Chegou o LibreOffice 6.1! Para quê gastar dinheiro com o Office da Microsoft?

85 Comentários

Foi no início do ano que a Document Foundation lançou o LibreOffice 6.0 que trouxe várias novidades a esta suite de produtividade. Agora, sete meses depois, foi lançada a versão 6.1 que traz um conjunto de novidades relevantes.

Se nunca experimentou o LibreOffice, dê-lhe uma oportunidade e teste já hoje.

Chegou o LibreOffice 6.1! Para quê gastar dinheiro com o Office da Microsoft?


O Libreoffice é uma suite de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta suite tem ganho muitas novas funcionalidades e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio e até oferece algumas características avançadas.

Novidade do LibreOffice 6.1

Novo conjunto de ícones

Esta nova versão destaca-se por trazer um conjunto de novos ícones (elementary icon) que estão normalmente nas versões que têm como ambiente gráfico de trabalho o GNOME, como é o caso do Ubuntu, Fedora, Linux Mint, etc.

Para que usa o LibreOffice no Windows 10 pode sempre escolher o tema Colibre que passa a apresentar um conjunto de ícones muito semelhantes ao do Office da Microsoft.

Gestão e edição de imagens

Outra das novidades presentes no LibreOffice 6.1 é a gestão e edição melhorada das imagens. Desta forma passa a ser mais rápido e simples adicionar, gerir, imagens em qualquer documento.

Outras novidades…

Destaque ainda para as melhorias na exportação e importação do formato .docx, novos gradientes, várias melhorias no macOS, possibilidade de configurar uma assinatura para incluir em documentos entre outras novidades que podem ser lidas aqui.

Veja, em vídeo, todas as novidades do LibreOffice 6.1

Escolha aqui a sua versão

Além do LibreOffice existem outras alternativas fantásticas e gratuitas que pode usar em substituição do Office da Microsoft. Vejam no artigo seguinte quais as alternativas que sugerimos.

Leia também…

8 alternativas gratuitas ao poderoso Office da Microsoft em 2018

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Neto
    Ricardo Neto

    Pelas macros do Excel.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Para isso tens bom remédio…
      cria macros novas 🙂

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sim, esta é “a” razão.
      E o Powerpoint ser muito superior ao Impress.

      1. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        Não é “muito” superior…

  2. Avatar de Necroman
    Necroman

    Porque por 69€ ano tenho todas as aplicações do Office no PC e em qualquer dispositivo + 1TB de espaço no OneDrive no PC e em qualquer dispositivo + 60min no Skype para chamadas para qualquer parte do mundo (telefones e telemóveis) + muitas funcionalidades avançadas de email no Outlook.com. E se quiser multiplicar as vantagens por 5 são 99€ ano, o que significa que tudo isto dá para 5 pessoas! E não tenho de me preocupar que não falte nada nem com incompatibilidades, simplesmente funciona!

    1. Avatar de Hugo Monteiro
      Hugo Monteiro

      Tenho que concordar. O Office é provavelmente a suite que da Microsoft que não tem concorrente à altura.

      1. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        Tem sim. O LibreOffice lhe é superior em vários aspectos. O Word é bem inferior ao correspondente do Libre Office.

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Para quem pode é outra coisa.

      1. Avatar de Far
        Far

        69€ ao ano é realmente um valor que não está ao alcance de todos.
        Bem mais útil piratear e vir desdenhar de quem suporta o produto.
        Mentalidades…

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Mesmo para quem pode pagar esse valor, pode não ser a solução mais inteligente se o que ele tiver que fazer for atendido por outros softwares e os recursos extras (espaço na nuvem, créditos no Skype, etc) não forem ser utilizados seja por não serem necessários ou por serem atendidos por outros produtos.
          Trata-se de uma avaliação objetiva de custo/benefício.
          Em todos os casos a pirataria nunca é uma opção. Assim como você, eu também critico e condeno aquelas pessoas valem-se dessa prática ilegal e criminosa. O espantoso é que alguns desses piratas ainda enaltecem os recursos do software que estão parasitando, é deplorável.
          O fato é o seguinte, o Microsoft Office é um excelente produto, mas não é o único, existem alternativas. E quem escolher o Microsoft office, que é uma opção perfeitamente válida e compreensível, deve fazê-lo de forma correta, dentro da lei, sem recorrer a expedientes criminosos para obter o produto..

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        100€ / ano por 5 licenças é para ricos ? Dá 20€ por licença, POR ANO.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          E consegues mais barato que isso.

          Eu comprei a minha na Worten por 80€ para 5 pessoas, em promoção.

        2. Avatar de Clodoaldo Santos
          Clodoaldo Santos

          Barato mesmo. Mas eu Não pago porque não preciso do MS Office. Se precisasse pagaria sem problemas.

          1. Avatar de pia
            pia

            Só queria ver o que fariam se o amado e idolatrado LibreOffice fosse pago.

    3. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      Excelente resposta. 🙂

    4. Avatar de AskMe
      AskMe

      99€ para 5 pessoas? Se não estou em erro a licença dá para 5 equipamentos mas só 1 utilizador. Falando legalmente é claro.

      1. Avatar de André
        André

        Não, é mesmo 5 licenças divididas por 5 utilizadores.

      2. Avatar de Albisilvense
        Albisilvense

        sim estás em erro AskMe.
        São 5 utilizadores e 5 equipamentos.
        Aliás se forem usados 5 utilizadores, cada um recebe 1TB no onedrive e cada uma das instalações fica associada a cada um dos utilizadores.
        Tenho no meu pc, no da minha esposa, no do meu pai, do meu irmão e de uma amiga.
        E alem disso permite instalar na tablet e smartphone – tenho nos meus e nos da minha esposa. E fica associado a cada utilizador respetivo.
        E legalmente claro.

    5. Avatar de John Doe
      John Doe

      Deves trabalhar para a Microsoft 😀 mas por acaso tens razão 🙂

    6. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      E para aqueles que não precisão de nada do que mencionaste ai e só precisão de abrir e ler um docx que recebo por email porque nao foram capazes de exportar aquilo para pdf?

      Tenho de pagar 99€ ano? NOP! Deixa la o artigo notificar o pessoal que existem boas alternativas.

      1. Avatar de pia
        pia

        O pior é que paga-se por ano, ao invés de pagar um valor X pra vida toda.
        Uma desgraça!

  3. Avatar de mindelo
    mindelo

    Se o libre calc tiver algo parecido com o Power Query e Power Pivot do Excel mudo agora para o LibreOffice 😉

  4. Avatar de cantor
    cantor

    Todo o resto do MUNDO pode tambem mas GRÀTIS sem anuidades nem outras “ades”, basta usar software GRÀTIS , não tem falta de nada por aí na net

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Se houvesse tudo com a mesma facilidade de utilização e poder do lado do user, não se ganhava dinheiro com software. Calado eras um poeta!

      1. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        Sua afirmação não procede. Existem softwares pagos com a mesma facilidade de utilização e recursos que suas alternativas gratuitas seja de software livre (lembrando que nem todo software livre é gratuito), open source ou software proprietário freeware.
        Eles vende por diversos fatores. Pode ser que façam mais propaganda e quem não conhece a alternativa gratuita pode comprá-lo ao ver o material de divulgação. Também pode ser que o software pago tenha um suporte ou atendimento ao cliente embutido no preço. O cliente pode ser atraído pela embalagem, comprar por impulso ou simples consumismo e até mesmo comprar o software pago por uma questão de status. E também o cliente pode comprar o software achando que o produto pago é melhor, simplesmente por desconhecer os recursos da alternativa gratuita, sendo mal informado ou iludindo-se com o marketing do produto pago.
        Enfim, sua afirmação não corresponde à realidade.

    2. Avatar de André
      André

      Se calhar também gostas de trabalhar à borla, não? Achas que os programadores que desenvolveram os softwares que usas não têm que ganhar dinheiro? Vivem do quê? Do ar? Está lá caladinho antes de falares em pirataria, sff!

  5. Avatar de Sandra Ferreira
    Sandra Ferreira

    Eu sou do Brasil e uso o LibreOffice há muitos anos e é excelente!

    1. Avatar de Danny
      Danny

      És mais inteligente que muito tuga teimoso.
      Parabéns por usar o cérebro.

    2. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Uso desde que ainda era o produto da Sun. Não vejo motivo plausível nos dias de hoje para alguém deixar de suar o LibreOffice em favor da Microsoft… nem empresas, nem particulares. A não ser em (poucos) casos muito específicos. O LibreOffice é bem melhor que o Office.

  6. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    Porque o Office é mt melhor!!!

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Não, não é! Experimente o LibreOffice, cujo processador de texto é muito melhor que a porcaria da Microsoft (apenas um exemplo).

  7. Avatar de 1904_3526
    1904_3526

    Existem muitas alternativas ao Office, é certo, mas nenhuma delas é Microsoft.
    Se existe algo que não tem rival á altura é sem dúvida o Office

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Tanto existe um rival, que eu uso o LibreOffice desde seus primórdios e NUNCA me arrependi.

  8. Avatar de Paparuco
    Paparuco

    Eu trabalho muito em word e excel cientificamente e comprei o Office por 3 fortes motivos:
    1-o Calc não permite alterar as curvas dum gráfico arrastando apenas a coluna dos dados (extremamente útil para quem analisa graficamente muitos dados)
    2-o Calc desconfigura os graficos quando importa ficheiros Excel
    3-o Writer é perigoso com ficheiros grandes pois corre-se o risco de se perder tudo se não se fizer backups com frequência.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ao Calc faltam algumas coisas que o Excel tem. O Excel é uma ferramenta incrível e o Calc não está ao mesmo nível. O mesmo pode ser dito do Impress vs Powerpoint. Mas nunca tive esse problema com o Writer.

      Podias ir ao Bugzilla e abrir um bug a relatar essa falha do Calc por favor?

    2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Nunca tive problemas com o processador de texto writer, mesmo com ficheiros grandes. No entanto, ter backups é o mínimo dos mínimos, diria mesmo, obrigatório. Quem não tem, depois habilita-se a ter uns amargos de boca.

  9. Avatar de Leoni
    Leoni

    Uso muito o Google docs e pretendo não retornar para o ms fofice e nem instalar o libreoffice. O docs atende minhas necessidades plenamente.

    1. Avatar de Clodoaldo
      Clodoaldo

      Atitude sensata. Usar aquilo que atende suas necessidades. Não importando com opiniões de terceiros.

    2. Avatar de Carlos F
      Carlos F

      pode usar o Libreoffice portable https://www.libreoffice.org/download/portable-versions/
      sem ter que instalar nada.

  10. Avatar de Jacinto Leite Capelo Rego
    Jacinto Leite Capelo Rego

    Poi eu comprei esta semana o Office 2016 Professional Plus por apenas € 22,84 através da Zero & Nine (vejam a publicidade à vossa direita)!
    Recebi o código de ativação por e-mail e instalei o software no portátil da minha esposa nesse mesmo dia.
    Para quê andar a inventar?!

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      o melhor comentario ate agora

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Se o Libre Office me atende em tudo que eu preciso, por que eu iria jogar € 22,84 na lata do lixo comprando um produto equivalente ao que eu já tenho?

      Não se trata de andar a inventar, trata-se de ser racional.

      1. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        Com certeza. A não ser em (poucos) casos muito específicos, não vejo porque alguém não usaria o LibreOffice em lugar do programa da Microsoft…

  11. Avatar de Sandra Ferreira
    Sandra Ferreira

    A diferença entre América Latina (Brasil) e Europa são os valores. Aqui no Brasil só compensa para quem trabalha muito usando o Office, mas para uso doméstico ou para estudos (meu caso), compensa mais o LibreOffice.

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      SANDRA PARABÉNS o melhor comentário que lí!! Por aqui compra-se por habito não porque faça falta, 80% das pessoas utiliza 10% das funcionalidades do Office… libre office chega para 80% da população incluindo muitas empresas…

  12. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Acho uma iniciativa muito boa por parte de todos vocês do Pplware em promoverem o uso de software livre! Dou-vos os parabéns! Eu como não trabalho muito com documentos (e quando trabalho é em grupos) tenho usado apenas o Google Docs, que me serve muito bem.

    1. Avatar de arc
      arc

      Software Livre e ainda Open Source.

  13. Avatar de arc
    arc

    LibreOffice, atende todas as minhas necessidades, MENOS uma…somente no quesito TÉCNICO/CIENTIFICO, nada bate o LaTeX e por isso mesmo, uso ambos…o resto é paisagem.

  14. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Apoio o LibreOffice totalmente para uso em casa.
    Depois de uns tweaks fica bonito e com um aspecto muito semelhante ao Office da Microsoft.

    Dicas:

    1) Ligem a opção Advanced => Experimental Features , e ativem o View => Toolbar layout => Notebook bar no Calc/Writer/Impress

    2) Instalem os ícones do Microsoft Office. Instruções na página:
    https://www.deviantart.com/charliecnr/art/Office-2013-theme-for-LibreOffice-512127527

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Isso faz-me lembrar aqueles que tem android e instalam os icones do IOS.

      1. Avatar de arc
        arc

        Ou até aqueles, que depois ainda instalam os ícones tipo Microsoft Windows like!
        Mas eu percebi a ideia do @IKAROS.

      2. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Não, neste caso é ideal para quem usa M$ Office no trabalho e depois chega a casa e tenta editar documentos, mas leva o tempo à procura dos ícones que está habituado.

        1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
          José Maria Oliveira Simões

          Muitíssimo bem observado. Leva-se muito menos tempo.

        2. Avatar de AP
          AP

          O dia que parares de escrever M$, pode ser que aprendas quão pateta pareces.

      3. Avatar de cantor
        cantor

        Se mudando uns icones , não pago nada e e softwarte fica com o mesmo aspecto de Voces que pagam , então fico com um sorriso

      4. Avatar de MACnista
        MACnista

        … essa foi de mestre, Marco !!!! LOLOLOLOLOKL

      5. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        Sua afirmação faz-me lembrar que existe um número significativo de pessoas que compram um iPhone só por achar os ícones bonitinhos e depois reclamam porque preferem a funcionalidade do Android e deixaram-se levar pela aparência.
        Nesses casos as skins do Android que usam ícones do iOS atendem melhor que o próprio iPhone.
        Não é pequeno o número de pessoas que caem nessa situação. Infewlizmente nossa sociedade é consumista e dá um valor excessivo as aparências.
        Porém instalar os ícones da Microsoft no Libre Office não é só questão de aparência. Como já citado acima isso facilita o uso para aqueles que usam o Microsoft Office no trabalho mas optam por usar o Libre Office em casa ou nos estudos.
        Pessoalmente eu uso o Microsoft Office em algumas empresas que atendo e o Libre Office ou em outras (e tem uma que usa o WPS Office). Portanto estou acostumado a ambas as interfaces, não achando necessário mudar nada no Libre Office, mas já usei esse recurso na migração do Microsoft Office para o Libre Office em uma empresa e de fato ele qebrou algumas resistências ligadas exclusivamente ao costume que as pessoas tinham com a interface dos aplicativos da Microsoft.
        Aliás,muitas pessoas, mas muitas mesmo, que falam que o Office da Microsoft tem amis recursos, mais facilidades de uso, que no Libre Office faltam coisas essenciais, etc, na verdade estão apenas rejeitando o software por falta de familiaridade com o padrão visual e a aparência da interface. Ou seja, procuram dar consistência racional a sua rejeição que não é motivada por questões objetivas em relação à funcionalidades e sim apenas por uma falta de familiaridade com a aparência visual.

      6. Avatar de Danny
        Danny

        Mas Marco, pensa nas possibilidades, podes enganar um ruindows user a usar o LibreOffice como se fosse o Microsoft Office.

        1. Avatar de Paulo Pereira
          Paulo Pereira

          Tenho de rir do seu comentário… Mas estás certo, pode funcionar, quem sabe? Gostei do Ruindows User.

    2. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Adenda ao meu comentário:

      3) Para o Libre Office passar a usar como default o XLSX e DOCX:
      Settings => Load/Save e na combo Document Type = Text document => Mudar para Microsoft Word *.docx
      … o mesmo para Document Type = Spreadsheet => Mudar para Microsoft Excel *.xlsx

      1. Avatar de arc
        arc

        @IKAROS, pessoalmente não preciso disso para nada. No entanto, caso possas, e desde já, os meus parabéns pelas tuas dicas, poderias sff, compilares essas e outras dicas que tenhas, sobre o LibreOffice, e fazeres um post, só isso. Os utilizadores novos e outros podem necessitar e muito certamente desconhecem.

        1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
          José Maria Oliveira Simões

          Faço as suas palavras a minhas.

          1. Avatar de arc
            arc

            @José Maria O Simões, como disse, apesar de não precisar, é sempre BOM poder ajudar quem precisa ou venha a precisar um dia.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Com o novo tema de ícones Colibre, deixa de ser necessário instalar esse tema do Deviant Art. Já fica com aspecto nativo no Windows e semelhante ao Microsoft Office.

  15. Avatar de André
    André

    Se podíamos escrever um título sobre o LibreOffice ou sobre um SO Linux sem dizer para as pessoas largarem o Office e o Windows? Poder podíamos, mas não era a mesma coisa.

    1. Avatar de AP
      AP

      Isso seria muito mais interessante. Que tal falar de features únicas, ou a facilidade de migrar documentos? Nop, “M$ evil must destroy at all costs”

  16. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Parece-me que os editores da google, conseguem fazer praticamente tudo que o Office faz, com a vantagem da colaboração em tempo real e com a recuperação de qualquer versão quando algo corre mal sem termos de andar a gravar, (o que é bom para quem tem pouca Experiência). Por outro lado com o goole Appscript (para utilizadores avançados), tornam-se uma ferramenta poderosissima. É preciso é ter alguma predesposição para…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      “conseguem fazer praticamente tudo que o Office faz,”

      Minha nossa…

      1. Avatar de AP
        AP

        “Patrão, mudei as minhas ferramentas de trabalho e agora consigo fazer praticamente tudo o que fazia dantes”.

        XD

      2. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Nao sou nenhum expert em Office, até porque ja deixei de o usar ha mais de 5 anos e nao sinto falta nenhuma apesar de trabalhar numa empresa com 10 colaboradores, onde todos os dias usamos editores de texto e folhas de calculo, por isso escrevi “penso que”. Ja agora diz aí meia duzia de ferramentas que o office tem que nao consigas fazer nas aplicações da Google.

  17. Avatar de JCFB
    JCFB

    Pelo que parece sou o único que não usa nenhum office. (ok só o online quando preciso de fazer alguma coisa urgente, mas é raro)

  18. Avatar de arc
    arc

    Muitas dúvidas, relativamente ao LibreOffice, podem ser consultadas aqui (https://ask.libreoffice.org/en/questions/). Que seja de utilidade a quem precise!

  19. Avatar de Crow-
    Crow-

    Continuo a dizer que para a grande maioria das pessoas, as online office tools são mais que suficientes.

    Em casa cheguei a usar o LibreOffice, mas já há alguns anos que já nem isso uso. Google Docs enche-me as medias.
    Mesmo profissionalemente tendo conta Office365 com Office Desktop apps, tenho usado apenas o Google Docs e até ao momento não sinto falta das apps desktop (com exceção do Outlook e OneNote).

  20. Avatar de Sandro
    Sandro

    O Office da Microsoft, é muito bom, não se lhe apontam quais queres problemas. O LibreOffice _6.1.03, “e + outros” são também muito bons. Cada um no seu galho. Versões, iguais ou parecidas, são sempre bom, assim haverá poder de escolha. Um é pago, outros são grátis, até nisto há poder de escolha. Penso não ser bonito, vir para aqui, tentar denegrir, uns em prol de outros.

  21. Avatar de vox
    vox

    A Microsoft tem uma lógica tentacular (polvo). O Office é bom porque funciona em tudo o que é institucional: estado, autarquias, financeiras e outras áreas com peso económico, mediante contratos de exclusividade e de longo prazo em ambiente windows. Depois há esta de o LibreOffice 6.1 só poder ser instalado a partir de windows 7 e por aí fora. Aliás, a Microsoft está a ser muito poupada às multas da UE, há aqui gato escondido com rabo de fora.

  22. Avatar de Manuel
    Manuel

    Porque é pior e NÃO é gratuito. Passado algum tempo pede $ ou então leva-se com lags de tempo para abrir e/ou publicidade. Já agora, este post foi pago? Gratuito é o Apache OpenOffice.

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      Oi? Deves estar a confundir com o WPS Office…

  23. Avatar de Rui Sanches
    Rui Sanches

    O GSuite da google me dá resposta a quase tudo. Falta os poderosos power queries e power pivot mas a google já está a trabalhar em algo parecido, portanto estou feliz com o google planilha, google documentos, apresentação e, armazenamento na nuvem, etc.

  24. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Para mim o problema do Writter é que num documento com centenas de páginas com texto, noto que tende a exibir o texto “desfocado”, ou seja, por algum motivo não consegue apresentar bem o texto, e isto tende a acontecer mais nos textos no final das páginas antes de mudar para a outra… mas se passar para a próxima e voltar já exibe o texto sem defeitos visuais na fonte por assim dizer… é algo que só vejo acontecer no Writter, no Word nunca me aconteceu tal coisa.

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Nunca vi isso ocorrer em documentos do Writer, mesmo com centenas de páginas. Minha opinião.

  25. Avatar de David
    David

    Já disse em vários artigos aqui no pplware que não sou apologista de optarem por um software open source por ser gratuito, isto é só ver uma pequena parte do conceito open source. O LibreOffice e outros softwares open source tem vantagens e desvantagens, podemos entre linhas dizer que uma das vantagens pode ser o facto de não ser pago, mas existe sempre contrapartidas, como por exemplo sentirmos obrigação de participar de alguma forma no protejo nem que seja com a divulgação pelos nossos amigos.

    A maior vantagem, aquela que gostava que fosse realmente abordada é o facto do software estar aberto à comunidade e também por ser transparente, sem surpresas. Este é o espírito. E isto paga tudo, até algumas das vantagens que o Office da Microsoft tem e o LibreOffice não.

  26. Avatar de Roberto Araujo de Lucena
    Roberto Araujo de Lucena

    Uso o office365, mas gostaria de, TAMBÉM, ter o libreoffice em minha máquina. Acontece que o Windows Defender não me permite instalar o libreoffice. Diga-se de passagem, é o único software que é, literalmente, barrado quando tento instalar. Eu até me pergunto: De que a Microsoft tem medo? De que eu perceba que o Libreoffice é melhor ou que me oferece o mesmo por menos? Acho que tanto um quanto o outro tem suas vantagens e desvantagens, e contando com os dois podemos sobrepor com um as deficiências dos outro. Ainda não entendi, mas vou continuar tentando instalar o libreoffice. Se alguém souber como posso contornar o bloqueio imposto pela Microsoft…