Quer ter o seu correio em formato digital? Adira ao viaCTT… É grátis

40 Comentários

A ViaCTT é uma Caixa Postal Eletrónica segura e fiável, disponível num portal seguro, que permite a receção do correio em formato digital. Este serviço funciona como sistema de notificações do Fisco e é obrigatório desde 2012 para os contribuintes independentes e também empresas.

Hoje ensinamos como podem aderir facilmente ao serviço ViaCTT e assim evitar coimas.


Ontem informamos aqui que Autoridade Tributária (AT) está a emitir cartas com coimas para os contribuintes que não aderiram ao serviço ViaCTT. A Autoridade Tributária já admitiu que >pode haver dispensa do pagamento da multa caso a inscrição seja regularizada e se comprove um “diminuto grau de culpa”. As multas podem ir dos 50 euros, aos 250 euros.

Para que no futuro não venha a receber uma coima, hoje ensinamos como podem aderir ao serviço  via CTT.

 

O que é a viaCTT?

Complementar à caixa postal física (correio tradicional), permite a receção do correio em formato digital, remetido pelas entidades emissoras aderentes à ViaCTT, desde que autorizadas pelo titular da caixa.A ViaCTT não tem qualquer custo para os destinatários. Tal como no correio tradicional os custos são suportados pelos entidades emissoras do correio. Cada pessoa individual ou coletiva pode ter uma caixa postal electrónica ViaCTT, durante toda a vida ou existência jurídica.

Os CTT são os consolidadores deste correio eletrónico, tendo a responsabilidade de ligação entre as entidades emissoras e os destinatários, assumindo, no mundo eletrónico, o mesmo papel que no correio tradicional.

Principais característica do serviço via CTT:
  • A ViaCTT é fiável e garante privacidade
  • A ViaCTT permite a liberdade de escolha
  • A ViaCTT é segura
  • A ViaCTT tem valor legal
  • A ViaCTT é gratuita
  • A ViaCTT está sempre acessível

 

Como aderir?

A adesão ao serviço pode ser efetuada de três modos distintos:

Registo no site 

Registe-se no site ViaCTT em “Adira Já” e depois envie os documentos de identificação pessoal indicados no registo para o serviço ViaCTT. Só após a validação da sua documentação pessoal, a sua caixa ficará ativa, o qual ser-lhe-á confirmado através de um alerta enviado para o endereço de email indicado no registo.

Para saber com detalhe os documentos a enviar e como enviar, clique aqui.

Estação de Correios

Dirija-se a uma Estação de Correios, identifique-se presencialmente e receberá um Código Temporário de Utilizador. Aceda ao site do serviço e introduza o Código Temporário de Utilizador em “Acesso”. A sua caixa ficará ativa.

Portal das Finanças

A adesão efetuada por este modo garante automaticamente a identificação pessoal do titular da caixa (seja pessoa particular ou pessoa coletiva), não sendo necessário qualquer identificação adicional.

 

Como aceder à Caixa Postal?

O acesso é realizado através do próprio site do serviço na zona lateral direita. A autenticação pode ser realizada com as credenciais criadas anteriormente, aquando da adesão, ou com usando o Cartão de Cidadão.

Depois de acederem as funcionalidades são semelhantes à de um serviço de e-mail tradicional. Além do acesso ao correio, é possível saber que entidades temos subscritas, podemos subscrever novas entidades (ver aqui lista de entidades), partilhar documentos, gerir alertas, etc.

Num próximo tutorial iremos explorar todas as funcionalidades permitidas por este serviço.

O serviço disponibiliza ainda apps para Android e para o iOS, como o objetivo do facilitar ainda mais a interação do utilizador com este serviço. Como referimos, a adesão a este serviço é totalmente gratuita para o utilizador final. Tal como no correio tradicional os custos são suportados pelos entidades emissoras do correio.

Cada pessoa individual ou coletiva pode ter uma caixa postal electrónica, durante toda a vida ou existência jurídica.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Uso a nível pessoal e empresarial. Não tem atualmente interesse.
    NÃO RECOMENDO
    Praticamente nenhuma instituição privada a usa

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      De facto, as entidades privadas só o usam para receber o correio das finanças porque as finanças obrigam a aderir a este serviço… De resto, é mais uma m3rdice para chatear. Quando terminar a «concessão» este serviço devia voltar para o portal das finanças que está muito bom!

    2. Avatar de DF
      DF

      Mais uma medida socratiana, a trabalhar para a reforma

      1. Avatar de DF
        DF

        Simples do artolas, só veio complicar. Num suposto estado de direito há muita coisa imposta!!!

  2. Avatar de Tuition
    Tuition

    Poucas entidades usam, outras mesmo depois de indicado, continuam a ignorar, mesmo estando presentes. Basicamente serve as finanças e uma ou outra. Deviam acelerar e aplicar o simplex, para a “morada única digital”

  3. Avatar de jose
    jose

    Todo o correio é “digita”l? Ou poderá haver algum tipo de correio em papel que depois os CTT convertem em via-digital?

    1. Avatar de André
      André

      Tudo é pelo meio tradicional exceto as poucas empresas que aderiram a este serviço. Ou seja, no fundo, praticamente só as notificações das finanças é que te vão lá parar, o resto vai tudo por correio normal.

      Portanto se a tua dúvida era se em vez de enviarem o correio da forma tradicional o digitalizavam e enviavam pelo Via CTT, isso não acontece.

  4. Avatar de Ricardo Neto
    Ricardo Neto

    Não vale nada mas todos estamos a ser obrigados a ter. Isso não tenham dúvidas que as finanças nos obrigarão a usar para tudo.

  5. Avatar de DoContra
    DoContra

    Embora tenha uma conta há muito, raramente a utilizo. Navegação lenta e demasiado confusa.

  6. Avatar de Joao
    Joao

    lol? mas sou obrigado a ter um servico que nao preciso? os ctts andam maus e nos é que temos que suportar akela bosta de empresa?
    se me kerem contactar por email é so ter um campo obrigatorio no portal das financas de email e mais nada.
    agora ter mais um conta so pq os parolos do governo querem arranjar mais um taxo?
    gratis ou nao gratis a obrigatoriadade é ou devia ser ilegal. voltamos ao tempo em que eramos obrigados a ter a pt e nao tinhamos hipotese de escolha? velhos habitos…

    1. Avatar de Luis
      Luis

      é como a taxa do AudioVisual. pagas mesmo que nao uses. mesmo que nem tenhas tv! mesmo que a tv nao chegue a todos os locais.. mas pagas! e ate pagas 2 vezes. qd compras pacotes de canais, os da RTP ja estao incluidos na factura. mas voltas a pagar uma vez mais na conta da luz.
      tens rede electrica?entao pagas! e nao bufas! para que? para contribuir para a vida avastada de alguns..

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Irónico é que depois de pagar a contribuição audiovisual (para mim é mais um imposto, só mudaram o nome) ainda pagas IVA da própria contribuição.
        Ou seja, aqui em Portugal pagamos imposto de um imposto!

        1. Avatar de Joao
          Joao

          e ninguem faz nada? estes advogados da treta em tugolandia andam todos a dormir? ainda estamos na EU, é mandar processos para la.
          alguem sabe o que um mero trabalhador, pagador de impostos pode fazer para nao ser enrab*** pelo estado e no final ainda dizer obrigado?

        2. Avatar de Napoleon Bonaparte
          Napoleon Bonaparte

          Nada de novo.
          Há anos que pagamos o IVA sobre o ISV quando compramos um veículo automóvel… Ou nunca tinham ouvido falar nisso?!
          Os nossos governantes podem ser fraquinhos em termos económicos, mentirosos em termos de cumprimento de promessas ou corruptos para aqueles que só pensam em orientarem-se. Mas que têm ideias para faturar, lá isso têm! Uns teimosos, outros engenhosos, ou outros habilidosos, cada um com as suas variedades, deixam-nos na palha!

      2. Avatar de Reina1972
        Reina1972

        Estou plenamente de acordo, pago 2 vezes a contribuição audiovisual só pelo simples facto de ter 2 leituras da eletricidade em duas moradas diferentes,quer dizer que pago 3 vezes a contribuição audiovisual porque cá em casa tenho um serviço tvcabo contratado.pouca vergonha,e anda um homem a trabalhar para manter a geringonça que tem um poço sem fundo que nem mesmo a própria luz escapa.

  7. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Um serviço de uma empresa privada , que não devia ter acesso aos dados pessoas dos cidadãos , e não é gratuito pois para aceder a tal serviço tem que pagar a um operador de telecomunicações o acesso a Internet , pois as redes publicas ” wifi” não garantem a segurança dos dados dos cidadãos .

    Não entendo num pais democrático , o estado não ter os seus próprios correios para distribuição de correio estatal , expondo os dados dos cidadãos a empresas privadas .

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      O serviço foi criado enquanto os CTT estavam na alçada do Estado, e a lei que torna a sua utilização obrigatória também. Agora embora tenha criado uma conta à anos nunca lhe dei uso, porque não há entidades que a usam.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        se o paradigma mudou, a lei tem que mudar…a evolucao dos acontecimentos assim o obriga…mandar multas ca pra fora sabem fazer…corrigir problemas que eles proprios criaram isso ja é outra coisa….

  8. Avatar de Gonçalo Santos
    Gonçalo Santos

    “Registe-se no site ViaCTT em “Adira Já” e depois envie os documentos de identificação pessoal indicados no registo para o serviço ViaCTT”… Isyo é é ilegal, fazer cópia dos documentos de identificação pessoal?

    1. Avatar de Rui RM
      Rui RM

      se o registo for feito a partir do portal das finanças não é preciso enviar nada.. em 2 minutos fica tudo feito

      1. Avatar de Joao
        Joao

        o que a tua resposta tem a ver com a do goncalo santos? ele esta a referir a akele forma especifica de registar.

        1. Avatar de Rui RM
          Rui RM

          mania de complicar.. se existe uma forma de o fazer sem ter de enviar nada.. para quê complicar. e assim já não é preciso estar a discutir se é legal ou não mandar as cópias (que tanto quanto sei não é ilegal se for com o consentimento da pessoa em questão)

          1. Avatar de Joao
            Joao

            quem complicou foram eles em dar 3 formas de registar….todas elas tem que ser legais.

  9. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Segura e fiável? Hehe. Nem sei como é que ainda não fechou. Tem resistido.

  10. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Isto é obrigatório para toda a gente?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      parece que sim…nunca me ri tanto…com a palhacada deste governo…
      votar em branco aqui vou eu…..

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        ” De forma imparcial digo ”
        Qual foi o governo que vendeu os correios ?

      2. Avatar de Respeito
        Respeito

        O que ganhas com o voto em branco?

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      no primeiro paragrafo diz para quem é obrigatório “Fisco e é obrigatório desde 2012 para os contribuintes independentes e também empresas.”

  11. Avatar de Cristóvão N
    Cristóvão N

    Mais uma grande treta que apenas serve como sugadouro de dinheiro dos contribuintes. Ainda por cima é obrigatório para empresas…

  12. Avatar de ----
    —-

    Isto pelo que li é apenas obrigatório para :
    Os sujeitos passivos de IRC (empresas, entidades públicas, IPSS e associações);
    Os sujeitos passivos enquadrados no regime normal de IVA (que entreguem a declaração periódica de IVA, mensal ou trimestralmente).

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu tenho o meu email pessoal fiabilizado e nunca tive problemas.

  14. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Todos os contribuintes com atividade profissional liberal, Empresários em Nome Individual e Empresas são obrigadas a ter uma caixa postal no serviço VIACTT.
    Estão agora a serem enviadas notificação pela AT com coimas e não são pequenas.
    Atenção… é uma palhaçada e este governo entro nela!

  15. Avatar de Zé

    Qual a diferença entre isto e um email?

    Não bastava pedir para indicar um endereço de email com a indicação que as comunicações para aí feitas teriam valor legal?

    Isto é o mesmo que eu ter uma caixa de correio à porta e obrigarem-me a ter um apartado, só porque lhe apetecem.

  16. Avatar de Márcio
    Márcio

    O serviço seria útil se englobasse pequenas coisas como envio de registo de cartas por exemplo.
    Para aquilo que permite fazer atualmente, não serve para nada.
    Até às comunicações das finanças recebemos por e-mail.

  17. Avatar de Filipe
    Filipe

    É vergonhoso o estado obrigar os seus contribuintes a ter um registo em VIAVCTT e por sua vez partilhar todo o tipo de informação a uma empresa privada!!! O correio ou alertas deveriam continuar a ser recebidas nas contas de mail “pessoais” ou por nós mencionadas como já era anteriormente. Além de mais o Site atribui e obriga a ter um número de acesso que não pode ser alterado.

  18. Avatar de Agostinho Teixeira
    Agostinho Teixeira

    Esclareçam-me uma coisa… Para pessoas como eu que trabalho por conta de outrem, ou o caso do meu pai que é reformado e a minha mãe que é Doméstica, também somos obrigados a fazer isso? Ou é apenas para empresas (incluindo empresas em nome individual)?

  19. Avatar de Paulo
    Paulo

    Já não sou profissional liberal. Ainda tenho esta conta.
    Serve para receber os avisos do IMI.
    De resto … não tem utilidade.
    Um ponto que não vi referido nos comentários: se essa coisa da morada digital (seja lá isso o que for) avançar mesmo, vai servir para quê? E para quem? Só podemos ter uma conta de email?
    Num organismo público? Ou numa empresa pública? É para vender aos chineses assim que a adesão passar dos 2/3 do possível?
    Ou o plano é competir com a cloud da MS ou da Google? Deixa adivinhar: vem aí o renascimento do CaixaMágica 🙂 🙂 🙂

  20. Avatar de Nokas
    Nokas

    Um exemplo do que não se deve fazer com a tecnologia. Ou seja, não serve para nada de jeito, só complica.