Portugal: EDP vai criar nova rede de carregamentos elétricos

13 Comentários

Realiza-se por estes dias o Lisbon Mobi Summit que é um dos mais inovadores e relevantes eventos na área da mobilidade urbana. Esta quinta-feira, a EDP revelou neste evento que está a criar uma rede de carregamentos elétricos para frotas empresariais.


A EDP, através da administradora executiva Vera Pinto Pereira, anunciou esta quinta-feira que vai criar uma rede de postos de carregamento elétrico rápido para frotas empresariais. De acordo com as informações, esta nova rede irá usar tecnologia da Efacec e será uma rede privada, não estando associada à rede Mobi.e que está sob alçada do Ministério do Ambiente.

De referir que a rede MOBI.E é uma rede composta por postos de carregamento para veículos elétricos maioritariamente situados em espaços de acesso público. Estes postos permitem o carregamento das baterias dos veículos elétricos, que podem ser de carregamento normal ou carregamento rápido. Atualmente, existem mais de 400 postos de carregamento da rede MOBI.E.

Ainda relativamente à nova rede de carregamentos elétricos, para começar foi revelado que vai ser criado um piloto junto ao Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, onde serão instalados dois carregadores rápidos.

A administradora da EDP adiantou que “esta nova rede será complementar à infra-estrutura pública de carregadores” e o objetivo é ter 30 a 40 postos de abastecimento. Não existe ainda qualquer detalhe sobre a localização e instalação dos mesmos.

Leia também…

MOBI.E: 400 postos de carregamento de veículos elétricos terão energia Galp

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu trabalho na EDP Produção e nas nossas instalações há ZERO postos de carregamento… e não há ideias a médio prazo de termos algum…

    Em casa de ferreiro, espeto de pau…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Liga o carro ao alternador da central 🙂

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        isso seria para um carregamento ultra rápido, certo?…

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Até deitava fumo

  2. Avatar de censo
    censo

    …para depois começar a cobrar… Inútil, é o que isto é. Não se pode investir muito. A moda irá passar.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      É justo…

      As bombas de combustível, seja de qual for a marca, também cobram pelo combustível que metemos nos nossos carros…

      Não me lembro de alguma vez ter visto a Galp, BP, Cepsa, … oferecer combustível… nem pelo Natal…

      1. Avatar de Victor
        Victor

        O problema é que no caso de Portugal a energia vem apenas e só da EDP

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Qualquer um pode produzir energia em Portugal, há vários anos e revender (ou não) à EDP. Só não pode revender a terceiros, tal como o vizinho do lado por exemplo.

          Qualquer um pode produzir energia para auto-consumo há vários anos também. Basta instalar painéis solares, mini torres eólicas, etc e produzir para gastar em casa.

          Só é cliente da EDP quem quer… a EDP já perdeu o monopólio há vários anos.

          1. Avatar de Luis carreira
            Luis carreira

            Isto para quem nao mora em prédios logicamente…

          2. Avatar de TSSRK
            TSSRK

            Há alguma razão para nao poder revender a terceiros? “Mexia” no monopólio?

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            TSSRK

            Não é monopólio… a EDP já não detém o monopólio há vários anos

            Não podes revender a terceiros porque só as empresas licenciadas / autorizadas pela ERSE é que o podem fazer

            Para saberes quais são essas empresas, visita http://www.erse.pt/pt/electricidade/agentesdosector/comercializadores/Paginas/Clientesnaodomesticos.aspx

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    E energia vem apenas e só da REN*. A EDP comercializa tal como tantos outros

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Os outros (empresas ou privados) produzem… a REN só transporta…. A REN não produz energia.

      A REN é a única entidade de transporte de eletricidade em Portugal, no âmbito de um contrato de concessão estabelecido com o Estado Português.

      https://www.ren.pt/pt-PT/o_que_fazemos/eletricidade/o_setor_eletrico/#5