Obama com poderes para cortar a Internet…

77 Comentários

…em caso de emergência nacional!

Por Hugo Sousa para o PPLWARE.COM
Durante estes últimos dias, têm sido vistas nos inúmeros meios de comunicação social várias notícias relacionadas com o Egipto. Uma das notícias avançadas foi o corte da Internet e dos Telefones durante um protesto.

Umas das notícias vindas a lume foi os poderes que Barack Obama pretende chamar a si pois este quer ter o poder de cortar o acesso à Internet nos EUA em casos de emergência nacional.

Nestes últimos dias tem existido um grande debate entre os legisladores, sobre o corte da Internet em caso de emergência nacional, dividindo um pouco as opiniões de se será correcto ou errado.

A co-patrocinadora do projecto, Susan Collins, insiste em que isto não se trata de uma medida de censura, mas sim de criar mecanismos para o governo trabalhar com o sector privado, em caso de emergência nacional, oferecendo à nação ferramentas disponíveis para responder rapidamente a uma ameaça significativa.

Outro apoiante desta medida é Joe Lieberman, presidente da comissão de segurança interna dos EUA, afirmando que esta é uma medida para preservar as redes e activos, a sua nação e o seu povo. Afirma também que a segurança do país estava em risco de novos inimigos como guerreiros cibernéticos, espiões cibernéticos, terroristas cibernéticos e outros ciber-criminosos podendo ser perigoso para a nação pois com canais relacionados com a área bancária, infra-estruturas chave do governo e segredos industriais, poderia ser o caos.

Todo este destaque deve-se aos movimentos das autoridades egípcias neste últimos dias. Na passada quinta-feira quatro dos principais serviços de Internet cortaram o acesso internacional aos seus clientes, sendo a sua intenção interromper os activistas, isto é, impedir que organizassem comícios através da Internet e/ou Telefones. Este apagão electrónico foi considerado o maior da história.

Com estes acontecimentos começou o frenesim entre a oposição estrangeira.

Mas nem todos são apoiantes destas medidas pois Bjorn Landfeld, professor adjunto da Universidade de Sydney, Austrália, afirma que estas medidas seriam como envenenar a atmosfera ou envenenar o oceano.

Em contrapartida, o Republicano Brandon Milhorn afirmou que o objectivo não é tomar esta medida para toda a internet, mas sim apenas para controlar componentes e infra-estruturas cruciais à nação.

Steve DelBianco, director da coligação NetChoice que inclui empresas como Oracle, eBay, Yahoo e Verisign, refere que a principal preocupação será a revisão judicial.

As infra-estruturas de informação crítica necessitam de enormes obrigações, de actualizações e conformidade.

Afirma, por fim, que o país que tentam proteger é o país que respeita o direito a qualquer pessoa e tem o direito de ter o seu dia no tribunal. Esta lei nega esse mesmo dia ao proprietário da infra-estrutura.

Com certeza será um assunto que terá ainda muita discussão, antes que qualquer decisão seja tomada.

Partilhar:
Tags:

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M.Manuelito

    Eu também tenho esse poder e nunca houve contestações…quando eu quero também corto a internet no meu serviço:-) É tudo a perguntar, porque é que o facebook não abre 😉

    1. Avatar de Black25
      Black25

      lool
      Acredito que o rendimento e produtividade aumentam dramaticamente.

    2. Avatar de Ryan
      Ryan

      So fazes e um favor a eles… e ao patrão. Facebook, e outros são a maior distração no trabalho. Se querem ver gajas e gajos quando chegarem a casa abram o pc e vejam… no trabalho é para se justificar aquilo que o Patrão paga pelo menos

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Deves pagar muito para estares a falar…

    3. Avatar de Manuel
      Manuel

      Isso é para os lados de Arronches???

      1. Avatar de M.Manuelito

        É para os lados de Arronches sim, mas eu estava a brincar porque o pessoal aqui até se porta bem.
        Aliás nem vejo grande mal que nos serviços se usem Facebook ou MSN…mas com moderação. Mas isto é como tudo, o bom senso deve sempre prevalecer, seja em que circunstância for.

        1. Avatar de Manuel
          Manuel

          Claro, amigo Manuelito.

          Abraço do teu irmão, companheiro!

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            Amigo do Júlio!

  2. Avatar de canelas
    canelas

    Isto a juntar à neutralidade da rede, é um espectáculo. Ainda dizem eles que são a favor da liberdade.

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      pelo menos não apanhas virus:P, pela internet claro, depois com um antivirus e ficas livres deles.
      P:qual o melhor e/ou mais completo antivirus gratuito?

      1. Avatar de oi?
        oi?

        Eu aposto no Avast. Nunca me deu problemas, nunca tive virus no pc… e se encontrava alguma coisa, Bye bye! :p

        Agora ando com o ESET por força de uma versão do Windows 7 que estou a testar (extreme edition)… É pago, mas é equivalente ao Avast Free. (acho eu) 🙂

        1. Avatar de canelas
          canelas

          Eu uso o Kav 2010 mas tb gosto do eset. O avast professional é o congénere do ESET nod32.

      2. Avatar de Martins
        Martins

        Para mim é o Microsoft Internet Security.
        Trata deles sem problemas.
        Se tiveres Windows claro.

      3. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        obrigado pelos conselhos

    2. Avatar de canelas
      canelas

      Criticam a China, mas têm a atitude pra a internet. Este senhor é o pior prémio nobel da paz.

      1. Avatar de Tiago Sousa
        Tiago Sousa

        Tou completamente desacordo contigo, mas prontos, são opiniões não é..

        1. Avatar de cfernandes
          cfernandes

          sem ser flame mas a internet não é livre ???? ou só é livre para o bem de certos senhores?
          ter poderes para porteger uma nação é uma coisa, ter poderes para calar (que é isso o que se trata) é outra coisa. recentemente o lider chines foi aos EUA e foi criticado pela liberdade de expressão imposta na china e agora este quer ter o mesmo poder…….

          1. Avatar de canelas
            canelas

            nem mais. Aliás os EUA estão a demonstrar uma das piores “ditaduras” deste século.

  3. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Desde que não corte o acesso ao resto do mundo, faça o que bem entender no seu país.

    1. Avatar de RCS
      RCS

      Esta decisões políticas têm tendência a alastrar..

      1. Avatar de Vítor M.

        Mas o impacto da notícia é mesmo esse. A repercussão que essa medida terá de certeza no resto do mundo.

      2. Avatar de canelas
        canelas

        A França e a Espanha já estão a seguir esse caminho. Quem serão os próximos??

        1. Avatar de UKN
          UKN

          Pois … com o mal deles podemos nós, o problema é alastrar.
          Dizem eles que são a “land of the freedom” … Basta ir ao Techdirt e procurar por ACTA e ver o que andam eles a preparar nas nossas costas.

  4. Avatar de Jonas
    Jonas

    Cortar a internet? Já agora a electricidade… Quer dizer..
    Enfim…

  5. Avatar de fabio

    o problema é que empresas como Microsoft que detém o messenger ou o Google com o Gmail ficariam inacessíveis para todo o mundo…

    1. Avatar de Jonas
    2. Avatar de RaCcOn

      Já para não falar nas centenas de milhares de websites que são alojados em servidores nos EUA.

  6. Avatar de kekes
    kekes

    Isto da Internet está a piorar cada vez mais… Temos o exemplo da lei Sinde em Espanha também. Pouco a pouco querem atar-nos a mãos.

  7. Avatar de Mário
    Mário

    Isto esta cada vez pior, nos a pensar que vivemos em liberdade, daqui a alguns anos já não saberemos o que isso é.
    Cada vez mais acredito que esta para chegar a NWO

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Muitos diriam que isso são teorias da conspiração, mas a verdade é que para lá caminhamos. Talvez seja impossível uma mudança por esta hora, mas se há algo a ser feito é isto: o movimento Zeitgeist é agora!

      1. Avatar de oi?
        oi?

        Confere! Zeitgeist!

        Deviam falar disso por aqui!

      2. Avatar de Wilson Silva
        Wilson Silva

        Ámen.

    2. Avatar de cris.
      cris.

      Liberdade ? Cofcof ! Nunca vivemos (vivaremos) em liberdade ! Vivemos sim em conformidade, tem um carro ?! Diz-se livre porque pode ir a todo o lado (supostamente), mas engane-se, caso não tenha seguro/carta/imposto em dia/dinheiro não anda, isto é, vive em conforme com as regras impostas pela sociedade.

      Isto da Internet vai apertar, e muito, porque se formos a ver tem de haver com controlo dos consumos da sociedade.

      Só me irrita esta conversa do Obama, lembram-se da Arpanet supostamente foi desenvolvida para haver comunicação quer que seja a situação agora em situação de maior gravidade mudam a conversa.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Desculpa, mas eu vivo em plena liberdade, vou para onde quero, faço o que quero*, e digo o que bem entendo.

        1. Avatar de cris.
          cris.

          Participei em resposta com o meu ponto de vista. Se o aceitas ou não, aí tens toda a liberdade.

          1. Avatar de Bruno Coimbra
            Bruno Coimbra

            E com essa rematou bem!

            A minha liberdade começa onde acaba a dos outros

        2. Avatar de RaCcOn

          És livre sim senhor e fazes o que queres e bem te apetece…no entanto acarretas com as consequências se esse teu acto liberal for contra as regras impostas pela sociedade…
          Na realidade nós não podemos ser libres, temos de estar sempre balizados (leis), para que possamos viver em conjunto.

          1. Avatar de Bruno Coimbra
            Bruno Coimbra

            Entao n é liberdade na sua totalidade, é uma liberdade modelada por leis e costumes e pela moral!

            Quem fez as leis não fui eu porque tenho de seguir os ideais e moral de outro?!

            Nao, nao sou anarquista, simplesmente estou a dizer que nunca fomos nem poderemos ser livres…pq iríamos matar-nos uns aos outros, natureza humana é mesmo assim, precisamos de correntes e limites para vivermos em sociedade

          2. Avatar de 3nvy
            3nvy

            Isso que chamas de regras não é mais do que o senso comum de cada 1, ao que tu chamas de regras da sociedade não é mais do que o senso comum de varias pessoas que pensam o mesmo.

            Nós somos livres, mas é claro que temos que acargar com as consequências do pensamento de cada um.

            Se eu achar moralmente incorrecto tu comeres um gelado, tas a ir contra uma ´lei’ que eu impus em mim mesmo, e “posso” condenarte por isso. Por sua vez o meu julgamento quanto a ti pode ser moralmente incorrecto ao pensamento de outra pessoa ou pessoas(sociedade) e entao eu vou ser condenado por essas mesmas pessoas.

            A menos que as pessoas sejam robôs e pensem todas da mesmas maneira, divergências vão existir e o que tu fazes pode ser um crime para mim e não para ti.

            Não és obrigado a viver na sociedade e nas suas regras, no entanto essa sociedade vai achar mal o facto de não lhe pertenceres e irá atras de ti.

            Por isso é que há guerras, pois as sociedades são diferentes, pensamentos diferentes, e cada uma quer ser unica.

            Por isso a verdade é simples, todos somos LIVRES, temos é de ter em mente que não somos a unica pessoa neste mundo.

        3. Avatar de moonnn
          moonnn

          Es livre ???

          A tua alma foi vendida ao diabo logo a nascença pelos teus pais(verifica o teu “CONTRATO” registo de nascimento)

          Tu deves-lhe obediencia senao vais para o inferno (ou cumpres as leis ou vais para a prisao)

          Vais passar o resto dos teus dias a trabalhar para ele (pagas impostos ate dizer chega)

          E ainda te facilito a vida para viveres num mundo melhor (es obrigado a ser vacinado ir a escola ……)

          Verifica bem quantos contratos tens e se estao em dia senao eles vao atras de ti.

          Liberdade, sociedades evoluidas, regalias…

          A escravatura ainda nao acabou, tu pertences-lhes.

          ps:tirando a parte comica o resto e a realidade por isso redefine o conceito “LIBERDADE”

  8. Avatar de Rui Campos
    Rui Campos

    Não estou na preocupado com esta noticia.

    Até que isto seja verdade deve faltar ainda uns anos.

    😀

  9. Avatar de Hugo Mourão

    Já tenho esse poder à muito cá em casa, basta desligar o rooter, muahaha (a)

  10. Avatar de eltonada

    o medo da skynet… xD

    não sei porque mas “controlo” sobre a internet, parece-me um poder “forte” demais…

  11. Avatar de David
    David

    Procura-se Internet versão 2.

  12. Avatar de Vitor Pinto
    Vitor Pinto

    E ainda me tentam convencer que o fascismo é história! Sim pois claro.

  13. Avatar de Rucas
    Rucas

    Ninguém devia ter esso poder

  14. Avatar de pmff
    pmff

    Se estiver em causa a segurança de um país, não estou a ver o problema…

  15. Avatar de eu
    eu

    lá se vai o facebook e a pirataria. loooooooool

  16. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    Eu acredito que o facto de um existir essa possibilidade é positivo para a segurança do país em certos aspectos, estando a falar de um panorama de crise política. O responsável máximo de um país deve ter controlo supremo sobre vários factores estatais, e neste caso e na realidade do que vivemos é um facto que existe muita informação governamental sensível que poderá por em risco a segurança de um país. No entanto, este poder, como qualquer outro deve ser usado em prol da segurança do país e não contra a democracia e liberdade de expressão como aconteceu no Egipto.
    Como tudo na vida, haja responsabilidade e seriedade e as coisas correm bem.

    1. Avatar de cfernandes
      cfernandes

      e quem é que quer ser livre e democratico no egipto, o povo ou o poder em prol da segurança do pais. sim porque quem está no poder não detem a democracia.
      só um exemplo portugues os deputados são eleitos pelo povo logo devem defender o povo segundo as sua ideias, mas na realidade é o partido dos deputados que decide o voto deles, lol então que m é que decide a democracia e a liberdade que defendes ou o poder que está instalado…..

      1. Avatar de Tiago Lopes
        Tiago Lopes

        No Egipto, de facto não tem existido democracia. Nas últimas eleições, houve uma triagem não democrática de quem deveria ou não ser candidato, e no que toca aos mais fortes candidatos, as suas candidaturas foram imoderadamente descartadas. Assim, não estamos certamente a falar de democracia.

        O que acontece em Portugal é que quando votamos nas E. Legislativas, temos o direito de escolher o chefe de governo (neste caso P.M.) enquanto que os deputados são escolhidos internamente pelo partido em que votas. Isto acontece porque seria dificilmente possível, na prática, escolheres os deputados que queres que te representem na Ass. Republica. Se um partido obtém X votos, então devem ser eleitos um número proporcional de deputados para representar o partido no parlamento.

        Como disse anteriormente, caso haja responsabilidade e seriedade q.b., o poder supracitado tem toda a lógica. Apesar de neste caso estarmos a falar de órgãos diferentes: este poder seria entregue ao Chefe de Estado aka Presidente da República e não ao Governo, mas no entanto, o problema é que, de facto, a política atravessa uma fase complicada em termos de credibilidade e isso leva-nos a questionar se este poder seria bem utilizado ou nem por isso.

        1. Avatar de cfernandes
          cfernandes

          eu não quero escolher os deputados eu quero é que cumpram o CRP Artigo 152.º
          (Representação política)

          1. A lei não pode estabelecer limites à conversão dos votos em mandatos por exigência de uma percentagem de votos nacional mínima.

          2. Os Deputados representam todo o país e não os círculos por que são eleitos.

          e o
          Artigo 155.º
          (Exercício da função de Deputado)

          1. Os Deputados exercem livremente o seu mandato, sendo-lhes garantidas condições adequadas ao eficaz exercício das suas funções, designadamente ao indispensável contacto com os cidadãos eleitores e à sua informação regular.
          sem serem pressionados pelos partidos.

  17. Avatar de m4x
    m4x

    USA – the land of freedom….

    1. Avatar de canelas
      canelas

      Isso é uma mera utopia.

    2. Avatar de Yoshihiza
      Yoshihiza

      Rage Against the Machine

      “What? The land of the free?
      Whoever told you that is your enemy!”

  18. Avatar de Manuel
    Manuel

    Meus caros amigos.

    O Sr. Obama (ou um sósia dele…) quando cá veio a Portugal fez o que lhe apeteceu e ninguém contestou. Passo a explicar, num raio de 100 metros só usou equipamentos electrónicos quem a CIA quis! Até o Sócrates ficou às escuras no seu próprio País!!!

    Portanto o Sr. Obama quando quiser desliga a ficha e está a marimbar-se para as questões democráticas ou pseudo-democráticas que nós temos…

    E quando falo em desligar a ficha não é só a dos EUA é mesmo em grande parte do Mundo!!!

    1. Avatar de Wilson Silva
      Wilson Silva

      Não entendo o que é que a democracia tem a ver com a segurança pessoal do presidente dos Estados Unidos. E outra coisa, a CIA só fez o que fez porque “nós” o permitimos. Não “fomos” forçados a nada. Foi uma questão te bom senso.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Pois, pois…

        Vão se convencendo disso e um dia quando abrirem a vossa porta terão uma bela surpresa!!!

    2. Avatar de Rod
      Rod

      Quem gere a segurança do presidente são os serviços secretos e não a CIA.

  19. Avatar de João Campos
    João Campos

    Previsível. O que não é previsível é a reacção da “Internet” em si… “A Internet” não gosta de ser controlada, e se isso estiver em causa vão haver consequências destas declarações se passarem a factos.

    1. Avatar de Yoshihiza
      Yoshihiza

      No one controls the net.

      Desde que tenhas um computador, tu mesmo poder ser um host para várias pessoas.

      A internet és tu, sou eu, é toda a gente.

      1. Avatar de 3nvy
        3nvy

        Quando se fala aqui de internet tamos a falar do www (world wide web). É claro que podes ligar o teu pc em lan com mais uns 50 pc’s e tens uma “internet” em si que ninguem te pode tirar, porque é isso que se baseia a net, ligação de varios computadores entre si para partilha de conteudo.

        No entanto a maior rede de conteudos situasse nos estados unidos, se cortam la os isp’s tu não vais conseguir aceder ao conteudo de la, que como ja foi dito, tamos a falar de msn’s e afins. Não é o fim do mundo, mas é chato…

  20. Avatar de Rucas
    Rucas

    O melhor penso que será garantir a segurança das redes de modo que nunca venha a ser necessário o uso deste tipo de procedimentos. Para os que falam da segurança nacional e etc…que é uma má desculpa para levar esta ideia adiante.Para mais, neste mundo globalizado desligar a internet seja em que pais for acabará sempre por afectar outros, por exemplo empresas que lá tenham os seus servidores.

    1. Avatar de Tiago Lopes
      Tiago Lopes

      O problema é que acaba-se sempre por ver capas de jornais a dizer: Segurança dos sistemas informáticos ameaçada; Vulnerabilidades descobertas nos S.I. do governo, ou coisas assim parecidas.
      É claro que existe sempre alguém mais esperto do que os espertos engenheiros que muitas vezes falham redondamente na sua missão de garantir a segurança da informação digital do governo. Ora assim, estamos realmente impossibilitados de concretizar o que dizes. Indubitavelmente que caso isso fosse possível, seria o ideal para não congelar a liberdade de expressão e para evitar prejuízos empresariais (relacionados p. ex. com os servidores nacionais).

  21. Avatar de TAG
    TAG

    Existe ditadura nos EUA, mas como as coisas correm bem para aqueles lados, ninguém se queixa.
    Quando o país entrar numa crise que não tenha sido criada previamente por eles, aí sim, vão ver a ditadura em que estão metidos.
    Quando eles perderem o controlo do que os rodeia, aí se verá…

    1. Avatar de Yoshihiza
      Yoshihiza

      “In politics nothing happens by accident. If it happens you can bet it was planned that way.”

      – Franklin D. Roosevelt

      Obama Deception
      Fall of the Republic

      2 Grandes documentários a ver para quem está interessado em saber mais acerca desta “crise”.

  22. Avatar de moonnn
    moonnn

    HAHAHA

    essa e boa, isso ja esta tudo em curso por algum motivo o wikileaks esta a fazer aquele serviço que e para as leis poderem ser alteradas sem a opusiçao de ninguem no governo…

    a cia nao dorme sempre a frente

  23. Avatar de chamusky
    chamusky

    Valha-me a Santa para que vim eu ler os comentários. Por estas e por outras é que temos os Políticos que temos e o Pais como está. Mas será que esta noticia é alguma novidade, Em caso de emergência qualquer chefe de Estado reunido o respetivo Conselho tem poderes para tal. Saudações

  24. Avatar de euqrop
    euqrop

    A mim parece me que o corte da internet não vai impedir nada…
    O que vai fazer é adicionar mais um ponto para as hipotéticas reivindicações.

    Digam me uma coisa a internet é o único meio de passar palavra !?!?!?!
    pode ser talvez o mais rápido, mas está longe de ser o único.Se fosse o único as manifestações eram um coisa “nova”.

    Este tipo de medidas é mais uma coisa que costumo chamar de poderzinho… não resolve nada, mas deixa quem o tem cheio como um peru.

  25. Avatar de Vítor Moreira
    Vítor Moreira

    Desculpem a ignorância mas… os servidores DNS principais não se encontram quase todos nos EUA? Se sim, poderia trazer problemas para o resto do mundo, mesmo sem tomarmos as medidas deles…

  26. Avatar de Emannxx

    Eu acho que este poder todo nas mãos de uma pessoa é algo Errado.

    Existem, já à muito tempo, as “chaves da internet”. São 7 cartões, possuídos por um grupo de 7 pessoas, que, quando activados em conjunto, conseguem então mandar a baixo toda a rede. Mas é assim que deve ser feito, pois desta forma, todos os possuidores dos cartões têm que concordar com o shutdown, e não apenas uma. Apesar deste poder do Barack Obama se limitar apenas aos EUA, acho que mais uma vez é errado, pois milhões de pessoas seriam afectadas e as consequências… bem…

    Mais info:
    http://goo.gl/3UF85

  27. Avatar de Ulisses
    Ulisses

    “Mas nem todos são apoiantes destas medidas pois Bjorn Landfeld, professor adjunto da Universidade de Sydney, Austrália, afirma que estas medidas seriam como envenenar a atmosfera ou envenenar o oceano.”
    Parece que ninguém ligou para esta frase, mas a verdade é que eles andam deliberadamente a envenenar a atmosfera e as águas: http://chemtrails-portugal.blogspot.com/
    Eu próprio já presenciei e sei que é verdade.
    Isto é apenas um pormenor entre tantos outros. Os senhores académicos com o seu pensamento científico costumam dizer que são apenas teorias da conspiração, mas longe vai o tempo em que se praticava ciência. Actualmente, a Ciência parece-se mais com uma religião, lamento.
    Quanto ao Obama, ainda não sei o que pensar dele. Não sei se ele não faz o que prometeu, porque é pressionado pelos grandes interesses, ou se pertence ao lado negro… O tempo dirá.

  28. Avatar de Nuno F.
    Nuno F.

    Há uma coisa que não estou aqui a perceber, estão a dizer que se o Obama tiver o poder de cortar a Internet, que vai cortar todos os serviços que estejam alojados nos EUA para todo o mundo! Porquê? Então a China por exemplo tb não corta, filtra, o acesso a determinados sites e informações para os Chineses? Nos EUA não podem fazer o mesmo? Cortar apenas o acesso para os Americanos? Desligar as antenas, cortar as ligações por cabo, fibra, etc…os ISP’s bloquearem o acesso aos utilizadores..O que é que isso interfere com o resto do mundo?

    Quanto ao assunto em si, estou completamente de acordo, por razões de segurança Nacional que tenham o poder de cortar o acesso à internet, redes de telemovel, etc.. Não podemos confundir o que se passa no Egipto ou China, com segurança Nacional.

    Imaginem um virus que se comece a espalhar em Portugal a ritmo alarmante e que ponha em causa a segurança Nacional, não acham que são razões suficientes para cortarem a Internet?

    Ou por exemplo redes de telemoveis, no caso de um ataque terrorista estar iminente, em que a bomba poderá ser despoletada por telemovel na zona de Lisboa por exemplo, acham que não se deveria cortar todo o acesso às redes moveis na zona de lisboa só pela nossa liberdade de expressão?!

    Não confundam razões de segurança nacional, em que podem estar em jogo milhares de vidas por ataques terroristas, com casos de censura extrema como o que se passa no Egipto ou China, ou Irão.

  29. Avatar de jack
    jack

    Desculpem isto deve ser da idade, então vou para o meu trabalho, que inclui trabalho com um PC e acesso á net para trabalho com-certeza, e vai daí dou umas escapadinhas ás redes sociais, muito bem, e depois queixem-se. Então e a Primavera Árabe tão apoiada pelos EUA, democracia liberdade e outras que tais, dá nisto, os Islâmicos já começam a mostrar os dentes, bem feito para ver se perdem a mania de ir na conversa dos TERRORISTAS, EUA