Equipa japonesa está prestes a testar um elevador Espacial

27 Comentários

Lançar um foguetão para o Espaço não é tarefa fácil. São veículos caros, necessitam de imenso combustível e os gases que libertam contribuem para a poluição atmosférica. No entanto, a tecnologia permite construir e idealizar conceitos que ainda não foram explorados.

Sem dúvida, algo que resolveria estes problemas seria um elevador que ligasse a superfície terrestre ao Espaço. Parece ficção cientifica, mas a verdade é que uma equipa de engenheiros japoneses vai começar testar esta ideia.

elevador espacial teste equipa japonesa

O primeiro teste…

Há mais de 100 anos que os engenheiros sonham com um elevador Espacial. A ideia surgiu quando o cientista russo, Konstantine Tsiolkovsky, viu pela primeira vez a torre Eiffel em 1895.

elevador espacial teste equipa japonesa

Mas este mês, no dia 11, poderemos testemunhar um grande progressos no que diz respeito a esta tecnologia. Pela primeira vez, uma equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade de Shizuoka irá testar e tentar perceber o movimento de um elevador no Espaço, em colaboração com astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS).

Na verdade, trata-se de um teste muito simples, mas é mais um passo dado para que um dia tenhamos um elevador que nos leve até ao Espaço. Este modelo de teste à escala consiste numa pequena caixa com 6 centímetros de comprimento, 3 de largura e 3 de altura que se desloca num cabo suspenso em órbita entre dois satélites. O movimento da caixa será monitorizado pelas câmaras e sensores que se encontram nos satélites.

elevador Espacial testes equipa japonesa

A empresa de construção Obayashi, que está a colaborar com a Universidade de Shizuoka, diz que o objetivo é construir um elevador Espacial até 2050. Quando o anúncio foi feito em 2014, a empresa afirmou também que a tecnologia necessária para realizar o projeto ainda não estava pronta, mas que o plano era bastante realista.

Executar o plano…

O projeto envolve a construção de um cabo de carbono com cerca de 96 mil quilómetros de comprimento e que seja capaz de resistir à interação com o Espaço sideral. A resistência aos raios cósmicos e outros objetos que se encontram no Espaço são, neste momento,  as principais preocupações dos cientistas.

elevador espacial teste equipa japonesa

Por outro lado, será também necessário construir uma base terrestre e outra no Espaço que tenha uma órbita geostacionária, ou seja, que acompanhe o movimento de rotação da Terra.

Na teoria, um elevador Espacial é um projeto exequível e pode vir a tornar-se numa das formas principais formas de viajar para o Espaço. Alguns estudos mostram o uso de um elevador deste tipo pode reduzir imenso o custo de transporte de carga para o Espaço.

Agora, o importante é a construção. E, para ser construído precisa de ser testado.


Leia também:

SpaceX: Engenheiro da empresa revela mais pormenores dos planos para Marte

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno 3
    Nuno 3

    Tudo treta NADA disso existe, o espaco nao existe, e Agua so Agua ,mas so que ja la Esteve e que sabe,mais ,um Dia o espaco vai existir mas so quando todos tiverem um chip para que Assim posam criar o espaco nas suas mentes….

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Alguem dê um prémio a este homem!
      E água…muita água…

      1. Avatar de erarius publicum
        erarius publicum

        melhor dar-lhe uma camisa de força e interna-lo por medida de segurança, se houver alguma melhora no tratamento tentar ensinar ortografia portuguesa para que possa ao menos clarificar suas idéias,mesmo sem algum chip na cachola… a agua que ele se refere deve ser aquela que os passarinhos não bebem

  2. Avatar de João Serra
    João Serra

    foi um desperdício de tempo ler este artigo… quando tiver feito avisem 😛

  3. Avatar de hommer
    hommer

    ora aqui está uma bela ideia, deviam estar era pensando nisso há mais tempo…

    1. Avatar de JM
      JM

      ja pensaram…há anos que se fala nisto… o problema é sempre a tecnologia que pode ainda não estar desenvolvida…
      fora a tecnologia, hão-de vir problemas como drones, aviões, e nesta linha de pensamento… terroristas… será a principal causa provavelmente…
      e que tal se pensassem em construir um “motor” que faça repulsão com a gravidade da terra, tal e qual como os imans… a gravidade puxa-nos tal como os imans se puxam entre si, só precisamos de algo antigravitacional para ser mais seguro que um elevador… antogravitacional já não implicaria todos os custos que temos para conseguir elevar os materiais para o espaço, a simples anulação da gravidade quase que faria isso…

      venha a tecnologia que ideias não faltam…

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Neste momento não possuímos nenhuma teoria que permita a criação de anti-gravidade ou gravidade repulsiva. Portanto, para já, essa ideia está totalmente fora do menu.

        1. Avatar de João
          João

          Há uma teoria e o material para tornar isso possível. Mercúrio líquido.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Se faz o favor, redirecciona-me para o papel resto pelos pares em que se revela tal descoberta tão importante.

            E mercúrio à temperatura ambiente e a 1 atmosfera é sempre líquido.

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Já tinham pensado nisso há mais tempo. Apenas agora começamos a ter tecnologia para começarmos a pensar num projecto desta envergadura.

    3. Avatar de Fernandino
      Fernandino

      Realmente, primeiro é preciso sonhar, e muito, não importa se agora desconhecemos meios pra fazer, vamos sonhar, idealizar, até que seja realidade. Não houvessem engenheiros estudiosos e dispostos a enfrentar desafios, os arquitetos seriam meros desenhistas de coisas bonitas e funcionais! E olha, estes engenheiro são uns abnegados injustiçados pois, quem fica famoso é somente o arquiteto.

  4. Avatar de censo
    censo

    Imaginemos que já existe e que funciona e que está massificado. Como fica o tráfego aéreo cá em baixo ?

    1. Avatar de hommer
      hommer

      o tráfego aéreo como é natural tem de ser desviado, como é evidente…

      1. Avatar de Fernandino
        Fernandino

        Os Jetsons e seus contemporâneos, irão nos ajudar

    2. Avatar de Fernandino
      Fernandino

      Tens razão, para cada solução, mais dúvidas e desafios adiante.

  5. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Há 20 anos quando eu e os meus colegas falamos sobre isso quase todos gozaram. Eu era o único que dizia que neste tipo de coisas não podemos estar presos à tecnologia actual, temos de nos despir de preconceitos e pensar fora da caixa. Há 150 anos era completamente absurdo voar ou enviar objectos aos confins do sistema solar.poderia se enumerar 1 milhão de outros exemplos

    1. Avatar de Fernandino
      Fernandino

      Sérgio J, não se preocupe, você não foi o primeiro, Alberto Santos Dumont, lembre, quando criança dizia aos seus colegas “O homem voa”. Naquela época realmente não, mas, não fosse ele e muitos contemporâneos dele, ainda estaríamos agarrados à terra firme ou boiando nas águas.

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Se os teus colegas riam-se de ti à 20 anos sobre a hipótese de um elevador espacial é porque tinham uma visão muito curtinha, pois à 20 anos atrás a ideia já tinha mais de um século.

  6. Avatar de viagem a lua
    viagem a lua

    A minha mãe sempre disse que só acreditava na ida a lua quando houvesse um elevador ate la .. acho que e desta 😀

  7. Avatar de Fernandino Rocha Coelho
    Fernandino Rocha Coelho

    Com participações de gente como: Hommer, JM, Nuno V, Censo e Sérgio J, é certo que a alvancagem dos sonhadores atingirá grandes resultados. Tudo dentro do tempo de Deus Nosso Senhor e único.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      ?? Deus??é Deus que faz tudo não é? Ok…não vou gozar!pode ser doença!
      SFF…alguém traga um colete de forças aqui pra mesa deste senhor! É urgente!!

      1. Avatar de Fernandino Rocha Coelho
        Fernandino Rocha Coelho

        Ok Pedro, use teu livre arbítrio, daqui vou pedindo a Deus por ti.

        1. Avatar de JM
          JM

          É graças a DEUS que temos a ciência, que graças a sonhar se conseguiu o nivel de vida que temos hoje.
          e lembra-te, se nós somos cheios de DEFEITOS e fomos feitos à imagem e semelhança de DEUS, somos muitos e com muitos problemas, que hei-de pensar de UM só DEUS que tem estes defeitos todos….???!!! Não sei onde uma mente como a sua vai chegar… mas provavelmente a lugar nenhum…

  8. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Há 100 anos também era impossível voar á volta do mundo sem parar, e os carros atingiam uma vertiginosa velocidade de 5km hora…

  9. Avatar de dajosova
    dajosova

    cum caneco… andei este tempo todo a ver se me via livre de fios e agora vêm estes inverter “dar cabo” à tecnologia Wireless

    1. Avatar de erarius publicum
      erarius publicum

      ”Uma ova”,tunel da desova…confunde elevador de um edificio com telefonia,TV ou aparatus computadorizados similares,tipo
      mobiles, ondas ou sinal digitais,de radio,para comunicação…mas eletricidade para estes aparelhos?Continua no velho sistema,por fiação tradicional.. astronautas ainda usam nave ,foguete, de material e metal,real, para chegar, se locomover no espaço …. sem a tal ficção sci fi de teletranportadores como o do Mr Spock e captain Kirk na USS Enterprise space ship..talvez nofuturo ,la pelos anos estelares das federações das galaxias..

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        prefiro bacalhau com grão