Cuidado Apple, já há forma de fazer jailbreak ao recente iOS 12

24 Comentários

Todos os utilizadores do iPhone conhecem ou já ouviram falar do jailbreak. Para muitos é a forma de ter acesso a funcionalidades que a Apple não cria ou que não permite que sejam disponibilizadas.

Este processo tem estado parado, muito por culpa da Apple e da forma única como tem protegido o iOS. Quando muitos já davam o jailbreak como quase impossível, surgem agora boas notícias. O jailbreak ao iOS 12 já existe, mas ainda não é para todos.

Apple iPhone iOS 12 jailbreak

Há já algum tempo que se tem tornado quase impossível criar soluções que façam jailbreak ao iOS, libertando assim o iPhone e o iPad e dando-lhes acesso a novas funcionalidades e capacidades. A Apple tem conseguido proteger o iOS e eliminou as falhas exploradas para conseguir criar os processos de jailbreak, sendo por isso o maior entrave.

Já existe jailbreak para o iOS 12

Esperava-se que o iOS 12 seguisse o mesmo caminho que as versões anteriores e fosse completamente seguro contra estes acessos não autorizados, mas a verdade é que a primeira versão de testes deste novo sistema operativo tem falhas.

Estas foram descobertas e exploradas agora, pelo conhecido Liang Chen do KeenLab, que conseguiu criar uma app capaz de fazer jailbreak e que é independente do computador. O processo foi documentado em vídeo e pode ser visto por todos.

Nem tudo são más notícias para a Apple

Apesar de estar já feito o jailbreak ao iOS 12, nem tudo são boas notícias para os amantes desta prática. Normalmente o KeenLab não lança soluções para que qualquer utilizador faça jailbreak ao iPhone e prefere mantê-las para si e para os serviços que oferece.

Por outro lado, o iOS 12 está ainda nas primeiras versão, o que significa que a Apple ainda pode detetar e eliminar as falhas exploradas, tornando o iOS novamente seguro e invulnerável ao jailbreak.

Mesmo que esta falha do iOS 12 não seja partilhada, fica a certeza de que ela existe e que outros podem explorá-la, abrindo novamente as portas ao jailbreak e a tudo o que ele pode oferecer aos utilizadores do iPhone e do iPad.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Victor Marques
    Victor Marques

    Esta expressão jailbreak fez-me lembrar o filme “The great escape”, (A grande evasão) a fuga da prisão, dum campo de concentração alemão na II guerra mundial.

  2. Avatar de nkp
    nkp

    “Por outro lado, o iOS 12 está ainda nas primeiras versão, o que significa que a Apple ainda pode detetar e eliminar as falhas exploradas, tornando o iOS novamente seguro e invulnerável ao jailbreak.”

    vou me rir um pouco

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Força porque o iOS 12 ainda está na beta 1 … ( e não publica).

      Abc

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Para a Apple corrigir precisa saber onde está a fuga e se a empresa/ grupo em questão não o disser, então nada. muitas versões atrás dizia a Apple que iria fechar o jailbreak, até hoje ainda o conseguem fazer. E ainda bem porque há muita gente que depende dele

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Cuidado Apple?!? Cuidado utilizador, que pode dar cabo do iPhone ao fazê-lo. Além disso, o jailbrake está morto; que funcionalidades é que o jailbrake oferece que a Apple actualmente não ofereça nativamente nos seus dispositivos?

    1. Avatar de Eu Mesmo
      Eu Mesmo

      KODI por exemplo.

      1. Avatar de Nuno Ferro
        Nuno Ferro

        o Kodi não precisa de jailbreak…google

    2. Avatar de JOSE
      JOSE

      Não sabes de nada ,esta calado

    3. Avatar de Wiseguy
      Wiseguy

      Ver mensagens whatsapp no sistema multimedia dos AUdi e outras marcas sem ter que comprar a chulice do apple car play

  4. Avatar de NA
    NA

    Os próprios pioneiros do Jailbreak do iOS e o criador do Cydia, confessam que não existem já muitas razões para continuar visto que a Apple colmatou bastantes necessidades com as recentes versões.

  5. Avatar de pedro
    pedro

    de que forma é possível enviar PDF’s através de um ipad de 2018? quando se tenta fazer upload, o ios apenas permite selecionar ficheiros de imagem e não pdf’s. alguém sabe?

    1. Avatar de The SSilva
      The SSilva

      Se tiveres o adobe reader é só abrir o ficheiro pdf, embaixo tem o simbolo de enviar, depois compartilhar arquivo.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        a dificuldade é enviar através de sites, por exemplo, um webmail tipo o do sapo. clicamos no botão “anexar ficheiro”, aquilo abre a janela para escolheres o ficheiro, vês que tens lá o pdf que queres anexar ao mail, mas o ios não te deixa escolher o ficheiro porque não é de imagem.

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Eu não, vendi o meu iPad há uns anos porque para descarregar coisas do e-mail ou enviar era um pesadelo, coisas que fazia no Windows e Android de maneira simples, no iOS era impossível

      1. Avatar de Louro
        Louro

        É o conhecido Error 40(Erro a aproximadamente 40centimetros do ecra) ou por norma também conhecido como erro de BIOS (Bicho ignorante a operar o sistema).

        Infelizmente a Apple promete promete mas nunca conseguiu resolver estes dois erros que já andam no sistema desde a sua primeira versao.

        Shame on you Apple, shame on you.

        1. Avatar de Mentecaptor
          Mentecaptor

          Se o bicho a operar é ignorante mas ainda assim é um cliente (possivelmente a maioria), o interface deve ser desenvolvido com isso em conta.

        2. Avatar de OM
          OM

          AHAHAHAHAHAAH
          isso é uma evolução do PEBKAC

    3. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      foi por isso que a minha patroa trocou iphone 5s por samsung s7 no outro ano, esta e muitas outras coisas básicas que o iphone não consegue que até um android de 2009 consegue.

  6. Avatar de security
    security

    Isto é uma não notícia… Quando se está a desenvolver é natural que vão surgindo falhas. Falhas essas que posteriormente são encontradas e corrigidas – caso não seja, vão lançando mais e mais updates. O jailbraik por si só não representa qualquer perigo ao universo Apple. Quem o faz, sabe os riscos que está a correr – desde estragar o equipamento ao deixá-lo mais vulnerável. Assim acontece no mundo do Android com o root e instalar apps “alheias”.

  7. Avatar de Bruno F
    Bruno F

    É verdade que a Apple tem vindo a diminuir a necessidade de fazer jailbreak (com muitos anos de atraso). Mas continua a haver dezenas, se não centenas de tweaks que continuam a dar muito jeito. Eu como utilizador e apreciador da técnica jailbreak tenho o meu 6s a rolar como um iPhone x (todo o sistema de gestos, duplo toque para bloquear e muito, muito mais). Estou no iOS 11.0.3 e não vou atualizar até surgir uma versão mais recente e estável do Jb. E não, não há perigo nenhum desde que se saiba exatamente quais as fontes a instalar.

  8. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    Quantas falhas exploradas mas não tornadas publicas, quantas…

  9. Avatar de Nuno Ferreira
    Nuno Ferreira

    “Há já algum tempo que se tem tornado quase impossível criar soluções que façam jailbreak ao iOS…”?

    Impossível? Não conheces de todo o mundo do jailbreak. iOS 9.3.x tem jailbreak. iOS 10.0-10.2 tem jailbreak. iOS 10.3.x tem jailbreak. iOS 11.1.1-11.1.2 tem jailbreak. iOS 11.2.x-11.3.x vai ter jailbreak.
    De facto, a coisa está impossivel.

  10. Avatar de Nuno Ferreira
    Nuno Ferreira

    E até te vou dizer mais. Para além deste jailbreak que existe para o iOS12, quem está a por detrás do próximo jailbreak para o 11.2x -11.3.x, tem um bug 0day que vai utilizar para o próximo jailbreak público para o iOS12