Agora…Linux numa Pen em 2 min

34 Comentários

Antes de começar este post propriamente dito, gostaria de agradecer a todos aqueles que me enviaram (a mim e à minha esposa) mensagens de felicidades por causa do nosso casamento, aqui. Pois é, agora sou casado :). Quanto à lua de mel, devo dizer-vos que foi do melhor…mas depois eu escrevo um post e até vos arranjo umas fotos de Punta Cana. Quem quiser dicas para casar, mandem-me uns mails com as vossas dúvidas…eu ainda estou fresco !!!!


Bem, 1 minuto já passou então vamos ter de mudar o título deste artigo: “Agora…Linux numa Pen em 1 min“!!!

Lembram-se noutro dia (ainda eu era solteiro), que vos falei como meter um Linux numa Pen drive ? Bem, o processo é quase idêntico só que agora com a ajuda de um programazito que nos faz todo o trabalho.

1) Efectuem o “downilô” do MySlax Creator 1.4.1, aqui

2) Efectuem o “downilô” de uma das versões do SLAX, aqui

3) Instalem o MySlax Creator 1.4.1 e depois mandem executar o programa. O MySlax Creator tem o seguinte aspecto:

4) Em seguida basta fazer Next, onde vos aparecerá então a próxima janela. Aí devem escolher como source (neste caso) a opção ISO-Default, e dizer onde se encontra o vosso ficheiro .iso que fizeram o “downilô” no início deste tutorial.
Feito isto basta carregar em Mount, onde de imediato vos aparecerá mais dois botões: Gravar o resultado numa USB-STICK (vulgarmente designada de PEN) ou num CD. Vamos escolher USB STICK nesta situação. (Quem pretender adicionar outras ferramentas, alterar parâmetros de boot e outras configurações deverá carregar em NEXT).
5) Para finalizar basta indicar qual a drive onde se encontra a nossa Pen drive e em seguida carregar no botão: Create USB Stick. Esperar até que os ficheiros sejam todos copiados para a PEN.
Screenshot do SLAX
Fácil muito fácil !!!! Vamos lá a experimentar e mandar para aqui uns comentários…

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Simões

    Casaste?? Agora é que vais começar a penar que nem um mouro!! É bem feita.
    Foste avisado para não te meteres nisso. Vivias amantizado que estavas melhor. Agora vais aprender da pior maneira.

    E como te disse no dia, parabéns.

    Quanto ao linux, mais uma boa malha para que este povo possa começar a ver para além do menu de start do Windows.

    1. Avatar de Atlantic.boy
      Atlantic.boy

      O linux é uma treta. Está cheio de bugs e as aplicações são uma treta

      1. Avatar de Ricardo Goulart
        Ricardo Goulart

        Estas a confundir com o windows vista…

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    Desculpem a pergunta ….mas esta dica tb funciona com qq outra versão do linux , como por exemplo, o ubuntu ou o caixa mágica 11 ?

  3. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    Sugestão: Para quem está na costa Este do Atlântico (isto é, sujeito às mafias dos ISP portugueses) o melhor é fazer o “downilô” a partir do IST em http://darkstar.ist.utl.pt/slax/

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa Tarde,

    Em primeiro lugar, parabéns pelo excelente site.

    Em relação ao Linux na Pen, já no post anterior em que ensinava a por o linux na pen, já nessa altura experimentei, mas não deu.

    Desta vez, voltei a experimentar e não deu novamente.

    Já alterei o Setup do PC para arrancar pelos dispositivos móveis, mas arranca sempre para o XP 🙁

    Ha PC´s em que não dê? O meu é um ACER TravelMate 4002 WLmi.

    Pode ser da Pen? Já experimentei com duas. Uma de 256 e outra de 512 e tambem não dá, arranca sempre para o XP.:(

    Gostava imenso de experimentar o Linux, de forma que se souberem como me ajudar, agradeço imenso.

    Cumprimentos,

    Pedro

  5. Avatar de Dave

    Entao e 1 perguntita:

    Se tens o OS na pen precisas de fazer restart ao pc de forma a faer boot aparti de lá, ou corres como 1 programa normal?
    Isso é k era ter 2 OS a trab ao mm tempo…

    Ja agora PARABENS!!

    Asta

    DM

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Claro que faço o restart..:D

  7. Avatar de Pedro Pinto

    @Dave tens de fazer boot pela PEN. Se pretenderes ter 2 SO’s em simultâneo tens de usar por exemplo o vmware (ou seja, emular um deles)

    Pedro Pinto

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    pedro pinto, como faço isso…é um programa o vmware?

  9. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Pedro,

    Tive esse problema numa máquina…A pen simplesmente não arrancava pois também não tinha a opção de boot para poder escolher na bios…ainda tentei emular algo mas sem sucesso

    Pedro Pinto

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    PedroPinto,

    Neste caso, na Bios tem a opção e já a seleccionei.

    O PC arranca normalmente, como se nada fosse 🙁

  11. Avatar de Carlos Aquino

    Também tenho o mesmo problema que o Pedro.

    No meu notebook tem a opção lá de dar boot via pen-drive mas ela simplesmente não acontece.

    O meu é um HP Pavilion ze4900

  12. Avatar de Carlos Aquino

    Consegui 😀 !
    E este coment’ario estou fazendo direto do Slax que esta no meu pen-drive !

    ps. apenas mudei a ordem de boot corretamente e funcionou !

  13. Avatar de Darkxp

    yup… no meu dv6000 acontece o mesmo, mas no meu velhor toshiba uma vez testei e da..

    tb pode ser da pendrive… ja vi varias vezes a culpa ser disso!

    well, tanto faz, metam linux de base e problema resolvido

  14. Avatar de Majesticskull

    Vou testar! Já baixei o programa e agora estou baixando o ISO (que vai demorar mais que dois minutos), mas tomara que funcione. Abraços e parabéns pelo casamento atrasado (bem atrasado).

  15. Avatar de Henrique Lopes

    Pessoal , eu instalei tudo correctamente usei o myslax etc … mas .. quando ele vai arrancar o linux dá me o seguinte erro :
    Cannot find kernel image : linux

    alguem que me possa ajudar era porreiro

  16. Avatar de Sergio
    Sergio

    Desculpem a pergunta ….mas esta dica tb funciona com qq outra versão do linux , como por exemplo, o ubuntu ou o caixa mágica 11 ?

  17. Avatar de Henry Jr

    Qual a capacidade do PEN pra poder coloca-lo?

  18. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Henry Jr

    256MB chega e sobra

  19. Avatar de Sniffer
    Sniffer

    Tu ficastes meio abobado depois do casamento, mas se nota que o cérebro continua funcionando direitinho: obrigado pela dica.

  20. Avatar de kromakey
    kromakey

    no meu portátil arranca , o acronis boot selector detecta-o eu escolho arranca , mas depois começa a empanca e o pc só se desliga tirando a bateria …. um bzarulho do caraças !! tenho de testar noutro pc .

  21. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    No meu casório já lá vão 20 aninhos e firme e hirto! 🙂
    Parabéns e espero k ela não reclame pelas horinhas k vais ter de estar aqui em vez de… 🙂
    Um abraço

  22. Avatar de wazup

    Antes de tudo, muitos parabens pelo site…

    Quanto a esta noticia, agradou me imenso… É simples e funciona… Assim ando sempre com o Linux na pen… No meu caso funciona 5 estrelas! 🙂

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já dá!

    Maravilha!

    Isto é que é rapidez e operabilidade!!

    Mas só deu depois de instalar o acronis boot selector.

  24. Avatar de Granada
    Granada

    Boas

    Antes de mais parabens pelo site (este é o meu primeiro post da jeito dar graxa ao pessoal :P)

    Eu tenho um hd 2,5” de 40Gb numa caixa usb. Ja tentei varias coisas mas simplesmente nao consigo meter o linux a arrancar pelo disco externo.

    A minha primeira partição tem 700 megas (ou seja tem menos de 1024 cilindros para ser possivel ser o boot). Já tentei com o ubuntu e com o slax, descrito aki neste site tb, e agora com o MySlax Creator nem se quer me deixa escolher a partição do disco externo para criar lá a imagem…..

    Alguem me pode ajudar?

  25. Avatar de Why Not?
    Why Not?

    Boas,

    Eu instalei tudo correctamente usei o myslax etc … mas .. quando este arranca o linux dá me o seguinte erro :
    Cannot find kernel image : linux

    Já experimentei c/ 2 distros diferentes.

  26. Avatar de CospeFogo
    CospeFogo

    Mas isto só funciona em pc k tenham arranke por pen (BIOS)!!!!!

    P.S.: Parabens pelo casamento!!!

  27. Avatar de pakist0ned

    Bom, bem que andava numa de por SO na minha nova corsair voyager 8GB! E esse vosso post como MySlaxcreator ta’ muito bom. No entanto, quando fui fazer o boot, experimentei todas as opçoes que diziam USB: seja, USB-HDD, USB-ZIP, e mais 2 que la’ tinha, todas elas deram Boot Error, e nao passava da bios.

    Sera possivel esta bios nao poder arranjar a pen? Ou ha volta a dar pa isto?? :D:D

    E postarem tb outra soluçao como damnsmallinux ou ubuntu tb nao era nada mau ;);)

    cumps!

  28. Avatar de ROBERTO DANTAS
    ROBERTO DANTAS

    Ola bom dia , Gostaria de saber se posso usar um KURUMIN DA VIDA com esse programinha ai ?

  29. Avatar de Rui1500
    Rui1500

    Instalei e funcionou. Já estou a postar este comentário neste novo ambiente!
    Excelente maneira de testar o Linux sem dar cabo do windows. A instalação é estremamente simples e rapida. Nesse aspecto deixa o windows a grande distancia. Estou surprendido. Ja nao ha desculpa para nao experimentar…
    Algumas dificuldades detectadas (deve ser por falta de configuração e/ou ignorancia de principiante)
    – não tenho som
    – o pc só reconhece o linux da pen se arrancar primeiro o windows, inserir a pen e depois reinicializar.
    Alguem sabe como dar a volta a esta limitação?
    Parabens à equipa por partilhar conhecimento com esta comunidade

  30. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Este programa funciona com outras distribuições do linux como Ubuntu por exemplo?

  31. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    A minhda duvida e a mesma do gustavo tentei com o ubuntu e não ta dano certo.

    so funciona com o slax???

    abração o post e 10.

  32. Avatar de Bruno
    Bruno

    pessoal existe uma versao demo da cx magica 11 no sitio do linux depois é só gravar em cd ou pen e arrancar o pc com o cd e já temos linux ……
    muito bom