ZX Spectrum – O Regresso duma Lenda

83 Comentários

Se há algo que certamente nos faz automaticamente esquecer o presente e embarcar numa viagem no tempo até há 30 anos atrás é, sem sombra de dúvida, o Spectrum ZX. O Pplware não foge à regra, e já aqui tinha deixado uma breve visão sobre o impacto que essa pequena máquina teve, em grande parte dos seus elementos e, a avaliar pela participação no artigo, nos próprios leitores do site.

Recentemente, vieram a lume novidades que prometem um novo Regresso ao Futuro, ZX Spectrum será relançado em 2012.

Uma notícia bombástica que, para as novas gerações muito provavelmente já não diz nada, mas que para todos nós, saudosos trintões, quarentões ou ainda mais ões, nos faz aumentar os níveis de excitação e curiosidade.

Como forma de comemorar os 30 anos do antigo computador de 8 bits, a Elite Systems, empresa britânica que, segundo o jornal inglês The Telegraph, conseguiu arrecadar os direitos comerciais para voltar a colocar o computador nas lojas, vai lançar em 2012 uma nova versão do ZX Spectrum, e …. espantem-se …. Irá ter conexões conexões Wi-Fi e Bluetooth e usará um emulador de jogos.

A companhia que havia lançado games para o aparelho na década de 80 apresentará assim um novo ZX Spectrum com um visual semelhante ao original, mas com um funcionamento algo diferente. Em vez de placas e circuitos da época, o computador funcionará como um emulador, com um teclado sem fios, conexão com o iPhone e com Wi-Fi e Bluetooth.

Homepage Elite Systems

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nomad
    nomad

    Inventário

    Eu tenho um ZX Spectrum
    Eu tenho um commodore amiga
    Eu tenho um Atari ST
    Eu tenho um Amstrad 64 k (de k7)

    Abraço

    1. Avatar de Vítor M.

      Inveja….. 🙂

      Eu tenho um Commodore 64… a minha primeira máquina.

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        a minha primeira foi um sienems com o win xp de 2002

        1. Avatar de Ruaben
          Ruaben

          mas ainda tive uma NES

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      Apesar de ter trabalhado antes com outras máquinas mais arcaicas, incluindo esta,o meu primeiro bichinho foi um potente 386 Schneider a 33Mhz, com 3MB e 50MB de disco duro, ofertado pelo meu saudoso tio em 1993. Saudades!

      1. Avatar de Marcos Correia
        Marcos Correia

        Schneider? Hehehe, foi o meu primeiro PC, um Schneider EuroPC, processador 8086, 3 velocidade de relogio, 3Mhz,6Mhz e 9Mhz, leitor de diskete ao lado, tipo Amiga, e um monitor Hercules laranja e preto.
        Era a loucura! E lembro-me que fiquei chateado porque todos os meus amigos tinham Spectrum +128 e eu um que nem sabia que era PC.

      2. Avatar de dajosova
        dajosova

        O meu monitor já era VGA e tinha drives de 5-1/4 e das 3,5. Mas antes trabalhei com PC’s que nem disco duro tinham… Já para não falar do meu pai que trabalhava com um computador de cartões perfurados… mas isso é outra “guerra”. 😀

        Agora, esta malta nova já tem a papinha praticamente toda feita com a net a dar de bandeja os conteúdos. Vamos ver o que o futuro nos reserva 😉 Bom FDS!

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      EU TB tenho esses 4 e mais 1 :MSX Philips
      grande máquina

    4. Avatar de ZI
      ZI

      Bons tempos…

      Tive em tempos um Spectrum 128k +2 (tinha o leitor de cassetes acoplado) só que o desgraçado faleceu.

      Este novo modelo parece ser interessante e se já incluir alguns jogos, ainda melhor.

      Cumprimentos,

      1. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        Eu tambem tive um (128K+2A) que faleceu. Um amigo tinha outro mas outro problema. Abrimos os dois spectrum, pegamos nas partes que pareciam funcionar, e ficamos pelos menos com um a funcionar.

        E mesmo hoje, deve funcionar, mas nao e’ usado ‘a mais de uma decada. Pensando nisso, sera’ que mais de 200 jogos/cassetes (naquele tempo comprava-se um jogo por 150 a 300escudos, por volta de 1 a 3 euros, nem sequer piratiavamos) ainda funcionam depois de tanto tempo…

        A maior prosa que consegui fazer no spectrum foi descobrir uma forma de correr o jogo apos o “program” e nao precisar de continuar com o barulho. Infelizmente, os jogos tinham que ser pequenos (<48k) e nem todos funcionavam. Nunca consegui perceber porque o funcionamento normal era continuar a ler a cassete quando o codigo do jogo ja' se encontrava em memoria. O meu spectrum vinha com um manual em ingles que explicava todo o funcionamento do Spectrum, desde o basico, programar em Basic e Assembly.

        Fiquem Bem!

    5. Avatar de Lekaz
      Lekaz

      Eu tenho, ainda a funcionar um Timex Sinclair 1000.
      Ah, e um Tv brinca. LOL

    6. Avatar de muleta
      muleta

      Eu cá tenho um QL, a jóia da coroa de sir Sinclair!!!!!!
      com drives e tudo!!

    7. Avatar de Ghost
      Ghost

      Eu tambem ainda tenho aqui o meu velhinho… ainda no outro dia o estive a experimentar, mas como ja nao existe leitor de cassetes, arranjei os jogos em MP3 e puffff um Spectrum Hi-Tech New Age 😀

    8. Avatar de Fox
      Fox

      Grande coisa…pppffff…. eu tenho uma calculadora UNDERWOOD 300 😛
      lol

    9. Avatar de R@lf
      R@lf

      Eu tenho:

      – Um Timex Sinclair 1000
      – Um ZX Spectrum 128 +2
      – Um Timex 2048
      – Um Timex 2068
      – Um Commodore Amiga 500
      – Um Commodore Amiga 600

      Com muita pena minha, só não tenho mesmo um ZX Spectrum, mas ainda não perdia a esperança de arranjar um 48K e um 16K.

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Lembro de um similar na casa de uma amigo, não me lembro o nome agora. Passávamos a tarde para digitar um programa que fazia uma animação de fogos de artifício de cabeça para baixo; depois jogávamos ping-pong (tênis de mesa) na mesa da cozinha. Hoje tenho orgulho disso, o que me diferencia no trabalho é ter estudado o DOS e tbm comandos linux… abraços do Brasil.

  3. Avatar de Shiryu

    Load””

    http://www.youtube.com/watch?v=JZxuIMhj6c4

    Só descobri este golpe o ano passado… >_<

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Ahhhhhhhhhhhhhhhh!!!

      E eu que perdi di…. ahhh… quer dizer horas… a jogar a isso!

  4. Avatar de pimpolho
    pimpolho

    Men, eu tenho

    Eu tenho um ZX Spectrum
    Eu tenho um commodore amiga
    Eu tenho um Atari ST
    Eu tenho um Amstrad 64 k (de k7)

    🙂

  5. Avatar de ITDept
  6. Avatar de aver
    aver

    Vocês nem imaginam o que eu era capaz de fazer em Basic Sinclair !

    1. Avatar de ZI
      ZI

      O Basic…
      Foi a primeira linguagem de programação em que mexi.
      A principal utilização que dava ao Spectrum era jogar, mas também fazia algumas experiências de programação.

      1. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        …E fazia (faz) carradas de coisas úteis! Fiz um programa que ensinava morse; outro que verificava os prémios do totoloto; vários de astronomia etc. e faz passwords do tamanho que eu quiser!
        Tenho aqui um emulador “portátil” que de vez enqunando ainda lá vou fazer uma partida de damas!

        1. Avatar de Afonso Gageiro
          Afonso Gageiro

          Nelson, trabalhavas para a Astor Software?

  7. Avatar de cadaleo

    Que saudades …

    1º – Philips msx VG8020
    2º – Sinclar zx spectrum
    3º – Amiga 600

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Eu tenho:

      1 Amiga 500 + Monitor Commodore
      1 Amiga 1200 + Blizzard 060 com 64 MB de ram
      1 Amiga 600 ( o meu primeiro computador, que ta queimado )

      Um dia se te quiseres ver “livre” do 600, apita. Nao acho em lado nenhuma a venda ( usado claro ) 😀

      Abraco

  8. Avatar de MR.M
    MR.M

    eu tambem tenho um commodore64

  9. Avatar de Sorath Panzer
    Sorath Panzer

    Que brutal…. 🙂
    Que saudades eu tenho do meu ZX 128K…

  10. Avatar de JPereke

    Lá vamos nós ter de fazer ……… load “” [enter]

  11. Avatar de Orite
    Orite

    Belos tempos…

  12. Avatar de O Silva
    O Silva

    O meu 48K e o 68K+4 ainda funcionam….

  13. Avatar de Silva Pacita
    Silva Pacita

    Finalmente vou ter a consola que sempre quis ter em pequeno e invejava os meus amigos 🙂

    1. Avatar de R@lf
      R@lf

      @Silva Pacita

      Epá… CONSOLA?????

      Tsc, tsc!

  14. Avatar de João Azevedo
    João Azevedo

    Eu tenho 1 Zx Spectrum Z80

    Eu tenho 1 Timex Sinclair 2048 c/cartridge emuladora para Zx Spectrum.

    Roiam-se de inveja :o)

    1. Avatar de Carlos Bcio
      Carlos Bcio

      Times Computer 2068 cinzento, com a cartridge para o zx spectrum.

      Era um espectáculo.

      Ainda funciona.

      Tenho que um dia destes por as cassetes a funcionar.

  15. Avatar de RaCcOn

    WOWOW

    Vou ter de ter um lol
    Tenho um em casa que de certeza absoluta que ainda funciona!

  16. Avatar de bigkax
    bigkax

    Não sou desse tempo mas como programador consigo apreciar a beleza dessas maquinas. Numa altura em que os computadores estavam com alguns recursos a introdução do computador pessoal recuperou a magica de fazer muito com poucos recursos, um desafio para qualquer programador. Agora estamos a ter um pouco isso com os Smartphones…

  17. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Dizem que recordar é viver…
    O cálculo da estrutura do edificio de 6 ou 7 andares do meu trabalho da cadeira de projecto para concluir a licenciatura em Eng.ª Civil nos finais de 1981 foi efectuado no antecessor Z80. O programa foi elaborado por um conjunto de colegas. A introdução de dados era demorada, qualquer erro implicava recomeçar de novo, os resultados eram obtidos em minutos poupando-nos imensas horas de cálculo manual com as TI ou HP da época. Como não havia impressoras, surgiram mais tarde com impressão térmica, os resultados dos esforços nas barras eram copiados da TV!!!!,… Coisa que demorou cerca de 12 horas seguidas,nos dias de hoje uma eternidade, mas na época proporcionou uma economia de semanas.

    1. Avatar de jjoqa
      jjoqa

      Muito bem colega EngºCivil! Eu tambem sofri muito com o PORTIC para DOS. E ainda tenho uma calculadora Casio fx880p, com basic, e na altura os meus profs diziam que aquela maquina tinha capacidades superiores ao metodo usado para calcular a estrutura da ponte 25 de abril!!!!!

  18. Avatar de Axys
    Axys

    Como eu nasci nos anos 90 eu não tive o prazer de testar essas máquinas. Deve ser muito legal relembrar dos momentos em que essas maquinas eram consideradas poderosas e super rápidas. rsrsrs
    Isso é ótimo *-*

  19. Avatar de jmartins
    jmartins

    Tive um 48k, custou ao meu pai na altura 1984, 35 contos! nunca estudei tanto da minha vida para ter alguma coisa!!

  20. Avatar de DS
    DS

    Boas, que memórias trás o Timex 2048 e ZX Spectrum 2+, esqueces-te de lembrar do pessoal ainda na casa dos 20, mas quase quase a chegar à casa dos trinta. sim eu com 4 ou 5 anos ainda me lembro de acordar de manha cedo, aos fins de semana, tipo 7 da manha para por a cassete e fazer LOAD”” e voltar para a cama para depois ir jogar.

    E já agora fica aqui uma dedicatória à minha querida mãe que foi uma das pessoas da equipa de produção que fez muitos dos Timex 2048 e ZX Spectrum vendidos em Portugal.

    1. Avatar de DS
      DS

      PS:

      para quem precisar de fazer reparações e ou alterações, eu posso ajudar.

      1. Avatar de R@lf
        R@lf

        @DS

        Epá, só vi o teu post agora 🙁

        Tenho 3 Spectruns avariados e a precisarem de ser trazidos novamente à vida.

        Alguém que repare, ou saiba quem repare em Lisboa ou Margem Sul, agradecia que contactasse para rvl(arroba)clix.pt.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Boa tarde,
        tenho um 2048 que de repente deixou de funcionar, sou de Lisboa,

        O Sr. arranja este computador??

        Abraços

      3. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Boa tarde,
        tenho um TC2048 a funcionar, mas quando ligado a 9v uma risca escura passa em todo o ecran da tv…quando ligado a 12 v funciona muito bem, mas aquece demais!!!!
        O que será??

        Um Abraço
        Ricardo

      4. Avatar de vitor ribeiro
        vitor ribeiro

        Eu preciso reparar um 128+2a de 1992 suspeita ram avariada. Email ribeirov@vodafone.pt

      5. Avatar de vitor ribeiro
        vitor ribeiro

        Eu preciso reparar um 128+2a de 1992 suspeita ram avariada. Email ribeirov@vodafone.pt pode ajudar me?

  21. Avatar de ACampos
    ACampos

    O meu primeiro computador foi o MSX da Phillips onde dei os primeiros passos na programação, no basic da Microsoft, para fazer “jogos”.
    Custou-me 40 Contos e andei dois anos a juntar mesadas para o poder comprar.
    Mais tarde tive um Amiga 500 que dava tareia em qualquer PC da epoca.
    Nessa altura já trabalhava como programador e comprei-o com um dos meus primeiros salarios…

    E já lá vão 24 anos… Como o tempo passa…

  22. Avatar de Luis Rosa
    Luis Rosa

    eu tenho um timex 2048 que ta no sótão mas de certeza que ainda funciona, mais logo à noite já vou ver… o jogo de oferta quando o comprei foi este:

    http://www.youtube.com/watch?v=iHIQOILfrwg

    🙂 espectáculo, volta e meia ainda dou uma voltinha neste site
    http://zxspectrum.net/
    para “matar saudades”..

  23. Avatar de BugJorgy
    BugJorgy

    P\ alem de Spectrum e do Amiga, no meu sotão ainda há, a funcionar “beleza” mesmo, 286 da Topis, o PC1 da Olivetti, entre outros. Naquele sotão vive-se história desde 1985. Há cpus e consolas de tudo um “cadinho”. Venha lá o novo Spectrum e q tenha tanto sucesso como o primeiro. Tnh de experimentar!

  24. Avatar de jjoqa
    jjoqa

    Ahhh eu também ainda tenho para lá um 128k +3
    O que sei de informática hoje, posso agradecer ao spectrum. Foi ele o grande impulsionador da minha paixão/sabedoria sobre computadores. Foi FUNDAMENTAL.

    1. Avatar de ZI
      ZI

      Já somos dois. Também foi o Spectrum (no meu caso um 128k +2) que me impulsionou para a informática.

  25. Avatar de RM
    RM

    Tive pelo 48k Z80 – queimou
    Tive pelo 48k Z80 – acho que ainda anda por lá
    Trabalhei com um IBM XT 8086
    Trabalhei com um IBM AT 286
    Trabalhei com um PS2
    Comprei um Amstrad (portátil?) Era do tamanho de um teclado com um ecrã verde fosforo, com SO em memória e drive de diskettes (não tinha disco) alguem se lembra disto?
    Trabalhei com Everex 25Mhz
    Comprei um CityDesk 386 33Mhz
    Trabalhei com Unisys 486 (não me lembro da velocidade)
    Trabalhei com Olivetti (a partir daqui perdi a conta a velocidades e afins)
    Trabalhei com Compaq
    Trabalhei com Toshiba
    Trabalho com Dell
    e acho que me está a escapar ainda qq coisa…. 😀

    1. Avatar de Rui Pereira
      Rui Pereira

      AHAH

      Paradise Cafe..muito bom!

  26. Avatar de V@mpyro
    V@mpyro

    Eu tenho:

    1 Sincler QL

    Com as wafers ainda a fungar eh eh

  27. Avatar de Filipe Henriques
    Filipe Henriques

    Eu também tenho 1 Zx Spectrum Z80 e 1 Timex Sinclair 2048 do ano 1983 com conector para joystick, ambos a funcionar. Já não tenho é cassetes gravadas com jogos.

    1. Avatar de muleta
      muleta

      tb tenho um 1 QL com 640k de memoria (vinham de origem com 512k), drive externa, impressora QL e monitor philips amarelo!!!!!
      e várias diskettes originais com o tasword e outros programas,
      e tambem diskettes para as drives externas, com vários programas…

  28. Avatar de Roberto Ferraz
    Roberto Ferraz

    A nível informático, foram os melhores anos da minha vida..

    Dias e dias passados em casa de uns amigos meus que tinham um +2A.

    Quando apanhava algum livro ou revista com código Basic, era ir a correr e estar tardes inteiras a escrever o código, para depois ver o resultado.. A maior parte das vezes, era um simples desenho ou música.

    Os jogos eram uma maravilha. Só aquelas capas das K7 conseguiam chamar a atenção e antever dias de entretenimento. Hoje em dia jogos com qualidade gráfica incomparável, tornam-se monótonos passado pouco tempo.

    Por vezes chegava a estar mais tempo a carregar o jogo que propriamente a jogar. Ou era o parafuso que não estava no ponto correcto, ou no fim dava o famoso R Tape Loading Error.

    No fim de uns bons anos, os meus amigos acabaram por comprar um 3×86 e deram-me o Speccy.. Isso então foi a loucura. Eram dias e noites inteiras a programar e jogar.

    Houve mesmo um dia que até deitou fumo.. Desliguei-o, liguei-o e.. impecável..

    Bons velhos tempos

  29. Avatar de maximilian
    maximilian

    Tive 1 Timex Spectrum não-sei-quantos
    1 Spectrum 128K com tape
    1 Amiga A500 (com expansão de memória)
    1 Amiga A500 Plus
    1 Amiga A600 HD
    1 Amiga A1200 HD (O HD foi tirado do A600)
    1 486 DX33 (foi o meu primeiro PC e mais tarde passou a 486 DX2-66)
    1 AMD K6-2 3D (ou lá o que era isso – Máquina mesmo má)
    1 Pentium III 500 Mhz (Slot 1)
    1 Pentium III 800 Mhz
    1 Pentium 4 Celeron
    1 Pentium 4 2.6 e mais tarde e actualmente 2.8 (ainda tenho e a funcionar)
    1 AMD Athlon 2.8 (Ainda tenho e a funcionar)

    Agora uso:
    1 Portatil ASUS Serie F3S

    Velhos tempos! Sem duvida o Timex, o Spectrum 128 e depois os Amigas, foram os computadores que me fizeram gostar e saber tanto de informática.

    Quanto a essa ideia aqui apresentada, não creio que seja algo que venha a ter sucesso. Actualmente é muito fácil jogarmos gratuitamente os antigos jogos de Spectrum por meio de emuladores.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Pentium 4 Celeron? em 16 anos de venda e reparacao de informatica, nunca vi esse processador.
      loool

  30. Avatar de Rui
    Rui

    Uma notícia para gerar dinheiro com um artefacto… mais nada!

    Também tenho saudades, mas acho um disparate este anúncio de lançamento! Era a mesma coisa se fosse uma grafonola!!!

    Não me estou a ver a gastar a tarde a jogar chuckie egg ou miami vice, ou comando ou renegade! Nem match point ou day… F1 ou a Parede!!! Tenham dó…

    E já estou a imaginar a sacarem 200 ou 300 euros (senão mesmo mais!!!) aos trintões “mais tolinhos”, com o devido respeito!!! 🙂

    Rui

  31. Avatar de manito
    manito

    Os meus computadores foram:

    Amiga 500 ( começei com este e foi a melhor coisa que me aconteçeu )
    Pentium 733 ( primeiro pc )
    AMD x2 3800 ( experimentar AMD )
    Acer Aspire ( primeiro portatil )
    MacBook White ( primeiro Apple… excelente )
    MacBook PRO unibody ( ao serviço… competente )
    MacMini (comprei-o só pa poder instalar o morphosOS amiga dos tempos modernos)
    i7 950 ( ao serviço… este tem força )
    proximo… o ideal seria 1 AMIGA.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Boas manito,

      és cá dos meus. o teu primeiro foi um A500, o meu foi um A600. se queres um proximo Amiga podes escolher entre um “rebuild” do A500/1000/2000 que é o minimig ou a evolução que é a board SAM Flex ATX que ja vem com AmigaOS 4.1. podes adquirir em http://www.vesalia.de. ja comprei algumas coisas lá e sao de confiança.

      abraco

  32. Avatar de Master of Menir
    Master of Menir

    Boas, de ZX Spectrum já vários falaram e de facto que saudades, que horas a fio a programar, a executar e a jogar aqueles joguitos maravilha.

    O meu primeiro PC foi um IBM PS2/30 com monitor mnonocromático, 20 MB HD, 1 mb de RAM, 1 drive 5,25″; profissionalmente um IBM S/32, quem conhece sabe do que falo… bolas só passaram 30 anos e, olhando para trás, parece (e foi) já noutro século temporal e tecnológico.

    Engraçado recordar tudo isto !.

  33. Avatar de Pedro Torres
    Pedro Torres

    Ainda tenho o meu zx spectrum 128k 2…..queimado……mas ainda o guardo religiosamente…

    …lembrei-me…oops…espero bem que a minha mãe não o tenha deitado ao lixo, quando eu (casei) me mudei para o meu apartamento! 😐

    Mãeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…! 😉

  34. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Que saudades…

  35. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    O meu belo Spectrum 48k igualzinho ao da foto com as teclas em borracha.
    Passadas 2h de utilização, a parte de baixo já estava a ferver e tinha o meu pai sempre a mandar-me desligá-lo.
    Tinha que ter um gravador de cassetes à parte para ler os jogos..e de vez em quando era preciso afiná-lo.
    Que seca que era, esperar mais de 5 minutos pelo load do jogo e no fim ia abaixo 🙂
    Essa foto trouxe muita nostalgia hehe
    Load “”

  36. Avatar de ricardo
    ricardo

    Eu tive, e tenho, um “schneider cpc 6128”.
    Vi agora que tem uns fantásticos 4MHz (agora tenho um telemóvel com 566MHz!!!)
    ano de fabrico 1985
    CPU Zilog Z80
    SPEED 4 MHz
    RAM 128 kb (2 banks of 64ko)
    VRAM 16 kb
    ROM 48 KB

    Lindo!!!!!

  37. Avatar de rui andre
    rui andre

    a minha primeira makina foi um TIMEX 2068, com cartuchos, tinha um jogo tipo pac man, e depois ligava-se um gravador de cassetes e rrrrrrrr……riririririiiiiiiiiirrrrrrr…….rrrrrrrrrhhrhrhrhrhrh. e assim durante uns largos minutos, que saudades. e ficavamos ali a olhar à espera sem fazer nada. 🙂

  38. Avatar de Ren
    Ren

    … e eu tive
    um timex 2048 ( muito bom ) , deu para aprender basic e começar a mexer o “bichinho” da programaçao , depois … assembler

    depoi tive um … (ainda nao vi ninguem falar deste 🙂 ) … um SAM COUPE … tinha 256 kb ram , era melhor que o zx spectrum 128k e “quase” tao bom como o amiga , pelo menos no som, mas nunca “vingou” … ainda me lembro … ahhh … tinha 4 modos : modo 48k , modo 128k , modo SAM (parecido ao amiga … tinha milhares de cores em vez das 16 cores ) e o outro modo era algo esquisito, tinha drive de diskettes e tinha um botao especial “snapshot” , algo do genero , estavamos a jogar um jogo , e precisavamos de sair a pressa , entao … snapshot (savegame) ehehehe e depois dava para continuar no outro dia , ou semana seguintes eheheh … aaaahhhh … saudades !!!

    🙂

  39. Avatar de xnelox
    xnelox

    Saudades do meu Commodore 64k e do clip para afinar a cabeça do leitor de cassete… O Platoon, Silkworm, Rambo, Arkanoid, Alterade Beast, etc, jogos da altura que ficaram em memória, sem esquecer de uns livros de micro aventura para escrever código… saudades

  40. Avatar de joselito
    joselito

    eu tive um
    Texas Instrumets TI 99/4a (anda tenho)
    ZX Spetrum ( foi gamado)
    Atari XL 130 (ainda tenho)

  41. Avatar de Diogo Cavaco
    Diogo Cavaco

    Muitos de nós recordam com saudade as jogatanas no velho ZX Spectrum.
    Vejam como é possivel reviver esses momentos sem necessidade de esperar os 3 ou 4 minutos da praxe e sem utilizar um emulador!
    Existem duas soluções, sendo que a segunda é uma evolução da primeira.

    Para a primeira solução vai ser necessário:
    1 spectrum (com entrada de som, ou um +2 com daquelas cassetes adaptadoras)
    1 pc (com saida de som) a correr windows
    1 cabo audio para ligar pc ao spectrum
    software maravilha k7zx – k7zx_win_bin_4.3.zip http://code.google.com/p/otla/downloads/detail?name=k7zx_win_bin_4.3.zip

    Os passos necessários:
    1. ligar a saida de som do pc à entrada de som do spectrum.
    2. executar o k7zx – nem é necessário instalar 🙂
    3. no k7zx escolhem um jogo
    podem escolher um dos jogos que vêm com o software só para ver a funcionar ou podem ir buscar o(s) vosso(s) preferido(s) a http://www.worldofspectrum.org/
    4. no spectrum fazem load “”
    5. no k7zx fazem Play
    6. esperam alguns segundos e estão a recordar velhos tempos 🙂

    Vejam um exemplo:
    http://www.youtube.com/watch?v=0PAPIc-3YMo

    Para a segunda solução necessitam ainda de um qualquer dispositivo para gravar o som, por exemplo o vosso telemóvel.
    Copiam o wav/mp3 gerado para o vosso telemóvel e depois fazem play nele ao inves de fazerem no pc.

    Vejam um exemplo:
    http://www.youtube.com/watch?v=ybF3Xw3QsJ4&NR=1

  42. Avatar de Mario Lima
    Mario Lima

    tenho um monitor com ligação uma única ligação de imagem VGA, como posso fazer para ligar um spectrum 128k a esse monitor?

  43. Avatar de Geraldo Fraga
    Geraldo Fraga

    Tenho um Philips VG-8020, gostava de comprar umas cartridges para ver se a maquina ainda reina :), alguém sabe se existe algum site onde isso se venda..

  44. Avatar de Jorge Miguel
    Jorge Miguel

    Destas velhinhas e grandes maquinas tenho o seguinte:

    2 x Zx Spectrum 48K (Teclas Borracha)
    1 x Zx Spectrum 48K (Teclas Plástico… Só saíram pela Timex Portuguesa)
    1 x Zx Spectrum 48K+
    1 x Zx Spectrum 128K+2A
    1 x Zx Spectrum 128K+2B
    1 x Zx Spectrum 128K+3
    1 x Timex Sinclair 2048
    1 x Timex Sinclair 2068 (Com 2 cartidge para converter para ZX Spectrum)
    1 x Gravador Panasonic
    1 x Gravador Crown
    1 x Gravador Sanyo
    1 x Gravador Fuji
    1 x Interface RGB Peritel (converte o sinal RF para AV) -> só para spectrum 48K e 48+
    1 x Interface Joy II
    1 x Interface Joy III
    1 x Multiface 128 (Para Aplicar POKE’s em Spectrum 48k e 48K+)
    1 x Multiface 3 (Para Aplicar POKE’s em Spectrum 128K+2 e +3)
    2 x Cabo RGB->AV (Para Spectrum 128K+2 e +3)

    TUDO A FUNCIONAR…..

  45. Avatar de Jorge Miguel
    Jorge Miguel

    tenho também uma grande lista de jogos recuperados em cassete

  46. Avatar de Gonçalo Esteves
    Gonçalo Esteves

    Olá, eu tenho uma zx spectrum+ que encontrei ontem mas não a sei ligar sequer.
    Gostava de ter uma “instrução” de como a ligar, porque gostava de a exprimentar.

  47. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas, quem precisar de reparar os Spectrum 48k e os 128k, eu reparo.
    Podem contactar atraves pjdias.silva@gmail.com .
    Sou da zona de Rio de Mouro – Sintra

    Abraço

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Outra novidade, para quem não sabe, podem ignorar os jogos de cassetes e carregar jogos em mp3.
      A verdade pura e dura é que necessitam de instalar uma placa dentro do spectrum com o integrado LM386, fácil de instalar. Quem precisasr do esquema eu arranjo. Por mais que tentem correr mp3 direto, não vai carregar o jogo todo, vai dar error, porque o som não vem amplificado o suficiente. Quem não acreditar, que teste e depois diga. Abraço