Passou numa autoestrada com cobrança eletrónica sem dispositivo?

40 Comentários

Com a chegada do verão, chegam também muitos emigrantes. A grande maioria chega de carro e quando se deparam com os populares pórticos (portagens exclusivamente eletrónicas), não sabem muito bem o que fazer.

Neste artigo ensinamos como podem ver os valores em dívida relativamente ao uso de autoestradas no caso de clientes com veículos de matrícula nacional e também como efetuar o pagamento se a matricula do veículo for estrangeira.


Se utilizou as autoestradas com cobrança exclusivamente eletrónica de portagens e não tinha um dispositivo, então fique a saber que pode consultar o valor de portagens que tem atualmente em pagamento no site dos CTT. Para tal basta que aceda aqui e introduza a matrícula do veículo. 

Pode efetuar o pagamento do valor total em dívida em portagens em qualquer caixa da rede Multibanco. De referir que o pagamento de portagens por Referência Multibanco (MB) está disponível apenas para clientes de matrícula nacional, sem dispositivo, que circulem nas autoestradas de cobrança exclusivamente eletrónica – saber mais aqui.

Quem pretender pode também usar a app dos CTT, que está disponível para Android e iOS. Esta app oferece várias funcionalidades, entre as quais a possibilidade de consultar as suas dívidas de portagens e efetue o pedido de referências multibanco para pagamento.

E se a matricula for estrangeira?

Se conduz um veículo de matrícula estrangeira, tem várias opções para pagar as portagens nas autoestradas onde a cobrança é exclusivamente eletrónica.

  • EASYToll é o companheiro ideal para estadias até um mês
    • Este sistema permite-lhe associar a matrícula do seu veículo a um cartão de crédito (Mastercard ou Visa) durante um período até um mês. Sempre que passar por um pórtico de cobrança eletrónica de portagens, a sua matrícula é fotografada e o valor das portagens é descontado da sua conta bancária.
      Para mais informações, vá a www.portugaltolls.com ou ligue para 707 500 501 (00351 21 287 95 55 para chamadas internacionais).
  • TOLL SERVICE é para viajantes ocasionais
    • Um título pré-Pago que pode ser usado durante três dias com um custo de 20€. Este sistema permite a utilização ilimitada durante o período de validade, mas está disponível apenas para veículos ligeiros. Outra opção é o título pré-pago para trajetos definidos com origem/destino nos aeroportos de Porto e Faro, a realizar em datas pré-definidas.
      Para mais informações, vá a www.portugaltolls.com ou ligue para 707 500 501 (00351 21 287 95 55 para chamadas internacionais).
  • Via Verde Visitors foi pensada para visitantes frequentes
    • Se utiliza frequentemente as autoestradas portuguesas, pode alugar um dispositivo temporário Via Verde Visitors e associá-lo a um cartão de crédito. Com o Sistema Via Verde Visitors, as portagens são automaticamente descontadas da sua conta bancária. Para mais informações: consulte o site da Via Verde.

Saber mais aqui

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Estive 2 semanas a espera que aparecesse o movimento nos CTT… Fui a uma payshop lá estava o movimento. Mta coisa estranha anda a acontecer com os CTT

    1. Avatar de AskMe
      AskMe

      Pois a mim também me aconteceu de eu ver se tinha algum valor durante alguns dias e dizia que não tinha valores em divida e meses depois recebo a carta com o aviso para pagar.
      É uma vergonha.

      1. Avatar de int3
        int3

        tens que estar atento.

  2. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    A questão é, se as portagens não forem pagas, a cobrança vai chegar aos respectivos países? Já fui apanhado pelo radar pelo menos uma vez em França e a multa nunca chegou cá.

    1. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      O meu pai recebeu duas multas de velocidade em casa (Portugal) de radares franceses, quase um ano depois de lá ter passado.

    2. Avatar de AndAb
      AndAb

      Para responder a pergunta.
      Se passas com um carro estrangeiro sem ter um dos 3 sistemas, não recebes nada. Mas :
      – se fores controlado pela a GNR levas multa + pagar as portagens (vários anos)
      – se um dia queres legalizar o carro (passar de placa estrangeira para portuguesa) as finanças vão obrigar o pagamento das portagens (vários anos) + multa.

      Agora os sistema das SCUT foi muito mal feito :
      1 : não a aviso antes de entrar numa SCUT a indicar que entrasse numa estrada com pagamento eletrônico. Uma vez na SCUT não podes fazer nada para pagar as portagens.
      2 : o sistema EASYToll e mal feito. Na A28 de Viana ao Porto há 22 saídas e só uma bomba onde os estrangeiros pode tirar o sistema EASYToll (essa na saída de Viana no sentido Viana/Porto, não a nenhuma estação no sentido Porto/Viana). O seja um estrangeiro que não passa em frente dessa única bomba não sabe.

      1. Avatar de Joseph Goncalves
        Joseph Goncalves

        a mim aconteceu-me recentemente em dezembro 2019 paguei na playshop; aeroporto Sá Carneiro (Porto) Viana do Castelo paguei 7,39 € não queria pagar mas foram-me dizendo primeiro pagar e depois reclamar; 10 dias depois Viana do Castelo Porto um familiar que foi pagar na semana passada 9, 38 € já reclamei para a vialivre autoestradas de Portugal uns desculpam-se com os outros, eu acho que a trafulhice é grande (carro de aluguer)é assim que vivem os parasitas

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Acho que ja fazem troca de informações. Em abril passei em França com matricula portuguesa. Fui apanhado em dois radares fixos. A duas semanas recebi a multa de França. Tudo em portugues….

  3. Avatar de Ivan
    Ivan

    Eu vou a Portugal com matricula estrangeira e olhem… nunca paguei nada, já lá vão 5 anos 🙂
    Infelizmente os que estão em portugal não podem fugir a essa chulice de portagens.
    Prefiro gastar o meu dinheiro em lojas artesanais, lojas dos centros das cidades que dar dinheiro directamente a esses chulos.

    1. Avatar de Duvida
      Duvida

      Exato. Se tens estradas e autoestradas é porque ALGUEM paga.
      Vergonha é o que falta a muita gente. E ainda andam de peito cheio a dizer que roubam o estado. Enfim

      1. Avatar de Ivan
        Ivan

        Se vires a noticia, está a falar das ditas auto estradas que iam ser gratis…. as outras auto-estradas, pago com muito prazer 😉

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ele não está a roubar o estado. Primeiro percebe como funciona o negócios das conceções das autoestradas e depois podes falar.

        Quem nos rouba não são os turistas, mas sim as sanguessugas que sem fazer qualquer investimento, mamam à custa “de tomar conta” de uma autoestrada.

        E ainda, se um numero mínimo de carros não circular na AE, o estado tem de indemnizar essa empresa sanguessuga.

      3. Avatar de rudy giuliani
        rudy giuliani

        Meo querido quem paguo as autoestradas foi a comunidade europeia, se fosse pelo dinheiro dos portugueses ainda nao haveria autoestrada nenhuma .

    2. Avatar de just saying
      just saying

      Chulice é o que tu e muitos outros fazem! Por isso é que a cada dia que passa os impostos estão mais altos, porque há chicos espertos que na hora de pagar fogem e na hora de receber é o primeira da fila.

    3. Avatar de int3
      int3

      és um chico-esperto. quando fores parado pelas autoridades é aí que vais pagar as portagens todas + juros porque eles têm acesso a isso tudo. Não serias o primeiro! Paga porque também pago!

      1. Avatar de Migra
        Migra

        Eu não pago!! Hahaha

      2. Avatar de rudy giuliani
        rudy giuliani

        Mentira total. A GNR nao tem auroridade pra cobrar portagens nao pagas e nao esta na autoestrada pra cobrar portagens mas sim pra outros motivos óbvios.

    4. Avatar de Louro
      Louro

      @Duvida,
      @JustSaying
      @int3

      Já saí de Portugal ainda no tempo em que as SCUT eram grátis, o primeiro ano que fui depois de implementarem isso nao conseguiram associar a minha matricula ao cartao, disseram que a unica hipotese era mesmo seguir viagem e sair na próxima saída nao usando a auto-estrada.

      Óbviamente que depois de já ter mais de 3000km no bucho nao ia agora andar em nacionais, por isso siga viagem.

      Nos anos seguintes sinceramente nem me dei ao trabalho e segui viagem.

      Quando fizerem um sistema decente que consiga reconhecer matriculas estrangeiras direito e tenham portagens em condicoes como nos países civilizados, em que tem um porteiro no local onde tens de pagar, terei todo o gosto em pagar até lá, que mandem a conta para a minha morada que pagarei o devido valor pelas portagens (em caso algum aceitarei pagar seja o que for a mais, tais como taxas administrativas e afins).

    5. Avatar de Louro
      Louro

      Ah e @jus Saying,
      Nao te preocupes que nenhum emigrante te vai roubar o RSI… Nao vivo em Portugal, nao pago impostos em Portugal logo também nao tenho de nada a receber em Portugal.

      Aliás, espera…pago impostos e deixo dinheiro em Portugal quando aí vou de férias…

      Amanha já arranco, se o sistema continuar igual e a minha matricula nao for reconhecida bem que podem enfiar os dispositivos num local que eu cá sei.

      1. Avatar de jv
        jv

        Essa mentalidade pequenina é atrós. Pensas que por teres emigrado és melhor do que os outros? Ganha vergonha na cara.

  4. Avatar de Duvida
    Duvida

    Porque raio os ctt?
    O que tem que ver os ctt com a via verde/brisa?

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      Quando criaram as portagens eletrónicas nas antigas SCUT, pensava-se implementar o DEM (Dispositivo eletrónico de matrícula). Os CTT ficaram coma tarefa de gerir isso. Na época, eu fiz o registo nos CTT do meu automóvel. Enquanto não vinha o aparelho, tinha uma conta virtual. O sistema reconhecia a matrícula e descontava o valor na minha conta. Depois acabaram com o DEM e para justificar o aparelho (o sistema funcionava bem sem ele), transformaram-no em VIA Verde Pré-pago, acrescentando-lhe mais algumas funcionalidades. Atualmente os Via Verde Pré-pagos são comercializados pelos CTT.

  5. Avatar de Alves
    Alves

    E porque se deve pagar uma estrada que foi paga pelos contribuintes e pela comunidade europeia duas vezes e foi pensada para a livre circulação de pessoas e bens. O governo dá o dinheiro aos amigos e depois na hora da aflição temos que ser nós a pagar uma terceira, quarta vez.

  6. Avatar de okapi
    okapi

    Porque raio temos que pagar as auto-estradas e depois quando elas precisarem de obras com que raio vamos arranjar o dinheiro para as reparar.

  7. Avatar de Xico
    Xico

    O que aconteceu à protecção de dados?

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não era má ideia referir que as passagens ( sem identificador no sistema de portagens eletrónico ” Scuts ” ) só estão disponíveis no CTT durante 5 dias após a data da passagem.
    Quando não são pagas neste período, passam para recuperação deverão ser pagas nas concessionaria, ou na empresa que presta serviço a algumas concessões.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado pela info. Sim, e depois disso passam para a autoridade tributária.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Sim Pedro, mas convém esclarecer também que antes de chegar a essa fase, o cliente é devidamente informado mediante vários alertas / avisos e caso não pague é notificado de acordo com a lei ( esta por carta registada ) e apenas depois disto e em caso de não pagamento as infrações são enviadas para as finanças.
        O cliente pode resolver isso muito antes de chegar a AT
        Outra informação MUITO IMPORTANTE, o cliente dever ter os dados sempre atualizados, nomeadamente na Conservatória do Registo Automóvel ( CRA )

        1. Avatar de mlopes
          mlopes

          é notificado por carta registada com ar ao que se segue uma carta simples caso a carta com ar não seja levantada. é um sistema de notificação um um bocado “especial” considerando os restantes sistemas existentes no país, nomeadamente ao nível do cpc.
          o verdadeiro problema é que essa notificação feita pela concessionária é realizada para a morada que está associada ao veículo no irn. como a vastíssima maioria das pessoas não atualiza esta morada quando muda de casa (até porque é caro fazê-lo), isso conduz a que a notificação seja mesmo assim dada como concretizada o que leva a que os valores sejam enviados ao ministério das finanças para cobrança pela at.
          daí resulta um (ou vários) processo executivo pela dívida da portagem e um processo contra-ordenacional como penalização.
          atualmente, depois da alteração legislativa ocorrida há alguns anos, os processos de contraordenação são em número muito mais reduzido o que significa muito menos custas a pagar do que o que resultava da redação inicial da lei em que cada portico não pago, mesmo que existissem vários não p+agos no mesmo lanço de scut, constituia uma infração separada.
          ao contrário das notificações feitas pelas concessionárias, as notificações da at
          são já realizadas para o domicílio fiscal o que, em princípio e em especial depois da alteração da lei que regula o cartão do cidadão, resulta numa maior facilidade de comunicar ao não pagador a infração e de chamá-lo ao processo executivo

      2. Avatar de Anonimo
        Anonimo

        Pedro, falta ainda a modalidade de pagamento pré-pago (www.tollcard.pt) para matrículas estrangeiras.

        O conceito é como um telemóvel pré-pago. Compra-se o cartão (5€, 10€, 20€ ou 40€) e associa-se a uma matrícula estrangeira. Cada vez que o carro passa nos pórticos, o valor respectivo é descontado do saldo.
        No momento de compra do toll card é emitido um comprovativo de compra que deve ser impresso e guardado no carro durante as viagens nas ex-scuts.

    2. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Estão disponíveis durante 5 dias após a data de passagem, no entanto só estão disponíveis para pagamento 1 ou 2 dias depois da passagem, o que dá um total de apenas 3 dias para pagamento. !!

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        5 dias definidos pela Lei , e conta após a 00:00 da data da passagem

  9. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Eis o que faço:
    Compro um cartão pré-pago toll card de 5€ (tollcard .pt) que fica associado à matrícula, e ando o que tenho de andar nas ex-scuts.

    Se a polícia mandar parar, estou 100% legal pois tenho o comprovativo da compra do toll card no carro.

    Quando passo do valor (que passo) não me ralo com isso. Há anos que faço isso, nunca chegou multa nenhuma a casa no estrangeiro. Portugal merece que se abuse do sistema de portagens das ex-scuts, já que é o sistema mais manhoso e mal feito que há.

    Além disso, como foi noticiado esta semana, os políticos usam as PPPs das autoestradas para canalizar dinheiros públicos ilegalmente para privados. Não merecem o meu respeito.
    “Acordo secreto nas PPP. Governo deu 705 milhões a privados”
    Expresso, 26 Julho 2018

  10. Avatar de Pascoal Soares
    Pascoal Soares

    Pedro Pinto nao esquecendo que quem reside em espanha (via T), frança (telepeage) e italia (telepass) pode usar ca o sistema deles
    mais info aqui:
    Via T: https://www.viat.es/donde-utilizarlo/en-autopistas-extranjeras
    telepeage: http://www.aprr.fr/fr/telepeagelibert/particuliers/offre-topeurop
    telepass: https://www.telepass.com/it/privati/offerte/telepass-europeo#
    mas para quem quer sair do pais podera usar o via verde somente em 10% das autoestradas Espanhois https://www.viaverde.pt/apoio-ao-cliente/perguntas-frequentes/themeId/14/via-verde-traveller, somos os unicos que ainda nao temos um acordo para poder usar o via verde em França e italia.

    1. Avatar de Vítor M.

      Excelente informação. Obrigado.

  11. Avatar de WTF
    WTF

    Portagens em portugal… sistema mais ridiculo e antiquado de toda a europa… tantas burocracias ridiculas…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Sistema ridiculo e antiquado ?!…
      Que patetices que se lêm nestes comentarios, além das incriveis faltas gramaticais!
      Falta de leitura. Ler um livro, mesmo pequenino, de vez em quando, não faz mal a ninguém…

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Nunca paguei , nunca vou pagar , nunca recebi notificação e vou continuar usar as ex scuts grátis. O povo portugues paga por mim. Pagam as multas nas finanças das portagens nao pagas. O governo so quer que vocês pagam. Para mim como estrangeiro é grátis. Obrigado governo português

  13. Avatar de Victor Neto
    Victor Neto

    Recebi recentemente uma carta dos executores da Via Verde para cobrar uma portagem +custos de uma única travessia em Moita (Setembro 2020), cerca de 10 euros. Estive atento à página dos CTT por mais de um mês e não vi nenhuma referência à matrícula para poder pagar no MB. Como devo proceder? O que acontece se não pagar?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Melhor pagar já. Caso contrário isso vai para as finanças e depois tem de pagar multa.