Chegou o Vivaldi 2.0 – É hora de encostar o Google Chrome

57 Comentários

Um browser é uma das ferramentas que mais usamos no nosso sistema. Neste mercado o Google Chrome ganha em popularidade mas há boas alternativas, como é o caso do Firefox, Opera, Edge, entre outros.
A primeira versão do Vivaldi surgiu há mais de 2 anos… e recentemente foi lançada a versão 2.0. Vamos conhecer as novidades.


Com o nome de Vivaldi, este browser foi criado pelo ex-CEO e co-fundador da Opera Software Jon von Tetzchner (que saiu da Opera em 2011) e tem várias características muito interessantes aliadas a tecnologia de ponta.

Recentemente foi lançado o Vivaldi 2.09 e traz algumas novidades interessantes.

Novidades do Vivaldi 2.0

Esta nova versão do Vivaldi traz várias novidades ao nível da personalização e também na sincronização de dados, podendo assim ter todos os seus dados em todos os sistemas que usa. Para começar o utilizador pode importar para o Vivaldi toda a informação do seu browser favorito.

Esta nova versão inclui também novos e bonitos temas. Para personalizar o seu browser a este nível, basta que carregue num dos temas e carregue em continuar. De referir que existe um tema Dark.

É possível também escolher onde pretende posicionar os seus separadores. Escolha uma das posições disponíveis e verifique qual se adapta melhor à sua forma de trabalhar.

Com a nova ferramenta Vivaldi Sync é muito fácil ter toda a informação do browser sincronizada por vários computadores/dispositivos. A conta associada permite ainda aceder ao e-mail, fóruns e blogues em vivaldi.net.

Os dados sincronizados incluem bookmarks, histórico de pesquisas, passwords e muito mais. Toda a transferencia da informação é realizada sob mecanismos de segurança.

Além destas novidades, o novo Vivaldi 2.0 inclui também uma ferramenta para screenshots, uma ferramenta para anotação em sites e um  ferramenta para ver as propriedades de uma imagem.

Disponível para Windows, Mac e Linux, este browser tem como base o projecto Chromium (com motor Blink) e a interface recorre tecnologias web tradicionais como é o caso do Node.js, HTML5 e React.

Este poderá ser o browser que o vai conquistar pela velocidade, performance e segurança. Quem o criou tem a fama de adicionar estas 3 componentes ao seu trabalho. Aponte o nome e faça download… quem sabe não será o seu browser predefinido já hoje.

Vivaldi

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Entre este e o Opera qual aconselham ?

    1. Avatar de joaquim faria
      joaquim faria

      Chrome

      1. Avatar de Mikhail Miguel
        Mikhail Miguel

        Infelizmente, TODOS os navegadores que testei não conseguem lidar bem com muitas “tabs” abertas. Por mais que hoje tenhamos muito mais processamento e memória RAM que há dez ou vinte anos, parece que nunca chegamos num ponto satisfatório. Sei: as páginas estão maiores e há abuso no uso de javascript. Ainda assim, alguma coisa está errada.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      João,entre este e o Opera aconselho todos…menos o Chrome!

    3. Avatar de Wagner
      Wagner

      Opera sempre, uso desde 2003 e lhe digo, nenhum outro me satisfez tanto quanto o Opera.

      1. Avatar de João Rossa
        João Rossa

        Posso dizer que prefiro o vivaldi ao opera apesar de também gostar do opera. Mas visualmente acho o vivaldi mais apelativo pois da para costumizar tudo e mais alguma coisa.

      2. Avatar de Zé

        Richard? É você?

      3. Avatar de Paulo Rocha
        Paulo Rocha

        O opera é o meu browser pré-definido há mais de dez anos quando destronou o Firefox, que é a minha segunda opção.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Falta lhe versão para Andrid, assim não cresce, nem é apelativo.

    1. Avatar de Maxrunner
      Maxrunner

      Que está em desenvolvimento.

      1. Avatar de Mikhail Miguel
        Mikhail Miguel

        Bom saber, o Vivaldi é o meu navegador principal e o único recurso que sinto falta é a sincronização com o Android.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para levar a sério o título?

    1. Avatar de joaquim faria
      joaquim faria

      Mesmo…o chrome lidera à vários anos e parece continuar a não ser que aparece ai um browser qualquer do futuro

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Uma questão: O que tem o Chrome que este não tem? 😀 E outra questão…o que tem este que o Chrome não tem?

        1. Avatar de joaquim faria
          joaquim faria

          A cena boa que o vivalvi tem é que posso mandar abrir uma página ir á casa de banho e voltar e ainda chego a tempo de assistir à abertura do site eheheh

          Já usei outros navegadores e mesmo estes tendo as mesmas funcionalidades do chrome quando se vai a usar no dia-a-dia é simplesmente diferente.

          E um conselho, se me permite, o post devia ser sim focado no porque de o vivaldi ser uma boa opção e não do género “atacar” um para tentar fazer o outro melhor.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Verdade. Também não percebi porque motivo atacaram o chrome no titulo. Deve ser para ter mais aberturas de página.

          2. Avatar de Maxrunner
            Maxrunner

            Esse teu pc deve estar estragado. O Vivaldi é baseado no chromium logo a performance não é assim tão difente ao abrir sites.

        2. Avatar de AJ
          AJ

          Chrome é moda, os amigos tem Chrome e eu não posso ficar com algo pouco popular.

          1. Avatar de joaquim faria
            joaquim faria

            Moda? o chorme já lidera as preferencias à uns bons anos, porque simplesmente é o melhor ponto final. Se gostam ou preferem outro amigos à mesma

        3. Avatar de Ruben Sousa
          Ruben Sousa

          Pedro, não nego outros Browsers, até porque preciso de eles todos no dia a dia, no entanto, o Chrome tem uma coisa que mais nenhum tem, feliz ou infelizmente para alguns.

          Trata-se de toda a integração que tem com todos os demais serviços da Google. Sim, privacidade para ali e para aqui. Infelizmente é o único que apresenta de forma tão completa todas estas funcionalidades.

          É mau ser o único? Sim, já pela questão dos dados, venda dos mesmos, privacidade, etc..

          Desde o uso da Google para aceder a serviços, integração com todo o sistema Android e não falando só em relação chrome, entre muitas outras coisas.

          Infelizmente, quem se adaptou desde cedo ao Chrome a usar todas as funcionalidades do mesmo, está muito preso ao mesmo não conseguindo arranjar um outro que nos satisfaça.

          1. Avatar de Tagus Park
            Tagus Park

            Concordo, por exemplo quem usa e abusa do chromecast para fazer cast do browser inteiro ou mesmo o desktop. Tem que usar chrome.

          2. Avatar de Severo Oliveira
            Severo Oliveira

            Concordo. A questão de ter todos os serviços vinculados em um lugar é um ponto muito forte para que de forma quase espontânea usemos a ferramenta. Quando restringimos o assunto aos profissionais do ramo ( informática) as coisas podem mudar um pouco por serem mais criteriosos, mas se falando de usuários “comuns” a facilidade, praticidade e a simplicidade de ligar no computador e praticamente ter tudo à sua frente, a figura é outra.

        4. Avatar de Maxrunner
          Maxrunner

          Pouco. Este Vivaldi tem muitas funcionalidades viradas para o trabalho que o Chrome não tem. Por exemplo os panels.

          1. Avatar de Mico
            Mico

            Chromo e trabalho… Não combinam.
            Eh eh eh

  4. Avatar de Phillip
    Phillip

    uma coisa que eu nao gosto aqui,
    vários e varios posts com titulos: pra que uasr A se voce pode usar B, tipo esse, saia do chrome va para o vivaldi.
    BARALHOS
    por que insistem em falara pra sair de algo e ir pra outro, “por que usar windows se o linux banana tem tudo o q tu precisa”

    olha… se o q eu uso, atende minhas necessidades, não vou trocar, se eu quero usar o windows com chrome, eu vou continuar, não q um vivaldi ou maxton nao mereçam atenção, mas nao é assim que vai atrair.

    mostra o que eles tem de melhor em relação ao outro, não que eu devo parar de usar um pra ir ao outro.

    estuda um pouco mais depois publica….

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Como é que se admite que um browser que não passa de uma janela que apresenta imagens, texto, vídeos (que não conta para o total) e BONECADA coma 1 GB de memoria ? COMO ?
    Deixei a bacorada do firefox por isso e uso o Brave que embora um pouco melhor tb não é ideal!

    1. Avatar de Xiba
      Xiba

      Hoje em dia os sites são duetos de efeitos, pesados no layout e você quer q use medidas de 1 GB? Com PCs sendo vendidos com 16 GB de RAM a pessoa querer usar só 1gb é ridículo.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Nem toda a gente tem dinheiro para estoirar em computadores com 16GB de ram
        Há quem goste de poupar o dinheiro para coisas mais uteis
        O meu PC tem 2GB de ram e tenho dificuldades com sites carregados de bonecada e palhaçada.

        1. Avatar de ZarkBit
          ZarkBit

          Culpa os sites, não os browsers.

        2. Avatar de F Gomes
          F Gomes

          Não sou rico, muito longe, longíssimo disso, mas construo as minhas máquinas, compro o hardware onde encontro mais barato (mas não na loja do chinês, embora venham da China) e a que tenho já há uns anitos razoáveis, tem 32GB de RAM (4×8), dois SSD’s, 2 HD’s de 2TB cada e 3 portáteis (WD, Maxtor e Verbatim) USB com 2 TB cada. Uso muita imagem, vídeos e justifica-se esta artilharia. Como não considero estoirar dinheiro em ferramentas de trabalho, só tenho pena de não poder ser mais “desafogado” nos €€€ para montar a máquina que gostaria de ter.

        3. Avatar de Xiba
          Xiba

          Se no Brasil computador de 2GB de Ram é motivo de vergonha, imagine em Portugal. Temos que evoluir…

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Ridiculo é andarmos a fazer, 90% do tempo, com 16Gb de Ram o mesmo que se fazia com 2GB e com o windows XP. Isso é que é ridiculo.

        1. Avatar de Xiba
          Xiba

          É a modernidade, aceite-a ou viva usando o Windows XP.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            a modernidade é nao aproveitarmos as capacidades das nossas maquinas? e usarmos software muito pouco optimizado.

          2. Avatar de Xiba
            Xiba

            Já disse, uses XP ou Windows 98, mas não reclame da falta de suporte ou segurança. Abraços!
            PS: Pra tudo existe solução.

          3. Avatar de Xiba
            Xiba

            A propósito, memória RAM é muito barata.

  6. Avatar de Marcelo Sousa
    Marcelo Sousa

    Até acho bonito esse browser. Mas realmente leve ele não é, e a velocidade de abertura de páginas peca muito. Fato esse que posso dizer com toda certeza de quem usa e trabalha com internet, que ele tem que melhorar muuuito

  7. Avatar de Xiba
    Xiba

    Esse browser é top, mas peca por não ser 100% open source é não for com os drivers no Linux. Se você baixar esse browser tanto no Ubuntu como Manjaro, ao assistir vídeos notará uma distorção e tudo estará super pixelizado mesmo se clicar em full HD devido a falta de codecs e APIs.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Seus barbinhas metrossexuais milenials sois todos carneiros !
    As grandes empresas são as verdadeiras DONAS dos vosso PCs ipades e androides
    Voces são apenas INQUILINOS deles.
    Voces sabem o que é ter um browser como NETSCAPE que te apresentava imagens, texto, vídeo, e java (não javascript) e apenas usava uns 16mb de memoria ?
    DEZASSEIS MEGAS DE MEMORIA !
    Alguem me sabe explicar o que estão 1 ou 2 GIGAS a fazer na memoria como o nome “chrome.exe” ???

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Parei de ler em ipades

      1. Avatar de 3434
        3434

        Ainda há quem escreva Português COMO DEVE SER!

    2. Avatar de joaquim faria
      joaquim faria

      se percebes assim tanto faz tu um ou usa o que quiseres…sempre a mesma treta da RAM

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Não é sempre a mesma treta da RAM. É a treta que desde há 15/20 anos a informática não mudou muito, o hardware está cada vez mais rápido, cada vez mais ram para se fazer o mesmo que se fazia com um windows xp e 2 a 4 gb de RAM, a diferença é que se faz com mais bling bling.

        1. Avatar de Gilberto Fernandes
          Gilberto Fernandes

          Sim, é verdade. As páginas tornaram-se estupidamente pesadas. É pena, e na maior parte dos casos desnecessário.

  9. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    No fundo são baseados no chrome …

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Em termos de navegação, sim, baseado no chrome, mas existem outras funcionalidades adicionais, para além disso, a personalização do Layout é algo que faz destacar o Vivaldi.

    2. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Alias, deixa-me corrigir, baseado no Chromium.

  10. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Fui dar uma “vista de olhos” pareceu fixe, pelo menos os sites que coloquei até que foram rápidos a carregar.

  11. Avatar de Maxrunner
    Maxrunner

    Meu browser por defeito. Especialmente depois da google andar com larachas no chrome nesta ultima versão.

  12. Avatar de Carloz Suarez
    Carloz Suarez

    venho usando o vivaldi como segundo browser a alguns meses, pois usava o Firefox como principal já faz mais de 10 anos, mas depois que passou a Firefox quantum eu vinha tendo uns problemas, como por exemplo o netflix não rodar. A 3 semanas decidi passar a usar o Vivaldi como o primeiro browser e não tenho me arrependido, muito fluido, cheio de ferramentas uteis, o netflix roda muito bem, e o detalhe é que em tela cheia as bordas em cima e em baixo do video são pretas como no firefox, detalhe que no Crome, no Edge e outros browsers são faixas branca e incomodam muito. Eu recomendo, a fluidez pelo menos pra mim é fantastica.

  13. Avatar de Anderson Lima
    Anderson Lima

    “Como é o caso do Firefox, Opera, Edge, entre outros.” Opera nem devia entrar na Lista mais desde o dia que foi vendido pra Grupos Chineses.

    1. Avatar de Xiba
      Xiba

      Mas disso ninguém liga, tem gente abaixo que usa Yandex. Coisa dos russos, da KGB…

  14. Avatar de Marcus
    Marcus

    Estou feliz com o meu YANDEX.

  15. Avatar de toleon
    toleon

    O melhor de todos nem é aqui mencionado… TORCH sempre.

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    Só quero saber quanto receberam para fazer esta publicidade a este browser!

    1. Avatar de Vítor M.

      Tudo o que foi recebido de publicidade a esse browser, a haver, metade é teu. Assim ajudamos uma causa solidária. Alias, até fazemos mais, libertamos 100% da verba que supostamente dizes ter sido paga. 😉 Não há cá meias contas. Tudo para ti.