Microsoft vai matar a Ferramenta de Recorte do Windows 10 em breve

76 Comentários

As muitas ferramentas do Windows 10 fazem deste sistema uma solução perfeita para a maioria dos utilizadores. A Microsoft tem procurado melhorá-las e a cada nova atualização surgem novidades.

O resultado é que muitas vezes algumas dessas aplicações têm de desaparecer e ser substituídas por outras melhores e mais desenvolvidas. É isso que vai acontecer com a Ferramenta de Recorte que vai desaparecer do Windows 10.

Ferramenta de Recorte Windows 10 Redstone 5 Screen Sketch Microsoft

Foi com a chegada da mais recente build do Windows 10, do programa Insiders que a Microsoft deu a conhecer o futuro da Ferramenta de Recorte. Esta é uma app que muitos usam para captar imagens do ecrã, mas que infelizmente irá desaparecer.

O fim conhecido da Ferramenta de Recorte do Windows 10

Nesta nova build a Ferramenta de Recorte do Windows 10 está já a notificar os utilizadores que em breve irá desaparecer, encaminhando-os para o Screen Sketch, a alternativa que a Microsoft tem já em desenvolvimento.

Esta nova ferramenta é a evolução natural da Ferramenta de Recorte do Windows 10 e mostra os desenvolvimentos feitos e o que será uma aplicação madura para captar imagens neste sistema operativo.

Ferramenta de Recorte Windows 10 Redstone 5 Screen Sketch

O fim da Ferramenta de Recorte ainda demora a chegar

Apesar desta notificação da Ferramenta de Recorte do Windows 10, a verdade é que a Microsoft ainda não tem uma data para o seu fim. Sabe-se no entanto que não deverá acontecer em breve e requererá ainda alguma alguns desenvolvimentos Screen Sketch.

A Microsoft confirmou que a Ferramenta de Recorte ainda não desaparecerá na próxima grande atualização Redstone 5. Dona Sarkar referiu que há ainda muito trabalho a ser feito e melhorias no Screen Sketch.

As diferenças entre a Ferramenta de Recorte e o Screen Sketch são muitas. Para além da captura de imagens, o Screen Sketch permite que se usem canetas e até o rato para adicionar notas e destaques às imagens captadas. Resta agora que a Microsoft a desenvolva e que a substituta de vez a Ferramenta de Recorte.

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Que deficiência por parte da Microsoft. Porquê remover? Não podem estar as duas ferramentas disponíveis? Mais uma vez somos obrigados a usar ferramentas que não queremos.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Deficiência porquê? Uma ferramenta da Microsoft que até nem nos lembramos dela, por ser tão limitada.

      1. Avatar de Pedro Araújo
        Pedro Araújo

        Fala por ti. a tua realidade não é a realidade de todos.
        Eu uso. e conheço muitas pessoas que usam para tirar prints de erros ou melhor identificar algo que está a ver no ecrã.
        É leve, e simples de usar. A outra ainda não experimentei.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Eu também a uso em ambiente de trabalho… Muito mais fácil de usar que tirar screenshoot e depois editar no paint.

          1. Avatar de okapi
            okapi

            Então é porque não conheces as outras bem mais fáceis e completas, se fosse assim tão boa não era o fim dela.

          2. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Eu também uso muito. Posso usar outra ferramenta mas preocupa-me se a ferramenta leve utilizada atualmente for substituída por um aplicativo pesado que poderá fazer muitas coisas a mais, mas que não usarei.
            Algumas pessoa desdenham dessa ferramenta e dizem que há outras ferramentas melhores disponíveis mas quem trabalha em ambiente corporativo onde nenhuma dessas alternativas está homologada, a ferramenta padrão do Windows ainda é muito necessária.

      2. Avatar de Poulos
        Poulos

        olha la ó caramelo, tu nao lembras, pq es gaga.
        vai dar milho aos pombos

        1. Avatar de okapi
          okapi

          És mesmo arsehole, para ofenderes as pessoas gratuitamente. Metes dó que é o pior que pode acontecer a um ser humano. És um Triste, desaparece que não fazes falta nenhuma. Coitadinho de ti!

          1. Avatar de AqueleGajo
            AqueleGajo

            Deixa okapi, é mesmo à tuga, à minima mudança é logo com tochas.
            A MS não vai acabar com uma ferramenta sem ter a outra suficientemente boa para os antigos utilizadores.
            Aqui até se reclama “e se a nova app tiver mais features”, caramba se calhar podes fazer mais coisas e se realmente for um importúnio ter mais uns botões há sempre algum programador que faz um remake da versão antiga.

      3. Avatar de cristina
        cristina

        Eu uso-a diariamente.

      4. Avatar de TSSRK
        TSSRK

        Eu uso a porque prefiro a ferramenta de recorte ao Win+W>desenho no ecra, nao me ocupa o ecra todo só nao nao dá para recortar depois da print

    2. Avatar de Poulos
      Poulos

      está na hora de bater o pe a microsoft

    3. Avatar de Spoky
      Spoky

      Vais te chatear por isso? O que não falta são software livre e portátil para tirar screenshot e fazer muito mais.

      Chatear-se por estas coisas é no mínimo patético. Se ainda fosse algo mais grave.. Agora isto…

    4. Avatar de SergioM
      SergioM

      Win+Shift+S faz a mesma coisa.

      1. Avatar de Filipe Neves
        Filipe Neves

        Muito Obrigado pela dica!

    5. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Para que queres duas aplicações que fazem a mesma coisa?
      Se eles vão criar uma versão nova e, esperemos nós, melhor até será bom.
      Chama-se evolução.

  2. Avatar de Eu
    Eu

    O impressionante é ainda não terem um atalho de recorte simples como no MacBook por exemplo, e penso que nem existe maneira de nativamente retirar print apenas a uma parte de ecrã com um atalho.
    É mesmo necessário uma aplicação para isso? Bastava uns atalhos e posteriormente o tal programa para quem quisesse acrescentar informações, ou tirar print e abrir automaticamente para quem assim o quisesse…
    Agora assim, uma pessoa quer tirar print de uma parte do ecrã, lá vão as ferramentas de recorte, tira print, tem que guardar, tem que ver a página que quer, carregar em novo, tirar print, guardar… Uma coisa tão simples que tem que se andar a fazer em 3 ou 4 passos…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Windows + Shift + S

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Obrigado pela dica.
        Onde fica guardado o recorte usando esses atalhos?

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Clipboard, podes fazer paste onde quiseres

          1. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            Obrigado!!! 🙂 😀 😉

      2. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        Atalho tão antigo quanto funcional!

      3. Avatar de mlopes
        mlopes

        fazer um print scrn (win+shift+s) não é a mesma coisa que utilizar a ferramenta de recorte. não há controlo sobre a área que se pretende recortar nem nada que se pareça, tendo que se editar à posteriori o que pode ficar feito de uma vez de forma prática e simples

        1. Avatar de José F.
          José F.

          Então você não sabe usar o mouse/rato!

    2. Avatar de zeca
      zeca

      faz lá um print screen num macbook só com uma tecla… ou um delete (não é backspace!)!

  3. Avatar de William
    William

    Não tem problema, existem N programas acessíveis para essa finalidade.
    Se clicarem em Prt Sc, terás um screenshot inteiro da tela.
    Se clicarem em Alt + Prt Sc na janela, terás apenas um screenshot da janela selecionada.
    Quando a selecionar a parte que você quer, que eu saiba não tem nenhum atalho.

    1. Avatar de William
      William

      em Pt-Br tela é ecrã, só pra avisar.
      Screenshot é o mesmo que tirar print em BR

      1. Avatar de Poulos
        Poulos

        obrigado pela traduçao ó william

    2. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Tecla do windows + W > Desenho no ecrã

    3. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Ou Tecla do Windows+Shift+S (copia para a area de transferência genero o PrtSc

      1. Avatar de William
        William

        Obrigado a todos

  4. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    Como? É exatamente por ser simples e eficaz que eu a uso frequentemente. Se no entanto a nova conseguir ser mais completa mantendo a simplicidade e eficácia, não há razão para permanecerem as duas.

  5. Avatar de Poulos
    Poulos

    é uma pena acabar, eu uso bastante. a microsoft ta a ficar um lixo.

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Definitivamente não concordo contigo. Primeiro porque não faz sentido existirem várias aplicações a fazer o mesmo, segundo porque de facto acho a aplicação tão limitada que nem me lembro da sua existência. Sugiro que experimente um browser de nome maxthon. Usando apenas o atalho CTRL+F1 pode fazer recortes em qualquer lado e momento. Possui inúmeras vantagens sobre o da Microsoft. Uso-a diariamente.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      LoooL tenho de usar um “browser ” quando a aplicação da MS é tão simples e eficaz? enfim….

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Quem trabalha em ambiente corporativo não pode estar a instalar aplicações a seu bel prazer. Só se pode utilizar aplicações homologadas pela empresa. Por isso mesmo certas ferramentas do Windows revestem-se de importância para muitos profissionais, mesmo havendo alternativas melhores disponíveis no mercado porém não homologadas.

      1. Avatar de Paulo
  7. Avatar de Ângelo Brito
    Ângelo Brito

    “O “fm” da Ferramenta de Recorte”, faltou-vos um i

    Concordo com os comentários, dá imenso jeito, mas vamos ver como é que é a nova ferramenta.

  8. Avatar de DrFrankenDerpen
    DrFrankenDerpen

    Deviam substitui-la por uma alternativa muito similar ao GreenShot. Isto de se tirar um screenshot e querer realcar alguma coisa e ficar tudo torcido porque não conseguimos andar direito com o rato é uma estupidez.

    Essa ferramenta de recorte não me dá jeito nenhum e nem vou sentir falta dela quando desparecer.

  9. Avatar de Filipe
    Filipe

    No fundo só há dois tipos de pessoas que utilizam esta ferramenta: quem não sabe que há alternativas gratuitas e muito melhores, e quem não está para procurar alternativas porque tirar print e ir ao paint é suficiente. Mas ter uma aplicação que faça esse trabalho todo apenas num local, e tirando prints como deve ser, é muito bem vindo. Dizer que a microsoft é lixo por “matar” aplicações limitadas e substituir por outras melhores, é o cúmulo do “fanboy-ismo” pela Apple e afins (nem com todas as aplicações foi assim, e uso como exemplo o groove para substituir o windows media player que no futuro também “vai à vida”).

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Existe uma terceira (eu) que utiliza a aplicação e nunca vai ao Paint, só mesmo para recortes sem edição adicional e esta heinn?!?!

      1. Avatar de Poulos
        Poulos

        luis, eu uso para recortes uma tesoura e nao estou mal servido.

  10. Avatar de nm3k
    nm3k

    The easy way: Win+shift+s abrem o mail ou qualquer outra app, fazem PASTE (ctrl+v) e tá inserido o print screen que acabaram de escolher. Para quê complicar?

  11. Avatar de facepalm
    facepalm

    Melhor alternativa -> Lightshot
    É de longe mais pratica , simples e leve

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Lightshot? De longe? Existe uma melhor que da 10 a 0 a Lightshot.

      Mais completa, gratuita, user-friendly e leve! : https://getsharex.com/

  12. Avatar de Cristina
    Cristina

    É das ferramentas que mais uso, já que a microsoft tem disponível, porquê baixar outra? É bastante facil de usar e posso recortar a imagem como quero.

    1. Avatar de Poulos
      Poulos

      tu baixa o que memo ó coisinha?

  13. Avatar de Tuition
    Tuition

    Tenho usado muito “DuckCapture” e funciona muito bem.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Usares software antigo, enquanto existem melhores aqui tens um…
      https://getsharex.com/

  14. Avatar de gui
    gui

    É o tipo de melhoria que me atrapalha. Geralmente quero fazer vários recortes seguidamente e depois é que vou trabalhar neles pois já existem ferramentas para isso.

  15. Avatar de hommer
    hommer

    trabalho com windows desde do tempo dos afoncinhos, e esta aplicação nunca a usei, apesar de saber que ela existe, sempre recorri a outras para o mesmo efeito, logo é daquelas que estar lá ou não, não me vai afectar…

  16. Avatar de Vitor
    Vitor

    Tanto comentário “destrutivo” quando a intenção e simples…substituir essa ferramenta APENAS quando for implementada outra com o mesmo efeito MAIS COMPLETA E COM MAIS FUNCIONALIDADES!!

    1. Avatar de cmariano
      cmariano

      O problema é que a maior partes dos utilizadores que comenta nem sequer sabe usar a ferramenta de recorte em condições, avaliando pelo numero de espertos que nem sabe usar combinações de teclas para ativar as capturas…..

      Depois mandam tudo abaixo como se não houvesse amanhã…..

    2. Avatar de gui
      gui

      MAIS COMPLETA E COM MAIS FUNCIONALIDADES!! – Esse é o problema. Não vai ser mais completa. Poderá ter mais funcionalidades, porém limitadas. Certamente não agregará o photoshop ou outras ferramentas de valor. São funcionalidades limitadas que atrapalham. O sistema já tem boas ferramentas para melhoria do recorte.

    3. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      De que adianta ter uma ferramenta mais completa e com mais funcionalidades se essas funcionalidades a mais não são necessárias e só a tornam mais pesada?
      Não tenho problema nenhum que a Microsoft descontinue uma ferramenta por ter sido substituída por outra, só acho estranho que se esteja divulgando o fim da ferramenta atual no lugar de se divulgar a nova ferramenta e suas qualidades. Uma vez introduzida a nova ferramenta a antiga, que se torna desnecessária aí sim poderia ser descontinuada.
      Parece-me haver uma inversão de prioridades nesse caso.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Não existe qualquer inversão de prioridades.A inversão iria acontecer se a Microsoft descontinuasse essa ferramenta ANTES de disponibilizar a nova versão! O que vai acontecer (não se sabe ainda quando!) é uma substituir a outra…simples!

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Ao divulgar a descontinuidade de uma ferramenta antes de estar disponível a nova ferramenta é natural que se crie alguma ansiedade em quem utiliza a ferramenta. Pode dizer que é simples, que tudo bem, que pode confiar que haverá uma nova ferramenta… Não adianta, vai criar ansiedade e gerar críticas. Essa reação é natural e inevitável, por isso eu disse que houve uma inversão de prioridades. Para que criar essa reação negativa nos usuários se pode-se divulgar uma ferramenta a mais, disponibiliza-la e só então avisar que a velha ferramenta será descontinuada porque já há algo que a substitui? É no uma comunicação ineficiente com os usuários.

  17. Avatar de Spoky
    Spoky

    Quem é que se chateia com estas coisas, não estão bons da cabeça certamente. Ainda se fosse algo mais grave como impedir a instalação de software ou outra coisa qualquer.

    A ferramenta em si é limitada, existem vários software gratuitos e muito mais completos que a ferramenta de corte, alem disso podem usar a versão portátil o que facilita muito.

    Recomendo a experimentarem este software: https://getsharex.com/ explorem bem e vejam a capacidade e a quantidade de funções que possui.

    1. Avatar de Poulos
      Poulos

      bigdo, é bue da fixe, nao conhecia

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      E como faz quem, como eu, trabalha em uma corporação que só permite a instalação e execução de softwares homologados e que não homologa nenhuma outra aplicação para essa finalidade justamente por haver uma ferramenta do Windows para tal tarefa?
      Nem todo profissional pode instalar os softwares que bem lhes aprouver, já que as grandes corporações tem políticas rígidas para execução de softwares por questões de segurança.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Isso já é problema da empresa, estas mais preocupado que a própria empresa LOL. Quem diria.

        A empresa vai resolver de uma forma ou de outra, agora estares aqui a perder tempo de que maneira vais tirar print screen na empresas LOL.

        Não tem, a empresa arranja uma solução. É simples quanto isto.

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Bem se vê que você não conhece o mundo corporativo. A empresa encontra soluções para ela, não necessariamente para os empregados. É comum que não se tenha acesso a soluções simples disponíveis no mercado e sejamos obrigados a fazer da forma mais trabalhosa e menos prática. Principalmente em se tratando de soluções simples para a rotina cotidiana.
          Ver um trabalho intelectual como a preparação de uma apresentação de projeto ou documentação de um sistema tornar-se mais moroso porque a falta de uma ferramenta simples leva a mais trabalho manualdesnecessário não é uma coisa divertida.
          Já quem não trabalha muito, não se importa com o que faz ou faz trabalhos porcos pode ficar “rindo aos montes” (LOL), feito um bobo da corte e deixar para que alguma outra pessoa arranje uma solução. Afinal quando se é vagabundo ou irresponsável tudo é engraçado.

  18. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Vocês sabem que no windows 10 existe uma ferramenta de recorte diretamente na barra de ferramentas que permite não so fazer recortes no ecrã mas também desenhar no ecrã certo? retirar a ferramenta antiga faz todo o sentido. se a Microsoft tivesse de manter todas as funcionalidades obsoletas que ja existiram desde o windows 1.0 neste momento teríamos um Windows completamente disfuncional.

    1. Avatar de Poulos
      Poulos

      pois é, no entanto mantem tb o MS DOS, right?

      1. Avatar de hommer
        hommer

        linha de comando, msdos isso já não existe há muito, queres usar msdos só com um emulador ou uma maquina virtual… 😉

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Ainda existe a linha de comando, que se pode executar digitando-se “cmd” na caixa de diálogo do botão EXECUTAR. Porém não é exatamente a mesma coisa que estar executando o DOS.
          Não tem problema nenhum descontinuar uma ferramenta se há outra a executar a mesma função. Acho que a reação de muitas pessoas aqui deve-se ao fato de se estar anunciando a descontinuidade da ferramenta antes de apresentar a ferramenta que irá incorporar sua função.
          Seria muito mais lógico e natural apresentar a nova ferramenta antes de anunciar a descontinuidade da atual.

          1. Avatar de Spoky
            Spoky

            Isso já é problema da empresa, estas mais preocupado que a própria empresa LOL. Quem diria.

            A empresa vai resolver de uma forma ou de outra, agora estares aqui a perder tempo de que maneira vais tirar print screen na empresas LOL.

            Não tem, a empresa arranja uma solução. É simples quanto isto.

          2. Avatar de Jorge Ribeiro
            Jorge Ribeiro

            Mas a ferramenta já existe há muito. https://www.microsoft.com/pt-pt/windows/windows-ink

          3. Avatar de Jorge Ribeiro
            Jorge Ribeiro

            Mas a ferramenta já existe há muito. https://www.microsoft.com/pt-pt/windows/windows-ink

          4. Avatar de William
            William

            Também há o poweshell

  19. Avatar de upedreiro
    upedreiro

    .. vou morrer se me roubarem a ferramente de recorte que uso, faz muitos anos, apesar de no inicio ser de terceiros que fazia mais como, gravar imagem de uma pagina da internet completa, bastava rolar por ali a baixo.. fez-me muito jeito e fiquei sem esse predicado qd se passou para a FdR. Sim deveria haver um tempo de adaptacao para a entrada da nova e, que faça tudo e mais, principalmente, a possibilidade de escrever.. ainda bem que vai demorar muito tempo a entrar..

  20. Avatar de BRUNO COIMBRA
    BRUNO COIMBRA

    ”Vai Matar” = uma enchente de comentarios, ”MS è um nojo sempre a mesma coisa…”
    Vemos a noticia, e quem acompanha as novidades de MS, na realidade vao substiuitr por uma ferramente nova, que ainda esta em desenvolvimento….ou seja nao vao matar vao substituir…mas esta claro nao fere tanto a sensibilidade dos leitores

  21. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Como já disseram aqui há varias forams de ser rapido…

    – Tecla Win+PrtScn tira e grava automaticamente todo o ecra na pasta Pictures/Screenshots (ou Imagens/Capturas de Ecra)

    – Tecla Win+Shift+S permite selecionar uma area do ecra para tirar (não grava automaticamente, fica apenas no clipboard)

    – Tecla Win+W para usar o Screen Sketch em que ao fazer essa combinação tira logo uma print ao ecra e permite editar na ferramenta que irá surgir à direita no ecra.

    (fora as já conhecidas formas com apenas a tecla PrnScn ou Alt+PrnScn para apanhar apenas a janela ativa etc)

    1. Avatar de censo
      censo

      A ferramenta de recorte é de longe mais prática, rápida e eficaz. Muito útil quando escreves manuais de procedimentos sobre aplicações informáticas em ambiente empresarial – não precisas de editar nada, tens de inserir uma área do ecrã para ilustrar e pronto, fica feito no momento !

  22. Avatar de Gustavo Dezen
    Gustavo Dezen

    Não acredito ;/ uso tanto pro trabalho…

  23. Avatar de MAFF
    MAFF

    Eu só tenho uma palavra para isto.
    Greenshot
    (aplicação de screenshots que permite selecionar a àrea que se quer e como guardar o resultado seja para o clipboard, paint ou outra qualquer aplicação.)