Deepin 15.7 consome menos RAM que o Ubuntu ou o Windows

43 Comentários

Distribuições Linux há muitas mas o Deepin é uma das que mais se tem destacado. Esta distribuição é baseada no Debian Unstable, e vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com macOS.

Com o lançamento do Deepin 15.7 chega também a novidade que esta distribuição consome menos RAM que o Ubuntu ou o Windows.


A distribuição Linux Deepin é já bastante conhecida dos leitores do Pplware. No passado disponibilizámos aqui um conjunto de tutoriais com o objetivo de dar a conhecer melhor esta distribuição. Recentemente foi lançada uma nova versão que teve como principal foco a optimização e estabilidade. Vamos conhecer as novidades.

 

Menos memória RAM

O Deepin é uma distribuição que tem tido várias atualizações e, na recente versão, foram realizadas várias optimizações. Segundo os responsáveis pelo Linux Deepin, esta versão consome menos RAM que o Ubuntu e até mesmo que o Windows (pelo menos durante o primeiro arranque do sistema).

ISO mais pequena

Outra das novidades é o tamanho da ISO que foi reduzido em 19,3%, comparativamente à versão 15.6. De referir que a ISO do Windows 10 tem cerca de 4GB e a do Ubuntu 1,8GB.

Otimização no consumo de energia…

Para reduzir o consumo de energia do seu PC portátil, o “modo de economia de energia” passa a ser disponibilizado no Deepin 15.7. Com esta opção, o PC pode entrar automaticamente e de forma inteligente neste modo de economia de energia. De acordo com testes preliminares, a autonomia da máquina pode aumentar em cerca de 20%.

Além das novidades apresentadas existem outras pequenas alterações que podem ser consultadas aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Daqui a uns instantes aparecem os fanboys do Windows, que não aceitam alternativas nem querem que o Pplware publique alternativas ou rubricas…

    Linux é bom para quem quer experimentar coisas novas, ou tiver PC’s velhos ou estiver farto do Windows, aconselho imenso a quem quer aprender comandos basicos de Linux. Alem de quem tem filhos em casa, não tem que se preocupar com virus nem malware.

    Já no Windows… Se não tiveres cuidado e tiveres filhos… é cracks, é clicks por todo o lado mesmo com antivirus ou UAC activado ou não. Não esquecer que há bypass para UAC antes que venham com esse argumento.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Aproveitando o teu comentário “Alem de quem tem filhos em casa”, poderia dar um excelente artigo aqui no PPL, software de controlo parental para Linux, já que me parece algo escasso…
      (o meu filho usa Linux Lubuntu num PC cá de casa).

      1. Avatar de Xiba
        Xiba

        Controlo parental? Uses elementaryOS, eles tem um óptimo sistema do tipo.

    2. Avatar de RJCA
      RJCA

      Fanboy? Vê-se mesmo que é que tem complexos de inferioridade…

      Uso ambos os sistemas e não venho “infectar” a Net com idiotices pegadas.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Eu uso Windows, mas também já usei Linux. Onde é que o meu comentário deriva de um fanboy? Pelo contrário, incentivei o uso de outras alternativas. Ou leste mal, ou não sabes interpretar certamente.

        Amilcar Alho o pior é mesmo as instalações de fontes não seguras, isso já acabou com o Linux, é menos um perigo. Com o resto podes instalar uma Firewall e bloquear acesso a sites. Podes ainda utilizar um raspberrypi utilizando pfSense.

        1. Avatar de RJCA
          RJCA

          O meu problema não é ler mal, o meu problema é ler idiotices de pessoas que ganhavam mais se estivessem caladas…

          1. Avatar de Spoky
            Spoky

            Pois realmente, se o teu disco externo falasse a nivel de fotos e videos… Diria que tinhas uma biblia, vala puxa um pouco pela cabeça tu sabes do que falo, e não só.

            ganhavas mais se estivesses calado…

      1. Avatar de slblxs
        slblxs

        * este mais um é para o Spoky.

    3. Avatar de Pedro Pereira
      Pedro Pereira

      Sobre para o que o linux é bom, acrescento, para quem tiver PC’s com um problema raro no CPU que acontece apenas no Windows.
      Num PC que tenho, de vez em quando, todos os programas deixam de responder, e se for ao Gestor de Tarefas (se tiver aberto e nao deixar de responder), nota-se que a utilização do disco está a 100%, mas todos os programas, ou aparece em 0.1 MB/s ou até mesmo 0 MB/s (como nesta print: https://prnt.sc/klama2 ), e o led do HDD está desligado (na verdade o HDD não estava a ser usado mesmo porque eu reparei isso melhor), e isto apenas acontece no Sistema Operativo Windows, desde do Windows XP até ao Windows 10 (ultima compilação Insider Fast), e no Linux, funciona sem problemas.

      Nota: Para quem perguntar se substitui a peça x ou a peça y. Sim substitui sim e tenho outro PC com o mesma specs e qualquer hardware dá entre os 2 PC’s.

      1. Avatar de Vitorpt
        Vitorpt

        Tenho o mesmo problema embora a led do disco esteja acessa.

        1. Avatar de Pedro Pereira
          Pedro Pereira

          Cheguei a ter o led assim com a Motherboard anterior a que tenho

      2. Avatar de Humberto
        Humberto

        tenho o mesmo problema porém o meu é portátil e não sei se o led do HDD está ligado.

    4. Avatar de DOS SANTOS
      DOS SANTOS

      Windows é infinitamente melhor, não tenha dúvida

  2. Avatar de fjoao012
    fjoao012

    Muito interessante esta distro. Quando a descobri, há uns anos, ainda era um bocado instável, com a store e alguns menus ainda em chinês.. Mas já na altura tinha uma interface out-of-the-box muito diferente de qualquer outra distro.
    Está claramente a dar passos fortes na direção certa.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Em relação à store, na minha opinião, funciona muito melhor do que a do Ubuntu

      Na store do Ubuntu apareciam-me frequentemente erros de ligação ao servidor. Na store do Deepin, até ao momento, consegui ligar-me sempre sem problemas.

      A oferta de aplicações é enorme e a navegação na store é bastante intuitiva

      Há muita oferta de aplicações Debian fora da store

      Recomendo que experimente o novo Deepin e veja as diferenças.

      Eu uso o 15.6 . Ainda não testei o 15.7

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Confirmo!

    Tenho um Acer V5-122P com processador AMD A4-1450 e 6Gb de memória RAM, que uso nos tempos livres.

    Como é um portátil para usar de vez em quando, já instalei de tudo um pouco para ver qual o melhor SO que se adapta ao mesmo… Em termos de Windows, tudo o que é superior ao Windows 7 é para arrastar… a partir do Windows 8, o CPU está sempre colado nos 100% e o computador é uma arrastadeira

    Em termos de Linux, já usei Ubuntu, Ubuntu Bugdie, Manjaro, Elementary OS, Zorin OS, mas depois de instalar o Deepin, Deepin ficou até hoje… CPU trabalha a menos de 20%, a RAM ronda os 15%, tenho a barra de tarefas em modo eficiente, que a torna muito parecida com a barra do Windows. Tenho o WPS Office que é muito parecido com o Microsoft Office. Em termos de email, uso o Evolution, que é muito parecido com o Microsoft Outlook. Vem com o browser Google Chrome de origem… há muitos temas disponíveis na internet, que permite personalizar cores, janelas, icons …

    Conheci o Deepin através do PPLware e agradeço a dica

    1. Avatar de Marco
      Marco

      vai ver os processos do windows e vê se não é o anti malware.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Neste computador, deixei ficar apenas o Deepin

        Tudo o que fosse superior ao Windows 7 ficava a arrastar… e refiro-me apenas ao sistema operativo, sem programas adicionais

        Acabei de atualizar este computador com o novo Deepin 15.7 … o ponto de situação atual é o CPU a 13.8% e a memória RAM a 15.2% … Está fantástico!

        1. Avatar de Marco
          Marco

          sim um dos culpados é o anti-malaware da microsoft

  4. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    serve para jogar JOGOS DA STEAM E PC?

    1. Avatar de George Orwell
      George Orwell

      Cara Maria Vieira, a atriz.
      Antes de mais, serve para jogar todos os jogos do universo Linux, e são muitos.

      O universo Steam, também se encontra disponível no Deepin com a aplicação Steam da Valve.

      Quando aos jogos do universo Windows, saiba que esta distro vem com uma licença do aplicativo Crossover, disponível gratuitamente na Loja, o qul, insatalado, permite correr uma infinidade de aplicações / jogos do universo Windows, designadamente o próprio MS Office, e, paradoxalmente, algumas até correm melhor no Deepin / Crossover que no Windows. Outras não tanto.
      Para saber sobre aqueles que correm sem qualquer problema e os que correm com algumas limitações, pode usar o site :
      https://www.codeweavers.com/
      Neste site, pode pesquisar entrando o nome do jogo ou aplicação Windows e conhecer sobre a sua exequibilidade na Deepin / Crossover.

      Diga-se em abono da verdade que, quem é amante de jogos , deve privilegiar uma consola de jogos do tipo XBOX / PLAYSTATION / NINTENDO, o paraíso e residência de excelência dos jogos. Não é por acaso que a Microsoft, proprietária do Windows, não deixou de lançar a sua consola XBOX e com grande sucesso.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tens a aplicação da Steam na store Deepion…

      O que faz, não sei, porque não instalei… não uso computadores para jogar…

    3. Avatar de Andrey
      Andrey

      Maria, tudo bom?

      Para jogos, recomendo a RegataOS, que já vem ajustada para placas de vídeo Intel, Nvidia e AMD… Alguns relatos, dizem que os FPS, aumentam em cerca de 20-30%, em relação a outras distros que não possuem foco nos jogos.

      Sugiro testar.

  5. Avatar de Wilton Peter
    Wilton Peter

    Uso está Distro desde 2014!!!

    Realmente a Deepin Stor do Deepin 15.7 melhorou muito e a velocidade de download (no

    acto de fazer o download e instalação de aplicativos ), já atingem os 2.5 MB/s

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim… a loja da versão 15.7 está muito melhor … mais bem organizada, com rankings em destaque, produtos populares, etc…

  6. Avatar de João Matos
    João Matos

    Mas a RAM não foi feita para ser usada!!??

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      O objetivo do computador não é correr o sistema operacional e sim os programas aplicativos que efetivamente executam as tarefas desejadas. Nesse sentido quanto mais recursos o sistema operacional utilizar, menos irá restar para uso das aplicações.
      Existe a possibilidade de um sistema operacional alocar uma certa quantidade de RAM para acelerar o funcionamento de alguns serviços e liberar essa RAM conforme as aplicações necessitem. Por isso mesmo é necessário um certo cuidado na hora de comparar a alocação inicial de RAM pelo sistema. Pode ser que se esteja vendo uma alocação de RAM que não represente no seu total uma limitação de memória para as aplicações.
      Porém, considerando-se devidamente apenas a memória que efetivamente é ocupada pelo sistema operacional, reduzindo a memória livre para as aplicações, pode-se dizer de forma geral que quanto menor o uso de memória para o sistema operacional, melhor, porque essa memória poderá ser utilizada pelo que interessa, as aplicações.

  7. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Outra vez arroz?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Este arroz é de muito boa qualidade!

      Foi graças à recomendação deste arroz, que consegui meter um portátil mais fraquinho a trabalhar normalmente e sem arrastar-se.

      Quem não gosta de arroz, come outra coisa qualquer

  8. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Estou impressionado com essa redução da ocupação inicial de memória, quase um quarto do consumo. Excelente!
    Claro que esse não é o único parâmetro para se avaliar a eficiência na ocupação de memória, mesmo assim impressiona.
    Aos poucos o Deepin está ocupando espaço entre a principais distribuições Linux de uso geral . E com todo o mérito.

    1. Avatar de Xiba
      Xiba

      É baseada em Qt

  9. Avatar de Cleomar Silva
    Cleomar Silva

    Atualmente uso o Mint e o W10 em dual boot, já usei esta distro que por sua vez é muito bonita, mas por razão de alguns bugs com minha impressora, voltei para o Mint.

  10. Avatar de Asafe Batista de Lima
    Asafe Batista de Lima

    Gostaria de saber se o linux com tema parecido do windows se não seria plagio , ilegal ?

    1. Avatar de NVale
      NVale

      A caminho tomado pela Microsoft no design e grafismo dos seus sistemas operativos, foi há muitos anos inspirado no KDE (na verdade penso que ainda hoje tomam de lá alguma inspiração), portanto segundo essa lógica, o windows também é plágio.

  11. Avatar de Nilsonlimux
    Nilsonlimux

    Deixem disso. A questão aqui é Linux, deepin. Windows é outra história. Sou usuário de Linux e Windows. Ambos são bons pra meu uso.

    1. Avatar de RJCA
      RJCA

      Precisamente. Tudo o resto é treta de xoninhas…

    2. Avatar de pia
      pia

      Uso BSD, chama-se macOS.

  12. Avatar de pxK
    pxK

    Boas, criei uma partição e instalei o Deepin lá, mas ao iniciar o PC vai direto para o W10 em vez de me pedir para escolher qual quero usar… alguém que me consiga dar uma ajudinha?

    1. Avatar de pxK
      pxK

      foi resolvido…favor ignorar 😛

  13. Avatar de Teo
    Teo

    Onde posso sacar isto? No site não estou a conseguir

  14. Avatar de OSVANDER
    OSVANDER

    Gente como fazer download desta distro, pois, sempre da erro aqui no Brasil. Se for fazer pelo sit eoficial da china tudo bem mas, demora dias KKKKKKKK. Pelo outros sites informado pela comunidade dá erro do QT código. Tá difícil !