Adeus Office da Microsoft! Chegou o FreeOffice 2018

67 Comentários

A suite de produção da Microsoft é indiscutivelmente a melhor e a mais completa que existe no mercado. No entanto existem vários projetos, inspirados no produto da Microsoft, que têm vindo a evoluir significativamente. Um dos projetos mais conhecidos é o LibreOffice mas há muitos outros.

Hoje damos a conhecer o FreeOffice, que ganhou recentemente uma atualização de peso.


A Microsoft tem vindo a abandonar o modelo de software standalone, passando para modelos de negócio baseados na cloud. O Office 365 é um exemplo disso e, por apenas 99 euros ao ano, é possível ter uma licença para cinco utilizadores e ainda 1TB na cloud.

Mas quem não precisar de uma suite de produtividade tão completa pode sempre experimentar soluções alternativas.

FreeOffice 2018

Chama-se FreeOffice e é uma suite de produtividade desenvolvida pela empresa alemã SoftMaker. Esta suite incluiu uma alternativa gratuita ao Word, Excel e Powerpoint e, além disso, todos os documentos criados nesta plataforma são agora compatíveis com o Office da Microsoft.

Esta nova versão apresenta também já uma interface (Microsoft Ribbon UI) muito idêntica ao Office da Microsoft.

O FreeOffice 2018 pode ser descarregado gratuitamente para Windows, Linux e MacOS – ver aqui. Existe ainda uma versão paga que inclui mais funcionalidades que a versão gratuita.

Leia também…

Pagar pelo Office da Microsoft? Conheça 3 alternativas gratuitas

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Comparativo com libre office?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Um é para profissionais outro é para fazer umas coisas 🙂

      1. Avatar de bola
        bola

        Já usaste os 2 presumo !!!

      2. Avatar de Arkan
        Arkan

        Rs….ainda nao largo meu microsoft office por nenhuma dessas ‘amplas alternativas’

        libreoffice é ruim demais!

        1. Avatar de João
          João

          talvez não seja o libreoffice que seja ruim demais…
          se calhar é mesmo a falta de informação

          1. Avatar de JONES DE SOUZA SANTOS
            JONES DE SOUZA SANTOS

            Olá João, sou utilizador do Excel e muitas coisas que faço no Excel até o momento só podem ser feitas no Excel (caso saiba de outra alternativa me avise). Listarei elas.
            Uso da linguagem DAX para fazer formulas mais avançadas dentro do Excel.
            Uso da liguagem M para fazer tratamentos de dados dentro do power query do Excel.
            Fazer tabelas dinâmicas e formulas mais complexas com a certeza de que meus dados não sofreram alterações quando outro utilizador abrir no Excel (afinal boa parte do mercado corporativo usa o Excel).
            Você pode me dar alguma informação a ponto de que eu consiga substituir meu excel por outra ferramenta?

  2. Avatar de Julio Pardal
    Julio Pardal

    Office 365 da Microsoft, para 5 utilizadores, ou para 5 dispositivos com o mesmo utilizador?

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      É para 5 dispositivos. O autor do post acha que eu ia partilha a minha licença com mais 4 utilizadores para terem acesso aos meus documentos na cloud….

      1. Avatar de Miguel Costa
        Miguel Costa

        A nível empresarial é assim que funciona…
        A nível pessoal ninguém vai comprar 5 licenças. Só se fores milionário e tiveres 5 máquinas operacionais em casa só para ti.

        1. Avatar de PG
          PG

          A nível pessoal existe o 365 Casa que dá para 5 licenças com 1 T para 5 pessoas do agreagado familiar… o valor também é 99€…

        2. Avatar de Rui Csta
          Rui Csta

          Desde quando é que 5 equipamentos significa 5 computadores? Só eu, tenho portátil, um smartphone e um tablet. Se juntar os da esposa, já são 6.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Opá porra, que és chato.
            Dizem-te as coisas, citam o que diz no site do Office 365 e mesmo assim tu a dar-lhe.

            Mas pronto, se não acreditas vê o que lá diz:
            https://products.office.com/pt-pt/compare-all-microsoft-office-products?tab=1

        3. Avatar de Tuga
          Tuga

          Então sou rico…

      2. Avatar de Marco
        Marco

        é para 5 utilizadores, cada um com 1tb.

        “A melhor opção para agregados familiares. Inclui aplicações do Office para até 5 utilizadores.” da página da ms.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          “Armazenamento e partilha de ficheiros com 1 TB de armazenamento no OneDrive por utilizador”

          1. Avatar de Arkan
            Arkan

            Recomendo!

  3. Avatar de Pronto-socorro
    Pronto-socorro

    Já utilizo há uns anos a versão para Linux, gosto mais do que as alternativas.

  4. Avatar de rapaz
    rapaz

    E o Mac que tanto se fala….não há versão para Mac ?? Quem tem Mac pode continuar a pagar ……..

    1. Avatar de Kussuk
      Kussuk

      rapaz
      Faz como eu, neste momento uso o ONLYOFFICE, na minha opinião melhor que o libreoffice/ openoffice e dá para MacOS, Linux e Windows.

    2. Avatar de jedi
      jedi

      Tens o Pages, Number e KeyNote, que é a suite da Apple, sendo neste momento Free ou tambem o OnlyOffice, foi mencionado pelo Kussuk.

    3. Avatar de Sr. Manel
      Sr. Manel

      Quem te disse que para mac e so a pagar?

    4. Avatar de Ze Cabra
      Ze Cabra

      Um proprietário de um Mac com problemas em comprar software…
      Vou passar o dia a rir 😀

  5. Avatar de censo
    censo

    Clone do verdadeiro ?

  6. Avatar de jedi
    jedi

    deixo aqui mais duas alternativas free: OnlyOffice e WPSOffice.

    😉

    1. Avatar de Arkan
      Arkan

      Cara, ta de brinks ne….WPSoffice ? cheio de falhas ?

    2. Avatar de Julio Braga
      Julio Braga

      WPS é excelente!

  7. Avatar de bom senso
    bom senso

    pode haver inúmeras alternativas ao Microsoft Office, mas toda gente por motivos óbvios vai sempre para o Microsoft Office…

    eu nunca usei nada a não ser Microsoft Office, tanto a nível profissional como pessoal, se as alternativas fossem tão boas como o Microsoft Office já muita gente tinha mudado, assim continua tudo na mesma…

    1. Avatar de bola
      bola

      Se nunca usaste não pods opinar assim, eu uso porque sei de limitações que não existem noutros mas o LibreOffice por exemplo serve para 80% dos utilizadores normais.

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        80% dos utilizadores “normais” não corresponde a 80% de todos os utilizadores de produtos office, pois não?

      2. Avatar de bom senso
        bom senso

        nunca usei, apenas testei para ver como era nada mais, pois não tem comparação com o MS Office, e essa dos 80% dos utilizadores normais é para rir…

      3. Avatar de Danilo
        Danilo

        Diga-me o que o LibreOffice tem que o Microsoft Office não tem. Diga-me! Quero saber, afinal todos dizem que o Microsoft é embativel, mas nunca dizem no que, quando em comparação com outras alternativas.

        1. Avatar de N'uno
          N’uno

          Querias dizer “o que o MS Office tem que o Libre Office não tem”? Tem formatações, funcionalidades de manipulação de dados, macros em VBA e usa formatos proprietários. Acima de tudo, tem interoperacionalidade plena e muito fluida com o ecosistema Microsoft.
          Eu tento usar as alternativas, até uso para coisas simples, mas acabo por ter que recorrer ao original pelos mais diversos motivos…

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            Podes usar formatos proprietários no LibreOffice também;
            Há macros em VBA se instalares a extensão correta;
            “Funcionalidades de manipulação de dados” – Um tanto vago…
            O LibreOffice só perde a formatação pelo fato das fontes não serem as da Microsoft. Se ambos os computadores tiverem a mesma fonte da Microsoft instalada a formatação não irá ser perdida, já que o LibreOffice não terá que usar fontes alternativas pra abrir o documento.

            Use o que quiser, pra Linux e BSD ao menos o Office online está disponível para se usado.
            Há também o WPS Office e OnlyOffice como alternativas ao LibreOffice.

          2. Avatar de N'uno
            N’uno

            Experimenta usar uma tabela com fundo em bandas de cor alternada. Insere uma linha e depois diz-me se o Libre consegue manter a coerência das bandas. Depois, grava e abre no MS Office. Nem te conto as minhas experiências a esse nível. Não é só o tema das fontes e não, perde completamente a formatação. Não será algo radical, mas incomoda.
            Para a manipulação de dados exemplifico com pivots um pouco mais complexas, com itens calculados, formatações, ligações BD, etc.
            O Office online não tem as funcionalidades mais avançadas, e as alternativas também têm cada uma as suas questões.
            Com isto não afirmo que não seja possível viver com as alternativas. Sim, é-o desde que não usemos determinadas funcionalidades, o que será até um caso abrangente de utilizações. Para mim não dá.

    2. Avatar de nephrops
      nephrops

      Só digo isto, existe uma seguradora em Portugal (3 seguradoras debaixo do mesmo nome) que usam e abusam do LibreOffice.
      Gestão de emails dentro das instalações é feito pelo Mozilla Thunderbird.
      Só o OS nos pcs de trabalho (dos colaboradores) é que é Windows, tudo o resto é Red Hat Enterprise Linux.
      E nunca vi os meus antigos colegas de trabalho a queixarem-se.
      Mas acima de tudo, é uma questão de hábito e de usar o melhor que se adequa a cada caso.

      1. Avatar de Tec. Basico
        Tec. Basico

        E como fazem eles pesquisas por palavras chaves, em documentos anexados aos e-mails ?

        1. Avatar de nephrops
          nephrops

          Os docs anexados ao emails são documentos padrão das seguradoras (vulgo formulários), DAAA (declaração amigável de acidente automovél) etc, etc, e chegam todos em formato pdf não pesquisáveis e não editáveis (obrigatoriedade legal e recomendação sectorial). Isto nos pc dos colaboradores dos sectores de assistência, gestão de sinistros.
          Além de que, todo a documentação tem que ser lida por quem esteja a tratar do processo.
          Se entrar um email cujo o assunto seja dúbio, esse email é revisto por uma pessoa designada para o efeito e remetida para o departamento correcto para tratamento e seguimento.
          Os quadros superiores (RH, IT, DA, DF), esses sim, possuem o MS Office + MS Outlook.

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Então nem sequer é uma seguradora…é um departamento de uma seguradora e pelo que percebo é um CS ou algo parecido. Não é por acaso que nas funções core e criticas utilizam M$.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        E todas as restantes utilizam productos M$. Não digo que não seja uma alternativa viavel, mas o eco-sistema da M$ é evidentemente superior a qualquer outra solução.

        1. Avatar de Tec. Basico
          Tec. Basico

          Exactamente Joao,
          Nephrops, certo , agora ja percebi porquê uma seguradora leva no minimo 1 mês para dar início as perícias dos carros acidentados

          1. Avatar de nephrops
            nephrops

            @Tec. Basicos
            Olhe que não… veja o que diz o contrato…
            Em termos gerais, tem 15 dias após o sinistro para participar, a companhia tem até 30 dias úteis após comunicação para actos de peritagem, 90 dias úteis para resolução de possíveis conflitos com a congénere.
            Se houver reclamação do cliente, atrasa o processo como é óbvio.
            Se não houver reclamação, a reparação em oficina convencionada é indicada. Se for em oficina própria ou indicada pelo cliente é sempre contra o orçamento inicial e sujeito aos tempos de demora decorrentes.

            @João
            Acredite em mim, é uma seguradora. Mais indico que nas funções core não é usado o MS Excell, mas sim ferramentas de cálculo matemático, como o Matlab.

            Mas como disse inicialmente, cada caso é um caso.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            @nephrops, não digo que não seja uma seguradora. O que disse, e conforme o comentario, foi que não é toda a organização mas sim apenas uma parte. As restantes funções utilizam MS Office:
            “Os quadros superiores (RH, IT, DA, DF), esses sim, possuem o MS Office + MS Outlook.”

  8. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Concorrente ao notepad? Para word até podia ser um substituto para mim, mas para excel…

  9. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    credo espetar binários assim no meu sistema LOL

  10. Avatar de Anyone at Office
    Anyone at Office

    Tem um sistema de gestão de Base de dados (equivalente ao Access?)
    Permite gravar macros para automatizar tarefas sem conhecimentos de programação?
    Permite a quem saiba programar criar macros que abram outros ficheiros do Office e recolha ou atualize dados entre os vários ficheiros? Permite que essas macros criem/enviem emails com conteúdo variável em função de dados existentes em um ou mais ficheiros do Office?
    Já não pergunto pelo Visio…, ou mesmo leitura de bases de dados externas
    É claro que para quem apenas necessita de folhas de cálculo e textos, ou mesmo de uma apresentação simples, estes sistemas são boa alternativa ao MS Office, mas para trabalhar a sério, e ter uma boa produtividade, o MS Office continua a não ter alternativa.
    Existindo outras boas soluções grátis, não me agrada desde logo a questão de uma versão paga com mais funcionalidades… Se é para pagar, então a minha opção é clara!

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      O Office tem a vantagem de a formação ser muito mais barata. É por isso que as pessoas continuam a usar o office… 99,99% das pessoas nem 5% das capacidade do MS Office usam.
      A única coisa que a Microsoft está muitíssimo à frente dos outros é na utilização de macros e nas fórmulas avançadas da folha de cálculo. 99,999999999999999% dos utilizadores nem sabem que isso existe.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        A diferença é na dinâmica de trabalho. Deixas uma pessoa sem experiência previa a fazer um trabalho no Libreoffice ou no MS Office e vês quem termina antes. A maior parte dos utilizadores não tem grandes conhecimentos técnicos mas a diferenças de uso é abismal. Nem que só uses 1% das funções, se no final do dia poupas tempo, é isso que importa. Usei muito LibreOffice mas depois de tantos problemas que tive em formatações em Horas H, deixei-me de estar a inventar e jogar pelo seguro.

        1. Avatar de Tudobem
          Tudobem

          Concordo a sua opinião eu também já to a pensar em abandonar o libreoffice.

      2. Avatar de ACOSTA
        ACOSTA

        Com tantos “9s” diria que és o único que sabe. 😉

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    “Pá”… É giro no princípio mas vamos lá ver aqui uma coisa… Quando estamos a falar de escalar processos de trabalho e com equipas pelo meio… em diferentes lugares e interações com outras empresas… E com softwares que já fazem tudo com confiança e segurança… Prefiro o Microsoft Office.

  12. Avatar de Pedro Leal
    Pedro Leal

    VBA é a mais valia da MS. Imprescindível para mim. A compatibilidade do libreoffice deixa muito a desejar. E depois há o access que não conheço alternativa. Alguém tem sugestões? Obrigado.

  13. Avatar de F.Ferreira
    F.Ferreira

    Historicamente baseado no StarOffice dan Sim.

    1. Avatar de F.Ferreira
  14. Avatar de Pedro C
    Pedro C

    É péssimo este office. Fujam.

  15. Avatar de kin_many
    kin_many

    “(…) por apenas 99 euros ao ano (…) ”

    Pergunto o porquê do autor ter escrito “apenas”?

    Pretende-se informar ou influenciar?

  16. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Estão a publicitar que há para Mac OS mas no site não tem opção nenhuma para esse OS.

  17. Avatar de DANIEL FURTADO
    DANIEL FURTADO

    O que eu acho mais bizarro no pacote 365 é a obrigação de aceitar a instalar todos aqueles aplicativos que eu pelo não uso, acess, note e por ai vai!!! No meu caso eu só uso o Excel, Word e na instalação do 2013 vc tinha essa opção de selecionar as aplicações.

    quem sabe essa nao é uma alternativa boa para usar em casa!! Já no trabalho é outra historia!

  18. Avatar de Diogo Pereira
    Diogo Pereira

    wps office <.<

  19. Avatar de Sergio
    Sergio

    A versao gratuita do FreeOffice não permite gravar em .odt
    Não testei este, mas noutras soluções gratuitas, a folha de calculo ainda continuam muito atrás do excel, especialmente em termos de uso facilidade na criação/uso de formulas

  20. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ainda assim falta um sério concorrente ou outlook que é o motivo pelo qual muitas empresas ainda compram o office. Claro que agora com o office 365 já começa a compensar passar serviços e aplicações para a Microsoft.

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    Nao me parece que esteja disponível para MacOS

  22. Avatar de Luiz L. Marins
    Luiz L. Marins

    Converter .pdf em .docx 100% editável, sem perder as formatações, só o Office da Microsoft consegue fazer … nenhum outro.

  23. Avatar de Rui Sanches
    Rui Sanches

    Prefiro GSuite da Google

  24. Avatar de Renato Silva Luiz de Paula
    Renato Silva Luiz de Paula

    faço trabalho quando eu salvo bagunça tudo

  25. Avatar de Elielson Carneiro
    Elielson Carneiro

    Acredite. A questão é apenas você querer usar o LibreOffice.org. eu uso já faz um tempo, e toda maquina que trabalho em escolas e Organizações deixo instalado, eu não consigo usar normalmente o da Microsoft, é rápido mas não me da as funcionalidades todas de que preciso. não aceita certas montagens de vários textos e imagens e ainda não me da opções de conversões quanto o livre. sei que muitas pessoas poderá criticar o que digo. mais desafio usarem por 1 ano só o livre depois que descobrir tudo tenta voltar ao outro para vê kkkk.