App do Facebook no Android começou a pedir permissões de super utilizador

14 Comentários

A relação do Facebook e das suas apps móveis com os utilizadores nem sempre é pacifica. É um dado adquirido que estas consomem mais recursos do que o esperado e nem sempre o seu comportamento é aquele que seria o lógico.

Se muitos aprenderam a conviver com estes comportamentos, a verdade é que surgem sempre alterações, nem sempre bem-vindas. A mais recente delas estará agora a acontecer, com a app do Facebook para Android a pedir permissões de super utilizador.

Facebook Android root super utilizador

As queixas têm estado a surgir de forma cada vez mais consistente e dão conta que a mais recente versão da app do Facebook para Android (172.0.0.66.93) está a pedir mais permissões do que seria esperado.

Demasiadas permissões para o Facebook

Em concreto, esta nova versão está a pedir permissões de super utilizador em dispositivos que têm root aplicado. Claro que estas não são permissões normais e poucas são as apps que realmente as requerem de forma justificada.

Hey, uh, Facebook? How about you stop suddenly asking for root permission every ten seconds? Thanks.
byu/mtciii inandroidapps

Um comportamento recorrente

São já muitos os utilizadores que recorreram às redes sociais a reportar esta situação anormal, procurando também saber a razão para este comportamento e as medidas a tomar.

Esta não é a primeira vez que este comportamento surge na apps do Facebook. Nas situações anteriores este pedido foi removido com a atualização seguinte, sem qualquer problema maior associado.

A causa deste pedido de super utilizador

Segundo alguns comentários este pedido surge devido a um erro de programação, que não reativou a verificação da presença de root nos dispositivos. É apenas especulação, mas será provavelmente a causa desta situação.

É claro que o acesso a estas permissões não deverá ser pedido pela aplicação e que o mesmo deve ser negado pelos utilizadores. Ao autorizarem esse acesso estão a dar demasiadas permissões desnecessárias a uma app que já tem acesso a informação excessiva.

Uma alternativa para o Android

Facebook Lite: usar ou não usar, eis a questão

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pronto-socorro
    Pronto-socorro

    Força, pessoal, toca a dar a vossa permissão 🙂

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Abandonem o Facebook.

      1. Avatar de Pronto-socorro
        Pronto-socorro

        Nãããoooo! Podem ficar com as jóias, o carro, a casa e o filho, mas não com o Facebook.

  2. Avatar de Gouveia
    Gouveia

    Sim claro, um erro de programação…

  3. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Este grupo, tanto o que oferece na web e apps é um cancro. E do outro lado do charco já se preparam para pedir as contas do face se quiserem viajar para lá, para as passarem a pente fino, e cruzar dados com o que obtém das linhas telefônicas, telemóvel, internet, e-mail etc.
    Agora o face até tenta outras permissões talvez para injetar algum código e monitorizar as ações da malta

  4. Avatar de Ana
    Ana

    Quem não deve não teme. Qual é o voso problema? Eu já dei. Não tenho nada a esconder.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu não tenho nada a esconder, mas acho que o Facebook não deve ter acesso a todo o meu telefone, no meu caso não acontece a não ser que explorem uma falha grave no IOS .
      Dar este tipo de permissões é dar autorização ao Facebook para fazer o que quiser do teu telefone. Gostavas que eu andasse a dar todos os teus contactos, fotos e ficheiros a inúmeras pessoas desconhecidas, saber o que andas a fazer a cada instante? Basicamente foi o que tu autorizas-te. É por estes motivos que as leis de privacidade são cada vez mais apertadas

    2. Avatar de Fak
      Fak

      Ana
      Quem Não deve não teme…
      Certo…
      Ninguém se importa que eles tenham acesso à informação, provavelmente no teu perfil do Facebook consigo saber mais informação sobre ti do que a segurança social sabe de ti…
      No entanto, a maioria do pessoal não é que realmente se importe que lhes leiam os SMS, importam-se é com a publicidade que depois recebem.

      Ninguém está afim de receber SMS, emails ou mesmo chamadas com ads ou falsa informação, isso é a verdadeira razão.
      Depois lá está, há uma linha que separa o que é razoável e moralmente aceite ou não, essa linha é variável de pessoa para pessoa.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Eu não devo nem temo mas decerto não vou andar despido na rua.

    4. Avatar de Geraldo Lopes
      Geraldo Lopes

      Sabe de nada, inocente… 🙂

    5. Avatar de R o B
      R o B

      Não volte a fechar a porta de casa já que não tem nada a esconder.

  5. Avatar de Wagner Silva.
    Wagner Silva.

    De tudo que o Facebook tem só 1% salva !

    1. Avatar de Fak
      Fak

      Sim sim…
      Eu vou ver os teus SMS… Ah não espera, deixa-me ir ali bater com a cabeça no muro até me esquecer de 99% do que li…

      Se eu não me quisesse lembrar daquilo que é falado nos teus SMS, porque raio haveria eu de pedir-te autorização para o fazer?
      não faz sentido, é como eu estar preso, saber que a chave está na fechadura da cela…
      Ah não espera, afinal eu não sei isso, nem sei do que estou a falar…

      Please… Não sejas ingénuo…

  6. Avatar de Samuel
    Samuel

    Olha olha agora o facebook quer ouvir o que falamos e com quem falamos. Acho que a CIA e a NSA meteram a mão no facebook.