As redes Wi-Fi vão ser mais seguras! Chegou o protocolo de segurança WPA3

24 Comentários

Em 2017 descobriu-se que o “poderoso” protocolo WPA2, que já era usado há mais de 14 anos, tinha uma falha de segurança grave e nesse sentido foi preciso desenvolver um substituto. Esta falha permite a um atacante “escutar e snifar” as comunicações numa rede Wi-Fi e assim obter dados confidenciais.

Agora, passado mais de um ano, foi anunciado oficialmente o protocolo de segurança WPA3.


Batizada de KRACK (Key Reinstallation Attacks), foi no ano passado que se descobriu esta falha que afetou todos os equipamentos que usam a stack de protocolos Wireless e de segurança para acesso à Internet. Algumas empresas desenvolveram alguns patchs, mas a WiFi Alliance anunciou de imediato que iria começar a trabalhar no seu sucessor, o WPA3.

O novo standard, anunciado oficialmente ontem, adiciona novas funcionalidades, é mais robusto em termos de segurança, pois incrementa o tamanho das chaves criptográficas. Tal como o WPA2, o WPA3 chega também em duas versões: personal e enterprise.

Principais novidades do WPA3

  • Informação nas redes públicas será sempre encriptada
  • Criptografia por sessão
  • Proteção ataques de força bruta ao nível da autenticação (tentativas limitadas para autenticação com sucesso)
  • Suporte para usar um smartphone ou um tablet para configurar segurança em dispositivos ioT
  • Suite de segurança de 192 bits para proteger redes com requisitos de segurança mais elevados (governo, industrial, etc.)

Agora que foi anunciado oficialmente o WPA3 pela Wi-Fi Alliance, será a vez das empresas adotarem o novo protocolo em novos produtos, assim como dar suporte a equipamentos mais antigos.

|Wi-Fi Aliance

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Suporte a aparelhos antigos? Desde já os tp link e afins chineses não devem receber mais nada, quem quiser que abra os cordões à bolsa

    1. Avatar de Rui
      Rui

      tp-link de certeza..Já os chineses talvez tenham 😛

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Quem usa mac não precisa disto pois anda sempre protegido, mas para windows users dá jeito proteccao pois já se sabe

    1. Avatar de bola
      bola

      Bruno… de Carvalho…. 😛

    2. Avatar de pintor
      pintor

      Sim, nem disso nem de antivírus, nem Firewall nem de cérebro.

    3. Avatar de Edgar
      Edgar

      Essa treta já n é bem assim, já há muito virus e ataques direccionados a iPhone…

    4. Avatar de Nelson Costa
    5. Avatar de Mario
      Mario

      Nota-se mesmo que não percebes para que serve o WPA2/3.

    6. Avatar de Zé

      Espanta-me como certos indivíduos conseguem ganhar competências suficientes para chegar até aqui e fazer um comentário!!!!

    7. Avatar de Nobre Luso
      Nobre Luso

      Quem usa Mac ( e não ” mac”…) não precisa de segurança?…
      Ainda há quem acredite na Mãe Natal!
      Essa afirmação é muito perigosa, pois vai alimentando o mito e enchendo o ego dos fanboys appleanos!
      Os vírus penetram todas as defesas! Como as doenças e as vacinas…

    8. Avatar de João
      João

      Deves estar a referir-te ao MacDonals de certeza…

      1. Avatar de Trans.Montano
        Trans.Montano

        Por acaso não gosto do nome João…
        Depois, MacDonalds é lixo que eu jamais comi nem comerei na vida! Nem que morra de fome! Só o fedor ao passar em frente aos estaminés da marca dá-me vontade de vomitar!
        Porque sou um Nortenha de gema, sou mais de Tripas à Moda do Porto, Cozido à Portuguesa ou à Barrosão, Feijoada à Transmontana, Arroz de Sarrabulho com Rojões, Cabrito Assado em Forno a Lenha, Bacalhau em todas as suas receitas e mais 20 pratos substanciais…

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Se for tão bom fom o WPA2 que demorou menos de semanas a ser “pirateado” bem podem já saltar para a versao 4.

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Foge,nem me diga isso. 🙁

    2. Avatar de Edgar
      Edgar

      inda demorou ubns bons anos, mas tá tudo…

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Nada é infalivel mas se não me engano WPA3 é um conjunto de normas que levam a uma certificação, ou seja quebrar um dispositivo pode não representar quebra de todos, cabe a cada fabricante como implementar.

    4. Avatar de João
      João

      “WPA2 que demorou menos de semanas a ser “pirateado””
      Presumo que tenhas lido essa informação em algum lado, mas é muito importante entenderes aquilo que lês, para depois opinares sobre algo com factos.
      Nunca, o WPA2 foi pirateado em menos de 2 semanas.
      Vai lá reler a informação que tens… se quiseres eu explico…

    5. Avatar de João
      João

      o WPA 2 o tal que como dizes “demorou menos de semanas a ser “pirateado” é tão mau que a Wi-Fi Alliance na apresentação do WPA 3 diz o seguinte:
      “WPA2 continues to be mandatory for all Wi-Fi CERTIFIED devices.”

      https://www.wi-fi.org/news-events/newsroom/wi-fi-alliance-introduces-wi-fi-certified-wpa3-security

  4. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Espero que a minha operadora venha a implementar este novo protocolo,o WPA3,em todos os seus equipamentos,tal como todas as outras operadoras,para bem da segurança nas redes Wi-Fi.Já agora,excelente artigo,Pedro Pinto,como é habitual. 🙂

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Com certificados WiFi Passpoint a custar desde $138/ ano não me parece que os hotspots vão ficar mais seguros assim sem mais nem menos…

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    E é sempre bom ver que estes palermas da Wi-Fi Alliance nunca desenvolvem os padrões em público com o apoio dos especialistas em criptografia e outros especializados em segurança para ver se resolvem de vez os problemas.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Muita coisa se fala, mas atenção WPA2 não é, ao dia de hoje, ainda quebrável. Quem achar que é quebrável, comprove o que diz!!! A vinda do WPA3 é por interesses financeiros, certamente.

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Ideia para criar um novo protocolo de rede sem fios e criar um novo programa de certificação… chama-se ao mesmo de “Segurança Sem Fios Avançada” ou com outro nome.

    Melhoramentos simples:
    – Todos os aparelhos devem ter a sua própria chave pública/ privada de curva elíptica como a “M-511” (ou outra, talvez até uma que consiga resistir a ataques de computadores quânticos);
    – O administrador/ proprietário tem de ser capaz de mudar a chave pública/ privada (em todos os seus equipamentos);
    – Depois pode pedir, opcionalmente, se definido pelo administrador/ proprietário, uma palavra-chave para também proporcionar segurança simétrica;
    – A chave pública tem de ser difundida para o ar;
    – A chave pública tem de ser utilizada para criar o primeiro túnel de comunicações encriptado e autenticado, e se alguma chave simétrica (“palavra-chave”) estiver também configurada então têm de criar um novo túnel dentro do anterior. Em ambos os casos tem de criar chaves temporárias de sessão que mudam a cada nova ligação e também quando passa um determinado período de tempo pré-determinado (de origem 60 minutos, mas configurável).

    Desta forma os dispositivos recusam-se ligar a aparelhos que não tenham a chave privada correcta para a chave publicam, simplesmente não funcionara e mesmo que a chave pública seja derrotada ainda utiliza a encriptação simétrica se estiver definida. As chaves de sessão temporária servem para impedir que se alguém tiver a gravar os dados consiga aceder aos mesmos após quebrar quer a chave pública quer a chave simétrica, pelo menos os dados gravados até então não devem ser facilmente convertidos em informação legível.

    Para adicionar dispositivos que necessitam de ser configurados: poderá ser tirando uma foto ao código QR; ou adicionando um código de um algoritmo de integridade (derivado da chave pública); ou aceitando o certificado transmitido pelo “ar” depois de confirmar que o código de um algoritmo de integridade é o mesmo indicado por quem providencia a infra-estrutura e depois colocando a senha se necessário; ou utilizando um ficheiro de configuração com as informações necessárias; ou, opcionalmente, carregando um botão (se o administrador activar essa opção, para prevenir pessoas não autorizadas de adicionarem novos dispositivos) ou utilizando o painel principal de configuração do dispositivo para activar a troca de informação utilizando ondas de luz (infra-vermelhos, laser ou outra tecnologia) de forma a que não seja tão facilmente interceptado e interferido quando não se encontrem em linha de vista directa… se o dispositivo não pode utilizar nenhuma destas opções, não pode ser utilizado.

    O dispositivo que fornece a ligação à rede tem de ter a opção de permitir o administrador/ proprietário só permitir que se liguem os dispositivos que ele quer, adicionando o código gerado pelo algoritmo de integridade a partir da chave pública.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Pode estar tudo certo o que diz, mas quebrar WPA2 ainda é para esquecer! Pode aparecer a WPA3 e afins, como um reforço de segurança etc, mas não é por necessidade mas sim com interesses financeiros.