É cada vez mais caro ser fã dos produtos Apple?

123 Comentários

Esta semana a Apple lançou os novos modelos do seu computador portátil para profissionais e, como deve ter reparado, o modelo com melhores especificações é, no mínimo, extremamente caro. Para uma introdução, digamos que 8 mil euros não chegam para adquirir o melhor MacBook Pro.

Isto leva-nos à pergunta que iremos tentar responder ao longo deste artigo: será que está a ficar cada vez mais caro ser fã dos produtos da Apple?

Apple


Os profissionais vão adorar…

Em termos de design o novo MacBook Pro não mudou nada. Todas as alterações interessantes não podem ser vistas (pelo menos sem abrir o computador). Apenas podem ser sentidas.

O modelo a que me referi na introdução deste artigo tem um ecrã de 15 polegadas, um processador Intel i9 de 6 núcleos, 32 GB de memória DDR4, 4 Terabytes de armazenamento SSD e TouchBar. Sem acrescentar qualquer outro tipo de software ao computador, o preço final apresentado pela Apple é 8.065,71€.

Apple

Agora, paremos para pensar um segundo e vamos fazer uma conta muito simples. Um computador bem estimado consegue durar vários anos, ainda que possa necessitar de substituir algumas peças. Vamos assumir que compramos este MacBook Pro de topo tendo em mente que será um computador para durar 6 anos. Fazendo a divisão do preço por este número de anos verificamos que o computador irá custar 1344,285€ por ano.

É imenso dinheiro! E quem é que está disposto a investir este montante por ano? Acima de tudo um computador é uma ferramenta e cada um sabe para que é que o vai utilizar. Logo, quem achar que vai puxar bastante pelo processador i9 da Intel ou que os 32GB de RAM são o necessário para correr programas existentes tem mais do que razão para fazer o investimento.

O modelo do MacBook Pro de que falamos até agora é perfeito para o fotógrafo ou editor de vídeos e para aquele programador que tem que compilar um projeto gigante. Os verdadeiros Pros vão agradecer.

E quem não precisar de tanto? Também pode comprar o computador.

Obviamente que existem e existirão portáteis semelhantes e mais baratos no mercado, com especificações também muito interessantes e que também são uma solução. Ou então, como muita gente gosta de afirmar: “Por esses preço construía uma torre muito melhor…”. Provavelmente até estão corretos.

No entanto, quem olha para um computador destes é porque, muito provavelmente, gosta do macOS ou das ferramentas que só existem para macOS ou do hardware em si (design + especificações). Ou seja, aqueles que apreciam os computadores Apple e tudo aquilo que podem alcançar com eles.

A Apple é uma marca de luxo?

Ao longo de todos estes anos, a Apple nunca mostrou timidez em cobrar bom dinheiro por todos os seus produtos em alumínio e com um design bonito. Para além disso, estes produtos raramente são os mais poderosos que existem no mercado. E o MacBook Pro lançado esta semana é uma prova disso mesmo.

No ano passado, a Apple lançou o iPhone X ou, como muitos gostam de recordar, o primeiro iPhone cujo preço de entrada é acima de 1000€. À custa do preço, muitos acharam que as vendas iriam cair e que o iPhone X não iria ter sucesso. E no último trimestre o que é que aconteceu?

Tim Cook anunciou que os consumidores adoram o iPhone X e que em cada semana do trimestre foi sempre o modelo mais vendido.

Apple

A Apple vende estética, design cuidado e elegante, boa qualidade de construção e software apreciado por vários milhões de pessoas ao redor do mundo. Será que é uma marca de luxo? Deixo esta pergunta para o leitor pensar, mas a verdade é que trimestre após trimestre a Apple tem vindo a mostrar resultados ótimos, uma boa taxa de crescimento e a orgulha-se da satisfação dos seus clientes.

É caro ser fã dos produtos da Apple?

Com cada produto anunciado, a Apple tenta passar a mensagem de que os seus produtos fazem parte de um certo estilo de vida e, por isso, são muito mais do que uma simples peça de tecnologia. Para aqueles familiarizados com a personalidade de Steve Jobs, esse sempre foi o seu pensamento. Muitos tentam copiar e inspirar-se nos seus produtos mas muitos poucos foram bem sucedidos ao fazê-lo.

Apesar de tudo, a Apple foi uma das marcas que nos últimos anos foi capaz de se segurar depois de ver baixar as vendas nas suas lojas. Ainda assim, os consumidores estão a voltar e dispostos a pagar um preço que muitos consideram ser premium.

Respondendo agora de forma objetiva à pergunta: cada um é que sabe o que é que é caro ou barato para si. Obviamente que comprar um MacBook Pro de 8 mil euros ou um iPhone que pode custar mais do que umas férias para uma família não está ao alcance de todos. Para além disso, cada um tem as suas preferências.

As pessoas são fãs da Apple porque gostam dos seus produtos. Gostando e estando disposto a pagar, cada indivíduo decide se vale a pena comprar um produto da marca da maçã. Como já foi mencionado acima, os produtos Apple não são propriamente aquilo que muitos classificam de barato mas, no final de contas, a escolha é de cada um. Pessoalmente, tento sempre encontrar um balanço entre preço e qualidade, que também existe na Apple.


Leia também:

Surpresa! A Apple apresentou os novos MacBook Pro 2018

Comentários

123

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lekko
    Lekko

    A qualidade paga se, e não existem produtos na concorrência com o memso nivel de perfeicao e qualidade de componentes que a Apple tem dai a justiça do preco. So compra quem quer

    1. Avatar de uss
      uss

      precisas de 1000 euros para fazer chamadas e ir ao facebook?

      1. Avatar de uss
        uss

        precisas de gastar*

        1. Avatar de Heldr
          Heldr

          Precisas de comprar um iPhone X para ter um iPhone?

          Comentário de quem não conhece a Apple.

          Todos os produtos Apple são bons não são só os topos de gama como noutras marcas.

          1. Avatar de Fred
            Fred

            O Tim diz que já chega, já está em sangue. Podes parar de chupar.

          2. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            Onde é que está o iPhone de 200€ que faz tudo o que um android de 200€ faz?

          3. Avatar de Alexandre
            Alexandre

            Reconheço qualidade mas não qualidade/preço… ao contrário de muitos eu identifico-me como Cliente da Apple e não fã, e exijo ser tratado como tal, pois são os clientes que sustentam a marca…fã é coisa de criançada!

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Consegues fazer um computador com Dual/triple boot (não pode usar o IOS) com 128Gb de Ram DDR4-2 e com um SSD de 4T, por menos de 2500 euros.
      O problema é que muito designer gráfico não conhece as capacidades do que usa, pois nunca as aprendeu, é mais fácil pagar 8000 euros por um computador que lhe faz o que precisa.

      1. Avatar de Heldr
        Heldr

        Não, não consegues, simplesmente não consegues.

        Não com aquela qualidade de SSD.

        Não com aquela qualidade de CPU, RAM, teclado, trackpad, monitor, GPU, bateria, exterior, dobradiças, etc. etc. etc.

        1. Avatar de JV
          JV

          Adoro estes comentários de fanboys que não percebem peva do assunto.

          1. Avatar de Heldr
            Heldr

            Não percebem pevea o quê.

            Vai ver os valores de leitura e escrita de SSDs Apple e depois diz qualquer coisa…

        2. Avatar de Anibal
          Anibal

          sim, se nao fosse as dobradiças…nunca iria conseguir fazer pagamentos online.

          1. Avatar de Heldr
            Heldr

            O único pagamento que vais fazer no teu Windows, vai ser em bitcoins para desbloqueares o cryptolocker.

            WannaCry?

        3. Avatar de Anibal
          Anibal

          a proposito de dobradiças.

          https://www.youtube.com/watch?v=AUaJ8pDlxi8

          “The horrible truth about Apple’s repeated engineering failures.”

          1. Avatar de Correia
            Correia

            para não falar nas famosas teclas “borboleta”

        4. Avatar de Balmer
          Balmer

          “Vai ver os valores de leitura e escrita de SSDs Apple e depois diz qualquer coisa…”

          Já foi visto, equialente ou sub-standard ao disponivel no mercado consumidor, só que com a “taxa Apple”

          Dito isso, não vejo qual é o problema aqui, pensei que o valor é por causa da licença para OSX. Isso devia ser a razão chave porque se compra um Mac.

        5. Avatar de Emanuel
          Emanuel

          Um SSD 960 NVMe Pro da Samsung bate os SSDs que a Apple usa…
          Os processadores são feitos pela Intel e são genéricos, não é por ser Apple que têm mais performance. Às vezes até o contrário, podes ver aqui, onde fazem upgrade do CPU de um iMac e acaba por ficar mais rápido que um iMac com exatamente o mesmo CPU: https://www.youtube.com/watch?v=knMM9dRwIH4&t=458s

          RAM também é genérica, e num PC até podes puxar para frequências acima de 3200Mhz

          GPU? Os GPUs dos Macs não são nada de especiais, e o macOS nem faz bom uso dos mesmos com a sua plataforma Metal. Tudo o que é 3D Rendering e etc funciona bem melhor em Windows/Linux com OpenGL/DirectX/Vulkan

          Bateria? Pfff, qualquer Surface ou Dell XPS ou Lenovo Thinkpad abate tudo.

          Enfim. Faz a pesquisa antes de vires falar por favor.

          1. Avatar de Emanuel Vitorino
            Emanuel Vitorino

            Mais me ajudas! Obrigado!

      2. Avatar de AqueleGajo
        AqueleGajo

        E porque não gastar 1300€ num macbook todos os anos? Ou 2600€ de dois em dois.
        Se algum deles tiver algum acidente é menos dinheiro que se perde de cada vez.

    3. Avatar de Correia
      Correia

      ninguém está a por em causa a qualidade, mas sim o lucro por item. Enquanto por exemplo a xiaomi coloca 1% a 2% de lucro num smartphone, a apple coloca uns 200%.

      1. Avatar de 365
        365

        Já pensaste qual o lucro das coisas que compras no dia a dia????

        Olha, agora com as festas de verão, bifana a 2€, cerveja a 1,5/2€. Custo? Pão a 0,10€, bifana antes de ir à grelha 0,30€, cerveja em lata a 0,40€. Não te incomodam estas margens???

        Se a Xiaomi cobra pouco, depois não se queixem-se que depois vá à falência.

        1. Avatar de Correia
          Correia

          a mim não me incomoda nada. São estratégias de mercado e cada um compra o que quer.

          1. Avatar de 365
            365

            parece que incomoda, estão sempre a reclamar do preço dos produtos da Apple… é necessário ter um bocado de noção de como funcionam as coisas. Se há alternativa ao Android bem que podem agradecer à Apple, pois todos os outros projectos de competir com a Google e o seu Android redundaram num enorme falhanço! Nem a toda poderosa Microsoft conseguiu competir e agora até já tem planos para lançar produtos com Android!

    4. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      MacBook Air (13-inch, Early 2014) com i5 e 8 ram sempre a bombar se rápido uso sempre a nível pessoal e vai durar no mínimo ate 2024. Uso a nível profissional Thinkpads mas após 2-3 anos ao fim de centenas de windows updates começam a soluçar. Qual o melhor investimento?? Todos nos sabemos. PS iPhone user.

      1. Avatar de Roberto Falcão
        Roberto Falcão

        Um Thinkpad de 2012 com 16Gb de RAM mete o teu MacBook de 2014 no bolso.
        Os Thinkpads são os portáteis mais robustos à face da terra.
        O teu Macbook provavelmente não te vai durar até 2024.
        Primeiro a Apple vai deixar de dar suporte ou então vão meter o teu portátil tão lento que vais querer comprar um novo com a desculpa que é para a bateria durar mais.
        Segundo porque o design de hardware da Apple é feito propositadamente para o teu portátil queimar passado uns anos.
        Os melhores engenheiros do mundo e as pessoas a trabalhar na estação espacial internacional e a NASA usam Thinkpads e nunca Macbooks.

        Cuidado com essas comparações de portáteis para ir ao facebook e fazer showofff da maça no starbucks com outras verdadeiras máquinas de guerra usadas no exercito americano e nas condições mais extremas do mundo.

        1. Avatar de 365
          365

          O problema da tua afirmação é, quem já trabalhou com ambos sabe que isso não é verdade 😉

          1. Avatar de Emanuel
            Emanuel

            Desculpa, mas não vale comparar os Thinkpads de gama baixa. Comparando qualquer Thinkpad topo de gama, sim, abate os Macbooks e duram bastante mais, seja em bateria ou mesmo durabilidade do portátil.

          2. Avatar de 365
            365

            Emanuel, define lá o que é um Thinkpad de topo?
            Tive um Thinkpad T420 e tive problemas com o ecrã, dobradiças e bateria. Na altura custaram cerca de 1500€, e o meu não foi o unico a ter problemas. Será que eram de gama baixa???
            Passado 1 ano e pouco troquei por um MBP e até hoje mudei-lhe RAM e disco, para ser mais rápido. Fora isso, zero problemas. Agora tem out uso, mas funciona bastante bem, e até foi mais barato que o Lenovo.

          3. Avatar de Emanuel
            Emanuel

            Acho bastante óbvio que não me refiro a modelos como o T420 (Chamas isto um thinkpad de topo? https://www.laptopmag.com/reviews/laptops/lenovo-thinkpad-t420) mas sim a modelos como o Thinkpad Carbon X1. Mas pronto, como quiseres, se preferes o MBP a escolha é tua, mas não me venhas dizer que um portátil da Apple vale o preço que tem e dura mais que um Thinkpad de topo.

          4. Avatar de 365
            365

            Então o Thinkpad Carbon X1 é o teu Thinkpad de topo… está bem então… Entre um e o outro venha o diabo e escolha. Basta pesquisar em foruns e ver as opiniões. Essa review que partilhaste vale o que vale…
            Eu não me referi ao T420 como Thinkpad de topo, referi-me como algo que conheço e daí ter perguntado o que são Thinkpads de topo. Se um Mac vale ou não vale o preço, cada um sabe de si. Eu prefiro dar um pouco mais e ter um MacBook Pro em vez de um Lenovo. E quando estive para comprar o novo MBP para trabalho ainda considerei o Dell XPS, mas até à data não estou arrependido, mais que não seja por ter o MacOS 😉

        2. Avatar de iDesparing
          iDesparing

          Uso Thinkpads a muitos anos e sei o que falo. Boas máquinas mas o Windows é q estraga.

          1. Avatar de 365
            365

            Boas máquinas… sim….
            dobradiças partidas, baterias que não duram o prometido e passado 1 ano de uso estão para substituir….

    5. Avatar de MárioM
      MárioM

      O mais importante muito marketing, muita publicidade, e qualaquer bosta passa a ser o melhor do mundo.
      A Apple é isso.

    6. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      “nivel de perfeicao e qualidade”

      Chamas ao teclado apanhar um cadito de pó e deixar de ficar funcional, “perfeição”? O Macbook Pro de 2016/2017 e o Macbook de 2016 tiveram bastantes problemas quanto ao design do teclado e à touchbar deixar de responder. Coisa que a Apple só reconheceu até agora à pouco tempo. São também dos portáteis que funcionam mais quentes do que qualquer outro, por causa da mania de quererem ser “silenciosos” e ligar a ventoinha ao último segundo, o que obriga o processador a fazer “thermal throttling”.

  2. Avatar de Baresi
    Baresi

    Eu acho que ser fã por si só não custa nada, ser consumidor sim… Esse é que paga a fatura e essa sempre foi cara, só piorou (para os consumidores), melhorou (para a Apple €/$) o que vale é que muitos já vão abrindo os olhos e as mentes, e fechando a carteira, porque bons produtos são sem dúvida mas valem os preços ridiculos e absurdos que pedem para o que oferecem? (VOU FRISAR EM LETRA GRANDE PARA NÃO FERIR SUSCETIBILIDADES… NA MINHA, REPITO NA MINHA OPINIÃO QUE VALE O QUE VALE…) nem pensar é um absurdo completamente ridiculo.
    Lógico que compra quer, seja porque motivo for mas respodendo a questão do titulo do artigo sim sem dúvida e tende cada vez ficar cada vez mais, enquanto a Apple estica a corda e gera lucros incrivéis e os consumidores compram muitos deles sabe-se lá como é o mais provavél, embora com o Iphone X as coisas não correram como esperado e tiveram um retrocesso óbvio dado o valo absurdo que saiu mas a ver vamos!

  3. Avatar de Jesus
    Jesus

    Tenho alguns produtos Apple (iPhone, MacBook, iPad) e nem gastei tanto assim por eles. iPhone SE (350€) há 2 anos, MacBook 13” 2012 (300) há 1 ano e iPad 8” (300€) há 5 anos (e ainda uso).
    Não são equipamentos recentes, mas desempenham bem a sua função é somente o iPad já não recebes updates.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É a lei do mercado. Se conseguem vender um smartphone por 1000€ porque motivo irão vender por 500€? A Apple vai esticando a corda para ver até onde consegue ir. Enquanto os consumidores pagarem aquilo que pedem, eles irão sempre aumentar o preço. Mais lucro, e mais dividendos para os accionistas.

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    Sim, acho que cada vez mais os preços estão a se tornar mais insustentáveis. Apesar de ter alguns produtos (iPhone, iWatch, AirPods, iPad, pencil) a verdade é que q concorrência já começa a oferecer produtos de valor, a preços inferiores..
    Relativamente aos MacBook Pro, acho os preços bastante elevados, já ando há uns 2 anos pra comprar um de 15”, mas simplesmente não consigo ter coragem para fazer tal investimento.
    Apesar de ser fã de todo o ecossistema, da qualidade, da integração e da usabilidade que os produtos oferecem, começo a ponderar em investir noutras marcas.
    A Xiaomi por exemplo, não sou utilizador nem nunca fui, mas parece-me fornecer um ecossistema “idêntico”. Talvez quando os produtos começarem a estar mais disponíveis em Portugal, pense em testar.

  6. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Acho que vocês não sabem o que “luxo” quer dizer.
    A vossa fasquia para “luxo” está demasiado baixa:
    99% dos que compram Apple não conseguiriam comprar nenhum produto de “luxo”.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Bem dito!

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tens de ir ver a definição de “luxo” no dicionário. Ser luxo não implica sequer ser extremamente (ou estúpidamente) caro como dás a entender… basta ser supérfluo, não essencial.

      1. Avatar de LR
        LR

        Sim, e não. Não deixas de ter razão, em parte. Ser supérfluo ou não essencial não significa luxo. Eu tenho várias guitarras, não preciso de todas, mas não considero nenhuma das que tenho como um luxo.
        Por outro lado, se só tiveres um carro, e for um Bugatti Veyron, não é considerado um artigo de luxo? (não, não tenho nenhum Bugatti…)

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Mas são um luxo. Há diversos “níveis” de luxo e “luxos” em diversos contextos, mas a definição de luxo é um conforto não essencial, supérfluo. És músico profissional? O teu dia a dia depende da guitarra? Então é luxo, na total definição de “luxo”. “Luxo” é algo tão banal que até dizemos coisas como dormir uma noite num hotel é “um luxo”, andar num carro com banco de couro “um luxo”, etc.

          O luxo que ele refere é o de ostentação… é o mesmo que referes com o Bugatti Veyron, é um artigo de luxo, mas o ter guitarras sem ter qualquer utilidade essencial para elas é igualmente um luxo. Não é por um ser tremendamente mais caro que o outro que as guitarras deixam de ser luxo.

          1. Avatar de LR
            LR

            Ok, como eu disse, não deixas de ter razão. Apenas há que diferenciar “artigo de luxo” e “dar-se ao luxo”.
            Resto de bom Domingo.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Mas é exactamente a mesma coisa… a única diferença é que um Bugatti ou um Ferrari são artigos de ostentação, além de luxo… as pessoas confundem um termo pelo o outro. E eu sei que não deixo de ter razão, o conceito de “luxo” não alterou de ontem para hoje…

    3. Avatar de Humberto
      Humberto

      Disseste tudo amigo

    4. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      A Apple tem todos os seus produtos no top dos mais caros, e isto quando não é mesmo o primeiro no top,se achas que isso não faz dela uma marca de luxo pelo menos por o valor pedido, acho que o teu conceito de luxo é que está um pouco desfasado.

      Agora se me disseres que não são produtos de luxo porque apesar de ser estupidamente caros, não oferecem nenhuma vantagem que justifique minimamente o valor pedido,ai concordo contigo.

      Podemos ver por exemplo as casas e carros de luxo,ai sim o valor que se paga trás um retorno a quase todos os níveis em relação aos mesmos bens de valor bem mais modesto porque efectivamente existem mais valias bastante significativas.

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    “Agora, paremos para pensar um segundo e vamos fazer uma conta muito simples. Um computador bem estimado consegue durar vários anos, ainda que possa necessitar de substituir algumas peças. Vamos assumir que compramos este MacBook Pro de topo tendo em mente que será um computador para durar 6 anos. Fazendo a divisão do preço por este número de anos verificamos que o computador irá custar 1344,285€ por ano.”

    Esse é o racional que faço quando monto desktops (cada vez mais raro): na altura de montar PC tento perceber até quando a configuração será viável (o meu PC anterior durou quase 10 anos, só tendo de trocar gráfica – por avaria – e comprar memória e SSD) sendo que divido o custo pelos anos/meses. Com o PC anterior foi algo como 20 euros por mês (250 euros por ano). Com a configuração actual (montado no inicio do ano) gastei sensivelmente o dobro do que havia gasto com o PC anterior, e espero que dure basicamente os mesmos 10 anos (mas neste vou ter alguns investimentos de uns milhares de euros à vez por necessitar de equipamento específico, mas que não conta para o custo do PC), pelo que espero ter um racional de 500 euros/ano (40 euros mês). E esta máquina bate aos pontos as specs de qualquer macbook pro mesmo com as opções no max (e ainda assim fica mais barato em 3 mil euros).

    Nos laptops é mais complicado porque não existe tanta facilidade de montar com as especificações exactas como se quer, com o equipamento tal qual se quer, pelo que acabo por chegar a um compromisso: compro o laptop com as specs mais essenciais para casos de urgência, pois praticamente em todo o lado terei acesso internet em que posso com uma sessão de vpn para o servidor chegar à workstation e usar esse “cavalo” para tratar de tudo o que é pesado… mas nem sempre é prático pelo que um portátil com 32gb, uma gráfica com pelo menos 8gb, disco mvne de pelo menos 1tb (mais 1tb de storage que não necessita ser ssd, e o resto tenho bastante storage externo de elevada performance se for preciso)… ora, há diversas opções e todas elas ligadas a gaming (se não precisasse da gráfica haveria outras opções mais baratas e não ligadas a gaming), pelo que lá tive de largar mais 4 mil euros…. A minha workstation e o meu laptop actual juntos custam somente mais mil euros do que a configuração referida e ambos batem aos pontos o macbook (único senão: chamar aquilo “portátil” é ser meigo, é um “monstro” de mais de 4kg… 17 polegadas de bicho).

    Concluindo: sim, é cada vez mais caro ser-se cliente da Apple (não fã, isso é irrelevante com custo zero) e cada vez paga-se mais a marca do que qualquer proveito (eu conto com cerca de 50%, pelo menos, do custo dos equipamentos Apple serem somente a marca… não é custo de R&D, não é custo de fabrico e assemblagem, é somente o branding e absolutamente mais nada). Haja dinheiro para gastar, pois se fosse somente por necessidade ou cabeça haveria opções mais baratas que igual proveito (bem, excepto se por alguma razão absurda tiverem de usar especificamente o MacOS e absolutamente mais nada, aí não há alternativa).

  8. Avatar de diogo
    diogo

    Olá Tomás,

    Que bom ver alguém novo a escrever no Pplware, ainda antes de ver o autor,o artigo cativou-me por ter um estilo de escrita diferente do que é normal neste site, pessoalmente gostei (mais corrido e menos formal).

    Devo apontar que este titulo de artigo dava para algo muito mais completo, estava à espera de ver uma analise da evolução dos preços dos topo de gama de Iphones, Macs, Ipads, ao longo dos anos. Talvez até comparar o ritmo de crescimento do preço em relação à inflação. Isto era algo que penso que ficava bem logo a seguir ao que escreveste que responde à questão “é caro ser fã da apple” mas não responde ao “é cada vez mais caro” que está no titulo.

    Bem vindo e que venham mais artigos! 😀

  9. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Não é mais caro ser fã dos produtos Apple hoje quando comparamos com qualquer data no passado. Ser CLIENTE Apple é que pode ser mais caro 🙂 .

    Eu sou um grande fã da Harley-Davidson mas não tenho nenhuma mota da marca 🙂 .

    1. Avatar de Fak
      Fak

      Lol. Eu já andei numa, so fazia barulho não andava nada, acho que a zundapp com 40 anos do meu pai acelera mais rápido e faz menos barulho…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Harley não é para quem quer andar depressa.

  10. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    Quando o dinheiro abunda nada é caro. Portanto quem tem dinheiro compra quem não tem não compra. A Apple não quer “qualquer um” com os seus produtos, só quer que uma elite os possa ter.

    1. Avatar de Fak
      Fak

      Os produtos Apple são destinados a qualquer um, a diferença – e isto acontece com todas as marcas, é que se vem que dá para aumentar o preço aumentam, não querem saber onde vais arranjar os trocos.
      é assim que funciona e sempre funcionou, aumenta-se o preço quando as vendas não são o necessário baixa-se.
      a margem de lucro, entre muitas outras coisas, tbm serve para aguentar a empresa dura te algum tempo em caso do produto se tornar um flop. Exemplo disso é um amigo meu, custa 35 cent fazer as carteiras, vende a 20€.
      Se fosses tu na posição de vendedor, desde que as pessoas comprem queres lá saber se o preço é alto ou não, o pessoal reclama como consumidor, mas sois 1 em milhões, se eu tenho 100 a pagar 30€, para que quero 150 a pagar 15? Preços mais baixos não necessariamente atraem clientes, aliás, quando vais à loja e vês uns jeans a 10€ se calhar até te perguntas o que haverá de errado com os jeans… Mas fazes isso com jeans de 50€? Aposto que não…
      E é mesmo isso que a Apple faz.

  11. Avatar de Ricardo Neto
    Ricardo Neto

    Sou atualmente um utilizador Apple. Usei android e Windows durante anos até começar a usar na faculdade macOS. Logo que consegui comprei um MacBook Pro, o melhor computador do mercado, não tenham dúvidas disto.

    Com algum esforço comprei um iPhone 8 e larguei o meu android, aí dei conta de como o android é lento e cheio de bugs e eu até tinha um smartphone jeitoso.

    Com a integração no sistema da Apple ganhei qualidade de utilização e esqueci o Windows. Na empresa onde trabalho temos uma política BYD e eu uso o meu Mac. Nunca mais precisei de Windows ou android e notei que esses são sistemas arcaicos para o que chamam de modernidade laboral.

    Se um dia tiverem oportunidade nem pensem duas vezes, deixem o Windows e o android e vão ver quão limitados estavam.

    1. Avatar de uss
      uss

      “deixem o Windows e o android e vão ver quão limitados estavam.”

      “android é lento e cheio de bugs e eu até tinha um smartphone jeitoso.”

      gosto de ver estes comentários e depois nem se quer dizem que smartphone android é que tinha. ou melhor dizendo. nunca experimentaram um com android puro

      1. Avatar de hommer
        hommer

        USS, essa foi bem metida… uma chapada de luva branda aos Apple fans…

        1. Avatar de Heldr
          Heldr

          Ganhaste! Juízo!

          1. Avatar de hommer
            hommer

            tu é que pelos vistos não ganhas nenhum….

      2. Avatar de Ricardo Neto
        Ricardo Neto

        Primeiro, não disse porque os fanáticos pela Samsung viriam logo endeusar a marca, não é má mas fica muito aquém da qualidade proporcionada pela Apple, tinha um S6 que comprei em meados de 2016.

        O teu comentário prova que o mercado android é uma porcaria com exceção dos stock rom . Também te dou razão.

      3. Avatar de Fak
        Fak

        Eu tenho Android puro e mesmo assim não acho nada de especial comparado com smartphones com bloatware…
        o meu não existe à venda em Portugal, mas conta com helius X20, 4GB ram e Mali T880, o que não está mal para um smartphone com quase 4 anos. O hardware ajuda muito, ainda me dá sensivelmente 70fps no jogo Mobile Legends, mas voltando ao assunto o Android não é nada de especial, sempre usei Android a minha vida toda, tive um G300 durante 5 anos, um galaxy A3 e agora um Apollo já à quase 4 anos… Antes disso tive telemóveis normais (a la 3310).

        Nunca usei iPhone mais que 30 mins mas o iPhone parece mais “profissional”.

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Trabalhas em design gráfico… são os únicos que podem dizer isso.
      Vai perguntar a um dos teus professores, porque é que tem 2 computadores que fazem 50 vezes mais do que teu Imac, onde faziam as coisas que vos apresentavam. Só na cadeira Apple Design é que usavas o IOS, porque é o mais eficaz… porque só tem 14 drivers no mundo. É só por isso que “funciona melhor”.
      O limitado é só por causa disso… num computador Windows podes precisar de aprender a configurar drivers para fazer o que precisas. Nos Imac isso está tudo feito, pois são de tal forma limitados os equipamentos que podes usar, que é tudo por default, pois só tem 1 ou 2 modos de operação.
      Deseja que nunca venhas a trabalhar numa empresa que use certo tipo de máquinas, em que o IOS não funciona, porque a Apple te diz que aquela Pointer de 250000 euros não serve e que deves pagar 7000 euros para imprimirem isso na China e te mandarem pelo correio… é que só em video editing e design gráfico é que não usas periféricos.

      1. Avatar de Ricardo Neto
        Ricardo Neto

        Por acaso acertaste porque trabalho para uma empresa farmacêutica e “desenho” todos os dias coisas fantásticas.

        Por acaso na faculdade os meus professores tinham dois computadores no laboratório, estranho é que faziam parte dos 30 iMacs disponíveis. E garanto-te que alguns, os mais antigos, eram muito bons comparados com algumas máquinas Windows com os mesmos anos que existiam noutros departamentos. Nem compares.

        Não é que não goste de Windows porque foi onde fiz muito trabalho, onde queimei muita pestana e joguei muito, mas macOS é mais fluido seja no trivial ou seja com hard work . O que vocês dizem é muito importante mostra como eu via este sistema e os produtos antes de os conhecer, era assim como vocês.

      2. Avatar de Emanuel Vitorino
        Emanuel Vitorino

        Qual é a mania que quase todos têm de chamar iOS ao macOS!?

    3. Avatar de PTdoNorte
      PTdoNorte

      esse é o heldr com outro nome, ele anda aqui disfarçado

      1. Avatar de Heldr
        Heldr

        Prova-o então.

        1. Avatar de Mario
      2. Avatar de Ricardo Neto
        Ricardo Neto

        Quem é o heldr? É teu familiar?

  12. Avatar de António Pinheiro
    António Pinheiro

    O que me irrita é que eu em Portugal para comprar um Macbook 15″ de entrada de gama tenho que pagar mais de €500 entre os valores cobrados na Apple USA e Apple Portugal.
    Indigno, Indecente, Indecoroso…

    1. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Apple USA, os preços que vês no site são sem impostos. Cada estado americano cobra impostos diferentes que são registados aquando da compra, daí veres a diferença. Na Europa também já há empresas a fazer isso, em que o IVA (e impostos sobre baterias ou outras especificidades) só é aplicado no momento anterior ao pagamento, pois depende do país do comprador.

      1. Avatar de António Pinheiro
        António Pinheiro

        Miguel Sousa, seja dou de barato esse argumento do Iva, mas, vamos redireccionar para Uk, qual a explicação para os cerca de trezentos euros a mais pelo mesmo produto?

        1. Avatar de 365
          365

          IVA a 20% e câmbio GBP – USD

  13. Avatar de hommer
    hommer

    como sou um gajo simples que não liga a luxos, logo a Apple não vê um chavo meu, pois não compro produtos deles… ahahahaha…

  14. Avatar de André
    André

    Tenho que dar os parabéns ao Tiago Santiago. Este foi um dos poucos artigos sobre a Apple publicados aqui no pplware que não tiveram fanatismo lá pelo meio.
    Além disso, está muito bem escrito e informa qualquer pessoa. Sim senhor! Parabéns!
    (Continua a escrever mais artigos, por favor)

  15. Avatar de Silva
    Silva

    Xiaomi e a sua Miui … bem melhor que o Iphone X / IOS …e por metade do preço ( isto para já …a ver daqui a uns tempos…se é que entendem…)

  16. Avatar de Hackintosh
    Hackintosh

    Ainda venho adicionar um comentário ao que já foi dito.
    Há dois anos atrás, comprei um ultrabook da ASUS o qual me deixou super satisfeito.
    i7 6500, 12gb de RAM e 256Gb SSD, uma gráfica Intel e todos as portas habituais.
    A primeira coisa que fiz foi desinstalar Windows e instalar Linux. Excelente manobra. Sempre me deixou super satisfeito.
    Contudo, admito que sempre tive curiosidade em experimentar o SO da Apple.
    O que é que fiz? Com a ajuda de algumas pessoas e alguma paciência, consegui instalar Mac Os no meu portátil.
    Admito, não foi fácil, mas foi uma aventura que se mostrou merecedora. O sistema realmente está bem optimizado e é de uma grande estabilidade. As aplicações disponíveis na APP Store são óptimas ferramentas para realizar qualquer tarefa que precisemos
    Contudo, não sei se estaria disposto a pagar 2000/2500 euros por um MacBook com as mesmas especificações do meu portátil (que me custou dentro dos 1000€).
    Resumindo e concluindo, quem puder, compre, pois realmente o SO é muito bom.
    Agora, pagar um preço premium por um equipamento que não vale o preço, isso já não concordo… Prefiro aventurar-me e enveredar por caminhos alternativos

    1. Avatar de Heldr
      Heldr

      Com as mesmas específicacoes?

      LOL!

      Vê-se logo que sabes o que estás a falar…

      1. Avatar de JV
        JV

        Tu é que sabes…

      2. Avatar de Hackintosh
        Hackintosh

        Ora bem, como pelos vistos eu não sei do que falo, então deixo-te aqui dois links para tu tirares as tuas próprias conclusões.
        Olha para as características dos dois, e depois pensa.

        https://www.techadvisor.co.uk/review/laptops/asus-zenbook-ux303u-review-3632053/
        Preço em libras: £899
        Conversão em Euro:€ 1,017.79

        https://www.apple.com/pt/shop/buy-mac/macbook-pro

        Vê se encontras algum com 12GB de RAM e i7 de 6a geração.
        Não vi nenhum…
        O mais parecido:
        Touch Bar e Touch ID
        Processador a 2,3 GHz
        256 GB de armazenamento
        Processador Intel Core i5 quad-core a 2,3 GHz de 8.ª geração
        Turbo Boost até 3,8 GHz
        Intel Iris Plus Graphics 655
        8 GB de memória LPDDR3 a 2133 MHz
        256 GB de armazenamento SSD1
        Ecrã Retina com True Tone
        Touch Bar e Touch ID
        Quatro portas Thunderbolt 3

        1. Avatar de 365
          365

          Só por curiosidade, fizeste contas às horas que perdeste a fazer o hackintoch? Presumo que o teu tempo hora tenha um valor… tirando a carolice da coisa, compensou?

          1. Avatar de Hackintosh
            Hackintosh

            365
            Sim compensou.
            Porque? Porque aprendi um pouco mais acerca de sistemas operativos, como encontrar e resolver problemas/conflitos que possam existir, e além disso: ao fim e ao cabo, o computador é meu, como tal, eu deveria ser livre para optar por qual sistema operativo eu quero instalado no mesmo.
            Eu não deveria ter que pagar mais não sei quanto dinheiro apenas para ter um sistema operativo exclusivo. Para mim não tem lógica, pagar excessos
            Porque tu quando compras um computador, quer queiras quer não, tás sempre a pagar o SO que vem instalado.
            Mas e se eu não quiser aquele SO?
            Tenho que me sujeitar a ele o resto do tempo?!?!
            Esse tipo de pensamento não cabe na minha cabeça.
            O dinheiro é meu, e eu decido onde fazer o investimento
            Como já tinha referido, eu pago pelos componentes sólidos, mas no que se trata a software, eu escolho o que quero usar.

          2. Avatar de 365
            365

            @ Hackintosh, quando compras um carro também reclamas o direito de fazeres o que queres dele durante o periodo de garantia? Também achas que podes alterar a centralina e depois se há problemas achas que podes ir à marca reclamar sem consequencias? Segundo a tua teoria estás a comprar hardware… o software que vem junto com o carro tu é que escolhes…. LOL

            Não percebo porque com um computador possa ser diferente. A Apple vende os seus produtos com um sistema operativo, existem regras, e quem quer compra, quem não quer, a escolha é imensa. Quando compras um computador não estás só a comprar o hardware. Não sei onde foste buscar essa ideia mas está errada. Vai lá ler os termos e condições para ver se entendes melhor onde estás a gastar o dinheiro 😉

  17. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Tendo em conta os preços, optava pelo DELL XPS 15, que penso ser da mesma gama…
    DELL XPS 15 9570 i9-8950HK 32GB 1TB M2 SSD GTX 1050TI 4K TOUCH 15.6″ W10P 3Y NBD, apesar de só vir com 1TB de armazenamento, ao contrário do macbook pro com 4TB… mas de 3000€ para 6000 ainda vai uma grande diferença…

      1. Avatar de Otuoc
        Otuoc

        Claro que é.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Não é porque?

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se comparares com o mesmo armazenamento (1TB) a diferença é menor (+- 1600€)
      Dell – £2,279.00
      Macbook Pro – £3,689.00

  18. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    nem um centimo em tudo que vier com a marca da Maçã

    1. Avatar de Heldr
      Heldr

      Então não eras tu que te queixava-se do teu iPad?

  19. Avatar de Sonicreducer
    Sonicreducer

    E agora venho eu tipo ave rara.. 5 anos depois com Samsung ultrabook série 9 , i7 8 GB de RAM 256gb de SSD( na altura em que a Apple trazia discos de 5400rpm ) e Windows 7 depois 8 depois 8.1 e agora 10.. na latest build .. guess what funciona e leve satisfaz as minhas necessidades corente bateria impecável e rapido.. parece que afinal não é só a Apple que sabe fazer equipamento.. e sim não me entendo com Mac os . Mas como disse devo ser uma ave rara que não consegue ver as vantagens. E também conheço pessoal da fotografia e do vídeo que usa Windows.. afinal o Photoshop também funciona em Windows e o after effects tambem.. mas é mais giro ter uma mac 😉

  20. Avatar de Ricardo Ramos
    Ricardo Ramos

    Apple? Nem dado quanto mais comprado!

  21. Avatar de historia
    historia

    bom artigo.em si alguns produtos da apple se fomos a ver em si é um luxo outros já não.mas ha outras marcas de luxo huawei e outra chinesa.mas acho que o que importa é o dinheiro que se gasta e se utiliza se ou nao.

  22. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Ainda estou para perceber por que raio se fazem portáteis sem a numeração à direita incluída, visto ser parvo usar os números acima.
    Outra coisa, gastar rios de dinheiro simplesmente para o pc correr tudo mais rápido é ridículo, se leva 18 horas a renderizar algo, só um toto vai gastar uns milhares a mais para passar para metade do tempo. Se passasse de 18 para 1 hora, aceito, agora o resto…
    A cena das marcas é com a parvoíce da clubíce, quanto a malta mete na cabeça que é bom, até pode ser horrível, mas vêm como perfeito.

    1. Avatar de 365
      365

      Espaço. Ignorância minha mas não conheço portáteis com ecrã de 13 e teclado numérico à direita. Nem todos necessitam do teclado numérico…. logo não é nada parvo esse conceito.
      Quanto ao tempo que leva vs custo, cada um sabe de si.

      1. Avatar de Justiceiro
        Justiceiro

        Portáteis com ecrãs de até 14″ deviam ser banidos. Só 15 a 17″. Para 11 ou 13″ para mim chama-se tablet. Tal como um telemóvel com ecrã igual ou superior a 5″ é um phablet, para ser telemóvel o máximo são 4,5″, aliás, 5″ nem dá jeito segurar quanto mais ou 5,5″ que o mercado quer impôr.

        1. Avatar de 365
          365

          LOLOLOL

          Palavras para quê… obrigado por me fazeres rir tanto nesta 2ª Feira

          Escrito dum tablet MacBook Pro 13, a minha ferramenta de trabalho no dia a dia e o ganha pão cá de casa

  23. Avatar de Heldr
    Heldr

    Olha esta, parece que o Tim Cook vos apontou uma pistola à cabeça para comprar Apple.

    A Apple é tão má, que basta entrar num escritório de empresas ligadas à engenharia informática tanto em Londres como basta dar uma volta por Silicon Valley para parecer que entramos numa loja Apple.

    Mas afinal, a secção de comentários do pplware tem mais gente que percebe do assunto!

    1. Avatar de hommer
      hommer

      fujam anda ai o bobo da corte da apple…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se for empresas de design, comunicação, webdesign, produção de conteúdos, sim a maioria utiliza Apple.

      Empresas ligadas à engenharia informática (no UK) posso-te garantir que não é assim como dizes. O facto de trabalhar por cá posso falar por conhecimento próprio. Onde trabalho temos 0 Apple devices e conheço dezenas de empresas em que o numero de Apple devices é nulo ou reduzido

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        0 por aqui, e nas do grupo. Além disso, não é muito bem visto quem tem… quem tem não precisam de aumento…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Essa do aumento não tem lógica nenhuma.
          Ganhem 500 ou 5000 é completamente indiferente, quem paga o equipamento de trabalho é a empresa, não o funcionário.

    3. Avatar de Ricardo C.
      Ricardo C.

      uuii não me digas que também sabes o que é “engenharia informática”?
      Génio! 😉

      Se entres numa empresa e pensas que é uma loja é porque só la estás mesmo para passear, porque se trabalhasses ao mesmo ritmo que dizes porcaria eras o CEO-mor de Silicon Valley!

      1. Avatar de Emanuel Vitorino
        Emanuel Vitorino

        Aí, que está doeu!! Ahaaahahahahahahah! Boa!

  24. Avatar de Miguel
    Miguel

    cresci com windows mas em 2009 troquei para mac. porque ? simplesmente porque o SO windows estava a piorar e o design macbook era mais atractivo. nunca na minha vida tinha tocado num mac nem usado o macOS. na altura comprei o modelo topo de gama de 15″ que andava por volta de 2K (2,66 GHz Intel Core 2 Duo, NVIDIA GeForce 9600M GT + NVIDIA GeForce 9400M). actualmente o modelo mais “barato” custa 2,9K.
    o que é certo é que ao fim de 9 anos o meu mac ainda trabalha, relativamente bem. eu sou fotografo o todo o trabalho que faço é neste mesmo mac, mas claro que a performance ja não é igual e por isso é que ate ao fim deste ano irei mudar para um dell XPS 15 9570 simplesmente por uma questão de preço.

    por tanto, respondendo a pergunta, sim acho que desde que o steve jobs morreu que a apple anda doida com os preços.acho que ja deixou de ser a velha historia de que a qualidade paga-se.

  25. Avatar de Otuoc
    Otuoc

    Apple = Marketing
    Preço não é sinónimo de qualidade ou “real valor” do produto. O referido “real valor” é atribuído pelo consumidor.
    Ex:
    Produto Apple €5000
    Casaco Prada €4200

    1. Avatar de Filipe Martins
      Filipe Martins

      +1

  26. Avatar de TV
    TV

    o artigo está bem interessante e muitos dos comentários refletem uma questão também interessante: nem todos tem perfil para serem clientes Apple. O cliente Apple valoriza a qualidade de construção, o design, a diferenciação e a pertença a um grupo que valoriza essas características. Quem não percebe estas questões, desde sempre intrínsecas à Apple, ou ainda quem não pode comprar, fica de fora, muitas vezes ressentido, disparando características técnicas e eventuais relação custo/benefício mais interessantes

  27. Avatar de pia
    pia

    Quanto mais caro, mais sou fã da Apple. Assim, dificulta os plebeus a comprarem os produtos.
    Deixem-los se divertirem a criarem distro linux com a cara da Apple… eOS…

  28. Avatar de G
    G

    Estamos a falar de uma empresa que leva no minimo 1500 euros para ter 8 gigas de ram um ssd de 128 gb e um processador dual core que é só um absurdo, depois são os problemas das temperaturas porque um macbook pro só liga as as ventoinhas quando já esta quase a 90 graus, portanto quem trabalhe com programas intensivos no macbook passado dois ou três anos aquilo já está fritadinho, depois sao os recentes problemas com o teclado isto tudo numa empresa que leva 1500 euros por um dual core e ainda existem pessoas que defendem.

  29. Avatar de Crow-
    Crow-

    Continua-se a falar da Apple, mas o “problema” é global.
    É mais evidente no caso da Apple porque praticamnete só vende produtos High End, cotados com preços bem altos. Mas se virmos bem, a Samsung e até a Huawei já vendem os seus smarphones top de gama a mais de 900€. Depois vejam bem os preços do Microsoft Surface Book 2, entre tantos outros exemplos.

  30. Avatar de JHGouveia
    JHGouveia

    A meu ver, cada um gasta seu suado dinheirinho como quiser. Não tenho nada contra Apple mas a esse preços eu fico de fora, pois tenho certeza que tudo que fores fazer num Apple poderei fazer em outra marca.

  31. Avatar de Sandro Franco
    Sandro Franco

    Os preços são absurdos. Para fazer um investimento de 3500/ 4000€ num MacBook Pro teria de ter, decerto, e a meu ver uma actividade profissional altamente rentável de modo a justificá-lo. E ressalve-se que, para dar esse valor por MacBook ou iMac (o iMac Pro é outro “planeta” e isso também não é necessariamente bom) também há que ter assistência técnica (On-Site de preferência) durante a garantia de 2 anos, pelo menos.

    Pode-se afirmar que o macOS é mais estável e aperfeiçoado para trabalhos que envolvam multimédia, fotografia, animação etc. Mas por exemplo, se a minha empresa tivesse de depender de Macs (numa espécie de inversão de papéis Apple-Microsoft), qualquer um, para os projectos CAD (moldes para plásticos no meu caso), custariam o preço de uma pequena casa? Ah, mas não existem programas CAD ao nível de Catia, Unigraphics, TopSolid ou Cimatron para macOS. Verdade, e por alguma razão, aliás por centenas de razões…

    É certo que, no meu caso, ainda existe uma ligação ou habituação se quisermos a determinados conteúdos Apple que me fazem ainda, escolher o iPhone e o iOS: a comodidade do iTunes e iBooks, algumas apps de fotografia que ainda só existem para iOS- porém, os valores absurdos que pedem por um telemóvel começa a ser muito embaraçoso a continuidade no sistema por muito bom que seja.

    Resumindo:

    Os novos MacBook Pro são caros, mesmo sem uma placa gráfica mediana? Estupidamente.

    Existem mais marcas no mercado que parecem querer fazer o mesmo? Parece que sim.

    A Microsoft pede mais de 3000€ por um portátil com 16 Gb de RAM, um core i7, a gráfica Intel 655 e um SSD de 1 TB…

    Deverão ser mui poucos os profissionais que precisem de um portátil ou All-in-One ou torre-PC no topo das opções, a gastar uma fortuna e com ainda menos hipóteses de updates.

  32. Avatar de Vitor
    Vitor

    lol, há tanto odio neste forum, mas é hilariante de se ler…

  33. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Vocês são todos uma cambada de tristes:
    O pplware mostra-vos um pano vermelho e vocês, tal toiros enraivecidos, Apple vs Resto-do-mundo, andam à mocada até se matarem de exaustão.
    Não percebem que do lado de fora da arena está o público a ver a vossa triste performance.
    E sabem que mais, nunca ninguém consegue convencer o outro que o seu lado está certo ou é o melhor…

  34. Avatar de EXDRUBAL
    EXDRUBAL

    roubar é com uma pistola, ja vi computadores muito, mas MUITOOOOOOO melhores e mais BARATOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.