Apple, o que se passa com o AirPower?

21 Comentários

Ontem à tarde a Apple apresentou três novos iPhones e o Apple Watch Series 4 no seu evento especial de lançamento de hardware. Durante as duas horas não mencionou iPads, Macs, AirPods nem o AirPower.

Há um ano, também no dia 12 de setembro, a Apple mostrou-nos o AirPower pela primeira vez; um carregador Wireless e uma solução elegante que permite carregar vários dispositivos simultaneamente. Mas afinal onde é que ele está?

Airpower Apple atraso

Onde está o AirPower?

Já passaram doze meses desde que a Apple nos falou no AirPower e desde então tem adiado sucessivamente a sua chegada ao mercado. Segundo se sabe, o projeto tem-se revelado mais exigente do que aquilo que inicialmente se esperava.

Não há dúvida que a Apple está interessada no carregamento Wireless. Aliás, os novos iPhones têm carregamento wireless. Por isso, neste momento, é da responsabilidade da Apple fornecer uma solução prática e rápida aos utilizadores dos produtos que estão preparados para esta tecnologia. Mas, ainda não chegou ao mercado.

Airpower atraso apple

Existem muitos carregador wireless por aí, é certo. Mas o que a Apple está a tentar com o AirPower é bem mais complexo e não passa apenas por colocar vários carregadores Qi num tapete. Para além disso, esta é a solução que todos os utilizadores dos mais recentes produtos da Apple procuram: simplesmente pousar os dispositivos todos juntos sem ter que fazer mais nada.

Tanto tempo…

Sem a Apple dizer nada acerca do AirPower é impossível perceber por que é que o dispositivo está a demorar tanto tempo a chegar ao mercado. Carregadores wireless de outras marcas continuam a aparecer e cada vez mais se vê dispositivos de grande qualidade. Com todo este atraso, a Apple está a ficar para trás e a perder algum terreno.

Tendo em conta o desafio que o AirPower está a revelar ser, faz sentido que a empresa de Cupertino esteja a ser mais cuidadosa. Claramente, a Apple anunciou o dispositivo sem ter uma visão clara dos obstáculos que ainda seria necessário ultrapassar antes de colocar o dispositivo no mercado.

Aripower apple atraso

Para além disso, no final do evento de ontem, a Apple apagou do seu website quase todas as referências ao AirPower. Esta foi a única que conseguimos encontrar.

Conclusão

É possível que a Apple fale do AirPower ainda este ano; talvez num evento em outubro, onde se espera que a empresa apresente um novo iPad Pro, MacBook e Mac Mini. Mas, para já, parece que a Apple não quer falar do AirPower e pretende que o público se esqueça que alguma vez o viu.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Security
    Security

    Concordo… é algo que com o Jobs possivelmente não aconteceria. Divulgar produtos e não ficar disponível em tempo “útil”. Possivelmente estão a ter lacunas, e sendo asssim mais vale nem sequer venderem. Mas, algo se passsa com esta “solução” Apple que não chega. Não me faz falta e dificilmente compraria, mas que é estranho é.

  2. Avatar de Moneldr
    Moneldr

    Estão à espera que outros gastem o necessário para desenvolver a solução que lhes agrade para depois copiarem, quer dizer, melhorarem… E no fim ainda dizem que foram os primeiros porque já está anunciado há mais de um ano 😀

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Tens o exemplo do Samsung Wireless Charger Duo

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Outro exemplo é a novidade de última hora do dual sim standby.. novidade da apple, é mais isso..

  3. Avatar de Hyroku Mahta
    Hyroku Mahta

    A Apple ficou em 2012, é la que os seus fanboys se sentem confortaveis.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Se a apple ficou em 2012 como ficariam as outras marcas?

  4. Avatar de Cortano
    Cortano

    “simplesmente pousar os dispositivos todos juntos sem ter que fazer mais nada.”
    Mas eu já faço isso há uns 2 anos!!! Que cena… incrivel…

    Essa coisa de que a Apple está a preparar algo nunca antes visto, etc., etc., é uma balela pegada.
    Como alguém já disse, a Apple está à espera que as coisas evoluam nesta área, que surjam novas empresas com tecnologia nova nesta área. Depois, compra a empresa e diz que inventou o sistema.

    Se não conseguem meter nada de inovador no mercado, podiam muito bem meter uma base simples com 2 ou 3 luzes a piscar. Os isheeps compravam na mesma e iam desenvolvendo a idea da tal base “nunca antes vista” com o tempo.

    A Apple não mete uma base À venda porque está a borrifar-se para o consumidor. Lança equipamentos com a tecnologia e depois não fornece os acessórios necessários?!? Que treta de empresa é esta?!

    Seja como for, eu já carrego o meu iphone com uma base, mesmo que a apple lançasse esse produto fantástico não o ía comprar na mesma, porque no fim, será apenas uma base de carregamento como as outras.

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      Curioso é escutar os fãs da marca a dizerem que são inovadores e que isto câmaras muitas câmaras, resoluções, montes de RAM e cores são coisas do Android e a Apple não precisa disso. Uns anos depois a Apple faz o mesmo. Talvez o carregamento sem fios apareça em 2020…lol

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Carregas todos os teus dispositivos juntos ha uns 2 anos? Que dispositivos (plural) tens??

  5. Avatar de Jorge Brito
    Jorge Brito

    A malta que critica a RTP é a mesma que de bom gosto paga à operadoras para ver a CM e Sport TVs e ainda se acha com moral superior. É para rir!

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      Muito bom comentário, e dentro do tema… foi bom para rir um bocado

  6. Avatar de V.T.
    V.T.

    Até nisto a Apple copia os outros… mormente a LG! Ahahahah…

  7. Avatar de zeze camarinha
    zeze camarinha

    essa pergunta devia ter sido desde 2012 ate agora o que se passa afinal com a Apple

  8. Avatar de SG
    SG

    Enquanto utilizador Apple (no iPhone), tenho de dizer que me parece que a Apple está a ficar algo desorganizada. Ontem assisti à Keynote (não por ser fanboy, simplesmente por interesse, fiz o mesmo com a apresentação do Note 9, e com outros dispositivos android) e fiquei com a sensação que praticamente ninguém estava preparado para os discursos. Via-se claramente eles a lerem tudo, aliás, houve inclusive momentos em que a câmara apanhava os ecrãs com os textos que eles estavam a ler. Acho isso muito mau, estar a falar do orgulho de se fazer algo, e como se pretende inspirar, e ser preciso ler isso… Soa a falso.
    Um grande problema da Apple, neste momento, é que o iPhone é responsável por mais de metade dos seus rendimentos… E isso é um erro colossal, nenhuma empresa pode estar dependente de um só produto. E acho que se tem vindo a notar um maior nervosismo da Apple. E depois, lança-se um iPhone que, a meu ver, tinha todo o potencial (Xr), a um preço, por cá, semelhante a um Huawei P20 Pro, por exemplo, e com um ecrã com resolução pouco superior a 720p, com uma densidade de pixeis igual ao meu 6s (embora seja Liquid Retina, bla, bla…). A sério? 879 euros (preço base, 64gb de armazenamento)??
    No ano passado fiquei com a sensação que o iPhone X foi lançado à pressa, uma vez mais, pela pressão da Apple em renovar a imagem do seu produto essencial para a sua facturação, e o Airpower é mais um exemplo de toda essa urgência: tiveram simplesmente que anunciar, uma vez que toda a gente já andava a falar de carregamento sem fios.
    É só a minha opinião.

    1. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      A Apple tem estado cada vez menos dependente do iPhone e isso tem sido um trabalho brilhante de Tim. Quanto a preços, estão dentro do costume e com certeza vao ter o mesmo sucesso de vendas.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Criticam a organização, a falta de atenção ao detalhes que antes tinham, etc. mas a verdade é que continuam a comprar tudo o que deitam cá para fora custe o que custar.

    Os OEMs Android idem, gozam com o Notch, com a ausência do Jack, etc. mas depois espetam as mesmas caracteristicas nos seus equipamentos.

    É por causa destas massas que a Apple ocupa a posição que ocupa e tem a fama de visionária (mesmo que vá buscar coisas que em outros SOs eram realidade em 2013 e até antes – o Focus posterior nas fotos, Driving Mode, Dark/Light Mode, etc). Mesmo na actualidade, chegando depois ficam rapidamente com a fama de “inventores” – quantas pessoas lembram-se que o Essential Phone tinha Notch antes do X?!

    Conseguem transformar tudo na Next Big Thing, e os adversários tratam logo de realçar essa fama errada apostando em força no processo de cópia.

    A única coisa que lamento é observar que a industria funciona como um todo, e com a Apple sempre a definir novos tectos de PVP nestes equipamentos e os outros a copiarem nos seus FlagShips, em 2020 deveremos ter equipamentos a 2500€ impedindo o comum dos mortais de ambicionar um FlagShip.

    Pior, os preços continuam a subir quando continuamos sempre a ter mais do mesmo estando constrangidos sempre à mesma UX. Temos melhores camaras, mais processamento mas continuamos sempre presos naquele “pequeno” ecrã.

  10. Avatar de censo
    censo

    A Apple continua a inovar e vai apresentar fast charging com os ipads em outubro

    1. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      Para a próxima é que vai ser! Fé!

      1. Avatar de Kabindas
        Kabindas

        Como ó Sporting … lol

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Fast charging? Nunca ouvi falar, isso é mesmo o que? a Apple deve andar a trabalhar em segredo nisso.