OpenShot 1.3.0 – O editor de vídeo para o Linux

8 Comentários

Para quem está habituado ao simples mas eficiente Windows Movie Maker, quando chega ao Linux e precisa de trabalhar com vídeo, a tarefa não é fácil. Para isso apresento-vos o OpenShot, um simples editor de vídeo, open-source.

Esta última versão traz muitas novidades, das quais se destacam o suporte directo dos vídeos produzidos para o serviço youtube ou Vimeo, e novas animações 3D.

open_00 alt

Algumas características:
  • Suporte para muitos formatos de video e audio
  • Integração com o GNome (drag e drop)
  • Múltiplas pistas
  • Transição de vídeo com previews
  • Composição, sobreposição de imagens, marcas d’agua
  • Zoom Digital
  • Efeitos de vídeo digital: brilho, gama, escala de cinza entre outros 20 efeitos
  • Ver mais aqui

Veja o vídeo de apresentação do OpenSHot 1.3

Principais novidades desta versão

  • Muitas melhorias a nível de estabilidade
  • Novo interface (Fresh)
  • Possibilidade de adicionar vários clips na timeline de uma só vez
  • Novos Títulos 3D animados (Com recurso ao Blender 2.5)
  • Transições personalizadas
  • Novos efeitos de vídeo e áudio
  • Detecção automática da sequência de imagens
  • Suporte para upload de vídeos para o Youtube ou Vimeo
  • Alguns bugs corrigidos

Como instalar no Ubuntu 10.04 e 10.10?

Usem o seguinte conjunto de comandos para instalarem a última versão do OpenShot 1.2

sudo add-apt-repository ppa:jonoomph/openshot-edge
sudo apt-get update
sudo apt-get install openshot openshot-doc

Quem pretender adicionar um conjunto de efeitos adicionais, deve instalar o seguinte pacote:

sudo apt-get install frei0r-plugins

Quem necessitar de instalar o Blender, poderá fazê-lo através dos seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:cheleb/blender-svn
sudo apt-get update
sudo apt-get install blender

Depois basta abrir o OpenShot, ir ao menu Edit—>Preferences e no separador General devem indicar /usr/bin/blender no campo “Blender executable”. Mais informações aqui

Considerações finais

Muitos utilizadores sempre criticaram o Linux pela falta de aplicações na área multimédia. Parece que o cenário está a mudar, e o OpenShot é um desses exemplos. Experimentem, é fantástico.

altHomepage: OpenShot

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jóni Oliveira

    Daqui a nada já experimento

  2. Avatar de mane
    mane

    e para renomear e redimensionar fotos por lotes, no ubuntu?

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Para isto podes utilizar o Phatch.

      Sítio oficial: http://photobatch.stani.be/

    2. Avatar de Paulo Cesar
      Paulo Cesar

      No GNU/Linux em geral, uso ImageMagick para processar imagens em lotes, fazer GIFs, colagens de imagens (fazer imagens com sobreposição de outras imagens, controle de transparência, etc).

      Quanto ao OpenShot, está amadurecendo muito rápido, tanto que já encontro oferta de cursos de OpenShot. Já está caminho para estabilizar todos os efeitos presentes. E gosto da interface do mesmo, é integrado ao sistema e mesmo com o aumento e recursos, ele se mantém simples de operar.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        imagemachick é MUITO bom! com um scriptzinho simples faz se coisas brutais 🙂

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          *imagemagick, nao sei como é q me saiu o ‘ch’

  3. Avatar de r4s!nc

    Uso o OpenShot, e é um editor de vídeo bastante intuitivo…

  4. Avatar de lmx
    lmx

    Boas…
    Antes de mais o meu Obrigado ao PPinto pelo artigo é muito bom haver sempre alternativas, no entanto só um aparte…quando diz que quem esta habituado ao windows e chega a linux a tarefa não é fácil…deveria estar”a tarefa é mais facil…” visto que por exemplo o pitivi é muito bom…

    Cumprimentos