SpaceX começará a transportar Humanos para o Espaço já no próximo ano

44 Comentários

A SpaceX, empresa privada do ramo espacial criada por Elon Musk, tem tido imenso sucesso. Em fevereiro deste ano, lançou o foguetão Falcon Heavy, um acontecimento que teve grande significado e que todo o mundo viu.

O transporte de seres humanos para o Espaço sempre foi um dos grandes objetivos da SpaceX e essa meta deverá ser cumprida em 2019.

SpaceX Dragon cápsula NASA


NASA quer deixar de contar com os russos…

Desde 2011, ano em que a Space Shuttle voou pela última vez, que os astronautas norte-americanos utilizam veículos espaciais russos para chegar à Internacional Space Station (ISS). Mas a NASA quer mudar isso e a SpaceX é uma das empresas que irá ajudar.

SpaceX Boeing NASA Soyuz

Em 2014, o governo dos Estados Unidos pagou à SpaceX 2,6 mil milhões de dólares por num veículo que fosse capaz de transportar astronautas para órbita. O mesmo acordo foi feito com a Boeing mas num valor de 4,2 mil milhões de dólares.

Desde então, as datas de lançamento de ambos os projetos têm sido adiadas. No entanto, agora já temos datas que, aparentemente, são definitivas.

SpaceX estará pronta em 2019…

Esta quinta-feira, a NASA anunciou que a cápsula Dragon da SpaceX, criada para o transporte de seres humanos, estará pronta em 2019. Em primeiro lugar, em novembro de 2018, será realizado um teste sem seres humanos abordo e passado cerca de 5 meses será realizada uma missão de teste semelhante mas que contará com a presença de astronautas.

SpaceX Dragon NASA

A cápsula CST-100 da Boeing irá realizar também testes semelhantes. De acordo com a NASA deverão ser realizados no final de 2018/início de 2019 e em meados de 2019.

Se os testes tripulados forem realizados com sucesso, cada uma das cápsulas irá ser submetida a uma certificação da NASA.

Mas existe um pequeno problema…

Em julho deste ano, foi lançado um relatório, realizado por uma agência norte-americana responsável por supervisionar as despesas do Estado, que prevê que a SpaceX termine o processo de certificação apenas em fevereiro de 2020.

No entanto, os astronautas norte-americanos utilizam a cápsula russa Soyuz para chegar à ISS e o contrato termina em novembro de 2019. A não ser que todo o processo ande mais rápido, a NASA terá que arranjar uma solução para transportar os seus astronautas até as cápsulas da SpaceX e Boeing estarem prontas.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Thanos
    Thanos

    Vivemos num planeta superpopulado, e ao ver o filme infinity war fez ver as pessoas que Thanos tem razão quando metade das pessoas fariam o planeta prosperar novamente. A minha pergunta é, porque não usar metade da população como sondas para explorar o universo? A Asia e Africa estão cheias de potencialidades.

    1. Avatar de Gamora
      Gamora

      A minha pergunta é, porque não enviamos-te a ti em vez dos asiáticos e africanos?

    2. Avatar de just saying
      just saying

      Boa ideia, tu podes ir na frente, ficando na história como a cadela russa e os macacos norte americanos ficaram.

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Portanto, alem de xenofobo, és misantropo. Parabéns, porque isso é algo de muito raro.

    4. Avatar de Dino chaves
      Dino chaves

      A Ideia até podia ser boa, mas no presente não temos condições para enviar um humano a mais do que 500km da crosta terrestre( e chamam-se astronautas… quando nenhum deles sai da proteção da terra). Quanto às indignações dos comentários, se fossem enviados voluntariamente com o minimo de segurança, pergunto “porque não?” qdo se deixam morrer em guerras estúpidas e afins? A verdade é que, ao contrário do que pensamos, a humanidade ainda está muito atrasada e assim continuará porque os que governam assim querem, sempre quizer am e hão-de querer… Se se investisse 1/100 parte em investigação espacial como se investe em armamento a humanidade já Estaria provavelmente em mais do que um planeta. Quanto à disseminação pelo universo é praticamente impossível, são distâncias enormes para transportar seres vivos tão frágeis como nós…

    5. Avatar de Rafael
      Rafael

      É só estalar os dedos. Demorô.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    O FC Porto sempre à frente 🙂

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Os russos é que dominam esta cena

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Dominam Completamente..
      OS Americanos vão finalmente depois de 20 anos afastados do espaço, poder enviar humanos e carga, usando quer motores quer foguetes Americanos..

      Mas olhando para as fotos…nota-se claramente, uma cópia da Soyuz, com outro design 🙂
      Os Russos precisavam de dinheiro, mas foram parvos fornecer motores aos EUA, durante estes 20 anos, eles copiam-nos..
      Uma vantagem que os Americanos terão no futuro próximo é a reutilização de algumas partes do foguetão..

      Os Russos tinham esse plano nos anos 80, e até tinham uma versão para produção, mas a União Soviética acabou, ficou na Gaveta,..
      O Buran, o primeiro “space shutle”, 100% autónomo, levanta navega , regressa á terra e aterra , tudo computorizado, é o primeiro UAV da historia,e tem motores para funcionar no espaço e motores para funcionar na nossa atmosfera…
      Quando foi lançado, deu 2 voltas ao planeta terra, regressou, uma tespestade enorme obrigou-o a atentar aterrar 3 vezes, á quarta aterrou, depois ficou ao abandono.. 🙁
      O Energia…idem idem aspas aspas

  4. Avatar de Art.
    Art.

    Mais um que copiou o Dragão azul e branco….

  5. Avatar de 1dood
    1dood

    Quem não simpatiza com Elon Musk e suas empresas é invejoso e ressabiado. Carrega Musk rumo a Marte!

    Elon Musk REI

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Chiça. Vai lá passar a língua no teu herói e guarda as fotos para te satisfazeres em privado. Meu deus, isso sim, é ressabiado.

  6. Avatar de Mike
    Mike

    O próximo passo para a humanidade… “Poluir” a galáxia!
    Mas, já agora, quanto é o bilhete?! É que se for valores semelhante ao do Metro vou a pé… devagarinho chego lá…

  7. Avatar de André Pobre
    André Pobre

    Qualquer dia a Tesla anuncia uma máquina de andar no tempo ou um portal para visitar outras dimensões.

    1. Avatar de F Gomes
      F Gomes

      O Musk já entrou em contacto com a equipa SG1 do Stargate???

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Ou encolher a Lua como o Gru 🙂

  8. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Para o espaço, querem dizer para a ISS…
    Quero ver irem mais longe do que a ISS e voltarem fritadinhos ahahah 😀

    Podem não concordar, mas a exploração espacial está completamente parada… Porquê? Demasiado perigoso para a tecnologia que dispomos actualmente e provavelmente nunca viremos a dispor dessa tecnologia.
    Sei que a consciência e esperança geral é de que o Homem irá explorar o espaço e colonizar (eu próprio, desde miúdo que penso e acredito nisso…), mas cada vez mais me convenço que, afinal, o Homem não irá sair deste planeta… Se o fizer, é daqui a muitos, mas muitos anos, talvez daqui a 50-100 anos.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Fritadinhos porquê? Foram à lua em 1969, e não fritaram. É só evitar passar pelas zonas de maior radiação do cinturão de Van Allen e a exposição à radiação é reduzida drasticamente. Bom isolamento com determinados compostos plásticos, água, etc, permite parar a maioria da radiação ionizante que vem do cosmos.

      1. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        Força então… Ah falta dinheiro, é isso? Lua, Marte,….é sempre o dinheiro… Claro que há dinheiro… Mas ninguém é louco ao ponto de se aventurar numa coisa dessas…
        É que nem se trata só de radiações..Também falamos da temperatura.
        Basta uma falha num dos sistemas e lidas com temperaturas que tanto podem ser muito baixas ou muito baixas.. Vais fiar-te nos painéis solares, é? Só nuclear como fonte de energia para viabilizar a manutenção de temperatura que permita sobreviver.
        Nem em 2020, nem em 2025, nem em 2030 vais ver o Homem a deixar a Terra (excepto orbitar a mesma).

        1. Avatar de Dino chaves
          Dino chaves

          Para que saiba, ir à lua, não é assim tão perigoso em termos de radiação, pq a lua ainda sofre influência do campo magnetico da terra, dependendo onde está. O problema é que em 1969 havia uma guerra pelo espaço, hje não há qquer interesse na lua… A única coisa q poderia aquecer os ânimos seria a recolha de hélio3, que na terra não existe em estado livre. Quanto à ir a Marte, é possível, mesmo já nos próximos 10 anos (com riscos de perdas humanas), mas iremos lá… Já a ideia do elon musk em fazer uma colónia em marte, acho difícil, seria um estilo de vida e stressante e sem que houvesse um grande interesse económico seria um projecto inviável. Porque essa ideia de que é só aquecer o planeta é ele volta a ter atmosfera, é treta, por exemplo se água se tornar mais quente, vai fugir do planeta sob a forma de vapor, pela pouca gravidade do planeta só os gazes mais pesados ficam presos ao planeta, por isso terraformar marte é uma Ideia muito rebuscada…

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Em 1969 não havia Guerra pela Lua..
            A Competição era pelo espaço..foi ganha Pela União soviética..
            A historia da Lua Surge depois como uma tentativa de limpar a má imagem deixada pela perda da conquista espacial..
            De não esquecer que a União sovietica colocou o primeiro homen no espaço, a primeira mulher o primeiro cão o primeiro macaco, a primeira sonda em venus marte, a primeira sonsa a volta da lua, etc.. Mas eles nunca ligaram a uma viagem a lua, não havia interesse..

          2. Avatar de Wishmaster
            Wishmaster

            Penso que a médio prazo é inviável, porque ainda não conseguiremos tornar o planeta habitável. A muito longo prazo, penso que irão encontrar forma de o fazer, sim, daqui a 100 anos talvez….

            Quanto à Lua, penso que passados 50 anos, haverá todo o interesse é ir lá…daí que os chineses estejam a preparar uma ida…Com instalação de base, o que está previsto acontecer em 2036…

            O que acho estranho é, para além de tudo o que já foi dito, por exemplo, Obama ter admitido que ainda estão a utilizar tecnologia das missões Apollo e que precisamos desenvolver tecnologia que nos permita ir além da órbita baixa da terra (ou seja, que vai da superfície do planeta, nível do mar, até 2000 km de altitude; só para se ter noção: a ISS orbita a Terra a 340km; a MIR 390km; uns míseros 300 e tal kms da Terra….). Portanto, como poderemos ir além dos 2 mil km?
            É isso que é estranho…

          3. Avatar de lmx
            lmx

            Wishmaster,
            Tocas-te no ponto chave.

            Do meu ponto de vista, e baseado em alguns reports penso que humanos nunca pousaram na lua.
            1 -Tens o Chefe na Altura da Nasa, que disse ao presidente, que não tinham tecnologia para o fazer.. e o presidente respondeu..
            “Se não teem…falsifiquem-no”, e Despediu o fulano.
            2 – No funeral do Kennedy(assasinato..), a mulher do Kennedy perguntou supostamente ao Engenheiro Chefe da Nasa se tinham tecnologia para ir a Lua, ele respondeu…”dentro de 40-60 anos..”
            3 – Em 2014, no golpe de Estado financiado pela EU, e pelos EUA, na Ukrania, as relações deterioram-se muito entre USA e Russia…

            Houve alguns cientistas chefe de departamentos da Roscosmos, que pediram uma copia das tapes com a viagem á Lua dos Americanos..
            Os Americanos disseram, em resposta…”Nos apagamos-as..”
            Os Russos de volta, espertos, perguntaram “Ok, podem enviar-nos um bocadinho das Rochas Lunares que recolheram na altura, ou também as “apagaram”?”
            Os Americanos responderam…”Nós Perdemos-las..”

            Isto para dizer que hoje é mais do que possível pegar esses videos e fazer processamento sobre eles e perceber se são falsos, qualidade de gravação, ruído devido a interferências, etc, e analisar as rochas lunares e perceber se datam daquela altura, etc.

            Apartir desta altura e depois da Opinião Publica Americana, saber que os a tecnologia de motores Russos nk33 de 1960 são quase 2 vezes melhores que o que os EUA tinham em 2000…começou a levantar Serias Dúvidas..

            Inclusivé há relatos, que no envio das sondas, alguns engenheiros agora reformados dizem ter visto humanos a caminhar em direcção as sondas, em Marte…ou seja…gravado num estudio..

      2. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        Para os americanos não deveria ser tão simples lá voltar? 😉
        China está a apontar para 2036…..daqui a 18 anos….18 anos!
        Mas volto ao mesmo….Não seria tão simples para os EUA ir lá agora? Com o know-how que já têm…e agora não têm computadores que processavam tanto como uma calculadora…J
        Obama cancelou a ida prevista para 2020…e acresdita que não é só o dinheiro…
        Just saying 😉

        “On the face of it, it looks like two of the world’s biggest powers are racing to get astronauts back on the lunar surface. China is aiming to land crew on the moon by 2036, while on the other side of the Pacific, US vice president, Mike Pence, has announced that the US will return there too.”

        https://phys.org/news/2017-11-china-moon-dont-space.html#jCp

        1. Avatar de lmx
          lmx

          É um esforço conjunto, Russia, China , EU,

          A Ariane já tem um modelo de um Rocket Pesado,
          A China também está a acabar o seu prototipo,
          A Russia entre a milhenta tecnologia que tem anda indecisa….mas parece que vai reactivar o projecto Energia 🙂

          A cápsula, já não é a da Soyuz, vai ser a Federation, com ar condicionado, e outros confortos:
          http://www.spaceflightinsider.com/organizations/roscosmos/russia-may-select-first-crew-federation-spacecraft-next-year/

          1. Avatar de Wishmaster
            Wishmaster

            Obrigado pela info e também do comentário mais acima que não consigo responder lá.
            E vou estar atento a esse projecto. Se os Russos iniciarem uma exploração espacial, então os EUA vão atrás e aí é que vamos ver o que fazem. Sem falsificações agora 🙂

      3. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Foram à lua foram… Nesta altura do campeonato e ainda não esclareceste essa questão a ti próprio.

    2. Avatar de pia
      pia

      Pago pra ver se irem além de Marte

    3. Avatar de lmx
      lmx

      Atenção,
      Hoje já ha tecnologia que permite aguentar radiações e ir a lua e voltar, para Humanos.

      Uma coisa e enviar sondas,
      Isso já os Americanos enviaram e os Russos até enviaram um 4×4 telecomandado para andar na lua.

      Mas isso é diferente de enviar humanos..mas já é possível com os materiais que existem, os testes com materias novos entre 2010-2015, já provam em teoria ser possível.

      Pensa-se que possa ser a melhor alternativa, a uma estão orbital…
      Tipo uma base na Lua, com Suporte para 1 anos pelo menos.
      Claro…a energia Nuclear.
      Pelo Menos a Russia e outros Paises na Europa, e a China estão a trabalhar nisso.

  9. Avatar de hommer
    hommer

    e eu a pensar que tinham pensado numa aeronave que pudesse ir ao espaço sem necessidade de grande propulsão como os antigos vaivéns, para ir vir sempre que quisessem…

    agora uma cápsula na ponta de um foguetão reutilizável…

    1. Avatar de Dino chaves
      Dino chaves

      Oh amigo! Os vaivém eram altamente dispendiosos.

    2. Avatar de p. martins
      p. martins

      Isso chamar-se-ia desenvolvimento da concepçao. Mas o Musk normalmente pseso-apoia-se na inovação, na ideia.. No desenvolvimento da ideia é que é mais fracote… Gosta de fazer uma salada russa com ingredientes que demoram muito tempo a interagir, quando podia servir saladas mais simples e igualmente saborosas. Normalmente, quem tudo quer…

  10. Avatar de Ney Vigas
    Ney Vigas

    Nunca fomos a lua, definitivamente não acredito nem mesmo na forma geodésica da terra. Leiam sobre a terra plana e vejam como se orquestam as coisas. Valores gigantes envolvidos em projetos que nunca cessam e sempre são adiados. Procure: Nasa cgi. Que encontram aos torrões sobre isso! Não saímos e nem saíremos da órbita.

    1. Avatar de André Pobre
      André Pobre

      Caro Ney Vigas, a forma da Terra foi comprovada pela primeira vez por Pitágoras, no século VI A.C. com apenas 2 estacas de madeira. Ele colocou cada estaca em 2 cidades que ficavam em linha reta, e anotou o ângulo das sombras ao meio dia, e com base nessa diferença provou que a Terra era redonda e até calculou a circunferência da mesma em que errou por apenas 600 Km. Por isso lembre-se: um velho há 2500 anos, com 2 estacas de madeira provou que a Terra é redonda, por isso deixe-se de teorias da conspiração.

    2. Avatar de André Pobre
      André Pobre

      PS: a humanidade nunca mais voltou à lua por 2 razões:
      1- É cara a viagem, são 300 000 Km de ida e outros tantos de volta que fazem ao todo 6 dias de viagem.
      2- Não há grandes motivos para pôr lá os pés, agora que a guerra fria acabou.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        6 dias??
        Quando tempo demora a tecnologia Americana e da EU para sair do Planeta terra?

        Usavam-se na altura pelo menos 24 voltas ao planeta terra o que perfaz um dia e picos para sair do planeta..

        Os Russos criaram a primeira revolução em 2005.
        4 voltas ao planeta e 5H:45 minutos para acoplar na estação internacional..
        As naves são as progress, de reabastecimento, não transportam humanos…
        Este período foi estendido para 6 horas, porque o custo extra de combustível para estes 15 minutos de diferença é grande.

        Este Ano, 10 de Julho 2018, outro Record,
        2 Voltas ao Planeta terra, e … 3h:48 Minutos( foi a Progress 70, 2.7 toneladas de carga )
        https://www.space.com/41110-russia-launches-superfast-cargo-ship-to-space-station.html

        Portanto quando dizes 6 dias, para ir e voltar naquela altura???
        certo..

        1. Avatar de Dino chaves
          Dino chaves

          As viagens à lua demoraram na altura entre 6 a 14 dias, conforme as missões. Não esquecer que o saturno 5 foi o foguetão mais potente alguma vez construído e que acoplar na iss não é só acelerar e chegar lá, é preciso tbem desacelerar e acertar órbitas. Ir lua era ganhar velocidade, entrar em órbita lunar, deixar um módulo em órbita e descolar o módulo para pousar na lua… O difícil não é só acelerar, mas sim desacelerar no espaço. Por isso é que o carro do musk passou para lá de marte… Não acertou com a orbita6do Planeta.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            O Saturn V, foi o mais potente a ser lançado com exito, e a nivel de carga,…mas não o mais potente contruído.. nem o melhor em impulso especifico(uma especie de relação peso potencia..aceleração).
            A união Sovietica tinha melhores Rockets..e continua a Russia a ter..

            O SaturnV, …por acaso era dos mais lentos de sempre 🙂

            O Saturn V fazia ~1.2G’s á saida do launchpad..
            Para teres ideia as Soyuz fazem ~4G’s

            Por isso é que em 2000, os Americanos ao deitar as unhas aos motores russos nk33, muito pequenos, um motor construído da década de 60( em 2000 para os Russsos era considerado obsoleto… ), era mais evoluído que o que a Nasa tinha em 2000.

            É desde ai que os Americanos Usam motores Russos, começaram com o Nk33, depois vieram os rd180, e agora acho que usam os rd190,..salvo erro os primeiros testes datam de 1998-1999, foi um banho de Agua fria e algo sempre escondido da opinião publica..

            Mais, nessas altura eram típicas, 34 voltas ao planeta terra para sair de Orbita, e mais até…ora 34 orbitas …

            Depois é muito diferente lançar um Rocket para deixar uma sonda na lua, que ao chegar perto a sonda é largada e vai depois de paraquedas, e sofrem acelerações brutais, para aterrar a sonda…com seres humanos á mistura, tem que ser com jeitinho, e mais , nessa situação ha o processo inverso de retorno, tudo isto misturado…não sei

            Tens q8ue ter uma supernave… a saturnV é dos mais lentos de sempre.

            Até o space Shutle fazia 2g’s..

      2. Avatar de lmx
        lmx

        Para teres ideia..
        Este é o Estado das coisas nos EUA…

        SpaceX – Dragon Capsule, lançamento para a estação internacional( ISS ).
        Lançada dia 29 Junho, chegou á ISS dia 2 Julho.
        Demorou… pelo menos 3 dias para chegar á ISS.

        E estas-me a dizer que os Americanos…gastam 6 dias, para ir e voltar a Lua??
        Isso que fumas, é de grande qualidade..

        https://interestingengineering.com/russian-spacecraft-reaches-iss-in-less-than-4-hours-breaks-record-for-fastest-trip

    3. Avatar de André Pobre
      André Pobre

      Haverá sempre palermas que andarão por aí a dizer disparates do género a terra é plana, as vacinas fazem autismo (quando o autismo é um problema congénito, ou seja já se nasce com ele, não se apanha como se fosse gripe), que nunca fomos à lua ou que o Elvis não morreu, mas compete-nos a nós pensar pela nossa cabeça e perceber que tudo isso não passsam de esquemas para vender livros e enganar os trouxas.

  11. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Como o emblema do Estádio do Dragão deveria ser

  12. Avatar de Rafael
    Rafael

    E trás de volta?

  13. Avatar de Rafael
    Rafael

    Caracas. Esse Elon Musk é um gênio hein. Tipo Einstein, Karl Marx e Obama. Impressionado.