Consumo de Energia em Portugal: Há um novo recorde

8 Comentários

O calor está aí e este é sem dúvida um verão com temperaturas fora do normal.

Segundo dados disponibilizados pela REN – Redes Energéticas Nacionais, o consumo de eletricidade em Portugal registou, no fim de semana passado, 4 e 5 de agosto, novos máximos históricos de fim-de-semana de verão superando os anteriores alcançados em 2013.


Naquele que foi considerado, até à data, o fim de semana mais quente do ano, o consumo alcançou no sábado os 139,5 GWh, superando o máximo anterior de 135,4 GWh a 6 de julho de 2013, e uma ponta de 6608 MW às 12h15 (contra os 6372 MW registados às 21h30 de 6 de julho de 2013).

No domingo, o consumo registou 131,0 GWh e uma ponta máxima de 6449 MW, às 21h00, ultrapassando os máximos anteriores para domingo, verificados em 7 de julho de 2013 (127,0 GWh / 6238 MW).

Na sexta-feira, 3 de agosto, dia em que segundo o IPMA “foram excedidos os recordes da temperatura máxima para o mês de agosto, num terço do país, com a região Sul a destacar-se ao registar uma maior subida nas temperaturas máximas”, registaram-se os consumos e pontas mais elevados deste verão, com 155,3 GWh e uma ponta máxima de 7591 MW.

A REN refere ainda que o facto desta vaga de calor que está a decorrer em agosto, mês em que os consumos, por tradição, são mais baixos, não permitiu ainda superar os máximos históricos de 2010 (155,6 GWh registados a 30 de julho de 2010 e uma ponta máxima de 7912 MW, às 11h45, do dia 6 de julho de 2010).

|REN

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Tá boa!
    Julgava eu que era no inverno com os aquecimentos e luz mais tempo activa que se consumia mais. Pelo menos cá em casa é assim, no verão consome-se um pouco menos de energia, segundo a facturação da EDP.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O factor de peso é de certeza as empresas e principalmente os grandes espaços públicos (Hospitais, Centros Comerciais….) e no Domingo baixou porque as empresas estão quase todas encerradas.
      O consumo seria mais elevado de certeza, se não fosse um mês de “férias”, com muitas empresas encerradas!!!!!
      Estou curioso para ver o disparo do consumo quando os eléctricos ultrapassarem 10% do parque automóvel!!!!!

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Vai ser preciso um investimento na produção eléctrica. Mas creio que isso será gradual, e não repentinamente.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Concordo, mas também existe outro factor que muita gente se esquece no caso dos carros eléctricos que é o facto de que a produção de combustível fóssil também consome muita energia! Existem debates sobre qual necessita de mais energia de produção, mas em termos globais o aumento dos carros eléctricos não deverá levar ao aumento do consumo GLOBAL de energia.
          O investimento maior será provavelmente na rede de distribuição de energia, para permitir o maior consumo eléctrico nos edifícios de habitação.

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    calor é psicológico

  3. Avatar de davide sousa
    davide sousa

    Sistema de climatisaçao (AVAC)

  4. Avatar de Bruno Martins
    Bruno Martins

    A questão que se coloca é, quanto dessa energia veio de fontes renováveis e quais.
    Se tivemos de comprar electricidade a Espanha ou não, se tivemos de aumentar a produção nas velhinhas centrais termoeléctricas ou não.

    1. Avatar de stealth
      stealth

      e temos de ter em cobta que a producao de energia numa central e um bocadinho grande mais eficiente.