Apple disponibiliza Apple Music no seu navegador com algumas novidades

13 Comentários

Hoje começa o evento Apple WWDC 2018. A Apple vai mostrar algumas novidades e começou já por antecipar alterações no leitor de música para a Web do seu serviço Apple Music.

Vamos ver o que mudou então no widget que apresenta álbuns de música nos sites.

Apple Music no navegador


O seu perfil Apple Music agora no navegador

A empresa de Cupertino sempre permitiu que se pudesse incorporar nos sites os player de música com uma amostra da lista disponibilizada. Essa reprodução, contudo, tinha um limite de 30-90 segundos, isto dependendo do acordo firmado com a editora que representa o tema em questão.

Segundo o que foi agora detetado por um utilizador do Reddit, esse widget recebeu recentemente algumas alterações e melhorias. Por exemplo, o utilizador já poderá usar um link para “Iniciar sessão”.

Fazendo o login referido, o utilizador que assine o serviço Apple Music poderá ter acesso àquela lista proposta numa página web e ouvir as músicas na íntegra.

Além disso, o utilizador poderá adicionar algumas das funcionalidades que também estão disponíveis na app do iOS e macOS. Se clicar no ícone “•••”, conforme mostra em cima a imagem, poderá, por exemplo, adicionar música à biblioteca, copiar o link da música, incorporar música e muito mais.

O leitor de música traz ainda os normais controlos de reprodução que poderá usar.

Dica: Depois de fazer o login, poderá ouvir todas as faixas. Mas se a ideia é ter acesso fácil às suas próprias listas e álbuns, como no iTunes, poderá partilhar os seus próprios links das listas de reprodução que criou. Para isso basta copiar este link e entrar na caixa de ferramentas – então tem acesso completo à web .

Depois de pesquisar e escolher, verá uma caixa com várias opções, como esta por exemplo.

 

O rumor toma forma

Já se andava a ouvir alguns rumores de que a Apple poderia lançar na WWDC o seu serviço oficial de música online. Aliás, se visitar o endereço www.applemusic.com, terá a porta para a sua biblioteca de músicas.

Seguramente, o serviço de música streaming da Apple é um dos que receberá mais atenção visto estar a crescer a bom ritmo e ser uma enorme fonte de receita. Claro que só daqui a umas horas iremos perceber se de facto é mesmo assim.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Heldr
    Heldr

    Fantástico!

    Alguém sabia que a maior feira de computadores pessoais vai acontecer esta semana e começa já amanhã?

    Ninguém quer saber, Apple domina a indústria e pouco falta para dominar o mundo também.

    1. Avatar de Vítor M.

      Exagero. Sabias que a Microsoft comprou o GitHub? Olha aqui: http://bit.ly/2kMW3PV

  2. Avatar de nkp
    nkp

    spotify manda abraço

    1. Avatar de Vítor M.

      Não há dúvida que se a Apple quer “atacar” o mercado do Spotify tem de usar pelo menos as mesmas armas… mas a Apple tem o Spotify na mão. Repara que muitos dos clientes Spotify estão dentro do ecossistema Apple. Se a empresa mudar as regras, como o fez no Apple Watch e HomePod, facilmente consegue dar uma machadada no Spotify.

      Não acredito que o fará, até porque a Apple tem uma boa receita com o Spotify, mas claro que irá lutar com as mesmas armas e dentro de produtos onde só haverá acesso ao Apple Music.

      Mais ano menos mês o Apple Music irá passar os assinantes Spotify, pode demorar mas acontecerá.

      1. Avatar de Filipe F
        Filipe F

        Não esquecer que o Ecosistema Apple é menos de 20% do mercado. Portanto duvido que ”muitos dos clientes Spotify” estejam no ecosistema Apple.
        O pessoal tende a achar que o valor e popularidade de uma marca significa volume de pessoas. Se calhar tal como no segmento de computadores ou segmento móvel, apenas 2 em cada 10 clientes Spotify são clientes Apple.

        E naturalmente o Apple Music que tem milhoes de pessoas, já terá absorvido quase todo o seu cliente do ecosistema pelo que o número de pessoas Apple a usar ainda Spotify será certamente pouco e por isso, a maioria dos clientes Spotify não são clientes Apple atualmente.

        A Apple apenas está e bem, a tornar o seu produto mais compativel com mais plataformas e formas de uso, dado que ainda tem falta de compatibilidade por exemplo em SmartTv’s onde não há Apple Music mas há Spotify, Android Auto, Linux, etc. Assim com a versão web, pelo menos já ajuda em mais alguns casos pontuais mas ainda fica longe de fornecer um serviço multiplataforma como o Spotify.

        1. Avatar de Vítor M.

          Em termos de percentagem não sei se será bem assim. Há ainda muitos utilizadores que são pagantes (ao contrario de outras plataformas) e isso é o que mantém a empresa a funcionar. Alias, como se viu recentemente, a empresa limpou milhares de utilizadores que utilizavam versões pirata (e de certeza que não era dentro do ecossistema Apple 😉 ). Mas ainda há milhares que estão no número geral mas que efetivamente não pagam (fora os que usam a versão gratuita).

          Depois, também tendo como métrica o que a Google refere, o ecossistema Apple é bastante profícuo, os utilizadores pagam para ter e não se importante de pagar pelo serviço de qualidade. Não sei se atualmente pagantes será nessa percentagem, mas acredito que será o mercado mais vantajosos em termos de fidelidade de clientes.

          Em 2015 o Spotify “pediu” aos cliente que tinham assinaturas através da app para iOS que o deixassem de fazer e pagassem via Web, isto porque a Apple à altura cobrava 30% do valor das assinaturas. Se não fosse tão rentável, o Spotify nessa altura tinha deixado cair a sua app, mas obviamente que não o iria fazer. Julgo, se não me falha a memória, que depois houve uma renegociação e essa percentagem baixou, mas acredito que continue a ser amplamente proveitoso. O serviço é bom e a app funciona muito bem, os utilizadores do iOS certamente não se importam de pagar via app que funciona muito melhor que via web.

      2. Avatar de João
        João

        “até porque a Apple tem uma boa receita com o Spotify”

        Não, não há compras integradas no Spotify.

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso é que era bom e logo a Apple 😉 “Apple charges apps a percentage of revenue for subscriptions processed through the App Store”

    2. Avatar de João
      João

      Spotify está a morrer aos bocados, manda muitos abraços, manda…

      Apple está a um passo de inverter a situação, com poucos anos, e com uma diferença muito grande: Apple, ao contrário do Spotify, não está a perder dinheiro.

  3. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    estou a gostar de estar a usar apple music infelizmente para mim o spotify parou no tempo

    1. Avatar de Bruno Nogueira
      Bruno Nogueira

      Acho que ambas estão par a par, mas acho que o Spotify é mais “user-friendly”.
      Deve ser do hábito.
      A Apple podia era ter a mesma feature de fade in e fade out como o spotify. 🙂

  4. Avatar de Eu
    Eu

    Está tudo contente porque a Apple fez uma versão Apple Music para web… Mas e então o iTunes que anda ainda na “idade da pedra”? Este sim tem o Apple Music incorporado e é uma completa anedota! Músicas demoram minutos a carregar completamente (parece que vão buscar a servidores em Marte), playlists desorganizadas como tudo, não dá para organizar como se quer, se por tempo de adição, etc… Carrega-se numa música para adicionar à playlist e tem que se esperar uns 10 segundos para que ela se lembre de efetivamente ir para lá… Entre muitas outras coisas.
    App Android, a mesma anedota, lento como tudo, playlists e o tempo de adicionar, a mesma história, a mudar de faixa demora que se farta! Adiciona-se uma música a uma playlist e lá tem que se andar a lá ir, carregar para fazer download (quanto no Spotify é automático)… App que não tem pés nem cabeça…
    Pesquisar no android é uma dor de cabeça (nesta, tanto como no iTunes não entendo quem desenhou o raio dos perfis dos artistas, mal desenhado como tudo)

    Outra… Um álbum sai, e não me venham com coisas, sai mais rápido no Spotify que na Apple Music!!! Já cheguei a estar mais de 2 semanas à espera que estivesse disponivel enquanto já andava a ouvir no Spotify durante esse tempo todo…

    Então não era mais fácil separar o iTunes da Apple Music e criar serviços completamente distintos? Criar boas apps robustas para dispositivos móveis e boas apps para Windows e OSX? (Sei lá, como o Spotify, digo eu…)

    Depois ainda vêem dizer, ah e tal, o Apple Music é melhor que o Spotify… Peço desculpa por contradizer, mas penso que nenhum que diz isso tem razão, ou isso ou utiliza o serviço de ano a ano.

  5. Avatar de pia
    pia

    MacOS/iOS >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Windows, Android