FEBE ou Firefox Extension Backup Extension

23 Comentários

FEBE ou Firefox Extension Backup Extension é o que podemos chamar de “pérola informática”. Com esta extensão podemos e devemos conseguir preservar a riqueza que vamos anexando ao Firefox.

Deixou de ser já há muito tempo uma simples aplicação para navegar na Internet, o Firefox é um tudo em um, o que será que falta inventar para lhe meter às costas?

Assim torna-se urgente e importante salvaguardar as extensões, o histórico, os favoritos, no fundo falta salvaguardar a aplicação em si. Com o FEBE podemos confortavelmente fazer um backup de todos esses itens que geram o nosso perfil no Firefox.

Já viu o tempo que se gasta quando temos de começar do zero a personalizar o browser? Com este canivete suíço pode fazer uma cópia do perfil, incluindo temas, cookies, nomes de utilizador e senhas, posteriormente e depois de uma instalação nova, é só repor a cópia e tudo volta ao ponto que nos interessa.

Licença: Freeware
Download: FEBE 4.0.4p [369KB] * versão estável
Download: FEBE 5.0 [369KB] * versão beta para testes
Homepage: FEBE

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Beste
    Beste

    Pessoalmente sempre utilizei o MozBackup e estou bastante satisfeito com essa aplicação! Vou experimentar esta para analisar qual a melhor, pois já verifiquei que o FEBE possui a prática opção de efectuar agendamentos de backups automáticos. Boa dica. Um abraço blogueiro!

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Já é meu! 😀

  3. Avatar de Pedro

    Espectacular!!!
    E scripts greasemonkey? também guarda?

  4. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    Eu também usava o Mozbackup até que ele deixou de me guardar as senhas, não sei porquê.

    Agora uma questão:
    Eu resolvi o problema fazendo o backup da pasta “Firefox” que se encontra em C:\Documents and Settings\Utilizador\Application Data\Mozilla. É lá que se encontram as extensões, perfis, senhas e restantes personalizações.
    Quando começo uma instalação do zero é só substituir essa pasta pela outra que guardei previamente e… voilá! Fica igualzinho.

    Voltando à questão: há algo de errado com este procedimento? Não é mais simples do que usar software para o fazer?

    Eu sou apenas um tipo curioso que se vai desenrascando (ai tanta modestia 😛 ), peço a alguem mais entendido que me esclareça se é um procedimento correcto.

    Cumprimentos

  5. Avatar de vw_crazy
    vw_crazy

    @ Carlos Nascimento
    Eu tambem faço como tu! Faço backup da pasta Firefox e dps é so susbstituir! 😀

  6. Avatar de hugo
    hugo

    como faço um backup de uma pasta?eh pá, desculpem-me mas eu sou mesmo leigo…e de facto gostava de pelo menos salvaguardar os favoritos que tenho!

  7. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    @hugo

    Se consegues encontrar a pasta é só copia-la (botão direito do rato=>copiar) para outro lado, os meus documentos por ex. , lá crias uma pasta, das-lhe o nome que quiseres e colas (botão direito do rato=>colar) a pasta “Firefox”.

    Não peças desculpa por ser leigo, vais no bom caminho para deixares de o ser.
    Se tiveres alguma duvida diz que a malta ajuda.

    Cumprimentos

  8. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Uma ferramenta imprescindível.

  9. Avatar de hugo
    hugo

    obrigado carlos.esse procedimento tinha-me de facto ocorrido, mas leva-me a colocar esta outra questão: isso quer dizer que se o pc der o berro, perco a pasta original e o backup tb.esta ferramenta – FEBE , que entretanto já efectuei – previne-me para esse tipo de situaações?

  10. Avatar de Pedro Simões

    @Hugo,

    Basta copiares a pasta para um local (em disco ou fora dele) da tua preferência.
    Tipo

    • Navegar até “C:\Documents and Settings\Utilizador\Application Data\Mozilla” (Utilizador varia consuante o nome do utilizador em causa!!!)
    • Botão do lado direito do rato em cima da pasta “Firefox” e escolhes Copy (ou Copiar ou o que mais se parecer na linguagem do teu windows)
    • Navegas até ao teu local de eleição para guardares o teu backup. Recomendo-te uma pen ou outro media externo ao disco da máquina
    • Botão do lado direito do rato na janela e depois Paste (ou colar ou o que mais se parecer na linguagem do teu windows)

    E está feito o backup. Agora se queres meter isso em automático a coisa pia mais fino e eu agora de cabeça não me lembro como se faz! Mas também se arranja!

  11. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    obrigado carlos.esse procedimento tinha-me de facto ocorrido, mas leva-me a colocar esta outra questão: isso quer dizer que se o pc der o berro, perco a pasta original e o backup tb.esta ferramenta – FEBE , que entretanto já efectuei – previne-me para esse tipo de situaações?

    Previne-te porque após fazeres o backup da pasta e/ou com o FEBE deves gravar num CD/DVD ou pen (ou noutro suporte qualquer). Nunca confies apenas no disco rígido no que respeita a dados importantes. Em dados sensíveis, e como sou fanático no que respeita a não perder dados, eu chego a apelar à redundância e gravo os mesmos dados em mais que um CD/DVD. Há quem ache exagerado mas tem compensado.

  12. Avatar de hugo
    hugo

    muito obrigado!
    aproveito para felicitar o pplware.tem-me sido muito útil e com ele tenho aprendido bastante, não só com os seus autores mas também com por quem aqui passa e vai partilhando o seu know-how!
    a todos: apreço!

  13. Avatar de nuno neves
    nuno neves

    é uma boa aplicação mas o ideal seria mesmo existir uma que sincronizasse os add-ons como o Foxmarks Bookmark Syncronizer.

    Alguem sabe onde posso encontrar uma extensão como essa?

    abraço!

  14. Avatar de nuno neves
    nuno neves

    é uma boa aplicação mas o ideal seria mesmo existir uma que sincronizasse os add-ons como o Foxmarks Bookmark Syncronizer.

    Alguem sabe onde posso encontrar uma extensão como essa?

    abraço!

    ps: respondam a este coment porque eu esqueci-me de seleccionar o notifique-me por email 😉

  15. Avatar de Manuela
    Manuela

    Fiz o download do Febe mas não consigo executá-lo.Que passos deve seguir?
    Obrigada.

  16. Avatar de uterrorista

    Que maravilha de programa.
    Já me fez falta muita vez.

  17. Avatar de Pedro Simões

    @Manuela,

    Qual das versões sacaste?
    A versão 4.0.4 ou a 5.0?
    E que erros te aparecem?

    Dá-nos algumas indicações para que te possamos ajudar.

  18. Avatar de Manuela
    Manuela

    A versão estável. Depois fiz o “unzip” para uma pasta que criei no “Program Files” e finalmente fiz duplo clique no ficheiro “exe”. mas não deu nada.

  19. Avatar de Pedro Simões

    @Manuela,

    Descobri o problema [espero eu!!]!!
    O link que está apresentado é para download do FEBE e não para instalação.
    Deves instalar a partir de aqui -> http://customsoftwareconsult.com/extensions/febe/febe.html#4.0.4p
    Segue os passos normais para a instalação de um add-on e ele passa a ficar disponível. Deveria estar disponível um .xpi e não um .zip.
    Para mim funcionou. Testa e depois dá-nos feed-back.

    Sr Vitor, mude sff o link ou adicione o xpi tal como tem para a versão 5.0

  20. Avatar de Manuela
    Manuela

    Funcionou. Já está instalado.
    Muito obrigada pela ajuda.

  21. Avatar de Pedro Simões

    @Manuela,
    Instala antes a partir daqui:
    https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/downloads/file/15396/firefox_extension_backup_extension__febe_-4.0.5.0.0.0-fx-win.xpi

    O link acima devolve para a homepage do FEBE. Em ultimo caso utiliza o “install” da homepage do FEBE.

  22. Avatar de Manuela
    Manuela

    Como já o tinha instalado a partir do install da FEBE(conforme indicado no primeiro post) e era a versão 4.0.4 mandei o FF actualizar a extensão e agora já tenho a versão 4. 0. 5 , indicada no segundo post.

    Mais uma vez obrigada.

  23. Avatar de Fabio Rub
    Fabio Rub

    Já tenho a algum tempo esta extenção do FireFox e posso garantir que é muito boa, Antes dela, ao formatar meu PC eu perdia inúmeras informações. É indispensável.