Como consultar e eliminar os novos dados de diagnóstico do Windows 10

13 Comentários

A relação do Windows 10, da Microsoft e dos utilizadores tem sido constantemente abalada com a recolha, muitas vezes não autorizada, de dados de utilização e outra informação. A decisão acertada foi abrir a apresentação destes dados aos utilizadores, garantindo uma maior transparência.

Essa informação está agora disponível, depois da Atualização de abril, de forma direta e com muitos controlos associados.

Windows 10 Atualização de abril dados diagnóstico

Esta novidade surgiu nas primeiras builds de teste da Redstone 4, preparando-a para a chegada na versão final e mostrando aos utilizadores toda a informação que vai ser enviada para a Microsoft.

Se inicialmente estava apenas a mostrar a informação, agora está mais madura e com mais funcionalidades, exactamente como a Microsoft e os utilizadores pretendiam.

Ativar a visualização de dados de diagnóstico na Atualização de abril

A visualização dos dados de diagnóstico no Windows 10 está desativada na sua forma original. Para alterarem devem aceder às Definições e depois a Privacidade. Na área de Diagnóstico e comentários vão encontrar a opção Visualizador de dados de diagnóstico.

Windows 10 Atualização de abril dados diagnóstico

Devem ativar a opção para ter o visualizador ativo, o que vos consumirá até 1 GB de espaço. Devem de seguida carregar no botão Visualizador de Dados de Diagnóstico.

Na primeira execução vão ser enviados para a loja de apps da Microsoft para instalarem a app Visualizador de Dados, que será usada para terem acesso aos dados que o Windows recolheu.

Visualizar os dados que o Windows 10 envia para a Microsoft

É com esta app que vão ter acesso a toda a telemetria que a Microsoft recolheu e que tem na sua posse. Podem ver todos os registos, analisando a informação de forma detalhada, sendo esta apresentada num formato ordenado.

Windows 10 Atualização de abril dados diagnóstico

Esta está também organizada por tipos de eventos, podendo ser filtrada ou pesquisada. Por fim, e na coluna da direita, podem exportar esses registos para um ficheiro CSV para posterior consulta.

Existe ainda informação adicional que a Microsoft tem disponível, no site associado à informação de privacidade de cada utilizador.

O Windows 10 deixa eliminar os dados recolhidos

Algo que apenas agora está disponível, através da Atualização de abril do Windows 10, é a possibilidade de eliminar os dados que a Microsoft recolheu, não apenas do PC mas dos seus próprios servidores. Esta opção está nas Definições, abaixo da zona dedicada à visualização.

Windows 10 Atualização de abril dados diagnóstico

Bastará carregar no botão Eliminar para que os dados sejam removidos e a Microsoft deixe de ter acesso a eles. Após este passo podem desativar a visualização de dados, para que não esteja a ocupar o espaço adicional.

Caso pretendam mantê-los, podem também definir a quantidade de dados que são recolhidos. Esta opção aceita como valores Básicos ou Completo, sendo o seu grau menos ou mais detalhado.

 

É com esta opção que a Microsoft espera esclarecer de uma vez por todas os utilizadores sobre os dados que recolhe sobre estes e afastar os medos e os receios que existem sobre o envio de dados privados.

Leia também…

Problemas de privacidade do Windows 10 têm os dias contados

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    Sinceramente a recolha de dados da telemetria do Windows não me preocupa nada.Já analisei mais de uma vez e os dados recolhidos são mesmo APENAS a forma como o SO é utilizado no dia a dia SEM A RECOLHA DE DADOS PESSOAIS DO UTILIZADOR! Deixo essas preocupações para quando utilizo programas da Google e do Facebook…esses sim VIVEM e LUCRAM apenas com a recolha de dados pessoais dos utilizadores!

    1. Avatar de pia
      pia

      Basta que não uses facebook e google. Agora só porque o mesmo usa os dados, vc acha que a microsoft deve fazer o mesmo? O SO que tu usas já coleta dados seus, já na internet tens a opção de não utilizar o google e o facebook, agora o próprio so utilizar seus dados vc acha certo?

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Acho que a “velocidade” com que tentou responder ao que escrevi foi demasiado rápida em relação à sua capacidade de compreensão.Eu não disse se utilizava ou não produtos da Google ou do Facebook…limitei-me a dizer que os dados de telemetria “capturados” pela Microsoft NADA têm a ver com DADOS PESSOAIS, mas sim com a forma de utilizaçãp do Windows. E o “conselho” que me deu em relação ao Face ou à Google pode segui-lo em relação ao Windows… deixar de o utilizar! Existem muitos mais SOs…e a “troca” é simples de fazer!

        1. Avatar de pia
          pia

          E se eu não quiser que absolutamente nada seja enviado?

  2. Avatar de Daniel
    Daniel

    Hahaha, isto é o que eles dizem… Mas continuam a roubar-te os dados as escondidas. Achas que devemos confiar em uma empresa proprietária como a Microsoft? Só o facto do Windows ser código fechado e não termos acesso ao sistema por inteiro, já fica a dúvida. A telemetria do Win10 continua com toda força, queira você ou não, continuaram a colectar todos teus dados, sabe-se lá pra quê.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      ” Só o facto do Windows ser código fechado e não termos acesso ao sistema por inteiro, já fica a dúvida…”! Nesse caso os SOs da Apple deveriam ser proibidos…ou conheces algum SO mais “fechado” que o macOS ou o iOS?? E até o Linux já tem algumas distros que para serem instaladas tens de autorizar os dados de telemetria…faz um favor e não comentes o que não conheces!!

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Por isso o BSD é superior.

    2. Avatar de censo
      censo

      Quando o tema andava mas badalado, muitas vezes eu perguntei que dados concretos eram recolhidos. Vá, tens agora aqui uma oportunidade. Diz lá que dados a MS recolhe. Mas diz coisas concretas, sem atirar poeira.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Hahahaha, achas mesmo que o que eles dizem que recolhem, de facto recolhem?? É confiar demais em empresas proprietárias, que escondem seu código. Quem não deve, não teme, certo? Por que esconder?

  3. Avatar de pia
    pia

    É ser muito bobinha pra acreditar que a telemetria é para o bem, rsrsrsrs

    1. Avatar de censo
      censo

      O Windows na sua versão 10, a atual, chegou onde chegou por isso. Ou alguma das versões anteriores é melhor que esta ?

  4. Avatar de mlopes
    mlopes

    para além do “básico” e “completo”, ainda fica a faltar a opção “nenhum” mas isso já é utopia minha 😉

    1. Avatar de censo
      censo

      A opção “nenhum” é óbvia : instala outro sistema qualquer que faça o mesmo mas que não se chame Windows …