5 Apps para “desenrascar” técnicos de informática (Parte 1)

89 Comentários

Ser técnico de informática é um constante desafio até porque às vezes surgem problemas que não lembram a ninguém! Apesar de toda a evolução no “mundo informático”, há pequenas ferramentas, com já vários anos, que continuam a ser fundamentais na resolução de problemas.

Hoje vamos dar início a uma rubrica intitulada Apps para “desenrascar” técnicos de informática e, como sempre, contamos com a participação de todos. Vamos conhecer as primeiras 5 ferramentas.

5 Apps para


Há ferramentas que simplesmente não passam de moda e são uma ajuda importantíssima na resolução de problemas. Na área da informática há várias profissões e nesse sentido, a partir de hoje, vamos ter uma rubrica dedicada a todos os que “vestem a bata” de Técnico de Informática.

O Técnico de Informática é normalmente visto na sociedade como alguém que “desenrasca tudo” nesta área. Há alguns que cobram pelo trabalho realizado, mas há outros que não se cansam de fazer “favores”. Que apps são normalmente usadas por um Técnico de Informática para resolver problema ou descobrir a presença de “bicharada” nos sistemas? Conheçam de seguida a nossa escolha para hoje.

Currports

O CurrPorts mostra uma lista de todos os portos lógicos TCP/IP e UDP abertos na máquina. Para cada porto da lista, podemos obter alguma informação adicional como o nome do processo, o caminho do comando do processo, a informação sobre a versão do processo (nome do produto, descrição do ficheiro, etc..), e muitas mais informações interessantes.

O CurrPorts permite-lhe terminar ligações TCP não autorizadas, removendo o processo que deu origem à abertura de determinado porto lógico. 

Currports


MemTest86

O MemTest86 é uma ferramenta tão simples quanto útil que efetua, com precisão, as mais diversas análises à memória RAM do nosso PC na descoberta de eventuais erros. Apesar de ser um programa que apareceu há muitos anos, continua a ser atualizado de forma a não falhar nos seus relatórios e permite testar com fiabilidade o hardware mais recente, seja de arquitetura de 32 ou 64 bits.

MemTest86


CrystalDiskInfo

O disco rígido é um dos componentes da nossa máquina que mais sofre com as alterações de temperatura. As diferentes fontes de calor dentro de um computador contribuem para a exposição deste componente tão sensível a temperaturas elevadas e capazes de o danificar. 

Com a pequena ferramenta CrystalDiskInfo, é possível analisar constantemente a atividade do disco rígido, oferecendo dados precisos sobre o desempenho, temperatura, valores técnicos e identificativos. Poderá, sem qualquer instalação, ter na barra de tarefas o programa constantemente a monitorizar as “pulsações” do seu disco, indicando quando perde rendimento, quando dá erros de leitura e escrita, quando o tempo de acesso é exagerado e quando está em sobreaquecimento.

CrystalDiskInfo


Snappy Driver

Esta ferramenta é simplesmente espetacular. O Snappy Driver é uma ferramenta portátil para Windows que possui um conjunto de drivers que podem ser usados em modo offline. Está disponível para sistemas de 32 e 64 bits e tem suporte para Windows 10. Os drivers descarregados por esta ferramenta estão organizados por driverpacks que não são nada mais que coleções de drivers para vários tipos de hardware (ex. som gráficas, etc).

Snappy Driver


Putty

O SSH (Secure Shell), também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina.  O PuTTY é um pequeno mais poderoso cliente Telnet e SSH para Windows. Além disso, esta ferramenta permite ainda o acesso, via Serial/Porta de consola, a routers, switchs, etc.

Putty

E foram estas as 5 ferramentas que tínhamos preparado para apresentar hoje. Certamente que nos comentários irão aparecer muitas mais sugestões que iremos depois aproveitar para a elaboração de novos artigos desta rubrica.

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando Oliveira
    Fernando Oliveira

    Muito bom, uso bastante alguma destas ferramentas. Continuação de um bom trabalho.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Em vez do putty, sugiro o kitty. bem melhor

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado pela sugestão. Vou ver.

      1. Avatar de XJarreta
        XJarreta

        TeraTerm também é uma boa opção (para Windows).

      2. Avatar de Rmarques
        Rmarques

        E o canivete suíço de um informático… A famoso “hirens boot” lá tem tudo…

    2. Avatar de JonnyKid
      JonnyKid

      Eu utilizo o Xshell (gratis para homeusers) – muito mais à frente que o putty.
      Também recomendo o WinSCP ou Xftp para transferencia de ficheiros SFTP/FTP

        1. Avatar de JonnyKid
          JonnyKid

          para o MacOS utilizo o iTerm2 + Zsh. E para SFTP/FTP o FileZilla.
          Há 2 ferramentas que faz-me falta em MacOS: Notepad++ e WinSCP!

          1. Avatar de Scan
            Scan

            recomendo o Visual studio code em alternativa ao notepad++ e o Fugu em alternativa ao WinSCP

          2. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            BBedit 🙂

            Abc

        2. Avatar de Goncalo Girao
          Goncalo Girao

          Para Mac OS o proprio terminal. faz tudo, telnet, ssh, FTP, por ai fora

  3. Avatar de just saying
    just saying

    para integração com o putty, SuperPutty. Permite ter várias ligações de putty na mesma janela, através de tabs, opção de guardar a password da ligação, guardar várias ligações por pasta…

    1. Avatar de Vítor M.

      Hmmm daqui deste comentário pode sair um artigo muito interessante 😉

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Boa! Aguardamos! 😉

      2. Avatar de just saying
        just saying

        Qualquer coisa, é só dizer.

      3. Avatar de Jorge
        Jorge

        Mgremote além de putty oferece rdp e FTP bem como outras

    2. Avatar de Eduardo Pinto
      Eduardo Pinto

      PuTTy Connection Manager também é jeitoso para essas funções (tabs, saved login info, multi command sender, etc…).

    3. Avatar de ze
      ze

      melhor ainda: MobaXterm. Uso bastante as macros e os plugins a la cygwin.
      https://mobaxterm.mobatek.net/

    4. Avatar de masterpro
      masterpro

      Para integração com o Putty, uso o remoteng, também faz a gestão das sessões em abas e claro, permite integrar com remote desktop, vnc, rlogin, raw, Citrix ICA…. etc uma ferramenta, para mim, muito valiosa!

      Basta guardar o ficheiro saved sessions e levas para todo o lado!!

      https://mremoteng.org/

  4. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Bom dia,
    Não sendo técnico de informática, uso bastante o snappy driver ….e nunca me deixou ficar mal 🙂

    Abraço

    1. Avatar de Vítor M.

      Boa dica. Obrigado Sérgio.

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        A dica não é minha 😀
        Só estava a comentar a vossa notícia…..o seu a seu dono 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          😀 pois mas a parte do alpinista é que vinha a calhar 😉 o resto já sabemos 😀

  5. Avatar de Radical
    Radical

    Ser técnico de informática e alpinista, as duas profissões mais desafiantes do mundo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Hehehe não há a mínima dúvida 😀

      Já agora, para alpinismo, que tipo de aplicações usas?

      1. Avatar de Radical
        Radical

        Facebook e Instagram, claro, as melhores aplicações para Alpinismo Social.

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso não será passado? Há coisas já modernas a “espreitar” 😉

  6. Avatar de Ivo Mendes
    Ivo Mendes

    Muito bom !
    Continuação de bom trabalho !

  7. Avatar de manuel Martins
    manuel Martins

    alguem sabe uma alternativa a hane win lldp?

    este programa diz-nos a que prota/switch o pc esta ligado, da muito jeito num ambiente empresarial de muitas maquinas.

    https://www.hanewin.net/lldp-e.htm

    haneWIN LLDP Agent
    for Windows

  8. Avatar de JonnyKid
    JonnyKid

    Já agora não sei se vão falar de software de controlo remoto na(s) próxima(s) parte(s) deste artigo, mas deixo desde já as minhas sugestões: Remote Desktop Manager (Free Edition) e NoMachine – que são excelentes alternativas gratuitas de uso comercial ao Teamviewer ou AnyDesk – que são somente gratis para uso particular.

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha, boa ideia, no passado já havíamos feito https://pplware.sitedev.pt/software/assistencia-remota-5-ferramentas-ajudar/ mas deste uma óptima ideia.

    2. Avatar de Luis Borges
      Luis Borges

      https://www.dwservice.net/ para “todos” os sistemas e gratuito. Muito interessante…!

      1. Avatar de Helder Oliveira
        Helder Oliveira

        Luis, dwservice, muito bom mesmo

    3. Avatar de Mag
      Mag

      Muito bem. Esse Remote Desktop promete. Vou ter que deixar de lado o Teamviewer pelas mensagens que a toda a hora me deixa. Obg

  9. Avatar de Rui
    Rui

    90% dos problemas informáticos resolve-se espancando os utilizadores, os outros 10% com um reboot!! 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 a tal velha tática 😉

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Rui, 99% dos problemas informáticos são por culpa de quem programa (ou do hardware, raro), seja de quem faz as Apps ou SO para o utilizador, seja de quem faz malware, vírus etc.

      Se tiveres um sistema bem programado (estilo iOS e Android, principalmente iOS) então com pouco hardware tens fluidez, alta protecção contra vírus e nada que o utilizador faça “standard” altera isso.

      Quando as Apps e SO (Windows por ex) são deficientemente programadas, há muito espaço para algo correr mal e a culpa é do utilizador.

      Um carro com motor fraco, que perde óleo, desafina, etc, quando algo mau acontece, a culpa põe-na sempre no condutor. Por isso os Mercedes antigos, Toyota, Honda etc têm tantos fãs: porque são bons, estáveis e pouca manutenção; por outro lado Fiat, Peugeot, Renault etc “culpam” sempre o condutor…lol

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Belmiro, conheces os conceitos de brincar/rir/comédia? 😉

      2. Avatar de salo
        salo

        Vejo aqui uma certa preferência para IOS . Se usarmos o cérebro um bocadinho podemos constatar que o Windows e o Linux , por exemplo , correm em muitas maquinas e os SO tipo IOS embora sejam também possível a sua performance deixa muito a desejar. Se um SO é feito para um conjunto de peças é óbvio que a primeira vista parece melhor mas no final do dia tudo depende da preferência de cada um .

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          IOS é da Cisco.

          1. Avatar de John
            John

            +1 obrigado, todos falam do IOS da apple sem referirem que se estão a referir ao da apple, e esquecem-se que a cisco já chamava IOS ao seu sistema há muito mais tempo.

    3. Avatar de Beta Tester
      Beta Tester

      …a mãozinha que de vez em quando devia sair do ecrã e……

  10. Avatar de nkp
    nkp

    então o ddu não entra aí?

    1. Avatar de Vítor M.

      Neste já não, mas nos próximo entra de certeza. Obrigado npk.

  11. Avatar de Joao
    Joao

    Também podiam fazer um top ferramentas para organizar ficheiros.

    1. Avatar de Vítor M.
  12. Avatar de Armando Oliveira
    Armando Oliveira

    Sim! Boa ideia. um top ferramentas para organizar ficheiros.

  13. Avatar de Ricardo Cruz
    Ricardo Cruz

    TreeSize também gosto muito

    1. Avatar de AM
      AM

      uso o Spacesniffer

      1. Avatar de darkvoid
        darkvoid

        Já usei o Spacesniffer algum tempo mas voltei para o TreeSize

    2. Avatar de Luis Alexandre
      Luis Alexandre

      Uso o WinDirStat

  14. Avatar de Fireman86
    Fireman86

    Para um QQ técnico só há 3 hipóteses… Hardware, software ou burrice do operador… Boas dicas. 5*

  15. Avatar de João António de Sousa
    João António de Sousa

    Boa tarde
    Sou apenas um curioso……As APPS são para Smartphone ou para Windows? São gratuitas ou Pagas?
    Parecem ser boas, a ter em conta os comentários…

  16. Avatar de Fábio Pereira
    Fábio Pereira

    eu em vez do Snappy Driver utilizo o driver booster eu sei que ele presisa sempre de internet mas tambem esta sempre actualizado.

  17. Avatar de Antonio Farinh
    Antonio Farinh

    Sabem de algum programa (que faça integração com o Active Directory) para ver as temps, se o disco está cheio ou não e a utilização da rede numa rede empresarial?
    obr

    1. Avatar de John
      John

      COMPMGMT.MSC dá para tudo e mais alguma coisa e já vem com o windows 😀

  18. Avatar de Bruno Rua
    Bruno Rua

    Eu sabia que este dia ia chegar… mas não estava preparado.

    O software para computadores deixou de se chamar programas e agora são apps…

    Um dia muito triste para a todos nós… 🙁

  19. Avatar de Tiago André
    Tiago André

    a culpa ou é da bateria ou do motor de arranque

  20. Avatar de Altino
    Altino

    ubcd + parted magic + book repair disk. nada mais.

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Xii tens sorte se não precisas de nada para além disso!

  21. Avatar de Viriato
    Viriato

    A minha ferramenta tipo canivete suiço é o UVK. Tem tudo e está em constante evolução.

    1. Avatar de Mag
      Mag

      Como gosto desse formato, já agora o site. Obg

  22. Avatar de FO
  23. Avatar de RafaDJ
    RafaDJ

    Eu utilizo muito o Hiren Boot CD e, recentemente, ando a testar uma aplicação/programa criado por uma empresa PT que é o Askwhizz – http://www.askwhizz.com/

    O mais interessante é que funciona em vários SOs – http://www.askwhizz.com/downloads/

  24. Avatar de AqueleGajo
    AqueleGajo

    Foi através do pplware que conheci esta ferramenta: em vez de instalar todas as apps uma a uma depois de formatar o PC o Ninite faz isso td e sem publicidade/spyware.

  25. Avatar de XJarreta
    XJarreta

    Seria útil também divulgar essas ferramentas equivalentes em Linux, o Putty está disponível, enquanto o Currports seria de grande valia o seu similar.

  26. Avatar de Dinis Domingos
    Dinis Domingos

    Talvez só trocasse o currports pelo hijackthis… Em 20 de informática nunca precisei de saber quais os ports abertos mas já tive Root kits

  27. Avatar de Rúben Luis
    Rúben Luis

    Só não concordo com o SnappyDriver para mim bom é tirar os drivers do site do fabricante e não corrermos riscos desnecessários

  28. Avatar de Luiz Felicio
    Luiz Felicio

    Para quem usou muito o Hiren agora nada melhor que o DLC Boot http://dlcboot.com/ (este merecia um artigo completo para ele) e o DRP https://drp.su/pt-br para drivers

    Cumps

  29. Avatar de Filipe V
    Filipe V

    recomendo igualmente o Silent Install Builder para reduzir o tempo de instalação de apps em massa.
    http://www.silentinstall.org/

  30. Avatar de Realista
    Realista

    Emule?! Netscape?!

    EM QUE ANO ESTAMOS?!?!?!?!?!

  31. Avatar de Moreira
    Moreira

    Quais as vantagens do Snappy face ao Drivers Magician?

  32. Avatar de Luis ferreira
    Luis ferreira

    Boa noite a todos. Há uma app com o nome erd commander mais recentemente mudou o nome para dart que também é muito útil para quem é técnico de informática ou um simples curioso como eu

    1. Avatar de Helder Oliveira
      Helder Oliveira

      Boa tarde Luis, antigamente com o erd commander conseguia-se carregar o registo do sistema para poder aceder ao regedit, sabes se o dart consegue fazer isso no windows 10?

  33. Avatar de TiagoDM
    TiagoDM

    N é bem o foco deste tópico, mas façam uma pen de boot c o vosso armyknife.. Que até vem com links para download direto dos sites oficiais de.montes de ferramentas úteis (este sim, o foco do topico): https://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/

  34. Avatar de Vasco Nogueira
    Vasco Nogueira

    http://www.ninite.com

    Para instalar utilitários comuns de forma rapida

  35. Avatar de Ruben
    Ruben

    E see pategos… PATEGOS EVERYWHERE… Ferramentas como “PuTTY” não ferramentas de “desenrasca”, são ferramentas diarias de SysAdmin ou NetworkAdmin, ok muito utilizam Mremote,moba,terminals, etc… Mas muitos deles sao apenas frontends que utilizam o putty quando se trata de dum protocolo SSH ou Telnet, com isto o que quero dizer é que para o tipico tec de IT e para tipico utilizador que lê este artigo esta ferramenta nao é aplicavel

    1. Avatar de Toni
      Toni

      És tu Osório?

  36. Avatar de Rúben
    Rúben

    Acrescento duas ferramentas muito boas que utilizo para libertar memoria num computador (WinDirStat) e outra para copiar dados e para compara-los (Beyond Compare).

  37. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boa noite gostaria de sugerir o Hirens boot, um conjunto de ferramentas para “desenrascar”

    1. Avatar de Luiz Roberto Ligiera Jr
      Luiz Roberto Ligiera Jr

      Kkkk, se um tecnico nao conhece o Hirens, nao eh tecnico… Kkkkk

  38. Avatar de Luiz Roberto Ligiera Jr
    Luiz Roberto Ligiera Jr

    Esse Snappy Driver eh um LIXO, vcs deveriam ter vergonha de indicar uma porcaria dessas!