PIM Backup

18 Comentários

Uma das maiores preocupações que tenho com o meu PDA é a manutenção dos dados que lá tenho armazenados. E por dados refiro-me à minha lista de contactos e agenda. A facilidade com que a perda desses dados pode acontecer levou-me, desde que tenho o Qtek S200, a procurar uma ferramenta que de forma simples efectuasse um backup dos dados mais importantes.

A minha ideia não era encontrar uma ferramenta que efectuasse um backup total, pois esse tipo de backups acaba por levar mais do que pretendemos. Acabei por receber um mail a indicar-me um conjunto de ferramentas para , das quais me saltou à vista a que abaixo vos descrevo. E essa ferramenta é o PIM Backup.

De utilização muito simples este software permite criar backups dos seguintes tipos de dados:

  • Contactos
  • Entradas na agenda
  • Mensagens (SMS’s, MMS’s e mails)
  • Tarefas
  • Lista de chamadas recebidas e efectuadas
  • Speed dials

A vantagem deste software face aos restantes que fui testando é a sua facilidade de utilização e o facto de não ser necessário efectuar qualquer instalação. Basta tê-lo no cartão de memória e executa-lo quando pretender.

A sua utilização é de tal forma simples que são necessários apenas 3 passos para que o backup seja efectuado.

Definir o que pretendem fazer (backup ou restore) e que dados pretendem guardar/ restaurar:

Em que local (aconselho um cartão de memória)

Caso pretendam e dentro da opção anterior, é possível definir backups periódicos e automáticos:

E eis o PIM Backup a guardar os dados

Tão simples como isso. Nada mais. Testem e vão ver que é extremamente fácil de utilizar.

Ainda hoje tive de aplicar um backup dos meus dados depois de um hard-reset. E em 5 minutos tinha os meus dados repostos no PDA.

Licença: Freeware
Download: PIM Backup v1.8 [WM5/6]
Download: PIM Backup v1.8 [Windows Mobile 2003 SE]
Homepage: DotFred [em construção, mas podem consultar mais info aqui]

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Shote
    Shote

    Boa sugestão. Vou experimentar num futuro próximo. O meu S200 teve um pequeno acidente, caiu de uma altura de 30 cm e ficou sem lcd :S Já está parado há algum tempo, chegou hoje um lcd novo do ebay e amanhã aventuro-me a montá-lo. Não tive muito tempo para brincar com o meu PDA, mas lembro-me que não consegui copiar os contactos que tinha nele para o meu cartão SIM. Não é possível? Ou fui nabo? 🙂

    Continuação de excelente trabalho
    Abraço

  2. Avatar de Pedro Simões

    @Shote,

    O problema de copiar os contactos para o SIM é o formato dos dados e o “excesso” de informação que os contactos passam a ter depois de estarem no PDA. O SIM não suporta isso. E ainda assim deixavas de fora os restantes dados.

  3. Avatar de Luis Carlos
    Luis Carlos

    Boa malha este programita! 😉

  4. Avatar de Bruno Amorim
    Bruno Amorim

    Um programa muito útil… venham mais informações de programas assim para os nos PPC’s 🙂

  5. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Será que uma simples sincronização ao pc não chega?
    Pode-se fazer um hard reset e recupera-se o que se quer a seguir.
    Já conhecia este programa e é verdade que tem a vantagem de dispensar o pc. 😉

  6. Avatar de Diego Marcell²

    Gostaria de saber se existe um programa assim, de fazer backup, para computador e que faça o backup via Bluetooth. Tenho o celular K700i da Sony-Ericsson.
    Valeu !

  7. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Diego, compra um HTC ou similar e terás isso e muito + 🙂

  8. Avatar de dj_suca

    ora vamos la a ver se a questão for copiar apenas os contactos e tudo e tudo… very easy, basta k na pasta do S200 existe um ficheiro que diz pim….
    copiem para o cartão… formatem… mudem o nome do ficheiro na pasta do s200 e colem o do SD para aonde estava o da pasta do s200 essa é a maneira ma rapida de fazer backup dos contactos das smsś ja usei lots de programas e nenhum funcionou as mil maravilhas vou testar esse…

  9. Avatar de Mike_Duxxi
    Mike_Duxxi

    Diego..tens uma aplicação muito boa que faz backup de tudo e podes fazer quase tudo a partir do PC.. própria para SE : My Phone Explorer..

  10. Avatar de dj_suca

    Mike_Duxxi >> SPB backup…

  11. Avatar de vdias

    Já estou a usar a versão 1.9…

  12. Avatar de NuchSan
    NuchSan

    Ois,
    Estou à procura desse programa, mas todos os links para ele deixaram de funcionar…… alguem teria a amabilidade de me enviar isso por mail??

    Antecipadamente grato

    NuchSan

  13. Avatar de livia
    livia

    e bacana esse programa, mas caso eu seja roubada ou perca o celular,so terei acesso as informacoes depois que eu comprar e SE comprar outro smartphone. nao tem como acessar as informacoes de um pc comum.

  14. Avatar de livia
    livia

    como faco pra copiar os contatos pro cartao sim?

  15. Avatar de Farinha
    Farinha

    Boas…
    Já esperimentei e funciona mto bem no meu 6915…
    Aconselho!!!

  16. Avatar de flaavio henrique araujo silveira
    flaavio henrique araujo silveira

    eu gosteiii deste artigo é dezz

  17. Avatar de pedras
    pedras

    ja fiz alguns Backup’s mas não sei se as sms que tenho, qualquer coisa como 1500 aonde vão parar, tenho para o SD de 1GB mas não encontro. Queria saber como posso visualizar no windwos xp do meu portatil as mesmas sms
    obrigado pela ajuda