Huawei defende-se das acusações e não vai desistir de implementar o 5G na Austrália

11 Comentários

A passada semana trouxe a notícia de que a Huawei e a ZTE estavam banidas de implementar soluções 5G na Austrália. Sendo duas das empresas mais avançadas nesta área, ficaram pouco claras as reais motivações para esta decisão do governo de Camberra.

Se a maioria das empresas se limitaria a desistir e esperar por novas oportunidades, a verdade é que a Huawei parece não ter desistido e quer mesmo participar na implementação das infra-estruturas 5G na Austrália.

Huawei 5G Australia

Logo quando soube que iria ficar arredada da implementação do 5G na Austrália, a Huawei procurou manter uma posição forte e que revelava que não iria desistir de participar nesta revolução que está a ter lugar.

De imediato ficou claro que as razões apontadas não eram as que seriam lógicas e que outras motivações pareciam existir para estar a deixar de fora dois dos mais prováveis concorrentes a estas implementações.

Agora, e numa declaração que mostra claramente qual a posição da empresa chinesa, a Huawei vem mostrar que as reais motivações para a decisão tomada são meramente políticas e que a mesma não teve em conta qualquer fator técnico e que nem estes devem ter sido tomados em consideração.

Numa declaração que foi tornada pública, a Huawei desconstrói as razões apontadas pelo governo australiano para a ter deixado de fora. Em momento algum a Huawei está obrigada a partilhar com o governo chinês qualquer informação obtida e essa é uma ideia falsa.

O que é também apontado é a pressão que está a ser feita por outros governos, sem nunca apontar qualquer nome, para que a empresa seja relegada para segundo plano, sendo preterida a favor de outras empresas mais ocidentais.

Fica também claro na declaração apresentada que a Huawei irá explorar soluções legais que permitam que esteja em pé de igualdade com outras empresas e assim conseguir competir de forma legítima.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Este tipo de posições nos governos ocidentais. embora hipocritas, parecem-me legitimas. Afinal não fazem o mesmo na china?

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Onde se lê China leia-se oriente.

  3. Avatar de caetano armando
    caetano armando

    E os americas não fazem nada são uns santinhos, existe pessoas que teem umas palas como as Mulas que so olham para um lado

  4. Avatar de Carlos Pereira
    Carlos Pereira

    dos chineses nao obrigado…basta ir a um restaurante deles para ver a (falta) qualidade que tem

  5. Avatar de Francisco M.
    Francisco M.

    Ninguém é santinho mas uma coisa: “Em momento algum a Huawei está obrigada a partilhar com o governo chinês qualquer informação obtida e essa é uma ideia falsa.” – como é que a Huawei pretende continuar a operar na China se não fizer as vontades ao governo chinês? Está a refugiar-se no fato de o governo Chinês nunca admitir, claro, que interfere diretamente nas operações de negócio das empresas. Duvido que isto cole para a Austrália.

  6. Avatar de antonio
    antonio

    Diz a Huawei que não está obrigada a ceder informações ao Governo Chinês.
    Não precisa de obrigar – basta pedir que a Huawei cede voluntariamente 😉

    A este nível está-se a falar das grandes redes de comunicações, de empresas e do Estado. Não é do smartphone de cada um. A Huawei e a ZTE já têm um peso enorme. É natural que Estados como os EUA e a Austrália tenham receio.

    Quem é que garante que em caso de uma guerra com a China (uma grande penso que não haverá, mas pequenas, localizadas, é possível) as empresas chinesas mantêm as comunicações a funcionar? E quanto a espionagem?

    Um exemplo simples, entre “amigos” – os EUA oponham-se a que além do sistema americano GPS, os europeus desenvolvessem um sistema próprio (Galileu). Os europeus continuaram o Galileu porque, se por qualquer motivo, os EUA os deixassem sem GPS a Europa parava.

    Ficar sem comunicações é pior. Estão, de facto, em jogo opções políticas, muito mais do que técnicas.
    Mas as opções políticas são sempre más e as técnicas sempre boas?

    1. Avatar de Pedro Alexandre Costa Arantes
      Pedro Alexandre Costa Arantes

      Os europeus desenvolveram o Galileu mas até agora não serve de muito.. vai lá procurar quantos telemóveis existem compatíveis, e quantos navegadores dedicados existem compatíveis com o Galileu?? Para não falar nos problemas que tem tido com os satélites antes mesmo de disponibilizar qualquer serviço ao público.
      O que a Huawei cede ou não ao governo chinês não sei. Pode ceder tudo ou ceder nada. Mas porque raio ninguém se preocupa se a Apple enviar dados para o governo norte americano?? Ou mesmo para o governo chinês? Visto que eles tem a construção dos chips numa China e a dos telemóveis e tablets tudo o resto na outra, devem tar a partilhar tudo com os dois governos!!

      1. Avatar de antonio
        antonio

        Ninguém quer saber de telemóveis, da Apple ou da Huawei.
        Está-se a falar de r-e-d-e-s de comunicações.

        Compatíveis com o sistema Galileo só os smartphones mais recentes. E daí?
        https://www.usegalileo.eu/EN/inner.html#data=smartphone

        Mas serve para muito mais que smartphones.
        A mania de medir tudo pelo umbigo/smartphone 😉

  7. Avatar de Pedro Alexandre Costa Arantes
    Pedro Alexandre Costa Arantes

    A Nokia também deveria ser impedida de vender o 5g para os telemóveis, provavelmente também devem estar a enviar dados para o governo sueco…. Mais vale mesmo cada país criar a sua própria tecnologia e depois cada vez que viajamos compramos um novo telemóvel

    1. Avatar de Celso Costa
      Celso Costa

      *finlandês

  8. Avatar de Joao PTT
    Joao PTT

    É normal que os estados não queiram que empresas que são obrigadas a espiar para o estado chinês, independentemente do que eles digam, implementem soluções nos seus países. Por outro lado, desconfio que a espionagem é só conversa para o público, porque se eles estivessem assim tão preocupados com a segurança e privacidade das redes de comunicação as normas de implementação eram desenvolvidas em público e aberto à contribuição de todos fossem eles de onde fossem… e não é isso que acontece, e até já se sabe que o 5G será vulnerável a vários problemas de segurança e privacidade que não serão resolvidos… por isso é tudo politiquice de bar de alterne… devem ser empresas americanas e outras que estão a ver o seu negócio ir por água abaixo por conta da concorrência de empresas chinesas… e naturalmente querem fazer tudo ao seu alcance para assegurar o seu negócio seja qual for o custo.