Drone cai na pista do aeroporto de Lisboa e dono é constituído arguido

82 Comentários

Esta segunda-feira, um drone caiu na pista do aeroporto de Lisboa, momentos depois do piloto que estava aos comandos de uma aeronave ter alertado para a presença do dispositivo que sobrevoava a zona do aeroporto.

Segundo a ANA, o incidente levou à interrupção de toda a atividade aérea durante oito minutos. Esta terça-feira, a polícia identificou o dono do drone, que foi constituído arguido.

drone aeroporto de lisboa

O drone, que violou o espaço aéreo do aeroporto de Lisboa, foi encontrado na pista e logo de seguida entregue às autoridades. A polícia comunicou o sucedido ao Ministério Público para investigação do crime de “atentado à segurança de transporte por ar, água ou caminho-de-ferro”.

A NAV Portugal, entidade responsável pela gestão do tráfego aéreo, confirmou também a existência de um segundo drone a sobrevoar a zona do aeroporto, mas que nunca mais foi avistado.

drone aeroporto de lisboa

Segundo se sabe até ao momento, o homem que pilotava o drone foi constituído arguido pelas autoridades e ficou sujeito à medida de coação de termo de Identidade e Residência. Sabe-se que, de acordo com artigo 288 do código penal, poderá vir a ser aplicada uma pena que pode ir até aos 10 anos de prisão.

No primeiro trimestre deste ano, a aviação civil reportou 16 incidentes com drones, segundo dados enviados à agência LUSA pela Autoridade Nacional de Aviação Civil.

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RM
    RM

    Chumbo com eles (os drones!).

    1. Avatar de JM
      JM

      Não consegues… chumbar drones não é solução… se quiserem obrigar a tirar uma licenca, pois 90% ou mais dos proprietarios nem sabe onde ir buscar o regulamento ou nem querem saber… https://www.voanaboa.pt/regulamento
      https://www.voanaboa.pt/codigo-drone

      Uma das soluções seria obrigar, que já é, registar o drone…
      mas não só o drone como também todas as peças de eletrónica que os compõem… pois podes contruir tu mesmo o teu drone. qualquer pessoa que comprasse uma peça que compõe um drone teria que ser feito registo…

      Já agora, depois dos atentados que houve (no mundo) com cartas de anthrax, achas que deviamos chumbar também o correio(ctt)??? e que tal chumbar também todos os “brinquedos telecomandados”?? todos podem ser adaptados e utilizados como um drone mas em outros meios… temos de andar para a frente e encontrar soluções e não “chumbar” ou proibir a utilização de drones ou brinquedos telecomandados….

      1. Avatar de Ricardo Appleton
        Ricardo Appleton

        Penso que a ideia de “chumbar” os drones não era da perspectiva legal… Seria mais algo tipo “chumbo neles” no sentido de os abater… Ok. Teria que ser nada menos que um atirador profissional para conseguir acertar num objecto daqueles, e em movimento. Mas poderá haver outras soluções. Estou a pensar em dispositivos como aqueles que bloqueiam o sinal dos telemóveis. Bloquear o sinal do controlo remoto poderia ser um princípio. Claro que há outros problemas, como drones programados para fazer uma rota…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O problema de bloqueio de sinal do drone é mesmo a perca total de controlo sobre o mesmo.
          O que não me parece ser uma boa solução é que aí nem o piloto do drone, nem ninguém o consegue controlar.
          A DJI já tem aparelhos (radar)que conseguem fornecer a posição do drone e o seu proprietário, bem como a localização do proprietário.
          Isso sim é um bom sistema.

          PS: sou proprietário de um dji

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Vai levar poucas, o dono!

  2. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    10 anos de prisão? Não será muito dura a pena?

    1. Avatar de Tx2
      Tx2

      Dura? Se entrar pela turbina a dentro quando o avião está a levantar vôo e se despedaçar no chão também vais achas que a pena é dura ?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Quando é que as pessoas vão entender que são motores que um avião tem e não uma turbina?!

        1. Avatar de zé das iscas
          zé das iscas

          é turbina sim senhor ó iluminado!

        2. Avatar de Ricardo Appleton
          Ricardo Appleton

          Claro que não. Normalmente são duas ou quatro

        3. Avatar de r
          r

          Para sua informação o nome técnico que se da aos motores de avião, é de facto turbina. Já aprendeu qualquer coisa hoje. 🙂

      2. Avatar de Paulo L
        Paulo L

        O avião não se despenha se o drone entrar pela “turbina”, eventualmente poedeira ser um prejuízo se avariasse o motor.

        Acho que a medida de 10 anos exagerada se comparada com outros crimes mais graves, mas de alguma forma é preciso fazer entender que não se pode brincar com coisas sérias.

        1. Avatar de JORGE
          JORGE

          Será que não sabem ler..pode ir ATÉ 10 anos, depende da avaliação feita causa/efeito

        2. Avatar de Far
          Far

          Se um pássaro é suficiente para obrigar a reparações num reactor/turbina/ ventoinha/motor/hélice ou como lhe queiram chamar imagine um drone metálico. E se isto acontece durante uma aterragem ou uma descolagem pode ter consequências e perdas danosas tanto materiais como humanas. A áera de aeroporto é grande o suficiente para que quem anda lá com os drones saiba exatamente o que anda a fazer.

          Parece um exagero, mas se for suficiente para espantar estas “aves raras” seja.

        3. Avatar de r
          r

          não sabe ler, nem percebe nada de aviação..

    2. Avatar de 365
      365

      Se houvesse um acidente e 130/140 pessoas morressem, 10 anos seriam suficientes?

      Queres ver que tinha um drone e por algum milagre desconhecia as regras?

    3. Avatar de Ricarfo
      Ricarfo

      Imaginemos que provoca a queda do aviao, e mata as pessoas a bordo. É homicídio …

    4. Avatar de EC
      EC

      10 anos acho tb demasiado. A malta aqui anda inventar condenações por algo que não aconteceu: uma coisa é ter trespassado a area restrita, outra coisa é ter causado um acidente.

    5. Avatar de Pintor
      Pintor

      Os violadores apanham 3 os pedófilos pouco mais que isso, os Salgados e companhia não apanham nada, 10 anos para esses bandidos dos drones faz sentido no nosso sistema judicial?

      1. Avatar de Far
        Far

        10 anos é a pena máxima. Imagino que só deva chegar a esse patamar quando os danos causados foram consideráveis. Imagine que o drone causa um acidente sério em que morrem pessoas?

        Se calhar uma questão menos dramática, tem ideia de quanto é que este tipo de brincadeira atravanca o funcionamento do aeroporto e dos milhares de pessoas que lá trabalham? E dos custos que minutos (!) têm? e tudo isto porque alguém decide andar a brincar aos drones num sitio onde é óbvio que não deve ir brincar?

        Não defendo penas menores para crimes como os que mencionou, mas estes merecem (a ser verdade o noticiado dos 10 anos de pena máxima) este “castigo”. Mais não seja para afugentar.

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        se fosse voce a ir no aviao e um drone fosse sugado pelo motor e visse a sua vida andar para trás talvez começa-se a pensar de outra forma, será que esta gente tem que ir para a área do aeroporto para competir com os avioes não há mais espaço em outros sitios para brincar

    6. Avatar de JORGE
      JORGE

      Será que não sabem ler..pode ir até 10 anos, depende da avaliação feita causa/efeito

    7. Avatar de Eu
      Eu

      São 10 anos de prisão para o Drone 😀

    8. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      pois eu não acho muito e devia ser aplicada porque este sr. pode provocar a morte a centenas de pessoas.

    9. Avatar de Ricardo Appleton
      Ricardo Appleton

      Até 10 anos. O limite máximo das penas raramente é aplicado. Só em casos particulares. E não, não é uma pena muito dura. Os outros comentários já explicam o porquê

  3. Avatar de mik
    mik

    10 anos é pouco. devia ser para o resto da vida. retardados

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      estou de acordo porque põe em risco a vida de centenas de pessoas.

    2. Avatar de Ricardo Appleton
      Ricardo Appleton

      Pois… Talvez se fosse “até 10 anos por cada vítima”…

  4. Avatar de Luis santos
    Luis santos

    10 anos …ahh ahahhahahah a hha hahhah aahahahhahhahaha aahhhhhhhhhhh nunca me ri tanto

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Porque de facto devia levá-los, bem como toda a gente que embarque nestas brincadeirinhas e seja apanhado.

    2. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Achas piada, agora imagina um brincalhão com um drone fazer cair um avião e ir um familiar teu lá dentro, já não tem piada. Infantilidade, deves ser dos que acha normal andar com um drone junto à aeroporto

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        pois esse sr também deve de achar piada aos incendiários devia de acontecer aos familiares aí sim pode rir há vontade.

    3. Avatar de Balmer
      Balmer

      😀 Fico vivamente à espera do dia em que um familiar próximo teu vá a bordo de um avião e o mesmo se despenhe devido a incidente com drone. Vai ser de morrer a rir!

      Não são temas para brincadeiras, mas se achas que sim.
      Isto não é uma criança de 10 anos. É um adulto com, esperavamos nós, senso comum… depois de tudo o que se passou para trazer a legislação dos drones até onde está um caramelo ainda faz destas? “Só acontece aos outros”. Ainda assim estatelou-se o drone, agora imagina o que podia ter acontecido mais.

      1. Avatar de João Moniz
        João Moniz

        O pior é que o avião onde o familiar dele iria nao vai cair só com ele. Coitado dos outros que pode eventualmenre e infelizmente ser qualquer um de nós…

    4. Avatar de JORGE
      JORGE

      Será que não sabem ler..pode ir ATÉ 10 anos, depende da avaliação feita causa/efeito

  5. Avatar de Flin
    Flin

    Convém dar o exemplo para ver se outros spotters percebem a mensagem. Quem sabe a ANA não abre o olho e facilita a vida destes apaixonados pela aviação e desta forma reduz a tentação de chegar o mais perto dos passarões

  6. Avatar de Xello
    Xello

    Os argumentos são válidos mas, não causando danos físicos a ninguém (mortos, feridos, etc), devia ser dado uma valente multa e/ou trabalho comunitário (exemplo, 50% do ordenado). As prisões estão cheias de pessoas mal intencionadas e malandros, alguém que por brincadeira ou parvoíce acabasse na prisão sairia de lá pior… Mas é só a minha opinião.
    Causando mortos, assim como já mencionado acima, é homicídio ‘não intencional’ e aí sim, prisão.

  7. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    @Xello, eu também sou contra a pena de prisão, em muitos casos. Neste, incluído. A punição de via ser de modo a que doesse onde costuma doer mais: no bolso. Uma multa bem pesada, de modo a que o atrasado pensasse duas vezes antes de comprar outro drone. Ou então, como dizes, trabalho comunitário. Mas 50% é pouco. Por exemplo, viver dois pu três anos com o RSI.

  8. Avatar de Fabio
    Fabio

    O drone deve ter tantas hipóteses de mandar um avião abaixo como um bando de pássaros…
    Isto sem querer tirar as culpas da besta que se lembrou de levar o drone para lá…

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Pode estatelar-se no chão SIM.
      Se já perto do chão, algo for sugado por um dos motores e ele se apagar, a tripulação não vai ter tempo de efetuar as devidas compensações, e o mais certo é bater com uma asa no chão e acontecer um acidente grave no avião.

      1. Avatar de Moneldr
        Moneldr

        Tal como o Fabio disse, é a mesma coisa com pássaros, ou seja, muito improvavel para os drones convencionais, que são pequenos, leves e frageis. Mesmo que fosse no momento final da aterragem, simplesmente borregavam a aterragem, a asa não batia no chão, não é assim que funciona, um avião não é assim tão frágil.

      1. Avatar de Moneldr
        Moneldr

        Uma bando de pássaros, vários pássaros de tamanho/peso similares a um drone dos mais comuns, e que mesmo assim não levou a nenhum acidente. Um drone não é um bando de drones.

    2. Avatar de Jaquim
      Jaquim

      “O drone deve ter tantas hipóteses de mandar um avião abaixo como um bando de pássaros…”
      Concordo contigo. Estamos então de acordo que os drones são um perigo real, certo?

      http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/09/acidente-de-aviao-em-katmandu-mata-dezenove-pessoas-2.html

      https://edition.cnn.com/2016/08/11/us/hudson-landing-archive-news-story/index.html

      https://sol.sapo.pt/artigo/549864/em-cinco-anos-aves-puseram-em-risco-1322-voos

      1. Avatar de Fabio
        Fabio

        Sim, não.disse o contrário. É não é por isso que se abatem os pássaros próximo dos aeroportos. Havia de ser bonito . No entanto em relação à drones nessas áreas apoiaria a iniciativa

        1. Avatar de Far
          Far

          Ironia? Abate se calhar não é o termo. Existem falcões (ou águias) que servem exatamente para isso e são mantidos pelas autoridades aeroportuárias exatamente para evitar birdstrikes.

          Lamento Fábio, mas não dás uma para a caixa hoje.

          1. Avatar de Fabio
            Fabio

            Ganhaste a taça.

          2. Avatar de Far
            Far

            Já sabia disso, mesmo antes de o mencionares, mas agradeço na mesma o gesto. 😛

            Vá, tou na brincadeira consigo homem. Uma pessoa põe-se a dizer opiniões pouco informadas… está-se a por a jeito para ser desmentida. Ninguém morre por isso, mas também não é propriamente bonito andar a propagar “falsas verdades”. Uma opinião informada tem muito mais valor e contribui ela sim para a construção de outras opiniões. Uma opinião desinformada só cria mais confusão.

            Tenha um bom dia, abraço

  9. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Que não se vai safar de uma valente multa,lá isso não vai !! Era só o que faltava se,no mínimo,isso não acontecesse !!

  10. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    Como é que eles conseguem descobrir a identidade do dono do drone?

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Provalvelmente por impressões digitais, ou terá sido apanhado nas redondezas só com o comando

      1. Avatar de J F
        J F

        Hoje em dia, acho que é obrigatório o registo do número de série do equipamento no momento da compra.

  11. Avatar de poiou
    poiou

    Pelo que li algures, num jornal online, o que se passou neste caso é que o senhor é fotógrafo, estava a usar o drone para tirar umas fotos a uma casa para uma imobiliária, e perdeu o controlo do drone.
    A ser verdade, não acho que faça sentido ele ser acusado do mesmo crime que seria acusado um terrorista que tivesse posto o drone de propósito no caminho do avião.
    Assim como no caso dos incêndios, uma coisa é fazer uma fogueira para queimar sobrantes e aquilo descontrolar, outra é mandar engenhos incendiários para a mata.

    1. Avatar de Helio
      Helio

      A zona do aeroporto é área proibida.
      Basta ver a APP da ANAC “Voar na boa”, para se perceber que os 57km2 de área proibida

      1. Avatar de poiou
        poiou

        Eu sei que é área proibida e é grave, no entanto não me estou a focar tanto na questão do local, mas mais na intenção do “infractor”.
        E outro pormenor, lá para maio não se admirem ver no RASI um número estapafúrdio de “atentado à segurança de transporte por ar, água ou caminho-de-ferro”.
        Como disse no comentário anterior, isto tem tanto sentido, como um caso que vi há uns tempos em que um homem bebado ia a conduzir, furou o pneu do carro, a jante a raspar na estrada provocou incêndios, e no final o homem foi acusado acho que 18 crimes de incêndio florestal.

        1. Avatar de Mateus
          Mateus

          O que dizes não faz nenhum sentido:

          Quando pegas num carro alcoolizado, estás a colocar em perigo a ti e aos outros. Se bateres num camião cisterna e provocares um incêndio num prédio, esses crimes deves levar com eles. Não é o mesmo que ires sóbrio, arrebentar um pneu e acontecer o mesmo, aí foi um acidente cumprindo as normas.

          Qualquer pessoa sabe que há zonas proibidas para os drones, há apps para o efeito e até o “bom senso” (raro hoje em dia) deveria chegar. Mas não foi o suficiente. Agora que pague uma agora multa e dez anos de pena suspensa para refletir.

    2. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      eu sou dono de um drone e nao estou a ver como ‘e que uma pessoa se pode perder controlo do drone – so se for daqueles rascos.

      1. Avatar de JM
        JM

        qual é o valor de um drone “rasco” para ti ??
        naõ estou a criticar, so estou curioso.
        sou dono de um drone Parrot Bebop 2 com saida de preço no mercado de 700€ e ja vi videos no youtube em que perderam conexão com o drone.

        Tenho um amigo que tinha um de 1000€ perdeu conexão com o drone e este só foi encontrado a 15Km do local em que estava a ser controlado… encontrado por pura sorte…
        depende se o drone esta configurado para voltar a “casa” ou não… senão segue caminho… há varias situações reportadas com desconexões entre o drone e comando…

      2. Avatar de Rodrigo Da Silva
        Rodrigo Da Silva

        Drones rascos para mim sao tipo o meu primeiro drone – Syma X5C. Aquilo voava mas com um bocado de vento la ia ele!

        Isso de perderem conexao acontece de vez em quando. Mas quando isso acontece, o drone deve permanecer no mesmo local ate estabelecer conexao ou entao retorna automaticamente para o local de descolagem. No software da para escolher estas opcoes.

        Isso ‘e com drones DJI, nao sei se outras marcas tem isto tb.

    3. Avatar de Fabio
      Fabio

      É proibido. Se o fez estava consciente que estaria a cometer uma infração. Também me posso embebedar e conduzir depois de ter ido a uma festa de aniversário. Nao deixo de cometer uma infração apenas da intenção ter sido apenas ir à um aniversário

  12. Avatar de Tim
    Tim

    Espero que a pena seja exemplar. 10 anos no minimo.

  13. Avatar de Mateus
    Mateus

    Acho no mínimo curioso como, não todos, mas a maioria aqui nos comentários ainda de alguma maneira justifica ou quer arranjar atenuantes ao infrator. Já nem sequer falo dos comentadores que comparam um drone com elementos metálicos e plásticos rígidos, vidro das lentes e baterias que explodem com… pássaros…

    Acho que a opinião dos comentadores demonstra o porquê destas coisas acontecerem recorrentemente em Portugal, apesar das proibições, aplicações das entidades e aparecer nas notícias a demonstrar a perigosidade. Cada um acha que sabe, pode e deve fugir às regras e no final o “resto” que usa drones com juízo, vai pagar pelos toinos. Com estes exemplos em pouco tempo não se podem usar drones em Portugal a não ser que sejam registrados, carta, seguro e voem só sobre o mar. Tristeza.

  14. Avatar de Tostas
    Tostas

    Tem dinheirinho para comprar drones e ir para o aeroporto brincar aos aviões… então arrota e mais nada.

  15. Avatar de Jorge Avelino Fernandes Gomes
    Jorge Avelino Fernandes Gomes

    Uma multa exemplar de vários 1000’s para este palhaço isso sim! por causa de nabos como este, para eu utilizar meu drome é um filme…….. há por ai kem fale de prisão, meu Deus em ke mundo vivemos ……

  16. Avatar de Batatinhas Saloias
    Batatinhas Saloias

    Vejam a série Mayday no NG e depois já percebem o quão perigoso pode ser levantar ou aterrar um avião sem um motor!

  17. Avatar de lintengartkten
    lintengartkten

    ate 10 anos acho muito pouco. Isto de brincar com coisas serias e quebrar as regras porque achamos que nao sao para nos tem de ter consequências. Ha espaços onde tem de haver respeito. Querem brincar vao para os sítios apropriados e nunca para um aeroporto.

  18. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    Mas eles não tem jammers ?

    1. Avatar de JM
      JM

      Nope… não creio… ou ainda não pensaram nisso… só se fala nisso quando o Papa vem a Portugal… de resto….
      Eu tive um Parrot Bebop 2 e este se ligasse o GPS tem uma geo-vedação, por exemplo onde vivo é uma area militar aerea, logo o drone não ultrapassa os 30m de altura automaticamente… desde que sairam as leis sobre drones em Portugal a Parrot tem vindo a atualizar varias vezes o firmware dos drones e do comando… uma delas que reparei logo foi que não me deixa ultrapassar a altura de voo (se o gps tiver ligado)… mas há varios drones que vem com geo-vedação… agora jammers no aeroporto penso que só vai haver na altura que houver problemas sérios com um avião… nem sei que quantidade de drones esse “jammer” pode inlcuir, quantidade e tipos, pois os drones têm difierentes tipos de comunicação com o comando… quando veio o Papa a Fátima eles avisaram que mandariam abaixo qualquer drone detetado e que não tivesse autorização para sobrevoar o local do Santuário…
      https://pplware.sitedev.pt/informacao/visita-do-papa-portugal-sem-drones-voar/

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Pondo de lado este caso, um Aeroporto Internacional não ter Jammers é vergonhoso. Este caso foi um acidente, mas imaginem que alguém quer mesmos fazer mal, planta uma bomba caseira num drone, e o leva para o Aeroporto de Lisboa, Porto ou Faro. Pilotos de drones sem respeito pelo bem publico são problemáticos, mas para mim é pior ainda uma identidade como a ANA não garantir a segurança do seu espaço aéreo.

  19. Avatar de Rolando
    Rolando

    So comentários tristes de quem gostaria de ter um drone mas têm de se limitar a aviões de papel, em Portugal como sempre aparecem os especialistas de tudo , alguém vai de moto levanta roda e claro pagam motociclistas todos e isto para nao aprofundar muito , façam croché e vao para os lavadouros.

  20. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    Pena exemplar sff.
    Não digo 10 anos, pois é um exagero.
    Foram avisados n vezes, e continua.
    Defendo uma pena de prisão curta, para o/a indivíduo aprender.
    Por exemplo 10 dias de prisão efetiva.

  21. Avatar de Jose
    Jose

    Este deve ser um drone anti-poluição.
    Ele estava a tentar que o passarão grande fosse defecar partículas de fuligem para longe. Lisboa livre de gases queimados.
    Mandem o aeroporto lá para o deserto da margem sul onde os drones não existem.
    Este aeroporto já devia ter saído de Lisboa há muito tempo.
    Não aconteceu porque muitos interesses se cruzaram.
    Marques Mendes e outros lá têm as suas razões (bem escondidas).
    Lol

  22. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Espero que a Pena seja bastante alta mais respectiva Multa (para este caso concordo que seja a máxima aplicada) quanto ao resto posso dizer cada caso é um caso. Na actualidade (2018) Desconheço, em tempos disseram sem saber se é/era Verdade….. antigamente no Aeroporto de Lisboa existia uma varanda com bar onde se podia ver os Aviões a levantar e aterrar penso que a Ana ou quem quer que seja Responsável devia colocar/ponderar essa hipótese de criar um espaço (lógico, com a devida segurança) onde fosse possível as pessoas desfrutar das suas Paixões (lógico se fosse criado, também ia passar lá algum tempo).

    Um dos Pontos que li noutra notícia é que a pessoa pode ter perdido o controle do Drone, ao ser Verdade ocorre numa infracção por não ter pedido uma Autorização prévia para uso do mesmo a Lei é bem especifica e não é por falta de informação.

  23. Avatar de Jonas
    Jonas

    Independentemente se sao 10 ou mais ou menos anos, so o facto de andarem com essas porcarias de drones junto a um arroporto ja deveria sr motova para serem sancinados. Falta de.responsabilidade dessa gente anormal que agora nada com esses m***** dos drones. Apeaar de proibidos jinto ao espaço aereo continuam a ir para essas zonas. Multa pesada é o que merecem,mas nao era de 100€ era de 10000 para cima. Cambada de anormais

    1. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      olha o sr. 835! Parece que alguem tem problemas com drones.

      Que aconteceu?! A tua maezinha nao te deu um no natal e ficaste chateado foi??

  24. Avatar de Jonas
    Jonas

    Independentemente se sao 10 ou mais ou menos anos, so o facto de andarem com essas porcarias de drones junto a um arroporto ja deveria sr motova para serem sancinados. Falta de.responsabilidade dessa gente anormal que agora nada com esses m***** dos drones. Apeaar de proibidos jinto ao espaço aereo continuam a ir para essas zonas. Multa pesada é o que merecem,mas nao era de 100€ era de 10000 para cima. Cambada de anormais

  25. Avatar de TJ
    TJ

    se calhar deviam-se começar a estudar os verdadeiros efeitos de colisões de drones com aviões.

    a mim parece-me que está questão não passa de um mito propagado por forma a que o cidadão comum tenha acesso a uma tecnologia que possa um dia possibilitar liberdade de expressão.

    a autoridade chinesa para aviação efectuou testes com os drones comuns e concluiu que não ha grandes estragos aquando de um impacto.

    https://dronedj.com/2017/12/29/chinese-test-drone-airplane-collision/

  26. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    Teem o outro de Braga que matou o coitado do rapaz que entregava pizzas.. e está solto com termo identidade e residencia…

  27. Avatar de Norberto Ramos
    Norberto Ramos

    Tudo treta da grande todos se divertem e ninguém sabe bem o que diz ou quer, uns interessa mais uns cobres para impostos outros umas lições nos seus estabelecimentos de venda para levarem algum também. Afinal as armas matam, qualquer viatura mata todos os dias, as pontes caiem por negligência de alguém…… Afinal o que fazer para evitar tudo isto? Ou tudo isto é inevitável devido ao avanço das tecnologias? Mas pessoalmente penso que a sociedade está a ficar estérica e não sabe a quem atribuir a culpa que afinal é de todos nós…..

  28. Avatar de Manuel
    Manuel

    Em vez de brincarem com drones, bebam umas minis. ..
    Deixem isso para profissionais que sabem usar e não colocam vidas em perigo.
    Com tanto espaço que há no mundo é necessário ir para um aeroporto? Só podem estar a brincar!!!

  29. Avatar de PoPey
    PoPey

    Pilotar um drone perto de um Aeroporto é uma situação POTENCIALMENTE perigosa, pelo que 10 anos parece excessivo. Isto se tivermos em conta o que realmente aconteceu. Ou seja,

    O homem deixa cair o drone na pista são 10 anos de prisão efetiva. O “outro” tinha álcool no sangue atropelou um ciclista provocando-lhe a morte e está em liberdade, ou aquele que também alcoolizado atropelou o rapaz da telepizza. Também está em liberdade…

    So posso concluir que a nossa justiça so penaliza malta que deixa cair drones* e malta que agride jogadores no balneário…

    * a confirmar-se que o homem vai mesmo preso.