Windows ou macOS para quê? Instale o Linux Manjaro (6)

24 Comentários

Depois das nossas rubricas “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa” e “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, a nossa aposta recaiu agora sobre o já popular Linux Manjaro, uma vez que tem como base o Arch Linux.

Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.


No último tutorial apresentamos aqui algumas das aplicações que podem encontrar dentro de Acessórios, no Menu Principal. Hoje vamos mostrar quais as ferramentas de sistema nativas. Como podemos pela imagem seguinte, são várias as ferramentas que já vêm nativamente com o sistema.

Definições

Como já vimos, através das Definições temos acesso ao “Painel de Controlo” do Linux Manjaro.  Dentro das “Definições” existem opções para configurar a ligação Wi-Fi, Bluetooth, alterar o wallpaper, gerir as notificações, configurar parâmetros ao nível da privacidade, configurar parâmetros ao nível da energia, etc.

LSHW

Através da ferramenta LSHW podemos saber todo o Hardware da Máquina. No caso do Manjaro esta ferramenta tem uma interface gráfica. No nosso caso não conseguimos obter muita informação uma vez que estamos a usar uma máquina virtual com esta distribuição.

Gestor de Impressão

Outra das ferramentas é um Gestor de Impressão, que neste caso é o CUPS. Para quem não conhece o Common Unix Printer Service (CUPS) foi desenvolvido inicialmente pela Easy Software Products, tendo a gigante Apple comprado o código fonte em 2007.

O CUPS é um sistema de impressão e configuração open source que oferece aos utilizadores do mundo Linux uma interface Web simples para configuração das mais diversas impressoras. Este serviço permite a instalação de impressoras locais (ligadas via USB ou LTP) ou então a instalação de impressoras remotas que usem o protocolo IP.

Backups

O Linux Manjaro traz também uma ferramenta para cópias de Segurança, o TimeShift. Esta ferramenta permite definir o tipo de cópia de segurança e indicar, que tipo de informação, pretendemos fazer backup. Todo o processo para a criação de backups é bastante simples graças ao assistente da ferramenta.

Fácil não é? Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sergio
    sergio

    Gosto de Ubuntu e recomendo para quem trabalha com Web designer e Desenho Gráfico, Textos. E um sistema operativo que proporciona muita qualidade em trabalho, silencioso, sem muitos pop ups a incomodarem. As actualizacoes sao feitas em único clique para sistema, segurança e aplicativos.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Ubuntu pra quem trabalha com web designer, kkkkkkkkkk
      Só falta usar GIMP

  2. Avatar de arc
    arc

    A quem possa interessar…

    Para além da versão GNOME do Manjaro Linux apresentada nesta série de artigos pelo Pedro Pinto, existem outros “sabores” do Manjaro Linux.
    Na página oficial de download do Manjaro (https://manjaro.org/get-manjaro/), somente se encontram disponíveis as seguintes edições: Manjaro XFCE, Manjaro KDE, Manjaro GNOME e Manjaro-Architect, sendo esta última, a versão minimal para instalação via net-install (recomendada para utilizadores com conhecimentos médios/avançados).

    Caso desejem experimentar outros sabores do Manjaro Linux, ou seja, com outros DEs e WMs:

    https://osdn.net/projects/manjaro-community/storage/

    1. Avatar de Costa
      Costa

      Arc, na página tem vários desktop manager’s, o awesome e o i3, e não tem o rei, o Xmonad. Andam distraídos os gajos 🙂

      1. Avatar de arc
        arc

        Costa, para tilling, até não está assim tão mal…eheh

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Há também a possibilidade de fazer instalações minimas de alguns sabores de Manjaro como KDE, Openbox, DDE, Cinnamon.
      Do KDE no entanto a versão minimal está meio que escondida. O que achei ridículo, só é visível através do segundo link que mandaste. Manjaro-Community/Storage

      1. Avatar de arc
        arc

        @Daniel…o link que enviei, como deves saber, são das versões Comunitárias, por isso mesmo, não contam como sendo versões Oficiais. Mas em abono da verdade, para se instalar uma versão qualquer, podem sempre recorrer ao Manjaro Architect, o qual permite a instalação totalmente personalizada, ver em
        https://manjaro.org/2017/03/27/install-manjaro-as-you-want-it-with-architect/

        1. Avatar de Costa
          Costa

          Arc, I’m the architect of my own system 🙂

          1. Avatar de arc
            arc

            eheh, so do I, mr Costa.

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Quais sãos as versões oficias do Manjaro então?

        3. Avatar de Daniel
          Daniel

          Aí, esse Manjaro Architect é muito díficil, pior quando chega na parte de particionar e tem que particionar em GPT. Dor de cabeça… Só sei MBR e meu sistema nem aceita essa forma.

          1. Avatar de arc
            arc

            @Daniel….NÃO é NADA!

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Pra mim é muito ruim, tudo é terminal, odeio o terminal

          3. Avatar de arc
            arc

            @Daniel, eu entendo, mas tem de saber o básico do terminal.
            As GUIs ajudam, mas nem sempre…e quando elas não ajudam, só mesmo o terminal.

            De uns minutos por dia, a estudar o terminal, vai ver que vale bem a pena.

          4. Avatar de Daniel
            Daniel

            Estou aqui quebrando a cabeça pra tentar instalar o Manjaro openbox do meu jeito, só que não consigo. Uso AHCI, GPT e tenho BIOS UEFI. Não sei usar o FDISK ou PARTED.

            Conhece algum local que ensine?

  3. Avatar de arc
    arc

    @Daniel…à data de hoje, as versões oficiais do Manjaro Linux, são as seguintes:

    Manjaro XFCE Edition (17.1.10), versao full
    https://osdn.net/dl/manjaro/manjaro-xfce-17.1.10-stable-x86_64.iso

    Manjaro XFCE Edition (17.1.10), versão minimal
    https://osdn.net/dl/manjaro/manjaro-xfce-17.1.10-stable-minimal-x86_64.iso

    ####################################################

    Manjaro KDE Edition (17.1.10), versão full
    https://osdn.net/dl/manjaro/manjaro-kde-17.1.10-stable-x86_64.iso

    ####################################################

    Manjaro GNOME Edition (17.1.10), versão full
    https://osdn.net/dl/manjaro/manjaro-gnome-17.1.10-stable-x86_64.iso

    ####################################################

    Manjaro-Architect ISO
    https://osdn.net/dl/manjaro/manjaro-architect-17.1.9-stable-x86_64.iso

    NOTA: Manjaro KDE, GNOME e Architect, NÃO possuem versões minimal.

      1. Avatar de arc
        arc

        Óptimo…pode experimentar

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não encontrei nada que ensine a fundo a usar esses sistemas de particionamentos obrigatórios pra quem tem UEFI…

    1. Avatar de pia
      pia

      Venha pro MacOS, não tem essa frescura de terminal… Tudo é gráfico e muito bem acabado. Vale a pena tu gastares um pouquinho do teu dinheiro para comprar o unix que deu certo.
      Esquece linux, esquece manjaro, isso é perca de vida.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Eu aceito de bom grado se você comprar pra mim.
        Quer meu endereço?

      2. Avatar de SoulReaver
        SoulReaver

        @pia, mais uma vez…baby baby do biruleibe leibe… *risos*…mais um comentário num artigo que nada tem a ver com Apple…criticar = sempre…ajudar e contribuir = 0…enfim…

        1. Avatar de pia
          pia

          Eu só falo a verdade, se a carapuça serviu e se doeu, kkkk
          Fazer o quê?
          Fica no seu lixux que eu fico no meu *** MacOS ***
          A cara da riqueza
          Bjundas

    2. Avatar de arc
      arc

      @Daniel, mais do que eu escrever…eis o documento oficial do Manjaro Linux sobre o modo de instalação para o UEFI.

      https://wiki.manjaro.org/index.php?title=UEFI_-_Install_Guide