Rumores apontam que em breve a Apple poderá tirar o 3D Touch do iPhone

83 Comentários

Quando apresentou em 2015 o 3D Touch, a Apple mostrou que esta era uma tecnologia que seria parte do futuro e que estes atalhos especiais iriam mudar a forma como usamos as aplicações.

A verdade é acabou por não ter o impacto que se esperava e mesmo a concorrência que seguiu este caminho acabou por não publicitar muito esta funcionalidade. Um novo rumor aponta como 2019 o ano em que o 3D Touch vai desaparecer do iPhone.

3D Touch Apple iPhone Barclays

Pode parecer muito cedo, mas a verdade é que começam já a surgir indicações do que vai ser o iPhone do próximo ano. Com o modelo deste ano praticamente definido e até já provavelmente em produção, é hora de apontar as baterias ao futuro.

Blayne Curtis, um analista da Barclays, emitiu agora uma nota aos investidores e dá conta de uma das maiores mudanças que vão surgir no iPhone de 2019. Segundo a informação transmitida, este modelo vai perder o 3D Touch.

Não se sabem ao certo as causas para esta mudança, mas, segundo o analista da Barclays, este é um dado já bem definido nos fornecedores asiáticos de material para a Apple.

3D Touch Apple iPhone Barclays

Na nota emitida pela Barclays, é referido que o 3D Touch será removido dos 3 modelos que se esperam que a marca venha a lançar, ainda sem qualquer confirmação ou mais do que rumores.

While the lack of 3D Touch on the 6.1-inch iPhone would make sense, given expectations that it will essentially be a budget iPhone X, it’s not entirely clear why it may be removed from the more expensive OLED models next year. As a somewhat hidden feature, perhaps Apple no longer finds it essential

Alguns analistas vão mais longe e avançam que o fim do 3D Touch poderá acontecer já este ano, pelo menos num dos 3 iPhone que a Apple se estará a preparar para apresentar.

3D Touch Apple iPhone Barclays

Caso a mudança se dê já este ano, esta acontecerá na versão mais barata do iPhone X, que terá um ecrã LCD de 6,1 polegadas. Será precisamente o preço a principal razão e prepara os utilizadores para a ausência desta tecnologia.

É ainda muito cedo para se confirmarem estes rumores, mas a verdade é que o 3D Touch nunca alcançou a utilização que a Apple esperava, dentro das aplicações, e está apenas a ser usado para atalhos rápidos nos ícones do ecrã principal do iOS.

Apple apresentou o 3D Touch: Sabe o que é?

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    Fazem bem… se querem ter ideias boas mais vale irem roubar às outras marcas algo de jeito

    *grabs popcorn*

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Cada um sabe do que gosta,mas eu uso bastante o 3D touch.

      1. Avatar de Magnum Sandwich
        Magnum Sandwich

        Eu também uso, especialmente para deslocar o cursor e selecionar texto muito mais fácil e rápido que o método “normal”.

    2. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Não vai haver “batalha”…arruma as pipocas 😉 Já perderam o fôlego…
      setembro será um mês importantíssimo para a Apple. Depois de um reinado de pouco mais de 10 anos, muito por causa de falta de concorrência séria, entramos agora numa fase crítica, porque Huaweis e Xiaomis começam mesmo a dar cartas…Até a própria Samsung que se ponha fina, já não podem dormir à sombra da bananeira com a realidade do mercado actual.

      1. Avatar de Carlos Pereira
        Carlos Pereira

        huaweis e xiaomis dao cartas em portugal com ordenados minimos de 500euros….vem ca a Londres e é raro n veres na rua alguem com airpods e iphone X

        1. Avatar de Wishmaster
          Wishmaster

          Não é isso que mostram os dados, com a Huawei a ultrapassar a Apple. Claro que com telemóveis a 180 euros, é mais fácil alcançar o número de telemóveis vendidos pela Apple, mas a questão está nos telemóveis de topo, em que começam a ser uma séria ameaça ao domínio da Apple e Samsung.

          1. Avatar de Android Car
            Android Car

            Ele está certo, e muito certo.

            Huawei só ultrapassa a Apple, nos países pobres.

            No Reino Unido, mais de metade dos telemóveis vendidos são da Apple, mais que a Samsung e Huawei juntas, claro.

            https://www.statista.com/statistics/487780/market-share-of-mobile-device-vendors-uk/

            Isto no país inteiro, a A.M. Londrina tem claramente um poder de compra superior à média do país.

            Nem a Samsung nem a Huawei são uma “ameaça” à Apple.

          2. Avatar de Magnum Sandwich
            Magnum Sandwich

            Pois… já não respondem mais…

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Não é assim tanto como dizes, deves andar numa Londres muito especial.

          1. Avatar de Android Car
            Android Car

            Fontes para o que dizes?

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Pelo que vejo no dia a dia, ve-se poucos iPhone X na rua.
            Mas se nao acreditas até te posso pagar um café e ficamos numa esplanada a contar o numero de iPhone X que se ve.
            Este fds o tempo até vai estar bom é de aproveitar

          3. Avatar de Heldr
            Heldr

            Vai ver as vendas então.

            A Apple é a marca mais vendida no Reino Unido.

            Achas que tem alguma coisa a ver com a tugolandia?

        3. Avatar de V.T.
          V.T.

          Deves andar numa Londres imaginária… só pode!

          1. Avatar de Joao
            Joao

            É aquele Londres ali em Gaia, onde ele disse que ia estar hoje para dar porrada em não sei quem.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Eu vivo em Londres e de facto é verdade, a maior parte dos telemóveis que vês são Apple.

        4. Avatar de Rui
          Rui

          +1
          Trabalho na Dinamarca e quando vou na rua só vejo iphones e airpods.

      2. Avatar de censo
        censo

        As conclusões que vocês tiram por aquilo que veem na rua é a mesma que eu tiro quando vejo uma oficina de uma marca automóvel e digo : xiii…naquela marca os carros avariam todos … Tontices.

        1. Avatar de Heldr
          Heldr

          Londres é um cidade da Apple?

          Não sabia que a Apple já tinha cidades…

  2. Avatar de Android Car
    Android Car

    Já foi confirmado que não é verdade.

    Mas pronto… sempre as mesmas “suposições” de sempre os mesmos “artistas”…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Confirmado por quem? Por ti?

      1. Avatar de Heldr
        1. Avatar de Joao
          Joao

          Onde? Link…

  3. Avatar de zeze camarinha
    zeze camarinha

    nao e tirar e inovação segundo eles

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não sei bem o uso que isso tem (tinha um 6s)
    Qual a vantagem mesmo do 3D touch quando se tem o long-press?

    1. Avatar de DrFrankenDerpen
      DrFrankenDerpen

      Tem algumas vantagens para acederes a “opcões rápidas” sem teres que abrir as definicões por exemplo. É uma daquelas coisas “nice to have” e não um must have.

      1. Avatar de LG
        LG

        “Qual a vantagem mesmo do 3D touch quando se tem o long-press?”

        A questão foi mesmo essa… Android simplesmente tem o long-press: https://developer.android.com/guide/topics/ui/shortcuts/

        Se as pessoas raramente utilizam o 3D Touch, porquê nao antes o “long-press” e ganhar espaço hardware para uma bateria melhor (ou outra coisa) ?

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Yup….o quão feliz estou de ter mudado para android eheh

        2. Avatar de jn
          jn

          Por cá, Iphone X (o iphone 6 o ano passado já estava uma tartaruga) e OnePlus 3 (ainda está um maquinão), nem num nem no outro me lembro do 3D Touch ou do Long Press. Pode fazer muito jeito a muitos, mas duvido que a maioria utilize… Por isso podem continuar com eles ou não, para mim é igual. Agora continuem com as habituais discussões a ver “quem a tem maior” que as marcas agradecem a estupidez dos fanboys – ou será apenas a (falsa) ilusão de um dia serem recompensados, quem sabe com um modelo de xpto geração?(hehehe, podem espera pelos sapatinhos do defunto…)

        3. Avatar de Android Car
          Android Car

          Primeiro, porque não ocupa mais lugar.

          Segundo, porque as pessoas utilizam o 3D Touch, só os Andrades é que não sabem o que é isso, e acham que ninguém utiliza e é só como o long press…

          1. Avatar de LG
            LG

            Tens razão… o lugar que ocupa é mínima (somente uma camada extra debaixo do ecrã)..

            Porém… essa camada representa custo adicional de produção e igualmente um risco maior para a Apple (mais hardware, mais probalidade de falha para garantias)… Tudo isto representa custos extras…

            Então se o “long-press”/”app-shortcuts” consegue o mesmo, porquê não cortar aí nos custos?

          2. Avatar de Magnum Sandwich
            Magnum Sandwich

            Olha este mesmo preocupado com o preço que a peça tem para a Apple…

    2. Avatar de IDroid
      IDroid

      O 3D touch é mais rápido (apenas tem que se carregar com mais força), e quem usar um stylus para desenhar no iPhone,o 3D touch permite linhas de espessuras variáveis.

    3. Avatar de Android Car
      Android Car

      Andrades não sabem o que é isso… simples…

    4. Avatar de Heldr
      Heldr

      No Facebook, não dá para fazer nada.

      Se só usas o telemóvel para Facebook e Instagram, realmente não faz diferença.

      Para quem usa intensivamente o smartphone, o 3D Touch é essencial.

      1. Avatar de Ricardo Machado
        Ricardo Machado

        Uso intensivamente o smartphone, e não é assim tão essencial. Não percebo.

  5. Avatar de Pechinxas
    Pechinxas

    O Heldr já vem esclarecer isso… Acho que já ligou ao parceiro Tim Cook 🙂

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      O Heldr deve estar de férias… 😛
      Ou então comprou um Android de jeito e meteu a viola no saco lol

      1. Avatar de Filipe Ezequiel
        Filipe Ezequiel

        Heldr sonha com um iphone, apenas ainda sonha, talves um dia lá cheque!

    2. Avatar de Heldr
      Heldr

      Se tirarem o 3D Touch, mudo para Android.

      1. Avatar de Filipe Ezequiel
        Filipe Ezequiel

        Heldr, quando esperimentares um galaxy e aconselho o S9+ mudas logo de opinião, são 10 a 0 ao X e olha que eu sei do que falo porque tenho ambos, abraço! Não podes ligar ao benchmarks e ás conversas de youtubers porque na maior parte, os testes são superficiais, não dá para ter noção do que realmente se tem em mão, abraço.

  6. Avatar de V.T.
    V.T.

    Era ver os carneirinhos a tentarem meter o 3D Touch pelos olhos a dentro do resto do pessoal. Nunca vi muita utilidade nisso, só mais uma porcaria que só servia para dizer que o meu tinha e o teu não… ou seja tipicamente Apple!

    1. Avatar de Pechinxas
      Pechinxas

      Tudo dito 😉

    2. Avatar de Carlos Pereira
      Carlos Pereira

      Nao te preocupes que iphone n e para a tua carteira…ficas com xiaomi em 2a mao e ja n tens o 3d touch

      1. Avatar de Vsousa
        Vsousa

        Por acaso o meu Xiaomi tem isso mas eu não uso não vejo grande utilidade mas cada um sabe de si… Quanto a isso da carteira é sem dúvida o que faz o iPhone ser tão especial… Porque ter um é sinónimo de riqueza e status (para a maioria).

        1. Avatar de mik
          mik

          riqueza e status? pareces aqueles tipo de gente quando vê uma notícia no facebook sobre o ronaldo ninguém pode comentar que la vem os outros dizer que é inveja de isto ou aquilo. lololol

          1. Avatar de Vsousa
            Vsousa

            Não percebeste a ironia do comentario… Não sou desses fica descansado. Alguem que diz “Iphone não é para a tua carteira” sim deve ser mesmo desses que eu referi… Que pensa que ter Iphone é sinal de alguma coisa.

        2. Avatar de Android Car
          Android Car

          Não, não tem.

          1. Avatar de Vsousa
            Vsousa

            Sim tem desde Nov. de 2016 . (Xiaomi Mi5s 4/128). E sim funciona. E não, não uso…

          2. Avatar de Magnum Sandwich
            Magnum Sandwich

            Aquele Xiaomi que prometia muito, e depois nunca chegou ao mercado?

            POIS!

      2. Avatar de LR
        LR

        Quando se pensa que o nível de palermice atingiu o topo, apareces tu a comprovar que não, que o conseguiste superar.
        A não ser que conheças pessoalmente o V.T., e estejas tão a par das suas finanças, diz-me como fazes para saber tanto dos outros. É fascinante…

      3. Avatar de Napoleon Bonaparte
        Napoleon Bonaparte

        Tu és da família do outro, não és?! Talvez sejas um elder…

      4. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Quando alguém diz que ter €€€ é ter um telemóvel (iPhone) entao nao sabe o que é ter €€€

      5. Avatar de V.T.
        V.T.

        Tenho um android ao nível de preços de qualquer iPhone. Portanto não vás por ai…
        E por acaso não é Xiaomi. iPhone nem dado, com ou sem 3d Touch…
        Ah, e sim, já tive iPhone, mas resolvi passar para Android e não penso voltar atrás, era como passar de cavalo a BURRO!

      6. Avatar de Pechinxas
        Pechinxas

        Ó ricaço eu por acaso tenho um Iphone 8 Plus e o 3D Touch é coisa que não serve para muito… E sim o Iphone é para a minha carteira, já para ti se calhar compras-te a crédito… hummmmmmm… Deixa lá esses comentários inúteis, o Xiaomi Mi8 explorer mete o Iphone no bolso…

        1. Avatar de Heldr
          Heldr

          lá está, diz que tem um iPhone, mas o Xiaomi não sei quantos é que é bom…

    3. Avatar de Magnum Sandwich
      Magnum Sandwich

      O V.T. não deve ter tomado os comprimidos para a INVEJA hoje.

      Como ele não pode ter, não presta.

      Eu uso todos os dias, e agora?

      1. Avatar de Vsousa
        Vsousa

        O que é que tu entendes por mercado? A mercearia da tua rua? Este telemóvel chegou ao mercado e chegou até à ser vendido pela worten (online)… E prometeu muito e cumpriu… E embora te doa um bocado tem 3d touch que na minha opinião é inútil… Até tenho desativado… Mas pode haver quem ache útil isso não é discutível cada um sabe de si… Não sei porque é que algumas pessoas defendem com unhas e dentes uma marca e recusam se a ver o resto do mundo…

        1. Avatar de Godinho
          Godinho

          Tens desativado? O 3D Touch não da para desativar…tens tanto Iphone como eu tenho a kardashian ca em casa

          1. Avatar de Vsousa
            Vsousa

            Tens que ler os comentarios acima… Eu não tenho Iphone… Tenho um Xiaomi com 3d touch… E que dá para desativar se quiser…

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Será que a apple considera inclui rum botão “back” < ao lado do botão circular? é que facilitava bastante a utilização do equipamento e era realmente uma novidade útil. (na apple)

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Sabes que podes fazer swipe da esquerda para a direita a partir do início do ecrã para andar para trás? Muito mais útil que um botão…

      1. Avatar de Android Car
        Android Car

        Os Andrades não sonham que pode existir uma coisa melhor que a porcaria que usam, depois é isso…

        O botão “back” faz tanta falta, que a Google já o removeu na versão mais recente do Android.

        O “problema” é que nem 1% tem essa versão instalada, por isso nem sabe.

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Problema é que não funciona em todas as apps 😉

        1. Avatar de Ze
          Ze

          É, naquelas apps em que se tenta imitar o Android. Implementa um navigation controller como deve ser e depois fala comigo.

        2. Avatar de Heldr
          Heldr

          Que apps é que não funciona?

    2. Avatar de just saying
      just saying

      Botões, sério? tenho o X e não sinto falta nenhuma dos botões físicos, seja por usar o swipe ou os botões no ecrã a necessidade de um botão físico desaparece completamente. E foi incrível a rapidez com que me habituei a isso.

      1. Avatar de Filipe Ezequiel
        Filipe Ezequiel

        Eu também tenho o iphone X e sinto falta do botão de impressão digital, ao menos quando me levanto de manhã, não precisava de abrir os olhos para o ligar hahahaha!

        1. Avatar de Android Car
          Android Car

          Não sinto falta nenhuma do sensor de impressão digital.

          De manhã, nunca funciona depois de tomar banho porque a pele está enrugada, por exemplo.

        2. Avatar de Carlos Pereira
          Carlos Pereira

          para que queres ligar o telemovel de olhos fechados se nao o vais ver?

  8. Avatar de Zé Figueiras
    Zé Figueiras

    Todos os dias uso, dá-me um jeitaço

    1. Avatar de Baresi
      Baresi

      +1
      Uso em Samsung e para mim é o método mais rápido e prático!

      1. Avatar de Android Car
        Android Car

        LOL… claro!

        1. Avatar de SergioDRF
          SergioDRF

          Sabes que Samsung tem, correcto? Num local específico do ecrã, para desbloquear sem necessidade de usar o botão físico lateral?!!!

          1. Avatar de Heldr
            Heldr

            Nem sabe o que é o 3D Touch… triste…

          2. Avatar de SergioDRF
            SergioDRF

            Triste és tu…A Samsung usa o mesmo sistema, mas não lhe chama 3d Touch. Já que queres criticar algo, esforça-te para saberes do que falas. Não me vês a tomar lados nem partidos em conversa nenhuna. Já usei, e por vezes uso, ambos os sistemas “mobile” e valorizo o que ambos oferecem… apesar de actualmente ter, para uso pessoal, Android!

            Não é complicado, Helder, vai a uma FNAC ou Worten e verifica…quando o ecrã dos s8, note 8, s9 e note 9 estão bloqueados, aparece um pequeno quadrado branco no fundo do ecrã…esse quadrado apenas activa o ecrã quando pressionado com força, e não quando apenas tocado. Informa-te e depois vem argumentar, pois não tenho pachorra para fanatismos e muito menos para falta de informação, proveniente de negligência pura e dura!
            Cumprimentos

  9. Avatar de mind
    mind

    Maior prova da falta de planejamento da Apple pós morte do Steve Jobs.

    1. Avatar de Carlos Pereira
      Carlos Pereira

      o Steve jobs foi aquele que quando lancou o iphone 4 com o antenagate e dizia para as pessoas segurarem melhor e comprar uma capa? O Tim Cook é um CEO muito melhor e a prova disso é que a Apple nunca valeu tanto como hoje

      1. Avatar de Mateus
        Mateus

        Carlos, sim sim é mesmo essa a razão LOLOL nem é porque vendem mais caro e produzem mais barato…

  10. Avatar de Magnum Sandwich
    Magnum Sandwich

    So inveja aqui.

    Como os Androids não podem ter, não presta, não serve para nada e até é mau!

    O 3D Touch é uma das funcionalidades que fazem o iPhone, um iPhone, não me via a usar um telemóvel que não tivesse isso depois de me habituar e duvido muito que isso seja verdade.

    Android é uma grande porcaria, nem “undo” tem como o iOS e todos os outros sistemas operativos.

    1. Avatar de LR
      LR

      Comentário adulto, bem estruturado, e com vasto teor técnico/cientifico. Uma verdadeira pérola de sabedoria.
      E rematada com um brilhante e profundo comentário: “Android é uma grande porcaria”.
      Bravo, brilhante! Triste…

      1. Avatar de Heldr
        Heldr

        Como é que um sistema operativo que não tem “undo”, que apareceu com o Lisa em 1983, e que hoje está em todos os sistemas operativos que não se chamam Android, pode ser levado a sério?