Microsoft comprou o GitHub por 7,5 mil milhões de dólares

67 Comentários

Tal como demos a conhecer na semana passada, a Microsoft estaria em negociações para comprar o GitHub.

No seu seguimento, a Microsoft deu a conhecer há minutos que comprou a plataforma que aloja código-fonte por 7,5 mil milhões de dólares, cerca de 6,4 mil milhões de euros.


O GitHub é uma plataforma que aloja código-fonte com controlo de versões através do Git. Esta plataforma permite que os programadores, utilizadores ou qualquer utilizador registado contribua em projetos privados e/ou Open Source a partir de qualquer parte do mundo. Poderia ser a “galinha dos ovos de ouro” para a Microsoft.

Segundo a empresa de Redmond, a aquisição irá capacitar os programadores, acelerar o crescimento do GitHub e avançar nos serviços da Microsoft com novas audiências.

 

Microsoft comprou o GitHub por 7,5 mil milhões de dólares

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira que chegou a um acordo para adquirir o GitHub, a plataforma de desenvolvimento de software líder mundial, onde mais de 28 milhões de programadores aprendem, partilham e colaboram para criar o futuro. Juntas, as duas empresas capacitarão os programadores a obter mais em cada estágio do ciclo de vida de desenvolvimento, acelerar o uso corporativo do GitHub e levar as ferramentas e os serviços de programador da Microsoft para novos públicos.

A Microsoft é uma empresa que desenvolve primeiro e, ao unir forças com o GitHub, fortalecemos o nosso compromisso com a liberdade, a abertura e a inovação dos programadores.

Reconhecemos a responsabilidade da comunidade que assumimos com este acordo e faremos o nosso melhor trabalho para capacitar cada programador a construir, inovar e resolver os desafios mais prementes do mundo

Referiu Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Sob os termos do contrato, a Microsoft adquirirá o GitHub por 7,5 mil milhões de dólares em ações da empresa. Sujeito às condições habituais de encerramento e conclusão da revisão reguladora, a aquisição deverá ser concluída até o final do ano civil.

O GitHub manterá os seus direitos e operará de forma independente para fornecer uma plataforma aberta para todos os programadores em todos os setores. Os programadores continuarão a poder usar as linguagens de programação, ferramentas e sistemas operativos de sua escolha para os seus projetos – e ainda poderão implementar o seu código em qualquer sistema operativo, qualquer cloud e qualquer dispositivo.

O vice-presidente corporativo da Microsoft, Nat Friedman, fundador da Xamarin e veterano de código aberto, assumirá a função de CEO da GitHub. O atual CEO da GitHub, Chris Wanstrath, tornar-se-á um membro técnico da Microsoft, subordinado ao vice-presidente executivo Scott Guthrie, para trabalhar em iniciativas estratégicas de software.

Mais informação: Microsoft

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      +1.

  1. Avatar de João
    João

    Tentativa desesperada da MS de se manter relevante.

    A Microsoft precisava de fazer isto? Não.

    Faz sentido para uma empresa como a MS comprar este serviço? Não.

    A única razão da Microsoft comprar o GitHub é simplesmente porque o GitHub é cool e atrai novos programadores, a Microsoft não é, a Microsoft tenta comprar “cool”.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é bem assim 😉 a Microsoft está a fabricar o seu caminho num novo modelo. Repara que este produto é uma aquisição com várias vertentes, mas sobretudo é a intenção e necessidade de levar até si um número grande de developers, coisa que tem faltado à Microsoft desde há pelo menos 10 anos.

      A empresa com compras como o Skype, o Linkedin e agora o GitHub fica bem posicionada em vários serviços relevantes e populares. Tem havido uma gestão muito competente por parte deste CEO.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Pois, o grande problema da M$ é o registo negativo que tem em «take overs» como este… o tempo o dirá…, mas, dificilmente o escorpião muda a sua natureza…

        1. Avatar de Zé

          Registo negativo ? Isso depende muito do objectivo, o qual nós não sabemos qual é.

          1. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Podemos falar de uma das mais emblemáticas que foi a aquisição da nokia, ao preço da chuva, cuja venda «fantástitica» foi feita pelo individuo que depois da venda foi trabalhar para a M$… tanta ética e moral comercial… um «case study» na verdade LOL. Escusado será dizer que antes da venda a nokia foi perdendo imenso valor de mercado, deixada às portas na falência e depois da venda foi «canibalizada». A história é uma disciplina tramada… aparentemente há muita gente que não aprende com ela…

      2. Avatar de Jc
        Jc

        Hahaha. Is acionistas são os mesmos. Nada mudou.
        Uma empresa do tamanho da MS não faz dinheiro a proteger o OpenSource.
        Isto é o fim do GitHub. Um ou mais clones aparecerão em poucos dias e todos os projectos relevantes sairão.

        Mais ainda. A MS sabe que isto é o fim do GitHub que ninguém iria confiar no GitHub depois da aquisição. Mesmo assim comprou. Assumiu o prejuízo para acabar com um problema grave. (Vários projectos sedeados no GitHub destruíram produtos da MS nos últimos anos)

      3. Avatar de José
        José

        Skype? Dead. LinkedIn? Dead. CodePlex? Dead. GitHub? Soon to be dead.
        A malta está fugindo para o GitLab. Basta ver os tweets: https://twitter.com/gitlab
        Tudo o que a Microsoft toca torna-se em b***a.

        1. Avatar de David
          David

          Skype e Linkedin dead? Não deves estar por dentro do contexto profissional.

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Para não falar que o Xamarin e o Minecraft estão melhores que nunca!

          2. Avatar de Moreira
            Moreira

            Skype, só se for mesmo o profissional, porque no âmbito pessoal, está completamente perdido para o WhatsApp.

      4. Avatar de Daniel
        Daniel

        ” mas sobretudo é a intenção e necessidade de levar até si um número grande de developers, coisa que tem faltado à Microsoft desde há pelo menos 10 anos.”

        Não concordo. Quer dizer, concordo que é verdade que a MS históricamente teve alguma dificuldade em conseguir ter tracção entre developers não ligados a empresas com alguma dimensão, mas isso tudo mudou com a saída do .NET core, VS Code, expansão das funcionalidades das edições community (e contexto em que se podia usar), versão free do Visual Studio Team Services, etc. Arrisco dizer que o VS Code terá sido o ponto de viragem (quantos e quantos plugins para as mais diversas funcionalidades, language bindings e afins não surgiram permitindo usar-se para virtualmente qualquer linguagem de programação ou situação?!).

        Agora, se disseres que não tem o peso de um github junto da comunidade open source, ou para projectos que não sejam de uma empresa com alguma dimensão? Garantidamente… embora que para empresas existem soluções bem mais seguras do que github (e que as empresas por norma já usam os seus produtos, como o caso da atlassian que tem o jira, o confluence, o trello… e o bitbucket!).

        Quanto às aquisições que mencionaste… Skype tornou-se praticamente irrelevante nos últimos anos por causa do hangouts, messenger, whatsapp/telegram… isto posto cronológicamente as flechadas à importância que foi levando (tirando Skype for Business, que só se chama Skype para criar reconhecimento à marca do Skype “doméstico” pois o Skype for Business é o Lync e de Skype só tem o nome forçado e mais nada); LinkedIn tem administração totalmente independente e mantem a mesma estrutura executiva (por enquanto pelo menos, será na altura em que a estrutura seja assimilada/integrada na MS é que se verá o que poderá dali sair).
        A aquisição do Github faz sentido para a MS porque é uma forma de complementar o seu serviço de Visual Studio Team Services, o resto se é “relevante” (Skype aos anos que lhe caiu a relevancia) ou “popular” não interessa, o que interessa é que complementa os seus serviços em algo que a MS já afirmou ser estratégico (e a confirmá-lo: VS Code, .NET core, MSSQL para Linux, Distro de Linux, linux userspace no Windows 10, etc).

        Eu tenho alguma fé em Satya Nadella e acho que ele realmente tenciona tornar a MS mais receptiva e menos agressiva… o tempo o dirá.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      “Tentativa desesperada da MS de se manter relevante”
      LOL

      Abres o olhos que já é dia.

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não necessáriamente… até está muito em linha (ou inteiramente em linha) com o Visual Studio Online (Visual Studio Team Services), em que tens uma plataforma ALM inteira online, com source control (git,salvo erro), etc.

      Se a MS precisava? Nim. Mas escusam de reinventar a roda visto terem um produto concorrente.

      Se faz sentido para a MS comprar este serviço? Completamente, complementa a sua oferta de VSTS (Visual Studion Team Services).

      Garantidamente que para a MS a única razão não é “ser cool”, porque github é bem sucedido não é por “ser cool”, é por ser barato (grátis se não tiverem problemas com os repositórios serem públicos) e prático. Para a MS existem diversas razões para avançar com a aquisição, mas as que referi basicamente cobrem tudo o que é de importante, a meu ver.

    4. Avatar de Costa
      Costa

      Ora aí está uma opinião com que concordo na íntegra, nem diria melhor.
      Só acrescento o que acho que se vai passar devagar devagarinho, parte dos projectos (dos mais importantes) ou são engolidos pela Microsoft ou saltam fora, e eu acho que vai ser a segunda opção. Os projectos menores, principalmente aqueles que têm adesão de pessoas assumidamente viradas para o mundo Linux, esses saltam fora mais rápido ainda. Os concorrentes do GitHub, se forem “espertos” já esfregam as mãos, agora é cavalgar esta manchada no GitHub e aliciar os principais projectos a migrar para o serviço logo ali ao lado.

      1. Avatar de Costa
        Costa

        O concordar é com a opinião do João.

    5. Avatar de Zé

      “Tentativa desesperada da MS…” , ui, uma empresa que compra outra por 7,5 mil milhões de dólares, deve estar mesmo desesperada, assim também eu gostava de estar DESESPERADO.
      O desespero da MS está nas empresas mais valiosas, quer chegar ao 1º lugar, hehehe:
      1º Apple está avaliada em 923 mil milhões de dólares
      2ª Amazon está avaliada em 782 mil milhões de dólares
      3ª Microsoft está avaliada em 753 mil milhões de dólares
      4ª Alphabet (Google) está avaliada em 739 mil milhões de dólares

      Como em Portugal a governança, não pensa nem tem objectivos (coisa que transmite ao povo, e este assimila como normal), logicamente que não tem estratégia, é mais o NAVEGAR Á VISTA… ao contrário de empresas que têm objectivos e concebem uma estratégia para os alcançar.
      Compreendo que isto seja estranho para muitos Portugueses.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais um serviço “que se foi”…

    1. Avatar de Aqueletal
      Aqueletal

      Talvez.. Eu vou dar credibilidade à MS. Eles têm medidas de apoio a estudantes interessantes, acho que a MS pode realmente catapultar o github.

      Se fosse uma Google ou Apple, aí eu ficava preocupado!

      1. Avatar de LG
        LG

        Pq Google? Google tem sido mais a favor do mundo open-souce que Microsoft

        1. Avatar de Zé

          lol, a sério ? Acreditas no que estás a escrever ?

      2. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        É…, a «viuva negra» também tem «medidas de apoio» aos machos interessados e de facto catapulta o «objecto do seu afecto» para um novo plano existêncial…

        1. Avatar de Ok
          Ok

          A MS faz o que outros fazem (de mal) com a agravante de ser tudo a pagar.

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Visual Studio, Web Office, .NET Core, Visual Studio Code, vcpkg, OneDrive, Skype, LinkedIn, VSTS… Não precisas de pagar por nenhum destes.

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        @Aqueletal
        Podem ter apoios aos estudantes, mas como se diz “é preciso estar com o olho no burro outro no cigano”…

        A Google tinha um repositorio onde se podia usar e acabaram com aquilo, o github, espero que se mantenha, de preferencia free

    2. Avatar de Calvin
      Calvin

      Ainda há o GitLab!

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    E assim vai o mundo…

  4. Avatar de zeca
    zeca

    desde que seja para melhorar, por mim tudo bem 😀

    1. Avatar de José
      José

      lol essa ingenuidade.

  5. Avatar de João
    João

    Tentativa desesperada da MS de se manter relevante.

    A Microsoft precisava de fazer isto? Não.

    Faz sentido para uma empresa como a MS comprar este serviço? Não.

    A única razão da Microsoft comprar o GitHub é simplesmente porque o GitHub é cool e atrai novos programadores, a Microsoft não é, a Microsoft tenta comprar “cool”.

    BTW…

    https://twitter.com/movingtogitlab

    A GitLab está a ganhar imenso com a história…

    1. Avatar de arc
      arc

      Obviamenteo GitLab… e vai crescer mais ainda.

  6. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Embrace, extend, and extinguish…

  7. Avatar de arc
    arc

    Mais um serviço que se está a ir….devagarinho…mas vai para o fundo.
    Vivam as alternativas.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Podes dar exemplos de quais, SFF? 😉

      1. Avatar de arc
        arc

        @Amilca, euzinho?

          1. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            Obrigado! 😉

      2. Avatar de Tiago Martins
        Tiago Martins

        Tens o Gitlab e o Bitbucket como boas alternativas na minha opinião

      3. Avatar de 20Apanhar
        20Apanhar

        SVN? penso que é o mais utilizado a par do Git.

    2. Avatar de Calvin
      Calvin

      Arc, também tem o GitLab

  8. Avatar de fabio sousa
    fabio sousa

    “We are the borg… resistance is futile, your culture will serve to adapt us. You’l be assimilated”

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      +1 LOL; a única que se aproveita é a a seven-of-nine 😀

  9. Avatar de Jorge Manuel Pires Ferreira
    Jorge Manuel Pires Ferreira

    Compraram um bela m*rda LOL
    Estes negócios só parecem é lavagem de dinheiro!

    1. Avatar de eu
      eu

      Claro … um servico que toda a gente que e gente (ate a propria Microsoft usa) e uma bela m*erda… sim senhor o teu comentario faz muito sentido !!! Vai-te encher de moscas pa !

      1. Avatar de fabio sousa
        fabio sousa

        Eu acredito que estarão a tentar arranjar meios de obter informações de potenciais programadores e projectos aliciantes dentro do GitHub para melhorarem os serviços existentes e a experiência do utilizador. O GitHub é na sua essência de cariz público quando se inscreve gratuitamente. A informação e o trabalho imputado + royalties + privacidade têm um preço…

      2. Avatar de Djoje
        Djoje

        Ó “eu”, git??? bela bosta!
        Tecnologia para putos pá!

  10. Avatar de cmariano
    cmariano

    O pplware tornou-se numa escola para iluminados, techmanjas e afins…..

    Ridículo…..

    1. Avatar de Danilo
  11. Avatar de João
    João

    GitLab é uma boa alternativa.

    (deixo link para uma funcionalidade em falta no gitlab: https://gitlab.com/gitlab-org/gitlab-ce/issues/41766)

  12. Avatar de soneca
    soneca

    Já pensaram no acesso a código fonte de várias vertentes que a MS passará a ter? Estou a ver aqui uma oportunidade de espionagem industrial ao mais alto nível…

    1. Avatar de Jitsi
      Jitsi

      Mas o código que está no github não é livre? Espionagem industrial do quê?

      1. Avatar de acs
        acs

        O Github ganha dinheiro com repositórios privados.

  13. Avatar de Maike
    Maike

    Boa. Agora vai começar a cobrar quem utilizar esse serviço e ter possibilidade de roubar projetos de cada programadores, para quem pagou para manter em privado.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      “Reconhecemos a responsabilidade que assumimos com a comunidade neste acordo e faremos nosso melhor para empoderar cada desenvolvedor para construir, inovar e solucionar os desafios mais urgentes do mundo”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, no comunicado. A aquisição, sujeita a revisões regulatórias, deve ser finalizada até o fim de 2018. A Microsoft afirma que “o GitHub manterá o seu foco principal no desenvolvedor e vai operar de forma independente, para oferecer uma plataforma BERTA A TODOS OS DESENVOLVEDORES EM TODAS AS INDÚSTRIAS. Os desenvolvedores continuarão a poder usar as linguagens de programação, ferramentas e sistemas operacionais de sua escolha para seus projetos — e ainda serão capazes de aplicar seu código a qualquer sistema operacional, nuvem ou dispositivo”.

      1. Avatar de rrb
        rrb

        a “berta” é o melhor de tudo… ao menos aprende a copiar decentemente

  14. Avatar de Oscar Neto
    Oscar Neto

    “Lá se vai um serviço…”
    Disseram o mesmo quando a Microsoft comprou o Linkedin e até o momento só vi melhorias.
    E acredito mesmo que a comunidade do GitHub sairá ganhando, pois como o Vitor M. referiu, a Microsoft está construindo um novo caminho, e o o GitHub é uma peça importante devido a sua abrangência e diversidade.

    1. Avatar de Tiago Martins
      Tiago Martins

      +1 Muita gente está a criticar mas depois vai-se a ver e usam Visual Studio Code, LinkedIn e Typescript

    2. Avatar de Danilo
      Danilo

      Tantas melhorias que hoje não é possível acessar o perfil dos outros sem está logado.

  15. Avatar de José
    José

    GitLab here i come!
    #movingtogitlab

  16. Avatar de arc
    arc

    E em que plataforma assenta o GitLab…Hein?!?!

  17. Avatar de Joselito
    Joselito

    Nat Friedman: finalmente um cara “Open-Source” esperto! Kkkkkk, Ah, os humanos e a sua dificuldade nata de viver precisando se alimentar, se vestir, cuidar dos filhos….
    É tanto comentário comunista nesse Pplware… Tá cada dia mais difícil!…
    Obs, para os incautos: Não existe almoço grátis!

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Boas, o teu comentário deve ser respeitado, mas, parece ser bastante ofensivo, pois, ao conotar-se, quem tem uma opinião contrária, como «comuna», pode inibir esse alguém de fazer um comentário livre e independente. Agora, não sei se reparas, mas vivemos noutra era, na era em que, conotações como «comuna» ou «facho» são um bocado «démodé» e redutoras; o open-source e quem defende o open-source está acima disso… Há «incautos» que preferem «love» grátis em vez de ter de pagar por ele… Se vamos por aqui, há pois é….

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Obrigado por teu comentário consciencioso…. Embora não compreendas, q o estigma na palavra comuna venha somente de ti, apenas citei o fato (Comuna != Dinheiro)…, e que na real abordagem do amor (E tmb, mesmo nessa abordagem rasa q citas… Que qlqr mamífero conhece…), também não existe almoço grátis, nele sempre deve existir a reciprocidade (Seja física, social, genética, intelectual…) para manter-se e existir… Não existe almoço grátis…

  18. Avatar de Andre
    Andre

    Sou utilizador macOS, utilizo o GitHub para dezenas de aplicações e pesquisa…penso que estes senhores vão monopolizar a plataforma, como sempre aconteceu…Alguém concorda??

  19. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Rumores dizem que a compraram para a fechar..