10 distribuições Linux para instalar no seu Mac (Parte 2)

19 Comentários

Os Mac são máquinas fantásticas e funcionam quase na perfeição com o macOS. No entanto, o macOS é um sistema bastante fechado e até um pouco arcaico em algumas funcionalidades, comparativamente ao Windows 10.

Para quem procura uma maior liberdade no uso do sistema da sua máquina, nada melhor que instalar uma distribuição Linux. Depois da parte 1, onde sugerimos 5 distribuições, conheçam mais 5 distribuições.


#6 – OpenSUSE

O openSUSE é um projeto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE.

Este projeto tem como objetivo oferecer aos programadores e entusiastas de Linux as melhores e mais populares ferramentas de trabalho.

OpenSUSE


#7 – elementary OS

O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Esta distribuição tem um fantástico look and feel, garante um bom desempenho e é bastante estável.

Tal como o Windows ou o macOS, esta distribuição também tem uma interface de autenticação para entrada no sistema. A plataforma do elementary OS é construída sobre software Livre /código aberto.

elementaryOS


#8 – Tails

O Tails (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian, cujo principal objetivo é garantir o anonimato do utilizador, sem deixar rasto, enquanto este navega na Internet. Esta distribuição traz já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenger, entre outros.

Tails


#9 – Kali

O Kali Linux é uma distribuição Linux out-of-box, baseada em Debian, que possui um conjunto de ferramentas ideais para realizar auditorias de segurança, computação forense, testes aos níveis de segurança, testes de penetração, hacking, entre outros.

Kali


#10 – Fedora

O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se veem em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial.

Fedora


E foram estas as nossas sugestões para quem quer ter liberdade num Mac. Se tiverem outras sugestões, deixem nos comentários. Para quem quiser fazer dual boot com o macOS, aqui ficam todos os passos que tem de realizar.

Leia também…

10 distribuições Linux para instalar no seu Mac (Parte 1)

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    O macOS é um sistema arcaico? Às vezes gostava de saber em que é que estas afirmações maravilhosas são baseadas…

    1. Avatar de Vítor M.

      Um pouco arcaico em comparação ao Windows 10, quando se fala sobretudo na evolução de ferramentas, dado que o sistema operativo da Apple tem muitas funcionalidades que não têm o aspeto simplista como o encontramos no Windows. Um exemplo claro é o Finder versus o Explorer.

      1. Avatar de Magnum Sandwich
        Magnum Sandwich

        Por exemplo?

        O finder dá 15 a zero ao explorer que nem sequer tem quick look e quando se está a arrastar um ficheiro para uma pasta, ele nem abre a pasta sequer para poder por dentro de outras pastas!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Como é que o Finder dá 15 a zero ao explorer?
          (Já podes ter quick look no Windows 10 – https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/quicklook-previsualizacao-ficheiros-macos-windows-10/ app da Microsoft)

          1. Avatar de Magnum Sandwich
            Magnum Sandwich

            Não é a mesma coisa, nem de longe.

          2. Avatar de Android Car
            Android Car

            Portanto… o Windows tem uma implementação muito manhosa de algo que já exista há anos no macOS, sem ser preciso instalar nada.

            E o que é que o Windows tem para ser “melhor” e o Mac ser “arcaico”?

        2. Avatar de d4rkw3b
          d4rkw3b

          Acho que devias usar o Windows 10 para perceberes o quão arcaico é o MacOS

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Até mesmo o Linux é mais moderno que o próprio macOS.
            Aceitem… macOS é overated e não tem nada a oferecer que outras plataformas como Windows e Linux.

          2. Avatar de Magnum Sandwich
            Magnum Sandwich

            Já utilizo, porque sou pago, porque se não fosse, não usava essa tortura de software rasca e desactualizada.

            @Daniel: podes dizer em quê? Gostava de saber em que é que um SO como o Linux que nem sequer mostra miniaturas das fotos no selector de ficheiros (exemplo quando se vai abrir um ficheiro), está à frente do macOS…

            Só iHaters.

          3. Avatar de Daniel
            Daniel

            Já começaste erro ao chamar o Linux de SO.
            Em tudo, no Linux você é o dono do sistema e não o sistema é dono de você.
            Você modificar tudo, desde um simples aplicativo até a base, o kernel. Podes customizar todo o sistema ao teu gosto.
            As distros Linux trazem-te privacidade, trazem-te diversos softwares. E é grátis.
            Existem “linux” (aka distribuições) para todos os gostos, há interfaces gráficas idem, há diversos gestores de ficheiros, há diversos ambientes gráficos, há até mesmo kerneis alternativos como o liquorix.
            Quando a não veres miniaturas dos ficheiros, deves ter feito algo de errado, nem todas as interfaces trazem essa função como padrão, tens de ativar em algumas, como no Nemo (gestor de arquivos do Cinnamon). As distros Linux não perdem em nada para o Windows.
            E não odeio macOS, afinal, macOS é um unix-like assim como o Linux, basicamente um BSD proprietário.

  2. Avatar de Marco
    Marco

    e estas distros rolam bem nos macs? detectam tudo?

  3. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Kali é do best…. já me safou muitas vezes quando estava sem net
    O Backtrack 5 era bom, mas depois de testar o Kali e importar algumas ferramentas do Backtrack, ficou top.

  4. Avatar de Ricardo Guimaraes.
    Ricardo Guimaraes.

    Não percebo a lógica deste artigo. Se o seu autor gosta assim tanto do Windows 10, porque recomenda distribuições de Linux para o Mac e não recomenda o próprio Windows 10…
    Além disso acho incrível comparar sistemas não comparáveis… o finder está mesmo muito mais à frente do Explorer numas coisas e o Explorer muito mais à frente noutras… enfim…

  5. Avatar de Ricardo Guimaraes.
    Ricardo Guimaraes.

    Não percebo a lógica deste artigo. Se o seu autor gosta assim tanto do Windows 10, porque recomenda distribuições de Linux para o Mac e não recomenda o próprio Windows 10…
    Além disso acho incrível comparar sistemas não comparáveis… o finder está mesmo muito mais à frente do Explorer numas coisas e o Explorer muito mais à frente noutras… enfim…

  6. Avatar de pia
    pia

    Kali nada mais é que o Debian com alguns programas de pentest que podem ser instalados em qualquer distribuição.

  7. Avatar de ademirt
    ademirt

    O NTFS usado como sistema de arquivos no Windows 10 também é bem arcaico.

    1. Avatar de Batman&Robin
      Batman&Robin

      tem outro?

      1. Avatar de ademirt
        ademirt

        Existe o ReFS.
        Mas este é mais voltado para Windows Server.

    2. Avatar de poiou
      poiou

      O mac para análise forense é 5*. A maioria das memórias são NTFS, e por isso. O mac traz um bloqueador de.escrita de origem para NTFS.