugadas em diferentes tempos verbais.
    Podemos está no presente do indicativo.
    Pudemos está no pretérito perfeito do indicativo. ”
    Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/podemos-ou-pudemos/
    Exemplo: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/podemos–pudemos/2708

    1. Avatar de Vítor M.

      Exatamente, é podemos. Obrigado pelo reparo.

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    Mas foram revelados valores para esta conversão? Algum dia será viável esta solução em portugal com as nossas burocracias? Iria o estado deixar-me fazer esta conversão e com isso deixar de pagar IUC?! Não estou a ver…

    1. Avatar de jpp
      jpp

      Só quem nunca lidou com IMT é que pode ter ilusões.
      Pensei fazer um Locost, falei com eles e a resposta foi nem pensar porque há carros tão bonitos para você comprar. Mais soez do que isto… Não é possível.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Sim se para mudar as medidas de jantes ou mesmo escurecer os vidros já é o que é… imagina tentar converter um carro… Continua a sonhar.

  6. Avatar de Adriano
    Adriano

    Na materia nao se fala o custos
    Materia incompleta

    1. Avatar de Vítor M.

      Basicamente não há ainda um custo final e seguramente que ainda não se consegue apurar o valor porque ainda deverá estar a ser melhorado. Mas logo que haja, colocaremos.

  7. Avatar de João
    João

    O sonho, converter o meu Twingo III a gasolina, e que gasta bem, num electrifico.

  8. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Um belo exemplo.. de como “destruir” um futuro clássico.

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Destruiu a alma do S2000

  9. Avatar de headbrother
    headbrother

    Gambiarra Braba !

  10. Avatar de José Barbera Filho
    José Barbera Filho

    Muito em breve isso será realidade, aguardem e verás.

  11. Avatar de Jaime Pedro
    Jaime Pedro

    Como somos um país na vanguarda (de atrasados), daqui por uns trinta anos estaremos a transformar os carros a diesel e gasolina em eléctricos. O pior é que já vão não estou, e como diz o outro só faz falta. Vejam o vídeo da TVI de 2015, está no You tub

  12. Avatar de Eu
    Eu

    Podia era ter escolhido outro carro…O som de um vtec com redline as 9000rpm sem turbos é qualquer coisa que o eletrico organicamente nunca irá dar – emoção!

    Para mim é o problema dos eléctricos neste tipo de carros, já em citadinos faz todo o sentido.

    É isso que um tesla roadster não tem frente a um super desportivo como um ferrari. No final do dia até pode ser mais rápido, mas conduzir com um T-rex atrás é outra coisa…

  13. Avatar de jpp
    jpp

    Só quem nunca lidou com IMT é que pode ter ilusões.
    Pensei fazer um Locost, falei com eles e a resposta foi nem pensar porque há carros tão bonitos para você comprar. Mais soez do que isto… Não é possível.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Só temos merda de pessoinhas a governar Portugal, sem elas o nosso pais ainda era mais bonito.

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Fui pesquisar e vim dar aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Locost
      Parece ser interessante! 😉

  14. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Belo Swap, interessante fazer essa conversão num lotus elise… 👿

    Em relação a nós em PT, é possível, tanto que o pessoal dos TT, alguns têm tudo homologado. O problema é o custo e a burocracia que envolve.

    Para dar uma pequena noção, para homologar no DU peliculas escurecidas, fica mais ou menos isto: 150 as peliculas nos vidros todos + 130 para a IPOB + 150 para o novo DU.

    Para homologar outra medida de pneus, ronda os 125 para os testes + 30 para o novo DU.

    Se para estas pequenas coisas os valores têm sempre 3 dígitos, para o swap para elétrico que mexe com o IUC deve ser bastante interessante.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      250 a 500€, mas é um processo bastante burocrático.

  15. Avatar de pph
    pph

    Em pt é impraticavel tentar fazer isto.
    Ja estamos perto do ridiculo de ser obrigados a ter o simbolo da homologaçao nas porcas, parafusos e rebites do carro. Tudo depende do estado do inspector que nos calhar. A lei da-lhes a faca e o queijo quando diz “que qualquer alteraçao no veiculo tem de ser averbada” a frase é mais ou menos esta. Tao mal escrita que no limite poderiam implicar por utilizar peças nao originais numa reparaçao, e nao teriamos com que nos defender…