Windows Embedded Compact 7 RTM – O Windows dos Tablets?

47 Comentários

A Microsoft não tem propriamente um historial de dormência mercantilista. Pode estar neste momento numa zona de penumbra mas está certamente a criar e a desenvolver aquilo que melhor sabe fazer: software.

De forma tranquila, a Microsoft disponibilizou a versão RTM (release to manufacturer) do Windows Embedded Compact 7, que, alguns, já apelidaram de “sistema operativo para tablets”. Sim, é verdade! Está pronto e pode já ser descarregado numa versão trial de 180 dias… a corrida ganhou novo fugitivo!

A versão RTM já pode ser descarregada aqui, durará 180 dias para poder testar e ver as potencialidades deste novo sistema operativo. Embedded Compact 7 é uma versão do Windows 7 que pode ser embutida ao nível do hardware. Este SO suporta multi-toque e permite controlos por toque muito similar à experiência já conhecida no iOS da Apple.

Principais funcionalidades do Windows Embedded Compact 7:

  • Suporta ferramentas recentes desenhadas para a arquitectura ARM v7
  • Incorpora uma nova tecnologia para criar interfaces de utilizador
  • Suporta o novo sistema SMP (symmetric multiprocessing) para processadores x86 & ARM, MIPS
  • Traz um novo player multimédia com um interface gráfico personalizável
  • Traz uma nova versão do Internet Explorer (que é baseada no IE 7 com alguns melhoramentos de performance herdados do IE8)
  • Suporte para Flash 10.1 (que requer uma licença OEM da Adobe para quem precisar dessa funcionalidade)
  • Suporte para embutir Silverlight
  • Melhorada a conectividade com PCs, servers (suporte NDIS 6.1)

Este browser que a Microsoft apresenta irá suportar tanto Flash como Silverlight.

Segundo a ZDnet, o SO foi colocado em versão RTM antes do final de 2010, uma meta não conhecida e nunca falada. De acordo com a Microsoft e debruçando-se apenas no foco principal, o Windows Embedded Compact 7 foi desenhado e adaptado para o segmento “Mobile e dispositivos de desempenho simples totalmente personalizáveis”.

O que é um Windows Embedded?

Windows Embedded é uma família de sistemas operativos da Microsoft projectado para uso em sistemas incorporados. A Microsoft disponibiliza quatro categorias diferentes de sistemas operativos para dispositivos embedded como alvo num mercado amplo e em tempo real, servindo dispositivos de ponto de venda como quiosques multimédia e computadores muito pequenos (smartphones, tablets, consolas de jogos, etc…). O Windows Embedded Compact é um sistema operativo com um kernel modular especializado que pode ser executado em menos de 1 MB de memória

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Conimbrigae
    Conimbrigae

    Instala-se no IPad?

    1. Avatar de Vítor M.

      No iPad não será, mas será para dispositivos móveis, como tablets que estejam preparados para suportar Windows, Smartphones, dispositivos de várias utilidades que necessitem de um sistema operativos “light”.

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        Off-topic
        Vitor, parece que o MacOS X Lion vai ter novos sintetizadores de voz, incluindo o Português, isto se esta notícia estiver correcta!
        Parece que afinal tinhas as esperanças no local certo
        http://www.appleinsider.com/articles/11/03/02/inside_mac_os_x_10_7_lion_dozens_of_high_quality_new_multilingual_speech_voices.html

        1. Avatar de Lourenço
          Lourenço

          Graças a deus… O alex é bom rapaz, mas já adicionavam um Eusébio ou assim… ( para quem n sabe, Eusébio é uma casa vozes clássicas dos GPS’s)

  2. Avatar de Leandro
    Leandro

    Explique:

    Pode instalar nos seguintes sistema operativos:
    Windows XP Service Pack 3
    Windows Vista Service Pack 2
    Windows 7 (32 bit or 64 bit)

    Se é um SO, como se pode instalar sobre outro? É atualização?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, é um sistema operativo que pode ser virtualizado sobre esses sistema operativos para os developers poderem desenvolver sobre ele.

      Mas, seguindo uns passos descritos na ajuda de instalação, podes até instalar em qualquer máquina.

  3. Avatar de Rui Natário

    Pois é, acho que este artigo tá uma grande confusão.

    “Este browser que a Microsoft apresenta irá suportar tanto Flash como Silverlight. Segundo a ZDnet, o SO foi colocado em versão RTM antes do final de 2010, uma meta não conhecida e nunca falada”

    LOL, passa de browser a SO numa frase!

    É um SO destinado a:

    “The newest Embedded Compact operating system is designed to power phones (including Windows Phones), medical devices, industrial automation products and retail systems, as well as slates/tablets”

    Isto é para lançar confusão, uns dizem que é o Win 8, outros insistem que é o Win 7 CE…

    1. Avatar de Vítor M.

      Desculpa lá mas tu não sabes ler. 🙂

      Essa frase que truncaste vem depois das características onde é apresentada a versão do browser que acompanha o sistema operativos, ora esse browser citado é que traz as especificações referidas.

      1. Avatar de Rui Natário

        Desculpa lá, o artigo tá confuso e ponto final!

        E não sou eu o único a pensar assim … 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Tens de ler com cuidado, mas eu complemento.

          Pronto… separei a frase que te pode estar a fazer confusão, assim deve ajudar. 🙂

          Aliás tu a seguir, tanto que percebeste, que complementaste com informação útil. Está de caras que está fácil.

          Quanto às outras dúvidas… não me digas que não sabes que se pode instalar um SO por cima de outro?

          1. Avatar de Rui Natário

            É claro que entendi, mas isso não invalida que estivesse algo confuso 😉

            Respondendo à tua pergunta, dou aulas disso…

        2. Avatar de Artur Calhau
          Artur Calhau

          Que belo argumento!! Tá confuso e não sou o único a pensar assim…. esse foi o argumento que me convenceu….

          Ai… façam os vossos sites e depois digam mal.

          Agora é todos os dias a aparecerem comentários destrutivos..

          Enfim

          1. Avatar de Vítor M.

            É aquilo que se chama “dores de crescimento” 😉

            Mas podemos sempre ajudar quem não está a perceber, neste caso o Rui Natário percebeu, havia ali uma frase que se melhorou para evitar confusões forçadas e ele inclusive trouxe mais informação, digamos que não foi dizer mal, foi uma interpretação à maneira dele 😀 a justificação foi gira 😀 mas também faz parte um pouco deste meio, onde a escrita não ajuda a passar a emotividade 😉

            Temos é de participar, trazendo dúvidas, criticas, dados assessórios e muita informação relativa, isso faz crescer uma comunidade.

          2. Avatar de Rui Natário

            Artur,

            O Vitor deixou bem claro que não precisa que o defendam.

            Se não tens nada a acrescentar à discussão talvez fosse sensato ficares de fora em vez de mandares bocas sem fundamento…

      2. Avatar de kekes
        kekes

        Eu tambem fiquei confundido quando li xD mas como li na uni após uma directa e antes de um exame pensei que era do sono hehehehe
        Percebe-se bem se leres com cuidado mas se tiveres com uma broa enorme e leres em diagonal fica-se um bocado trocado 😀

  4. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    E terá também o BSOD?

    1. Avatar de LeandroF
      LeandroF

      Claro que sim!!
      é como o OSX ter o Safari incluído!

      1. Avatar de SO TRUE
    2. Avatar de ARAZ
      ARAZ

      Não, terá kernel panic.

    3. Avatar de Vítor M.

      Pelo vasto leque (que nenhum outro suporta) de máquinas suportadas pelo Windows, ter um BSOD é defender o utilizador que, grande parte das vezes, tem culpa nesse BSOD. 🙂

      Drivers mal desenvolvidos e instalados à revelia do fabricante do componente em stress, programas que alteram chaves de registo de forma a prejudicar a estabilidade do SO, malware resultante de má conduta do utilizador e outras formas de possível dano no hardware que o SO detecta e se defende.

      Já poderia estar mais desenvolvido esse ponto, mas pelo menos já aparece muito menos vezes 😀

      1. Avatar de pfbatista
        pfbatista

        Em 99% dos problemas em windows e consecutiva apresentação de BSOD é resultante de “User Malfunction”!

        Para impedir que esses tipos de erros aconteçam deve-se parametrizar no SO uma conta com menos previlegios que a conta de Guest…

        é como o outro dizia… “A good user is a dead user!”

      2. Avatar de bigkax
        bigkax

        Nos últimos 3 anos tive 2 BSODs e de certa forma foram problemas de hardware provocados por mim.

        1. Avatar de Nobre
          Nobre

          Nos ultimos 3 anos 1 foi causado por mim e outro não.

  5. Avatar de Emannxx

    Segundo o que percebi, isto é uma mascara para o sistema operativo normal, am I right?

    1. Avatar de Vítor M.

      Digamos que é um Windows Mobile moderno, com suporte para diversas arquitecturas e onde poderemos encontrar os elementos familiares ao Windows 7 que conhecemos para desktop.

      1. Avatar de Emannxx

        Então é um sistema operativo, ou seja, não corre sobre outro software?

  6. Avatar de Kaian

    Não vai da muito certo esse OS da Microsoft

    1. Avatar de Vítor M.

      Sempre deu certo. Lembras-te do Windows CE?

    2. Avatar de RickyA
      RickyA

      … anda moda dizer mal de tudo o que a M$ faz… eles não são perfeitos … longe disso .. mas acho que a perfeição ainda não foi descoberta por nenhuma empresa da área .. e não me venham falar da Apple pq tb está longe de ser perfeita!!

  7. Avatar de André do Carmo
    André do Carmo

    posso instalar no Galaxy Tab?

  8. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Tanto quanto eu pude perceber este sistema não é fornecido à partida com um interface gráfico. Será cada fabricante que deverá desenvolver o seu interface sobre as tecnologias disponibilizadas pelo SO.
    Isto será uma evolução sobre o sistema no qual o Windows Phone 7 é baseado.

  9. Avatar de RF
    RF

    Humm.. Prefiro o Ipad com o IOS ou um Tablet Android 3.0! Windows.. é Windows! O Windows Mobile 7 veio sem Copy Paste.. coisa que já fazia há anos, só agora é que fizeram um “update”! Perante estas falhas, não tou a ver este Windows Embedded Compact 7 ser um bom SO para Tablet’s, mas posso tar enganado, só depois de experimentar!

    1. Avatar de RickyA
      RickyA

      …o IOS nasceu com copy & paste ???

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        Não! Mas tendo em conta que já tem há 2 anos e que entretanto o mercado evoluiu muito e com muito mais concorrência, a falha pode ser mais negativa para a Microsoft do que foi para a Apple.

      2. Avatar de Leandro
        Leandro

        Ha, e o Windows nasceu agora? Até onde eu sei é o Windows Phone 7 e não windows Phone 1.
        Eu tenho um HTC HD7 e estou pra jogar na parede de tantos bugs e falta de recursos.
        Vendi meu iPhone 3GS pra comprar o HTC HD7. É um ótimo aparelho, mas a MS tá acabando com tudo.

        1. Avatar de pfbatista
          pfbatista

          As limitações com que o WP7 nasceu foram assumidas pela Microsoft antes do eu lançamento.

          Essas limitações, entre outras, são: Copy/paste e Multitask

          A MS avisou que algumas funcionalidades já presentes no WM6.5 só iriam estar no WP7 até ao final do 1º quarto de 2011.

          Só comprou, antes dessa data, quem quis!

          Não foram falhas… foram características publicamente assumidas.

          Entende-se como falha um bug ou alguma anormalidade no funcionamento…

      3. Avatar de RF
        RF

        @ RickyA

        Não o iOS não nasceu com Copy & Paste.. mas os meus últimos dois tlm, um com o Windows Mobile 5 e o outro com o 6 tinham essa função! Logo, o iOS evoluiu e o Windows Mobile regrediu, e as consequências a nível empresarial estão à vista! Se antes usavas-se muito o Windows Mobile, hoje em dia está posto de parte! A meu ver foi uma falha terrível da Microsoft.. com a pressa de lançar um concorrente para o iPhone!

  10. Avatar de TheSmartOne
    TheSmartOne

    Baseado no tema do Zune, não é nada demais, simples, faz-me lembrar o MeeGo, ou mesmo o Jolicloud…

    Quem quiser ver uma imagem => http://www.blogcdn.com/www.engadget.com/media/2010/06/wince7lead01-1275540795.jpg

    Faz o que se pede de um tablet, redes sociais, talks, etc… Mais uma vez se demonstra que a Microsoft não sabe o que faz… Lançou este “Mini” SO na esperança que venham pessoas desenvolve-lo e que depois agarrem naquilo que se fez para este, e com isso fazer um Windows 8 para tablets (tal como está programado nos calendários)… A minha questão é, não seria mais fácil dizer aos users de uma vez qual é a ideia deles? Se querem um SO móvel open-source como o Android HoneyComb, façam-no! Digam às pessoas! Agora não venham dizer que vai sair algum tablet com isto, porque isso nunca vai mesmo acontecer…

    Respondendo ao Titulo do post, não, não será o Windows dos Tablets, vocês sabem que não, toda a gente sabe que não, ninguem quer um tablet Windows que parece um mp4 Zune…

    1. Avatar de Vítor M.

      Hehehe… pois isso é uma verdade, mas isso é o que nós hipoteticamente não queremos, não reflecte necessariamente o que a Microsoft pretende que seja usado. Não digo que sim nem que não… estas coisas são muito complexas quando analisados do ponto de vista financeiro.

      Eu acredito que será uma estrutura nova, ligada ao novo Windows 8, moderna cheia de inovação… mas isso é a minha crença baseada no que eu entendo ser um SO de combate para dar luta à concorrência, assim como eu tinha uma ideia completamente diferente do que seria o Windows Phone 7… e este é um péssimo produto, face ao que “queremos”… verdade?

      1. Avatar de TheSmartOne
        TheSmartOne

        Repara, isto no máximo será uma espécie de “Windows Media Center” para o Windows 8 tablet, só que no caso talvez receba um nome mais sugestivo como “Windows Social Center” ou algo assim… (pelo menos era o que eu faria)…

        O que é certo é que desde que o Sr.Bill Gates abandonou a cadeira as coisas vão de mal a pior, a economia decadente, um sector que cresce enquanto outros caem, uma area que precisa de inovação todos os dias, talvez a Maior empresa de tecnologia da história deixa-se ser ultrapassada pela concorrencia, que ganha por questões que eles nem imaginam (como por exemplo design, aplicações, open-source, etc)…

        O Windows Phone 7 foi para mim a unica coisa que de bem se fez nos ultimos tempos (ainda não entendo como é que só passado tanto tempo é que a Microsoft me aparece com um rato igualzinho ao Magic Mouse da Apple)… E porque digo isto, o Windows Phone 7 é inovador, não é em nada igual aos outros, é novo, tal como outrora foi o Android (ainda me lembro dos projectos de faculdade em Android)… O que é preciso é esperar e continuar a “semear” programadores por esse mundo fora… O acordo Nokia foi mais um óptimo passo… se a coisa está a demorar é porque a economia está miserável…

        Quanto à filosofia tablet, é a mesma que a filosofia Microsoft em geral, deixa-se para trás, e depois arranja pequenas grandes coisas que não chega a apresentar nem a horas certas nem com o impacto certo… Toda a gente sabe que o que importa neste negócio é a credibilidade, e neste momento que credibilidade tem a Microsoft aos olhos dos “novos Programadores”?

        Se acham que este Windows adaptado os ajuda, força, mas não façam como o kinect que só disponibilizaram a tecnologia a programadores depois da Asus ter contratado a equipa que criou o sensor…

        Façam o que fizerem, arrisquem, não tenham medo, não fiquem à espera dos outros, porque depois é tarde, joguem não contra os utilizadores, mas sim com eles e para eles, afinal de contas, isso é nisso que consiste o processo de criação de tecnologia…

  11. Avatar de AM
    AM

    Pede-me chave na instalação…

    1. Avatar de HM
      HM

      Como é que se instala???

  12. Avatar de Kevin
    Kevin

    Existe algum tablet no qual possa ser instalado neste momento?

  13. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Então, quero instalar esse SO em um Asus eepc de 4GB de ssd e como faço isso? Pelas instruções da Microsoft a instalação tem que ser feita em uma máquina já com SO instalado, como se eu fosse desenvolver o embedded para depois exportar ele para outro hardware, como sou leigo em qualquer tipo de programação to aqui esperando ajuda de alguém.

    O que eu preciso é de apenas a imagem ISO desse OS para tranferir em um pendrive e fazer o asuseepc ganhar vida novamente, pois o XP e o Seven ocupam todo os 4GB de ssd ficando inviável usá-lo.

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Consegui instalar com uma imagem disponibilizada por torrent por algum amigo, mas a instalação ficou com apenas 500mb de HDD livre dos menos de 4 GB disponíveis no eepc 701 4GB da Asus, uma boa notícia é que instalei um driver de vídeo da intel no chute nele que funcionou, aumentando a resolução da tela para 800X600, quem quiser esse driver por e-mail só mandar e-mail sambaquy@hotmail.com tento disponibilizar.

  14. Avatar de Rodrigo Lamounier
    Rodrigo Lamounier

    Onde pode ser comprado esta versão do Windows 7